quinta-feira, 31 de março de 2011

Morre o Agricultor Familiar Luis Carlos Alves


O Sócio do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antonio - SINTRAF e Agricultor Familiar o Sr. Luis Carlos Alves, mais conhecido como Luizinho da prestação, despede-se de todos e todas dando um Adeus e deixando muitas saudades em familiares e amigos. O Agricultor faleceu na manhã de ontem dia 30 de março de 2011, por falência múltipla dos órgãos no hospital em Natal, o mesmo sofria de problemas renais congênito.

FETRAF Nordeste prepara jornada de lutas 2011




Nos dias 24 e 25 de março, representantes das FETRAFs Bahia, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte (HILDEBRANDO ROCHA e DARIO FORTUNATO) , Paraíba e Ceará reuniram-se em Salvador, para discutir o processo de organização da Jornada de Lutas 2011, e a organização sindical da região Nordeste. Segundo Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a ocasião proporcionou a discussão específica sobre os problemas locais. “Foi um encontro muito importante, onde pudemos aprofundar a realidade das FETRAFs da região e debater o processo de organização da agricultura familiar delineando os avanços e desafios, com o intuito de fortalecer a categoria no Nordeste”, declarou.

Os estados apresentaram suas demandas e, durante os dois dias, construíram pauta de reivindicação sob quatro eixos centrais: reforma agrária, trabalho e renda, políticas sociais e infraestrutura. Para negociar a pauta, definiram o período de mobilização em Fortaleza, nos dias 3 e 4 de maio, tendo como foco o Banco do Nordeste, Dnocs, Sudene, Ministério da Integração, MDA e governadores dos estados, com o objetivo de aliar as ações fortalecendo uma outra perspectiva de desenvolvimento regional. Serão mobilizadas para essas atividades cerca de três mil agricultores familiares.

De acordo com a coordenadora, ocorrerão debates e mobilizações em todos os municípios, num processo de fortalecimento e desenvolvimento dos sindicatos, empenhados em gerar renda e garantir a segurança alimentar.


Fonte:www.polapinto.blogspot.com

Dilma e Lula vão juntos a velório de José Alencar em Belo Horizonte



A presidenta Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irão juntos amanhã (31) a Belo Horizonte para o velório e a cerimônia de cremação do corpo do ex-vice-presidente José Alencar. Ao lado de alguns ministros, os dois partirão de Brasília por volta das 10h30.

O corpo de Alencar sairá do Palácio do Planalto, onde está sendo velado desde o início da manhã, por volta das 6h. Na capital mineira, o corpo será recebido pelo governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, na Base Aérea. Em cortejo, seguirá para o Palácio da Liberdade, antiga sede do governo mineiro, onde será velado das 9h às 13h.

Praticamente três meses depois de deixar a Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva voltou hoje (30) ao Palácio do Planalto para o velório do seu vice José Alencar. Bastante emocionado, Lula chorou várias vezes durante a cerimônia religiosa celebrada pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Dimas Lara.

Ao chegar ao Salão Nobre do Palácio do Planalto, acompanhando a presidenta Dilma Rousseff, Lula prestou condolências a Josué da Silva, filho de Alencar, e dona Mariza Gomes da Silva, viúva do ex-vice presidente. Ao se aproximar do caixão, Lula não conteve as lágrimas e beijou a testa do seu companheiro dos últimos oito anos no comando do país.

A presidenta da República, Dilma Rousseff, ficou durante todo o tempo ao lado de dona Mariza Gomes da Silva. Por diversas vezes, acariciou o rosto da viúva do ex-vice-presidente. Pouco antes da celebração de encomendação do corpo, Dilma se aproximou do caixão e ficou durante alguns minutos observando o corpo de José Alencar.

A cerimônia religiosa durou cerca de 50 minutos. Ao fim, Dilma, Lula, Josué, dona Mariza, e dona Marisa Letícia, esposa de Lula, conversaram próximos ao caixão. Em seguida, todos receberam os cumprimentos de ministros, parlamentares e autoridades presentes. Lula voltou a se emocionar ao receber o abraço dos ex-ministros.

Estiveram no velório os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Cezar Peluzzo, da Câmara dos Deputados, Marco Maia, e do Senado, José Sarney, além de governadores, ex-minstros, parlamentares e amigos da família. A visitação pública não foi interrompida durante a cerimônia religiosa.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que durante os últimos oito anos, Alencar foi mais do que um vice, foi um companheiro de Lula “nas horas mais difíceis”.

“Aqui nesse palácio vocês sabem que passamos por muita dificuldades, quem vê o balanço do governo, não pode imaginar as dores que tivemos aqui e o Zé foi a pessoa que estava mais perto do Lula”, disse Carvalho.

O velório foi fechado ao público por volta das 23h. Durante todo o dia, mais de 8 mil pessoas passaram em frente ao caixão com o corpo de José Alencar.


