sábado, 8 de janeiro de 2011

FETRAF RN


SAIBA MAIS SOBRE NOSSA FEDERAÇÃO

A FETRAF/RN é a entidade de representação sindical dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar do estado do Rio Grande do Norte, o estado tem 90% no semi-árido. Constitui-se numa federação estadual de sindicatos municipais e regionais que por sua vez está filiada ao sistema nacional de federações estaduais, a FETRAF Brasil. No Rio Grande do Norte a FETRAF congrega hoje mais de 50 municípios.
Tem como missão “representar os agricultores e agricultoras potiguares, articulando e propondo políticas públicas para o fortalecimento da Agricultura Familiar, o desenvolvimento sustentável e a construção de uma sociedade justa e solidária.” Tem como sua principal fonte de receitas o repasse da contribuição social sindical. É dirigida por um conjunto de coordenações regidas pelas diretrizes tomadas em seu I e II Congresso (maio de 2004) e (maio de 2007): Coordenação Geral, de Mulheres, Juventude, Políticas Sociais, Comunicação, Cultura, Política Sindical e Organização, Formação Sindical e Profissional, Política Agrícola e Agrária, Comercialização e Cooperação Agrícola, Finanças, Gestão e Serviços , Organização da Produção e Habitação.
Foi fundada em Maio de 2004 como fruto de um amplo processo de debates e aprofundamentos amadurecidos ao longo de pelo menos 03 anos. Foi criada a partir da necessidade e do entendimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte de construir um novo sindicalismo (o sindicato cidadão) e uma nova agricultura no campo (a agroecologia). Um instrumento para debater, propor e demonstrar ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar e para contribuir com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade potiguar.
Desta forma, a FETRAF/RN é hoje a Federação que representa no estado a força das organizações dos/as agricultores/as (sindicatos, cooperativas, grupos produtivos da economia popular solidária, etc) de cerca de 100 mil famílias potiguares. Esses agricultores e agricultoras vêm se organizando desde 2001 e se oficializaram política e juridicamente em seu I Congresso da Agricultura Familiar em 2004. Trata-se da expressão orgânica, legítima e legal demais de 100 mil pequenos agricultores desse estado.
Atualmente, a FETRAF/RN desenvolve alguns pontuais projetos de qualificação profissional e sindical e de desenvolvimento sócio-econômico, em parceria com o governos Estadual e Federal, a FETRAF Brasil e outras entidades locais e nacionais compromissadas com a causa da Agricultura Familiar. São ações de disseminação de tecnologias adaptadas e de metodologias participativas para promover no seio das famílias campesinas a educação contextualizada, a agroecologia, a convivência com o semi-árido e o comércio justo como potentes instrumentos de uma vida decente e um desenvolvimento justo e equilibrado social, econômica e ambientalmente.
A FETRAF/RN tem conquistado dia-a-dia alguns parceiros em sua ainda curta caminhada, como: a EMATER, Caixa Econômica Federal – CEF, o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA, a Prefeitura Municipal de São Paulo do Potengi – PMSPP, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte / Secretaria do Trabalho, Habitação e Assistência Social – SETHAS, a AACC, o Banco do Nordeste – BNB, a TECHNE, o Mandato do Dep. Estadual Fernando Mineiro, o MDA-SAF, a CONAB e a Glauco Informática, Territórios da Cidadania, outras Prefeituras do RN.
O momento para nós que fazemos a FETRAF no Rio Grande do Norte é de busca da consolidação e do fortalecimento institucional. Começam a brotar os frutos de um trabalho de longo prazo que daqui a pouco já faz 10 anos. Temos nos esforçado numa luta diária para manter acesa a chama que nos fez gerar a nova federação da agricultura familiar potiguar e para fazer brotar uma nova prática sindical: um sindicato cidadão (presente na organização dos trabalhadores e trabalhadoras para as lutas e conquistas em todas as dimensões da vida e da produção da família campesina); e uma agricultura sustentável e solidária.”
