sábado, 12 de novembro de 2011

Acompanhe ao vivo o 2º Congresso da Juventude do PT em Brasília



Representantes da Juventude Petista estão reunidos em Brasília entre este sábado (12) e terça-feira (15)
Representantes da Juventude Petista estão reunidos em Brasília entre este sábado (12) e terça-feira (15)
Acompanhe ao vivo acessando: http://www.pt.org.br/index.php?/noticias/view/congresso_da_juventude_sera_transmitido_ao_vivo

Fonte: pt.or.br

UERN divulga edital do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) 2012


A Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE/UERN) divulga o edital do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012), com oferta de 2.472 vagas nos cursos de graduação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. As inscrições serão realizadas no período de 09 a 30 de dezembro, exclusivamente pela Internet e as provas serão aplicadas nos dias 04 e 05 de março de 2012.

Para realizar a inscrição, ao preencher o formulário on-line (que estará disponível a partir do dia 9/12), o candidato deverá concordar com as informações constantes no Edital e fornecer o número de seu CPF, condição exclusiva e obrigatória. As inscrições serão realizadas a partir das 9h do dia 09 de dezembro com prazo limite até às 23h59min do dia 30 de dezembro de 2011, observado o horário oficial local. O valor da taxa de inscrição é de R$ 110,00 (cento e dez reais).

Para o pólo da UERN em Nova Cruz/RN, serão oferecidas 40 vagas de Direito e 20 vagas de Ciência da Computação.


Clique aqui e confira o edital do PSV 2012.


fonte: site UERN

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DIRETORES DO SINTRAF PARTICIPARÃO DA I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES

Expedito Vitoriano, Robson Alan, Francicarlos Santos e Maria Aparecida



O diretores do SINTRAF de Santo Antonio, Expedito Vitoriano, Robson Alan, Francicarlos Santos e Maria Aparecida, participarão da I Conferência Municipal dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Santo Antonio/RN realizará nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, às 7h30, no Centro de Convivência dos Idosos - CCI, a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo Tema é: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios”.
O evento contará com a participação de toda a sociedade e seus representantes, assim como uma vasta representação das crianças e dos adolescentes do nosso município.;

FETRAF BRASIL participa de intercâmbio em Cuba


Elisângela Araújo, coordenador Geral da FETRAF BRASIL


De 27 de novembro a 3 de dezembro, Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, participou do intercâmbio sindical, a convite da Central dos Trabalhadores de Cuba (CTC) e sindicatos, feito à Central Única dos Trabalhadores (CUT Nacional).

Com Carmem Foro, secretária de Meio Ambiente da CUT, as dirigentes acompanhadas de Ernesto Freire, chefe do Departamento de Relações Internacionais da CTC, conheceram dirigentes do Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Ciências.

De acordo com Elisângela, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, a entidade sindical, que tem a tem missão de defender os direitos dos trabalhadores e contribuir implementação das políticas públicas no país, possui 130 centros de ciências e pesquisas, 46 mil trabalhadores, sendo 53% mulheres.

Em reunião com a Secretaria de Ciências e Tecnologia, do Ministério da Agricultura, e com a Secretaria Geral do sindicato nacional de agropecuária, as visitantes assistiram a apresentação das ações do governo cubano que possui 36 centros de ciências e pesquisa em pecuária, sistemas agroflorestais programas de cultivos e melhoramento genético, fruticulturas, apicultura e outros.

Com a presença das dirigentes do sindicato nacional de ciências que faziam exposições da organização em locais de trabalho, as dirigentes também foram recebidas pela Secretaria de Meio Ambiente, do Ministério de Ciências, que fez abordagem sobre as políticas públicas que país desenvolve e, as preocupações de governo sobre a vulnerabilidade dos países com o efeito das mudanças climáticas.

“Esse intercâmbio foi muito importante. Esse projeto deve continuar porque irá fortalecer as ações dos trabalhadores. Foi uma grande oportunidade de conhecer um país que investe muito na educação e pesquisa e que já erradicou o analfabetismo há anos”, considerou Elisângela.

