sexta-feira, 11 de março de 2011

MDA leva Mais Alimentos para Expodireto Cotrijal 2011


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) participa da Expodireto Cotrijal 2011, que acontece de 14 a 18 de março, na cidade de Não-Me-Toque (RS). A feira reúne empresas expositoras nas áreas de máquinas, sementes, fertilizantes e conta, também, com a participação de laboratórios, instrumentos veterinários, nutrição, genética, gado leiteiro e de corte, ovinos, aves, suínos e maquinários, entre outros.

O MDA estará presente com um estande para divulgação das ações do Programa Mais Alimentos. A participação do Ministério no evento conta com os apoios do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Rio Grande do Sul (SIMERS) e da Cotrijal.

Além disso, acontece na próxima quinta-feira (17) um encontro sobre o Mais Alimentos África, compromisso firmado durante o Diálogo Brasil - África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural e que levará o Programa para países africanos e as experiências de políticas públicas do MDA.

Mais Alimentos
Coordenado pelo MDA, o Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) que destina recursos para investimentos em infraestrutura da propriedade rural.

Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio da linha de crédito, financiar tratores (até 78CV), máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações.


Fonte: http://www.mda.gov.br/portal/noticias/item?item_id=7115542

Dengue e Meios dominaram a sessão plenária desta quinta-feira na Assembléia Legislativa

Na retomada dos trabalhos legislativos após o período de carnaval, a sessão plenária desta quinta feira(10) foi marcada pela preocupação dos deputados com a situação da dengue no Estado, manifestada pelos deputados Fábio Dantas (PHS) e Fernando Mineiro (PT).
Com relação ao problema da dengue, Fábio Dantas(foto) disse que o governo já tem mais de dois meses de administração e precisa adotar uma ação estratégica para impedir o avanço da epidemia.

“Os problemas que já existiam estão continuando com aumento dos casos. É preciso qu
e sejam tomadas providências urgentes”, disse o deputado do PHS.
Este ano já foram notificados 2.562 casos, dos quais 25 estão confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação.

Fernando Mineiro(foto) comunicou à Mesa que vai encaminhar requerimento à Secretaria de Saúde do Estado pedindo informações detalhadas acerca da epidemia da dengue no RN.


“A incidência da dengue no Rio Grande do Norte aumentou em quase 700 por cento em relação ao ano passado. Essa é uma situação que preocupa bastante. Precisamos saber o que está sendo feito para evitar que a epidemia se alastre. Até agora 60 municípios não informaram os casos registrados à Secretaria de Saúde”, afirmou o parlamentar do PT.


Fonte: Fonte:Blog do Oliveira

participação das mulheres em debate


A participação das mulheres no mercado de trabalho será tema de seminário a partir das 9h desta sexta-feira, no auditório do Sebrae, em Natal. O evento é promovido pelo governo do estado, em parceria com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos - Dieese. O objetivo é divulgar a situação atual da mulher potiguar no mercadoe sugerir a criação de políticas públicas para apoiar as profissionais que também são chefes de família. Atualmente, o mercado de trabalho formal no Rio Grande do Norte conta com mais de 500 mil empregados, sendo que 42,6% são mulheres (229.367 trabalhadoras).

Produção de grãos no RN poderá crescer mais de 90%


A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou ontem o sexto levantamento sobre a safra de grãos 2010/2011 no país, apontando que a produção nacional será recorde este ano e que, no Rio Grande do Norte, poderá alcançar um crescimento de 94%, na comparação com o registrado na safra 2009/2010. Ao todo, a expectativa é que o estado colha 55,9 mil toneladas de milho, feijão, arroz, algodão e sorgo. O resultado poderá ser, porém, ainda mais robusto, se os dados coletados pelos técnicos da companhia - no levantamento em campo que começará na próxima semana - confirmarem as projeções de “fartura” para 2011.
O desempenho positivo esperado para o Rio Grande do Norte está diretamente ligado às condições climáticas favoráveis ao cultivo. “No ano passado a produção no estado e em outros da região foi praticamente dizimada por falta de chuvas. Este ano, apesar de a área permanecer praticamente a mesma, o clima está bom e favorece o aumento da produção”, diz o gerente de avaliação e acompanhamento de safras da Conab, Carlos Bestetti, estimando que, no Nordeste, haverá um crescimento de 25% na produção.

No caso caso do Rio Grande do Norte, os números são estimados com base na média dos últimos cinco anos, mas poderão ainda sofrer alteração, após a realização dos levantamentos em campo. O primeiro desta safra será feito no período de 14 a 18 de março, diz o analista de mercado de produtos agrícolas da Conab, Luís Gonzaga Costa. Os números mais “concretos”, segundo ele, serão divulgados em abril. “Mas o crescimento em torno de 90% é palpável em função da situação climática”, acrescenta.

Nacionalmente, a pesquisa foi realizada por 68 técnicos da Conab, no período de 21 a 24 de fevereiro. Foram ouvidos representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além de parte das regiões Norte e Nordeste.

Entre os produtos cultivados no RN, o levantamento mostra que haverá crescimento de produção e produtividade. A área plantada, porém, deverá ficar parecida com a da safra anterior.

