segunda-feira, 25 de junho de 2012

Exposição no Jardim Botânico do Rio reúne cartazes de designers gráficos sobre sustentabilidade




 A exposição Glob-All Mix – 30 Cartazes para um Mundo Sustentável foi inaugurada às 17h de hoje (24) no Galpão das Artes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, na zona sul da cidade. A mostra reúne cartazes criados por 30 designers gráficos consagrados no cenário mundial, todos ilustrativos de aspectos da sustentabilidade.
Idealizado pelo designer gráfico Felipe Taborda, o projeto teve a primeira edição há 20 anos, por ocasião da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente, a Rio92. A exposição na capital fluminense, que tem o apoio da Secretaria Estadual de Cultura, é a primeira desta nova edição a ser inaugurada. O projeto também vai promover mostras dos 30 cartazes nas principais capitais brasileiras e em 25 cidades de todo o mundo.
A exposição, com entrada gratuita, poderá ser visitada de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h, até 15 de julho.

Petrobras reduz meta de produção de petróleo até 2016




No Plano de Negócios 2012-2016, apresentado hoje (25), a Petrobras decidiu reduzir a meta de crescimento da produção de petróleo em relação ao plano anterior, do ano passado. Se no plano 2011-2015, os objetivos eram chegar a 3,07 milhões de barris por dia em 2015 e a 4,91 milhões em 2020, no novo planejamento as metas são mais realistas: 2,5 milhões de barris diários em 2016 e 4,2 milhões em 2020.
“Historicamente, a Petrobras não cumpre suas metas de produção. Essa tem sido a leitura e o discurso de muitos. E nosso discurso dentro da nossa companhia. Verificamos exatamente que nesses oito planos de negócios, não temos cumprido nossa meta de produção. Temos, como uma de nossas conclusões que nosso plano esteja sendo trabalhado em metas ousadas, que se mostraram ano a ano metas não realistas”, disse a presidenta da empresa, Graça Foster.
Para o ano passado, por exemplo, a meta era 2,1 milhão barris por dia, mas a Petrobras conseguiu produzir uma média de apenas 2,02 milhão.

Fonte: agenciabrasil

Pronatec vai oferecer 40 mil vagas em cursos na área de turismo, diz Dilma



A presidenta Dilma Rousseff anunciou hoje (25) que o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) vai oferecer 40 mil vagas em cursos para áreas ligadas ao turismo. Até a Copa do Mundo de 2014, o governo federal terá oferecido 240 mil cursos em 30 áreas como agentes de viagem, camareira, garçom, recepcionista de eventos. Em entrevista ao programa de rádio Café com a Presidenta, Dilma disse que o governo promete abrir também 32 mil vagas em cursos de línguas estrangeiras.
Os cursos serão gratuitos e terão oferta em 116 cidades, entre elas, as 12 que sediarão jogos da Copa do Mundo, os municípios em torno dessas cidades e outras localidades que são destinos turísticos reconhecidos internacionalmente. “Quem tiver interesse em um desses cursos deve fazer sua inscrição na página doMinistério do Turismo na internet, desta sexta-feira [29/6] até o dia 16 de julho”, orientou a presidenta durante programa.
Segundo Dilma Rousseff, o setor de turismo no Brasil cresceu 6% em 2011, o dobro da média mundial; e hoje o setor emprega formalmente 2,8 milhões de trabalhadores em todo o país.
A presidenta atribui esse crescimento não só ao aumento de estrangeiros visitando o Brasil, mas também ao turismo interno. “Em 2011, desembarcaram no Brasil 5,43 milhões de estrangeiros. Já os desembarques domésticos, de avião, aqui dentro do país somaram 79 milhões no ano”, contabilizou Dilma. “Isso é o resultado do grande número de visitantes estrangeiros no Brasil, mas principalmente é graças ao grande número de brasileiros que estão viajando, alguns pela primeira vez, e descobrindo as belezas do nosso país”, ponderou.
De acordo com o Dilma, além da capacitação de pessoal, há investimentos em infraestrutura (rodovias, portos e aeroportos ) por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “O governo está fazendo obras para que a gente possa receber melhor o turista em todo o nosso país. E que também beneficiam a população no dia a dia, porque a cidade, para ser boa para o turista, tem que ser boa para quem vive nela.”

fonte: agenciabrasil

Edição: Talita Cavalcante