As visitantes, também conheceram o aquário nacional que tem 50 anos e, além de uma opção de lazer, é um espaço de pesquisa e conhecimentos sobre as espécies marinhas.


fonte: fetrafbrasil

Conferência reafirma necessidade de novo modelo de desenvolvimento





Com o tema “Alimentação Adequada e Saudável: Direito de Todos”, Salvador sedia a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional. Ao discutir os avanços e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada e saudável, a atividade caracteriza-se como momento importante no avanço das políticas públicas.

Para Marcos Rochinski, secretário Geral da Federação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Brasil (FETRAF-BRASIL), embora a 4ª Conferência marque a importância do avanço das políticas públicas de segurança alimentar e nutricional, é preciso discutir a soberania alimentar enquanto nação.

“A agricultura familiar, diante de todo o quadro de insegurança alimentar que passa no mundo, tem papel estratégico. Cada vez mais temos demonstrações claras que o atual modelo de produção, com uso indiscriminado de agrotóxicos não é sustentável e embora produza alimentos, não garante a soberania e a segurança alimentar”, considerou.

A atividade, que teve início na segunda-feira (7), e se estende até quinta-feira (10), contou com Grupos de Trabalho para que, dentre outros temas, discutisse o atual modelo de produção, uma das preocupações mais evidentes.

“Percebemos nos GTs a preocupação em reafirmar modelo de produção que leve em conta a diversidade, a preservação do meio ambiente e o único modelo de desenvolvimento e de produção agroecológico com qualidade nutricional é a agricultura familiar. É ela quem traz à mesa dos brasileiros um componente de proteção à saúde”, informou o secretário.

Ao se referir aos desafios que a agricultura familiar e o governo têm para garantir a alimentação saudável à população, Marcos Rochinski destaca dois pontos fundamentais. “Primeiro, o governo deve inverter o modelo de produção. Nós temos a vocação de produzir e produzimos bem, mas também precisamos fazer com que os produtos da agricultura familiar, os produtos orgânicos, não sejam apenas nichos de mercado”.

“São as pessoas em melhor condição econômica que conseguem comprar esses produtos, enquanto a população pobre, continua comendo veneno”.

A 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional também comemora as conquistas do país em políticas públicas de segurança alimentar como a inclusão do direito humano a alimentação no 6º artigo da Constituição Federal, a adesão de municípios ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), os programas de Aquisição de Alimentos (PAA), Alimentação Escolar (PNAE), Brasil Sem Miséria.


fonte: fetrafbrasil

Aposentados do INSS terão que provar que estão vivos para não perder aposentadorias


Brasília/DF

Parte dos aposentados e pensionistas do INSS, que recebem por meio de poupança ou conta corrente, já pode fazer a prova de vida nos bancos. O recadastramento é obrigatório a todos os 28 milhões de segurados como forma de evitar fraudes. Quem não realizar o processo corre o risco de perder o benefício. De acordo com a agenda da Previdência Social, o início da prova de vida está marcado para janeiro, mas algumas instituições financeiras já deram início ao procedimento. O Bradesco foi uma das instituições que adiantaram o recadastramento e atendeu mais de cinco milhões de segurados por meio do sistema de biometria (leitura da palma das mãos) nos caixas eletrônicos.

Os beneficiários estão sendo avisados, com até 60 dias de antecedência, sobre a data que devem comparecer à agência através de mensagens nos caixas automáticos. O banco não fará comprovação de vida em caixas eletrônicos. Os segurados que recebem o benefício no Banco do Brasil devem ser comunicados nas agências bancárias sobre a necessidade de comparecimento para a comprovação de vida também a partir de janeiro.

Segurados correntistas deverão levar RG, CPF (Cadastro de Pessoa Física) e comprovante de residência em qualquer agência do Banco do Brasil. Já na Caixa Econômica Federal o processo de prova de vida para os beneficiários do INSS começa em março de 2012 com a convocação via mensagem os rodapés dos extratos e saques realizados. O beneficiário terá um mês para comprovar que está vivo após o início das mensagens em qualquer agência da Caixa.