Há, no entanto, exceções. O algodão deverá ser uma delas. A expectativa é que a cultura seja impulsionada este ano por um projeto de revitalização em Assu. Além do clima favorável, os mercados internacional e nacional estão “compradores”, o que também deverá servir de estímulo para os produtores que investem na cultura. As importações do estado, no entanto, devem ser mantidas, mas não apenas no que se refere a esse produto. “No caso do milho e do feijão, que são cultivados principalmente para autosubsistência, mesmo com a safra, o estado vai continuar comprando de fora. A produção não atende a demanda”, frisa Gonzaga, da Conab.

brasil - mais 5 milhões de toneladas

De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve colher aproximadamente 154,2 milhões de toneladas de grãos este ano. O número representa um aumento de 3,4%, o que equivale a aproximadamente 5 milhões de toneladas a mais que a safra passada, que atingiu 149,2 milhões de toneladas. Com relação ao último levantamento, realizado em fevereiro, a produção cresceu 0,7%, o que representa 1,1 milhão de toneladas. A área cultivada também registrou um aumento de 3,1%, chegando a 48,9 milhões de hectares. Segundo as informações levantadas pela Conab, o motivo do crescimento é a ampliação de áreas de cultivo do algodão, do feijão 1ª e 2ª safras, da soja e do arroz, aliada à boa influência do clima no desenvolvimento das culturas. O algodão apresenta o maior crescimento em área, com cerca de 56% a mais que no ano passado.

quinta-feira, 10 de março de 2011

RN já vive nova epidemia de dengue








O Rio Grande do Norte vive uma epidemia de dengue. A confirmação foi feita, ontem, pelo secretário estadual de saúde, Domício Arruda, com base nos dados divulgados pela secretária, no último dia quatro. Este ano foram notificados 2.562 casos, sendo 25 confirmados e dois óbitos suspeitos pendentes de confirmação. Comparado com o mesmo período de 2010 – quando notificou-se 322 casos – houve um aumento de 695,25%. “A gente não tem conseguido controlar a dengue. E pelos números, já podemos considerar que estamos em uma epidemia porque os casos notificados ultrapassaram o previsto. Mas os técnicos do Ministério da Saúde já previam o aumento desses casos devido ao comportamento cíclico da doença”, disse o titular da Sesap, Domício Arruda. Questionado sobre o trabalho do Estado no controle da dengue, Arruda explicou que cabe aos municípios realizar as ações de combate ao mosquito e à Sesap supervisionar as ações dessas cidades. A secretaria estadual também é responsável pelas campanhas educativas e de orientação para a população. Além disso, realiza reuniões com os prefeitos e secretários de saúde dos municípios para discutir a situação e o plano de ação de cada um deles. Em períodos epidêmicos a Sesap atualiza as planilhas duas a três vezes ao dia. Esse controle é importante para conseguir supervisionar os municípios mais críticos.“Nós fazemos a parte de coordenação e investigação dos casos notificados pelos municípios. O nosso Laboratório Central é responsável pela realização sorologia e tem conseguir atender a demanda, pois, apesar dos altos números, poucas pessoas fazem o exame para identificação da sorologia e confirmação dos casos”, disse Arruda. A Sesap já enviou equipes às Unidades Regionais de Saúde para supervisionar os municípios e verificar o trabalho de campo que está sendo feito pelos agentes de endemias. O trabalho já foi feito nas regionais em Pau dos Ferros, Caicó, João Câmara e São José de Mipibu. Na Grande Natal a supervisão foi feita nos municípios de Natal, Macaíba e Extremoz, municípios que mais têm preocupado a Sesap. Uma medida emergencial feita pela Sesap é a operação com os carros-fumacê. “O carro fumacê é a última medida e só pode ser utilizado, segundo recomendações do Ministério da Saúde quando o índice de infestação é superior a 1%. Como o material utilizado é tóxico, não pode ser utilizado indiscriminadamente”, disse o secretário. A ação está sendo feita nos municípios de Santa Cruz, Equador, Baraúna, Pau dos Ferros, Doutor Severiano, Alexandria, Pedro Avelino, Messias Targino e Santo Antônio. E a secretaria avalia a utilização do carro em Mossoró.

Natal
A reportagem da TRIBUNA DO NORTE tentou contato com a Secretaria de Saúde de Natal para atualizar os dados da dengue na capital, mas o titular da SMS, Thiago Trindade, não atendeu e nem retornou as ligações. De acordo com o boletim 5, o mais recente publicado no site da SMS, o bairro das Quintas é o campeão de notificações de dengue em Natal. São 22 casos da doença. Ao todo foram 233 casos notificados de dengue, sendo dez os notificados de Febre Hemorrágica da Dengue (FHD).