“Estamos presentes em mais de 50 municípios do Rio Grande do Norte. Avançamos na construção, ainda que a longo prazo, de mecanismos próprios geradores da autosustentação financeira da entidade. Reformamos e ampliamos a nossa sede em Natal. Identificamos, selecionamos e qualificamos um conjunto de lideranças e assessores/as a partir das bases municipais e micro-regionais, de onde tiramos vários quadros que hoje já renovam muitos dos nossos sindicatos e fazem a base da equipe do escritório estadual. Formamos a I Turma de Elevação de Escolaridade (Projeto SEMEAR de Educação do Campo). Fundamos a COOPERHAF/RN e já estamos construindo e/ou reformando 950 (novecentos e cinqüenta) casas junto às famílias agricultoras. Realizamos a II Feira Agroecológica e Congresso Sindical, a I Feira Agroecológica do Potengi e realizamos a IV Jornada de Lutas da Agricultura Familiar Potiguar, quando caminhamos até à governadoria e depois ao INCRA/MDA com cerca de 1500 agricultores e agricultoras e conquistamos ganhos concretos em termos de políticas públicas para o campo, especialmente no que diz respeito à programas de habitação. E ainda ampliamos o grau de respeito e diálogo produtivo com as instâncias do poder público pertinentes às bandeiras e lutas da agricultura familiar.
Como mais recente conquista, meio que como extensão do trabalho de base há anos desenvolvido junto à execução do P1MC em nossos municípios, tivemos a alegria de sermos selecionados, por licitação pública, para abrigar a nova Unidade Gestora do Programa 1 Milhão de Cisternas para as regiões Potengi e Agreste Canavieiro, nas quais construímos 870 ( oitocentos e setenta) cisternas de placa e mobilizamos 870 (oitocentos e setenta) famílias, capacitando-as com cursos de gerenciamento de recursos hídricos.
Na concepção das organizações dos trabalhadores e trabalhadoras na agricultura familiar do Território do Potengi, do Rio Grande do Norte e do Brasil, articuladas na FETRAF, a promoção de um desenvolvimento rural sustentável passa necessariamente por um amplo e sistemático processo de formação e capacitação das famílias agricultoras. Um verdadeiro processo de EDUCAÇÃO, LIBERTAÇÃO e TRANSFORMAÇÃO no campo. Que deve se dá como uma intervenção na realidade calcada numa Pedagogia transformadora da sociedade, a partir da interação de saberes e práticas entre o popular e o acadêmico. Essa intervenção de transformação da sociedade a partir dos atores sociais da Agricultura Familiar só se faz com o devido conhecimento da realidade em que os mesmos estão inseridos.
Com base em tal concepção e na análise das demandas de desenvolvimento sustentável já projetadas para o Território, é que iniciaremos uma ação que consistirá nas seguintes metas: 1) Diagnóstico da Cadeia Produtiva do Leite no Potengi, com foco na constituição de uma base de dados e informações estratégicas sobre a participação da Agricultura Familiar do Território nessa cadeia; 2) Qualificação das potencialidades e demandas para a Transição Agroecológica, foco para a disseminação dos quintais agroecológicos, visando o avanço da mudança da atual matriz tecnológica insustentável e a promoção da agrobiodiversidade, da preservação, conservação e recuperação dos ecossistemas nas práticas da Agricultura Familiar do Território; 3) Diagnóstico da Bacia Hidrográfica do Rio Potengi, com foco na indicação de alternativas para um aproveitamento otimizado e equilibrado do rio que vise o fortalecimento da Agricultura Familiar e o Desenvolvimento Sustentável do Território Potengi.
FONTE: www.fetrafrn.org.br