Fonte: Marcos Dantas

Vestibular da UFRN terá recorde de 30 mil candidatos; confira locais de prova


A Comissão Permanente de Vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Comperve) divulgou nesta quarta-feira a demanda total de candidatos do Vestibular 2012, que alcançou o recorde de 30.125 inscritos para 6.209 vagas. Até então, o recorde havia sido de pouco mais de 28 candidatos no vestibular do ano passado. O Curso de Medicina apresentou a maior demanda com 38 candidatos por vaga, seguido de Psicologia com 17 por vaga e Arquitetura com 11 candidatos por vaga. Clique aqui para conferir a demanda do seu curso A Comperve também disponibilizou nesta quarta-feira a consulta aos locais de prova que serão aplicadas simultaneamente na Grande Natal, Caicó, Currais Novos, Mossoró e Santa Cruz.



Dilma confirma programação no RN


A presidenta Dilma Rousseff confirmou ontem - ao líder da bancada do PMDB na Câmara, Henrique Eduardo Alves - que vem ao Rio Grande do Norte no próximo dia 28. Ela vai assinar o contrato de concessão do aeroporto internacional de São Gonçalo do Amarante para o consórcio Inframérica. O convite foi formalizado ontem pelo líder do PMDB durante almoço, no Palácio da Alvorada, oferecido por Dilma Rousseff ao vice-presidente Michel Temer e ao próprio Henrique Alves.

Enquanto não ocorre a assinatura do edital, os representantes do consórcio que venceu o leilão e do governo estadual se reúnem para definir as providências necessárias ao início das obras. A construção do terminal deve começar no segundo semestre de 2012 e a operação do aeroporto em abril de 2014. Até o início da obra, porém, problemas como a desapropriação de até dois terços da área terá quer ser resolvida.

Na programação do dia 28 em Natal, a presidenta também deve assinar a ordem de serviço para que o Dnocs inicie as obras do perímetro de irrigação da Chapada do Apodi, com cinco mil hectares, aproveitando a água da barragem de Santa Cruz. "São duas obras que a presidenta teve participação direta ainda como ministra", disse o deputado. "Ela é a madrinha do aeroporto de São Gonçalo. A presidente Dilma também incluiu o projeto de irrigação de Santa Cruz no PAC durante a última reunião como ministra".

A conversa da presidenta com Michel Temer e Henrique Eduardo teve como testemunhada apenas pela ministra das Relações Institucionais, Ideli Salvatti. Sobre política, o líder e o vice-presidente conversaram com a presidenta principalmente sobre a relação do PMDB com o governo e o apoio da bancada do partido nas votações do Congresso Nacional. "Mostrei que ela teve o apoio de 99% da nossa bancada na votação da DRU, contra 94% do PT", destacou o deputado.


fonte: tribunadonorte

EM BREVE... BLOG DO FRANCICARLOS

LANÇAMENTO EM BREVE.



EM BREVE, VOCÊS ACOMPANHARÃO MAIS UM BLOG DE NOSSA QUERIDA CIDADE SANTO ANTONIO, QUE VEM COM MUITAS NOVIDADES. FRANCICARLOS SANTOS QUE É BLOGUEIRO DESDE 2007, E VEM ADMINISTRANDO O BLOG SINTRAF DE SANTO ANTONIO, ESTARÁ COM SEU PRÓPRIO BLOG O MAIS BREVE POSSÍVEL, A CRIAÇÃO DO BLOG SE DEU ATRAVÉS DOS ANSEIOS DE SEGUIDORES, AMIGOS, ADMIRADORES, BLOGUEIROS E OUTROS, QUE INSISTIRAM QUE EU CRIASSE UM BLOG ONDE EU PUDESSE EXPOR MINHAS OPINIÕES. PARA DÚVIDA DE MUITOS, CONTINUAREI POSTANDO MATÉRIAS NESTE BLOG: SINTRAFDESANTOANTONIO.BLOGSPOT.COM.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Supremo discute validade da Ficha Limpa para 2012 acompanhe ao vivo



Depois de ser invalidada para as eleições de 2010, a Lei da Ficha Limpa volta a ser debatida novamente nesta terça-feira pelo Supremo Tribunal Federal. O julgamento, desta vez, a aplicação da norma na corrida municipal do ano que vem. Aprovada em um clima de mobilização popular, a regra foi criada no ano passado com o objetivo de barrar a candidatura de políticos com condenações na Justiça.

