sábado, 9 de agosto de 2014

Diretor do SINTRAF - Alex Pontes Participa da Festa do Padroeiro do Assentamento Catolé


O Coordenador de Secretaria e Organização  do SINTRAF de Santo Antônio - Alex Pontes , esteve participando da Abertura da Festa do Padroeiro Santo Expedito da Comunidade do Assentamento Catolé no último dia 20 de abril de 2014.

Na oportunidade Alex participou dos festejos no Assentamento ao lado de dezenas de fieis Católicos inclusive da Comunidade de Capim-Açú , onde o mesmo reside.

Alex parabenizou a organização do evento religioso e expressou total apoio a comunidade.

Projeto P1+2 é Lançado em Santo Antônio e o SINTRAF esteve Presente


Na Sexta Feira dia 11 de Abril de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato esteve participando do Lançamento Oficial do Programa P1+2 (Programa Uma Terra e Duas Águas) da ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro) que na Região Agreste do nosso estado é executado pela ONG Instituto Chapéu de Couro.
O Programa visa beneficiar famílias do Semi-Árido Brasileiro com tecnologias de convivência com a seca como por exemplo: Cisternas Calçadão , Tanques de Pedra , Barragens Subterrâneas entre outras.


O P1+2 é financiado pelo Governo Federal , Fundação Bando do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).


Na oportunidade Dário destacou a parceria existente entre o Governo Federal e as Organizações da Sociedade Civil.Dário também demonstrou satisfação em fazer parte destas conquistas direcionadas ao homem do campo que aqui em Santo Antônio já se tem diversos frutos desta luta em prol de uma melhor qualidade de vida a nossa população.

Diretores Participam do Lançamento do Projeto RN Sustentável em Santo Antônio


Na última terça-feira dia 08 de Abril de 2014 , o Vereador do PT - Dário do Sindicato participou do Lançamento do Projeto RN Sustentável do Governo do Estado.

O Projeto é multissetorial integrado que tem como meta contribuir, em cinco anos, com as mudanças no cenário socioeconômico do Rio Grande do Norte, através da implementação de um conjunto de ações articuladas destinadas a reverter o baixo dinamismo do Estado, com foco na redução das desigualdades regionais, além de apoiar ações de modernização da gestão pública para prestação de serviços de forma mais eficaz e eficiente, visando à melhoria da qualidade de vida da população potiguar.

O objetivo de desenvolvimento do Projeto RN Sustentável é contribuir para os esforços do Estado para: (i) aumentar a segurança alimentar, o acesso à infraestrutura produtiva e o acesso a mercados para a agricultura familiar; (ii) melhorar o acesso e a qualidade dos serviços da educação, da saúde e da segurança pública; e (iii) melhorar os sistemas de controle de despesas públicas, dos recursos humanos e da gestão de ativos físicos, no contexto de uma abordagem de gestão baseada em resultados.

O evento ocorreu no Parque de Vaquejada Arapuá em Santo Antônio e contou com a participação de mais de 400 pessoas de toda a região Agreste e Litoral Sul.
Na oportunidade , Dário foi convidado a fazer parte da mesa de abertura, juntamente com a Governadora Rosalba Ciarlini , Prefeito Lula Ribeiro, Vice-Prefeita Valéria Barbalho , Presidente da EMATER/RN Flávio Azevedo ;Secretária de Educação, Betânia Ramalho; Secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Tarcísio Dantas; Delegado Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Raimundo Costa; Gerente Executiva do RN Sustentável, Ana Guedes , entre outras lideranças da região.
 
O Projeto é realizado em parceria com Secretarias estratégicas do Estado que formam o Comitê Gestor e é coordenado pela Secretaria de Planejamento que está a frente das ações.Este é um projeto muito grande que envolve todo o Estado e as associações e cooperativas dos 167 municípios. Tudo foi construído através de planos de desenvolvimentos regionais discutidos com e para os atores dos municípios.Concluiu Ana Guedes, coordenadora do Projeto.

Para a região do Agreste Litoral Sul serão destinados 38 milhões para aparelhamento da educação, saúde e segurança, fora os valores destinados aos projetos de desenvolvimento regional priorizando as comunidades indígenas e quilombolas. A nossa comunidade está esperançosa com este Projeto. Montamos nossa associação e queremos participar dos editais para conseguir benefícios para nossa gente. Ressaltou o Presidente da Comunidade Quilombola de Cajazeiras, José Wilson.

Com Informações: Secretaria de Planejamento e RN Sustentável
Fotos: Francicarlos Santos

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Sindicato e Mandato do Vereador Dário Homenageiam as Mães do Assentamento e Umburana


Como ocorre todo ano , o Vereador e Presidente do SINTRAF de Santo Antõnio - Dário Fortunato esteve homenageando as Mães das Comunidades do Assentamento Catolé e Umburana.

Nas duas comunidades, acompanhado de familiares, Lideranças Comunitárias e Diretores do SINTRAF, Dário presenteou as Mães e proferiu discurso em homenagem a todas as Mães das Comunidades.

Para Dário é muito importante reconhecer e homenagear a quem nos deu a vida , pois a nossa Mãe merece tudo de bom não apenas em um dia dedicado a ela , mas em todo o momento.





ABAIXO MAIS FOTOS DAS HOMENAGENS AS MÃES NO ASSENTAMENTO CATOLÉ E NO SÍTIO UMBURANA:












Sindicato de Santo Antonio Presente na Reunião entre o SAR e o FMPP


No último dia 25 de Abril de 2014 , os Diretores do Sindicato (Alex Pontes e João Maria Cabral) , participaram de uma reunião entre o SAR (Serviço de Assistência Rural da Arquidiocese de Natal) e o FMPP (Fórum Municipal de Políticas Públicas) de Santo Antônio , que ocorreu na Cãmara Municipal.


O objetivo da reunião entre outros , foi de construir uma agenda unificada do FMPP e o SAR para trabalharmos a realidade e funcionamento dos Conselhos Municipais de Santo Antonio , a qual será tema de debate para a próxima reunião do Fórum.

Diretores do SINTRAF de Santo Antônio Participam da Reunião da Regional FETRAF Canavieira em Jundiá


No dia 23 de Abril de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato , também na condição de Diretor da FETRAF/RN - Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte, juntamente com o Secretário-Geral do SINTRAF de Santo Antônio - Alex Pontes , esteve participando da Reunião Mensal da Regional Canavieira da FETRAF/RN.

A reunião cujo objetivo é reunir os Sindicatos de base da FETRAF/RN na região Agreste e Litoral Sul, acontece todo mês sempre em uma cidade diferente.


Na oportunidade, foram discutidos diversos assuntos de interesse da categoria como: Descontos do Aposentados; GESIND - Sistema de Arrecadação da FETRAF/RN; Projeto de Formação Sindical e Eleição Sindical da FETRAF/RN , entre outros assuntos.

Para Dário que representa os 10 Sindicatos da região Agreste e Litoral Sul na FETRAF/RN , é de grande importância debater as questões dos sindicatos filiados e discutir melhores condições de vida para a população rural.