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Copa de 2014 terá produtos fornecidos por pequenos extrativistas e pela agricultura familiar

Rede hoteleira vai comercializar produção sustentável de pequenos agricultores, povos tradicionais e comunidades indígenas

A agricultura familiar e os pequenos extrativistas dos oito biomas brasileiros já estão escalados para participar da Copa do Mundo de 2014. Um projeto orçado em R$ 3,2 milhões vai fazer chegar aos turistas brasileiros e estrangeiros que usarem a rede hoteleira, nas 12 cidades sedes dos jogos, vários produtos da sociobiodiversidade.

Uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ministério da Agricultura e Sebrae, dentro do Programa Copa Orgânica, vai facilitar o acesso ao mercado para a produção de pequenos empreendedores, quilombolas, povos tradicionais e indígenas. Dos 125 projetos selecionados, 46 envolvem produções extrativistas e vão compor a cesta das chamadas amenities, produtos de uso pessoal, geralmente miniaturas, como essências, sabonetes e artesanatos, oferecidos aos hóspedes ou comercializados na rede hoteleira.

Os empreendimentos foram selecionados por edital, como parte do Projeto Talentos do Brasil Rural, do Sebrae, e enviados à Secretaria e Desenvolvimento Rural Sustentável. O resultado final da seleção está previsto para sair em fevereiro. Os recursos para cada ação dependem do tamanho da iniciativa, não implicando em repasse direto. Os empreendimentos devem receber assistência técnica, capacitação e apoio dos órgãos envolvidos para agregar valor e se tornar atrativos e competitivos no mercado.

Além da abertura de um mercado, a iniciativa vai servir para divulgar e disseminar o uso de alguns produtos da sociobiodiversidade do País. Para a diretora do Departamento de Extrativismo, Cláudia Calório, o apelo social é forte, pois vai capacitar os pequenos produtores a conquistar novos nichos de mercado para uma produção sustentável.

– Este tipo de projeto preserva a natureza e garante emprego e renda para os povos que vivem da sociobiodiversidade, sem derrubar as florestas ou degradar o meio ambiente – avalia.


MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE

Orgânicos

Promover qualidade de vida com proteção ao meio ambiente. Este é o objetivo da produção orgânica vegetal e animal. Sua principal característica é não utilizar agrotóxicos, adubos químicos ou substâncias sintéticas que agridam o meio ambiente. Para ser considerado orgânico, o processo produtivo contempla o uso responsável do solo, da água, do ar e dos demais recursos naturais, respeitando as relações sociais e culturais. O Brasil já ocupa posição de destaque na produção mundial de orgânicos.
Dois conceitos são fundamentais na produção orgânica: a relação de confiança entre produtor e consumidor e o controle de qualidade. O selo SisOrg é obtido por meio de uma Certificação por Auditoria ou por um Sistema Participativo de Garantia. Os agricultores familiares são os únicos autorizados a realizar vendas diretas ao consumidor sem certificação, desde que integrem alguma organização de controle social cadastrada nos órgãos fiscalizadores.

A Coordenação de Agroecologia (Coagre), da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC), é o setor do Ministério da Agricultura que responde pelas ações de desenvolvimento da agricultura orgânica. Tem como funções a promoção, o fomento, a elaboração de normas e a implementação de mecanismos de controle. Visite também o site www.prefiraorgânicos.com.br, mantido pelo ministério.

FONTE: MINISTÉRIO DA AGRICULTURA

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

A 4ª seguidora


Obrigado também a Telma Mariah, por ser a nossa 4ª seguidora.

Betinho Rosado quer que RN recupere destaque no Nordeste



Empossado pela governadora Rosalba Ciarlini como titular da Secretaria de de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), o deputado federal Betinho Rosado (DEM) disse que o trabalho na pasta será, principalmente, de “recuperar a posição de destaque do Rio Grande do Norte na região Nordeste”.


Betinho Rosado informou que, há oito anos, o estado era responsável pela “exportação de R$ 100 milhões de dólares em frutas frescas e o Ceará por 17 milhões". De acordo com o deputado, os vizinhos cresceram 500% nesse setor de exportação, enquanto o Rio Grande do Norte apenas 80%. Na opinião dele, houve uma “defasagem agrícola”.

"Temos atividades importantes no Rio Grande do Norte e precisamos recuperar a posição de destaque”, disse o secretário, que também lembrou que a produção e a comercialização do estado podem retomar o fortalecimento do setor.

De acordo com o titular da Sape, a agricultura do Rio Grande do Norte é “diversificada” e isso pode ser o diferencial nas atividades deste segmento na região Nordeste.
fonte: tribuna do norte

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

CONFRATERNIZAÇÃO DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO/RN

A Diretora Aldaci e José Dário Presidente do SINTRAF



O Coordenador de Finanças do SINTRAF o Sr. Francicarlos Santos e a Sra. Maria Aparecida Fagundes, Coordenadora de Secretaria e Organização Sindical


O SINTRAF de Santo Antonio/RN, realizou sua confraternização entre seus Diretores. A Lagoa de Boágua foi cenário para realização do amigo secreto e de muitas risadas entre Diretores e seus familiares, além de toda a Diretoria presente, também contamos com alguns amigos e apoiadores. Esperamos que na próxima confraternização, possamos nos divertir muito mais.