Copie e cole o Link e assista ao vivo:http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/supremo-discute-validade-da-ficha-limpa-para-2012/n1597360853066.html

FONTE:IG

SINTRAF DE SANTO ANTONIO-RN PARABENIZA A PROFESSORA LÍDIA MIGUEL

Francicarlos Santos (esposo), Victor (filho) e a aniversariante Lídia Miguel



O SINTRAF de Santo Antonio-RN, parabeniza a Professora Lídia Miguel pelo seu aniversário dia 08 de novembro do corrente ano.
Que Deus sempre esteja na direção dela e de toda sua família, que ela continue sendo essa pessoa amiga, simples e humilde. Que as dádivas do Senhor possa cair todos os dias de sua vida.

FEIRA DE CIÊNCIAS DA ESCOLA MUNICIPAL DR HÉLIO BARBOSA DE OLIVEIRA





A Escola Municipal Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, realiza neste dia 09 de novembro de 2011, sua Feira de Ciências com o tema Tecnologia. Os trabalhos apresentados foram realizados pelos alunos juntamente com orientação dos professores e apoio da direção e equipe pedagógica da escola. O resultado é uma mostra bem diversificada do uso da tecnologia no nosso cotidiano, bem como hábitos decorrentes deste uso, como, por exemplo, a utilização da linguagem tecnológica, o descarte correto de pilhas e baterias, aferição de pressão arterial, aferição de IMC – Índice de Massa Corpórea, jogos matemáticos, meios de comunicação, trabalhos artesanais (com destaque para o artista José Miguel Filho, aluno da EJA), entre outros.

O SINTRAF parabeniza os alunos, professores, direção, equipe pedagógica e pessoal do apoio, pelo empenho e dedicação total para a realização da feira de ciências.


" A mente que se abre a uma nova ideia
jamais voltará ao seu tamanho original." (Albert Einstein)

CONVITE PARA A REUNIÃO DO TERRITÓRIO AGRESTE E LITORAL SUL – TERRASUL

C O N V I T E

CONVIDAMOS V. SA. PARA PARTICIPAR CONOSCO DA PRÓXIMA REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO TERRITÓRIO RURAL AGRESTE E LITORAL SUL – TERRASUL, ONDE DISCUTIREMOS ASSUNTOS RELATIVOS ÀS POLÍTICAS DE INCLUSÃO SOCIAL DO GOVERNO FEDERAL, CUJA PAUTA SEGUE ABAIXO.

NA OPORTUNIDADE, RESSALTAMOS QUE VOSSA PARTICIPAÇÃO É DE GRANDE IMPORTÂNCIA PARA CONSECUÇÃO DOS OBJETIVOS PROPOSTOS PELA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL DO GOVERNO FEDERAL.

P A U T A

1. ABERTURA - PREFEITO DO MUNICÍPIO – 10 Min.

2. APRESENTAÇÃO CULTURAL DO MUNICÍPIO – 20 Min.

3. LEITURA RESUMO DA ATA DA ÚLTIMA REUNIÃO, ABORDANDO DE MODO ESPECIAL OS COMPROMISSOS GERADOS - Resp. MAGNALDA (SAPE) – 10 Min.

4. EXPOSIÇÃO SOBRE AS AÇÕES DO PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SOLIDÁRIO EM FAVOR DA REGIÃO AGRESTE NO ANO DE 2011 E A PREVISÃO PARA 2012 – Resp. TÉCNICO DO PROGRAMA – 60 min.

5. EXPOSIÇÃO SOBRE A METODOLOGIA A SER UTILIZAÇÃO NA RECOMPOSIÇÃO DO TERRITÓRIO AGRESTE E LITIRAL SUL – PREVISÃO 1º. SEMESTRE DE 2012 – Resp. VALDIVAN - MDA – 20 min.

6. DIVERSOS – INFORMAÇÕES SOBRE A FENAFRA, SOBRE A CENTRAL DE COMERCIALIZAÇÃO EM GOIANINHA E SUGESTÕES PARA DE PAUTA PARA A PRÓXIMA REUNIÃO DO COLEGIADO – DEFINIÇÃO DE DATAS E LOCAIS DAS PRÓXIMAS REUNIÕES DO NÚCLEO DIRETIVO E DO COLEGIADO DO TERRASUL – 20 Min.

assinam o presente documento...