Fonte: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-30/dilma-e-lula-vao-juntos-velorio-de-jose-alencar-em-belo-horizonte

Forma viral da conjuntivite se espalha e deve chegar ao RN

Por mais imperceptível que seja, desde o último dia 20, o verão deu lugar ao outono. No Rio Grande do Norte, porém parece que nada mudou. A temperatura diária continua elevada, com variações climáticas que são ideais para a proliferação de doenças contagiosas, como a conjuntivite. De fácil contágio e sem tratamento específico na sua forma virótica, a doença já afetou mais de 100 mil pessoas em São Paulo.

Os sintomas mais comuns da doença são: vermelhidão nos olhos, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos, pálpebras inchadas e avermelhadas, secreção amarela nos cantos dos olhos ou nas bordas das pálpebras e intolerância à luz.

Em Natal, de acordo com o oftalmologista Carlos Alexandre, os índices de pacientes contaminados pelo vírus transmissor desta variante da conjuntivite, se mantém estável. “Por enquanto, ainda não foi percebida nenhuma alteração no número de pacientes com conjuntivite em Natal. Nem mesmo os pacientes do interior que são atendidos no Onofre Lopes contraíram a forma viral”, afirmou Carlos.

Contágio

Ele explica que o contágio é muito fácil. Porém, medidas simples e baratas podem ajudar a população a se manter livre do incômodo consequente ao contágio.

Manter a higiene, com a lavagem das mãos e do rosto pelo menos três vezes ao dia com a utilização de sabão, são de suma importância para evitar o contágio. “Se alguém é identificado com a forma viral, deve evitar ambientes públicos e ficar em casa até que esteja curado”, explicou.

Também é importante não coçar os olhos e não dividir com pessoas com conjutivite objetos pessoais como lençol, maquiagem, copo, toalha de banho e travesseiro.

Comumente, a doença é tratada com compressas de água gelada. Somente nos casos mais extremos, há a necessidade de uso de colírios para lubrificar os olhos e antibióticos. “A conjuntivite, ocasionalmente, pode lesionar a córnea. Mas com o passar do tempo, a visão volta ao normal”, advertiu o oftalmologista.

A conjuntivite viral é a forma mais agressiva da doença, que também pode se manifestar de modo alérgico ou bacteriano. A doença tem sintomas diferentes dependendo da forma que se manifeste, e para cada uma dessas tr~es formas, o tratamento é diferente.

A vermelhidão nos olhos e o inchaço são característicos de todas as conjuntivites. A viral também causa uma sensação de “areia no olho” e lacrimejamento fortes, sintomas que duram em média 15 dias.

Entenda a conjuntivite

Mudanças no clima favorecem proliferação do vírus

que deve já atingiu mais de 100 mil pessoas em São paulo

- Existem 3 tipos

- Em todos, o olho afetado fica avermelhado

- O que diferencia são os sintomas

Viral

Há a sensação de areia ou corpo estranho nos olhos e um forte lacrimejamento. Leva até duas semanas para o paciente melhorar e, dependendo da gravidade, pode deixar sequelas na córnea e atrapalhar a visão

Tratamento:

à base de compressas com água fria e, eventualmente, colírios lubrificantes.

Bacteriana

A secreção e o inchaço são mais intensos. Também há vermelhidão, mas o lacrimejamento não é tão frequente. Dura, em média, uma semana.

Tratamento:

com colírios e antibióticos.

Alérgica

Há coceira intensa e muito inchaço. A vermelhidão e o lacrimejamento não são tão proeminentes quanto nos outros tipos. O tempo de duração é variável.

Tratamento:

é importante afastar a pessoa do agente que causa a alergia, como maquiagem, perfume, poeira e pólen.

Fonte: Tribunadonorte

terça-feira, 29 de março de 2011

Morre o ex-vice-presidente José Alencar





Após longa luta contra o câncer, o ex-vice-presidente José Alencar morreu nesta terça-feira (29), aos 79 anos, em São Paulo. Ele estava internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês, desde a tarde de segunda, (28), onde foram constatadas uma nova obstrução do intestino. Alencar, que há mais de dez anos sofria de câncer, já tinha sido submetido a 17 cirurgias.

De balconista a empresário
José Alencar Gomes da Silva nasceu no dia 17 de outubro de 1931, no vilarejo de Itamuri, município de Muriaé, Zona da Mata Mineira. Saiu de casa aos 14 anos para trabalhar como balconista em uma loja de armarinhos na cidade. Estudou até o primeiro ano do então ginásio. Aos 18, se emancipou para iniciar os negócios que o tornariam um dos maiores empresários do país.

Em Caratinga, 173 km de distância do seu município natal, o empreendedor inaugurou a loja “A Queimadeira”, que vendia tecidos, calçados, chapéus, guarda-chuvas e sombrinhas. Aos poucos, cresceu financeiramente. Trabalhou como caixeiro-viajante, foi atacadista de cereais, dono de fábrica de macarrão, atacadista de tecidos e industrial do ramo de confecções.