HWG tem plano contra a doença
Hoje o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) põe em prática o primeiro plano de enfrentamento a dengue do Hospital Walfredo Gurgel. O objetivo é apoiar as iniciativas do Ministério da Saúde e das Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, na prevenção, controle e combate à doença no Rio Grande do Norte. A SCIH realizou uma capacitação para orientar os 40 servidores que fazem parte da equipe Dengue Não e que visitarão todos os setores do hospital, com distribuição de material educativo e prestação de esclarecimentos sobre a doença. Segundo a infectologista e coordenadora da SCIH, Rosângela Morais, “a notificação, o reconhecimento precoce da doença e o tratamento adequado dos pacientes são ações imprescindíveis para a redução da mortalidade desse agravo no Estado”, explica. Dentre as outras atividades previstas estão: a vigilância à área externa do hospital para verificação da existência e eliminação de criadouros e a realização de rodas de conversas nos setores sobre as medidas preventivas. Também será montado um Stand e um mural de apoio onde ficará concentrado o material impresso educativo, entre outras ações. A principal estratégia é envolver todos os setores que participam da assistência ao paciente de forma direta como a clínica médica, a enfermagem, reabilitação, laboratório, farmácia, entre outros. “O combate a dengue é uma prioridade. Erradicar a dengue do nosso Estado não é um trabalho fácil, porém, também não é impossível. No entanto, é preciso, preliminarmente, educar as pessoas para que elas entendam a importância de combater o Aedes aegypti, principalmente nas escolas, associações de bairros ou igrejas. Temos de nos unir em uma grande corrente de enfrentamento. Este dia de mobilização no Walfredo, portanto, é fundamental não só para os funcionários do hospital, mas, para toda a população do RN, uma vez que englobará servidores, pacientes e acompanhantes”, disse o secretário de saúde Domício Arruda.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br, 10/03/2011

Igreja lança Campanha da Fraternidade no Encontro das Águas


A Arquidiocese de Manaus escolheu o ‘Encontro das Águas’, fenômeno tombado como patrimônio cultural do Brasil, para fazer o lançamento da Campanha da Fraternidade no Amazonas, que neste ano tem como tema ‘Fraternidade e a Vida no Planeta’ e lema: ‘A criação geme em dores de parto’.
Segundo a arquidiocese, a celebração do lançamento será na Quarta-Feira de Cinzas, às 9h, em uma balsa posicionada nos Rios Negro e Solimões, que formam o fenômeno do encontro. “O objetivo da realização da abertura no Encontro das Águas, dos Rios Negro e Solimões, formadores do Rio Amazonas, não é só pela beleza e biodiversidade, mas, principalmente, para mostrar a sociedade o que deve ser preservado e que, no futuro, os nossos descendentes e o povo do Brasil e do mundo possam desfrutá-lo em toda a sua grandiosidade e riqueza”, informou a arquidiocese.

Nesse sentido, segundo a arquidiocese, a campanha de 2011 quer motivar a sociedade para reverter o quadro de destruição do meio ambiente e motivar as pessoas para a prática do cuidado e do respeito para com a criação de Deus, o nosso Planeta.

A programação inclui o rito inicial e ato penitencial, declamação do texto ‘A Casa da Vida’, leitura sobre a criação, palavra do Arcebispo Metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares, recolhimento da água e bênção, devolução de parte da água benta para o Encontro das Águas, entrega do símbolo de compromisso para cada setor da Arquidiocese, e ainda o manifesto do movimento SOS Encontro das Águas. A saída dos participantes será do Porto do São Raimundo, zona oeste de Manaus.

Tombamento

O Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) tombou, em novembro, o Encontro das Águas. Segundo o Iphan, o encontro compreende mais de 10 quilômetros em que é possível observar as águas escuras e transparentes do Rio Negro correndo ao lado das águas turvas e barrentas do Rio Solimões.

A proposta de tombamento aprovada foi baseada no caráter de excepcionalidade do fenômeno e seu alto valor paisagístico, durante reunião do conselho, no Rio de Janeiro.

Campanha

A Campanha da Fraternidade é uma campanha realizada anualmente pela Igreja Católica Apostólica Romana no Brasil, sempre no período da Quaresma. O objetivo é despertar a solidariedade dos seus fiéis e da sociedade em relação a um problema concreto que envolve a sociedade brasileira, buscando caminhos de solução.

A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação. A campanha é coordenada pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).


terça-feira, 8 de março de 2011

PARABÉNS A TODAS AS MULHERES PELO SEU DIA!!!


Teus braços
Fortes braços
Num longo abraço
A me envolver
Teus lábios
Doces lábios
Fonte de beijos
Muitos beijos, pra me aquecer
Quanta coisa emana de ti, doce criatura
Amor...carinho...ternura
Tudo que me liga a teu ser, mulher
Tia...mãe...avó...
Irmã...neta...filha...
Guerreira...companheira...
Tu que me namoras, me compreendes
Que me incentivas, me repreendes
E jamais me deixas só.
Tu que és dar e receber,
Que com a mesma humildade
Sabes perdoar e esquecer.
Santa ou pecadora
Ingênua ou sedutora
Não importa! Serás sempre uma rainha
Uma intercessora...uma fada madrinha...
Aquela que na minha aflição, chamo
Laura...Priscila...Mary...Maria José...
A todas, admiro e amo
Santas criaturas
Anjos de candura
Simplesmente mulher!