PELO TERRASUL

OSMAR AMORIM, FÁTIMA MOREIRA e GILDENE RIBEIRO

Local e Data da Reunião – ESPÍRITO SANTO-RN
No COLÉGIO MARIA DO SOCORRO B D CORTEZ – Rua do CRUZEIRO
Data: 11/11/2011
Horário: a partir das 09:00 horas


FONTE: FETRAF/RN

Santo Antônio/RN: 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente


O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA de Santo Antônio/RN realizará nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, às 7h30, no Centro de Convivência dos Idosos - CCI, a I Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, cujo Tema é: “Mobilizando, implementando e monitorando a política e o plano decenal de direitos humanos de crianças e adolescentes nos estados, no distrito federal e nos municípios”.

O evento contará com a participação de toda a sociedade e seus representantes, assim como uma vasta representação das crianças e dos adolescentes do nosso município.

A Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente, no processo de consolidação da cidadania, inserem o modelo democrático participativo e federativo em todo o ciclo das políticas públicas.

É a partir desse modelo que o Conanda - Conselho Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente em conjunto com os Conselhos Estaduais, Distrito Federal e Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente vem impulsionando um processo que visa articular os atores do Sistema de Garantia dos Direitos para efetivação dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

As Conferências representam a consolidação dessa caminhada e, depois de 21 anos de Estatuto, podemos destacar avanços impulsionados por esses espaços de construção democrática.

A realização da 9ª Conferência Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente tem como objetivo mobilizar os diversos atores do Sistema de Garantia de Direitos e a população em geral para implementar e monitorar a Política Nacional e o Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Cabe agora às Conferências Municipais, Territoriais, Regionais, Estaduais, Distrito Federal e Nacional a discussão de toda esta construção, tendo em vista três focos principais: mobilização, implementação e monitoramento da Política Nacional e do Plano Decenal.


Contribuição de Samille Fernandes, presidente do CMDCA

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Governo lança programa para atendimento médico em casa




O governo federal lançou hoje (8) o Programa Melhor em Casa, com o objetivo de ampliar o atendimento domiciliar do Sistema Único de Saúde (SUS). A meta é que, até 2014, o programa tenha mil equipes de atenção domiciliar e 400 de apoio atuando em todo o país. As equipes multidisciplinares, formadas prioritariamente por médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas, vão levar atendimento em casa a pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica.

Cada equipe poderá atender, em média, a 60 pacientes, 12 horas por dia, de segunda a sexta-feira, e em regime de plantão nos fins de semana.

A expectativa é que o atendimento domiciliar do programa ajude a reduzir as filas nas emergências dos hospitais da rede pública e desocupar os leitos de quem pode se recuperar em casa. “A medicina aprendeu que esse tipo de atenção domiciliar reduz a necessidade de internação, reduz infecção hospitalar e humaniza o atendimento”, disse e ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

O ministro informou que já foram cadastradas 110 equipes em todo o país. A presidenta Dilma Rousseff também participou da cerimônia de lançamento do programa, no Palácio do Planalto.

O Ministério da Saúde vai investir R$ 1 bilhão para custear o atendimento domiciliar. Esses recursos também poderão ser usados na manutenção dos serviços, como na compra de equipamentos e remédios.

O programa será executado em parceria do Ministério da Saúde com estados e municípios. Para aderir, a condição é que as cidades tenham, no mínimo, 40 mil habitantes. Caberá aos gestores estaduais e municipais contratar as equipes de atenção domiciliar. Este ano, o ministério deve repassar a estados e municípios R$ 8,6 milhões para implantação e manutenção do serviço de atendimento domiciliar.

Atualmente, o Programa Saúde da Família atua no atendimento domiciliar de prevenção de doenças e manutenção da saúde.

Na mesma cerimônia, foi lançado o Programa SOS Emergência, para melhorar a gestão hospitalar e qualificar o atendimento de emergência no Sistema Único de Saúde (SUS).


fonte: agenciabrasil

Comissões do Senado aprovam texto-base do novo Código Florestal


A Comissão de Ciência e Tecnologia e a de Agricultura do Senado aprovaram hoje (8) o texto-base do projeto de lei que altera o Código Florestal Brasileiro. Por falta de consenso entre os senadores, o presidente da comissão de Ciência e Tecnologia, Eduardo Braga (PMDB-AM), transferiu para amanhã (9) a votação das emendas ao parecer do relator Luiz Henrique (PMDB-SC). O objetivo é ter mais tempo para negociar as propostas de alterações apresentadas e chegar a um consenso.