Em 1967, em parceria com o empresário e deputado Luiz de Paula Ferreira, fundou a Companhia de Tecidos Norte de Minas – Coteminas. Hoje a empresa é considerada um dos maiores grupos industriais têxteis do Brasil.

Paralelamente ao trabalho, Alencar participou de associações patronais como presidente da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) e vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A trajetória de José Alencar na política começou tarde. Foi só em 1994, aos 63 anos, que se candidatou para o governador de Minas Gerais, mas perdeu as eleições para Hélio Garcia (PMDB).

Porém, graças a essa exposição, obteve quase três milhões de votos e elegeu-se senador por MG pelo PMDB, sendo que depois trocou o partido pelo PL.

Vice-presidência
Lula se aproximou de José Alencar em uma festa de 50 anos de atividades empresariais do mineiro, em Belo Horizonte. Alencar convidou mais de mil pessoas para o evento, incluindo representantes de partidos. José Dirceu, então presidente do PT, insistiu para que Lula o acompanhasse. Após ouvir o discurso coloquial do empresário, ao sair da festa o ex-presidente da República disse ao amigo Dirceu que tinha encontrado seu vice-presidente. Porém, uma desavença entre Dirceu e Valdemar da Costa Neto, presidente do PL, sobre dinheiro arrecadado e distribuído quase desfez a parceria. Porém, Lula conseguiu contornar o problema. E, assim, em 2002, Alencar foi eleito vice-presidente da República e, em 2006, reeleito cumprindo oito anos de mandato.

Luta contra o câncer
Alencar lutava contra o câncer desde 1997. Na época, ele descobriu a doença no rim, mas pediu para o médico checar se havia se espalhado para o estômago. O político sentia dores na região. Depois da teimosia, realmente confirmou-se que o câncer também estava no estômago.

Essa foi a primeira de 17 cirurgias. O quadro de saúde do ex-vice se agravou em 2010. Durante esse ano, Alencar foi internado com edema de pulmão, teve crise de hipertensão, passou por cateterismo e sofreu infarto. No dia 22 de dezembro foi internado às pressas devido a uma hemorragia digestiva. Ele queria participar da posse da presidente Dilma Rousseff, mas devido ao seu estado de saúde,
os médicos não permitiram.

José Alencar Gomes da Silva era casado com a Mariza Campos Gomes da Silva e teve três filhos: Josué Christiano, Maria da Graça e Patrícia.


Fonte: yahoo notícias

CONVITE DE ANIVERSÁRIO

É com imensa satisfação que o Conselho Comunitário do Conjunto Pica Pau, convida a todos para participar da solenidade de aniversário de 15 anos do Conselho Comunitário José Lúcio Ribeiro, no próximo dia 31 de março de 2011, ás 17:30 horas no Jardim Escola Balão Mágico.

Na certeza de contar com o brilho de sua presença, o Conselho apresenta votos de consideração e apreço.



"Vencer desafios, fazer histórias"




Luiz Nogueira de Lima Junior
Presidente

segunda-feira, 28 de março de 2011

COMEMORAÇÃO DOS 30 ANOS DO PT DE SANTO ANTONIO/RN












O Partido dos Trabalhadores – Santo Antônio/RN realizou no dia 26/março, na Câmara Municipal, Ato Comemorativo pela passagem dos 30 anos de criação no município. A presidenta do PT (Ver. Goreth Orrico) enfatizou a importância da criação do partido no município no dia 25 de março de 1981 pelos petistas agricultores Juvino Felipe, Edisio Paulirio, Pedro Francisco e Lourival Maia.

No dia 26/03/2011, o PT de Santo Antonio/RN, comemorou os 30 anos de existência em nossa cidade, o evento aconteceu na câmara dos vereadores e recebeu além dos filiados do município de Santo Antonio o Presidente do PT do RN o Vereador Eraldo Paiva, o ex Deputado Estadual Júnior Souto (representando a Dep. Federal Fátima Bezerra), o Dep. Estadual Fernando Mineiro, o Presidente do PDT: Lula Ribeiro, o comerciante Jânio Bezerra, os vereadores Joca de Ozir e Detinha, o Professor da UFERSA o Dr. José Luiz Ferreira, o Professor José Armando (Mano), o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar - SINTRAF o Sr. José Dário Fortunato, e estudantes que admiram e militam no PT.
No evento foram homenageados o filiado mais idoso do partido o Sr. João Dantas que tem 93 anos, recebeu o troféu da petista Priscila Kelly, também foram homenageados os fundadores, o Presidente atual do PT da cidade de São Gonçalo (Helomar Junior), o Dep. Estadual Fernando Mineiro, e a Dep. Federal Fátima Bezerra, e após as homenagens, foi servido um lanche para todos os presentes.