A proposta do relator Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC) mantém os 30 metros de áreas de preservação permanentes (APPs) para os cursos de água de menos de 10 metros de largura, as chamadas matas ciliares. Além disso, o parecer isenta de multas o proprietário rural que derrubou vegetação nativa, antes de 20 de julho de 2008, “ou em casos de baixo impacto ambiental”.

A redução de APP, de 30 para 15 metros, será permitida em torno dos reservatórios artificiais situados em áreas rurais, com até 20 hectares. Luiz Henrique estabelece em seu parecer larguras variáveis, de 30 a 500 metros, para a preservação de APPs em cursos de água de rios que variam de 10 a 600 metros de largura.

Entretanto, o texto faculta o criação de gado e a infraestrutura física associada ao desenvolvimento dessas atividades em APPs consolidadas em região de chapadas, topos de morros, montes, montanhas e serras, com altura mínima de 100 metros e inclinação média maior que 25º, e em altitudes superiores a 1,8 mil metros, qualquer que seja a vegetação.

Uma vez aprovada, a matéria seguirá à apreciação da comissão de Meio Ambiente antes de ser apreciada em plenário. Lá, o relator é o senador Jorge Viana (PT-AC).

Luiz Henrique deixou claro que o seu parecer “guarda a essência do projeto da Câmara”, relatado pelo deputado e hoje ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PCdoB-SP).

O senador destacou, ainda, que sua proposta aprimora “mais amplamente” o projeto da Câmara quando estabelece a separação entre medidas permanentes – que valerão para o futuro – e as medidas transitórias, que tratam do chamado passivo ambiental anterior a 20 de julho de 2008.

Uma novidade no texto do Senado é a proposta de criação de um programa de incentivo à preservação e recuperação do meio ambiente. O relator optou, nesse caso, em regulamentar a matéria por projeto de lei do Executivo. “Optamos por deferir à presidente Dilma [Rousseff] o envio de projeto de lei, no prazo de 180 dias, contados da publicação da lei.”

O parlamentar ressaltou que, como envolve desembolso de recursos do Tesouro [Nacional], a regulamentação é de competência privativa do Executivo. “Não poderíamos defini-las já, neste projeto”, completou o Luiz Henrique.

A proposta do relator prevê ainda que a derrubada de vegetação nativa em APP em casos especiais. Entre eles, em locais onde a função ecológica do manguezal esteja comprometida. Nesse caso, o texto faculta a possibilidade de a área ser usada para a execução de obras habitacionais e de urbanização, “inseridas em projetos de regularização fundiária de interesse sociais, em áreas urbanas consolidadas por população de baixa renda”.


fonte: agenciabrasil

Nota de esclarecimento sobre notícias publicadas em Natal - RN

A respeito da nota publicada no portal Nominuto e reproduzida em outros portais, esclareço:


1- A direção nacional do PT está afinada com a pré-candidatura do deputado estadual Fernando Mineiro à Prefeitura de Natal, sem prejuízo do diálogo com os partidos historicamente aliados ao PT na cidade;
2- Não procede, portanto, a afirmação atribuída a mim de que o PT apoiaria candidaturas de outros partidos;
3- Conclamamos a militância petista a se mobilizar em torno das pré-candidaturas do PT às prefeituras e Câmaras Municipais, para construirmos a vitória do nosso partido em Natal e no Estado do Rio Grande do Norte.

Rui Falcão
Presidente Nacional do PT.


fonte: pt.org.br

PT definirá candidatura de Fernando Mineiro até o final de março





Informação é do pré-candidato petista de acordo com os prazos estabelecidos no calendário eleitoral do partido.


O deputado estadual e pré-candidato a prefeitura de Natal, Fernando Mineiro, acredita que até o mês de março de 2012, o Partido dos Trabalhadores bate o martelo em relação às candidaturas do partido.

Durante a reunião do diretório, realizada no último sábado (29), o PT aprovou o calendário eleitoral do partido, adaptado ao calendário nacional, que define prazos para inscrições formais das candidaturas, para os filiados se defenderem em coligação com outro partido e para escolha dos delegados.

“A previsão é que até o final de março, o PT cumpra todos os rituais internos e tenha a definição das candidaturas. Até o dia 31 de março o PT bate o martelo”, diz o deputado em entrevista ao Jornal 96, da 96 FM, desta segunda-feira (31).

Mineiro é o único candidato a prefeito no Partido dos Trabalhadores, mas não descarta a possibilidade de aparecer outro nome. O partido está preparado para isso e já definiu a data da prévia, seguindo orientações nacionais, caso surja outro candidato.

O pré-candidato a prefeitura de Natal ressalta que o PT está trabalhando, discutindo e organizando o partido. A tática do PT, esse ano, é fazer uma mobilização interna e organizar todos os zonais, além de formação de núcleos. “Nossa meta é chegar no dia do aniversário do PT, 10 de fevereiro, com núcleos em todos os bairros da cidade e nas principais categorias e escolas”, pontua Mineiro.

O deputado está confiante na nominata do PT e fala que o processo é interessante, promove debates e discussões na cidade sobre a proposta que o partido vai apresentar e a chapa de pré-candidatura de vereadores (as). “Até o momento o Partido dos Trabalhadores tem uma média de 20 candidatos no processo eleitoral, mas nossa meta é chegar de 25 a 30”.

O objetivo do PT, segundo Mineiro, é renovar e aumentar a representatividade na Câmara Municipal de Natal. O pré-candidato a prefeitura não exita em dizer que a CMN vive de costas para a sociedade, com sérias dificuldades de acompanhar as demandas e os interesses da sociedade. “Este ano vamos ter chapa própria para vereador ou vereadora e estamos trabalhando para eleger de 3 a 4 vereadores, e não é impossível”. O parlamentar ressalta ainda que a Eleição 2012 terá candidaturas múltiplas e em conversas com demais partidos, deixou claro que o PT terá candidatura própria. Mineiro avalia de maneira positiva o fato de no primeiro turno das eleições haver várias alternativas e não ver como forma de enfraquecer o segmento da oposição, porque assim possibilita o fortalecimento da sociedade. “O que vai acontecer é uma bipolarização artificial. Via de regras as alianças formadas na cidade e no estado são muito artificializadas”, relata o deputado estadual. Diante dessa situação o PT fará um debate partidário, programático para a sociedade no primeiro turno para que a sociedade possa se posicionar.


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Presidente do SINTRAF visita obras do PSH 2008




O Presidente do SINTRAF de Santo Antonio, visita as obras do Program Caprichando a Morada PSH/2008 da COOPERHAF nas comunidades de barro Preto e Umburana, para o Presidente do SINTRAF José Dário é muito gratificante ver um sorriso estampado no rosto dos agricultores e agricultoras realizando seu sonho da casa própria, sonhe esse de longos anos. Dário finaliza dizendo que se sente feliz por fazer parte dos agricultores e agricultoras que com certeza realizarão o sonho de morar em uma casa de qualidade. Porque, morar bem faz parte da dignidade humana e de todo cidadão.

SINTRAF PARABENIZA TODOS OS RADIALISTAS PELO SEU DIA


Dia do Radialista

LEI Nº 11.327, de 24 de julho de 2006

Institui o Dia do Radialista.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei: Art. 1º Fica instituído, no calendário das efemérides nacionais, o Dia do Radialista, a ser comemorado no dia 7 de novembro, data natalícia do compositor, músico e radialista Ary Barroso. Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação. Brasília, 24 de julho de 2006; 185º da Independência e 118o da República. LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
João Luiz Silva Ferreira. Na época, quando fundou a primeira emissora de Rádio do Brasil, não existiam escolas para formação de Radialistas. Foram os Radiamadores os primeiros locutores, por já possuírem experiência com microfones. Uma característica era fazer uma programação cultural, que consistia em música Erudita, conferência e palestras que não interessavam ao ouvinte. Na Era do Rádio, o grande astro era "Vital Fernandes da Silva", o "Nhõ Totico", que permaneceu no ar por 30 anos. O mais incrível é que nessa época ele apresentava dois programas ao vivo e totalmente improvisados. Nos dias de hoje, com um ouvinte mais exigente, o radialista precisa de muita técnica e ter um padrão que se identifique com cada emissora.

Mas o ponto em comum entre eles tem que ser o carisma. Dentro de cada Radialista existe um inexplicável sentimento de dedicação e o interesse pelo que faz. Só o idealismo não é o suficiente, existe a necessidade do talento. Com milhares de bons Radialistas espalhados pelo Brasil, o Rádio é hoje rico, oferecendo boas opções para aquele que merece todo o nosso respeito: o ouvinte. O Radialista é um sonhador, um apaixonado que faz parte do cotidiano das pessoas.


FONTE: http://www.portalescolar.net/2011/09/dia-do-radialista-07-de-novembro.html


Aniversário de 50 anos comemora luta contra desigualdades


Para comemorar 50 anos na luta contra luta contra as desigualdades, por alternativas sustentáveis ao desenvolvimento e pela promoção de direitos humanos, a Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional (FASE) realiza também nesta terça-feira, o seminário "Encontro de Parceiros 50 Anos da FASE", no Rio de Janeiro.

Com a participação da FETRAF e de parceiros nacionais e internacionais, representantes do quadro técnico e administrativo da FASE nacional e dos regionais participam da atividade que teve início na segunda-feira (31).

Com programação que debate o contexto nacional e internacional e as perspectivas e desafios para as organizações da sociedade civil do campo político, a intenção do evento é identificar novos horizontes utópicos para a caminhada da Sociedade Civil e da FASE.

A Federação visa contribuir para a construção de uma sociedade democrática através de uma alternativa de desenvolvimento sustentável. Para isso, busca a construção de uma sociedade democrática através de uma alternativa de desenvolvimento que contemple a inclusão social com justiça, a sustentabilidade do meio ambiente e a universalização dos direitos sociais, econômicos, culturais, ambientais, civis e políticos.


fonte: fetrafbrasil

domingo, 6 de novembro de 2011

EM BREVE... BLOG DO FRANCICARLOS

LANÇAMENTO EM BREVE.


EM BREVE, VOCÊS ACOMPANHARÃO MAIS UM BLOG DE NOSSA QUERIDA CIDADE SANTO ANTONIO, QUE VEM COM MUITAS NOVIDADES. FRANCICARLOS SANTOS QUE É BLOGUEIRO DESDE 2007, E VEM ADMINISTRANDO O BLOG SINTRAF DE SANTO ANTONIO, ESTARÁ COM SEU PRÓPRIO BLOG O MAIS BREVE POSSÍVEL, A CRIAÇÃO DO BLOG SE DEU ATRAVÉS DOS ANSEIOS DE SEGUIDORES, AMIGOS, ADMIRADORES, BLOGUEIROS E OUTROS, QUE INSISTIRAM QUE EU CRIASSE UM BLOG ONDE EU PUDESSE EXPOR MINHAS OPINIÕES. PARA DÚVIDA DE MUITOS, CONTINUAREI POSTANDO MATÉRIAS NESTE BLOG: SINTRAFDESANTOANTONIO.BLOGSPOT.COM.


Apicultores do RN iniciam produção de própolis vermelha

Iniciativa é desenvolvida por apicultores do município de Touros e região do Mato Grande


Sandra Monteiro - da Agência Sebrae RN

O setor apícola do Rio Grande do Norte, sétimo maior exportador de mel do País, passa por um processo de inovação com investimento em novos nichos de mercado. Apoiados pelo Sebrae-RN, os apicultores potiguares começam a produzir própolis vermelha no Estado, estimulados especialmente pela capacidade produtiva e demanda crescente de consumidores. A iniciativa é dos apicultores de Touros, município a 100 quilômetros de Natal. Ainda neste ano, serão construídos os primeiros apiários para a colheita do produto.

"Estamos otimistas com a possibilidade de desenvolver esse novo trabalho junto aos apicultores de Touros. A cadeia produtiva do setor apícola propicia este processo de inovação dentro da produção. São alternativas que agregam valor e garantem a sustentabilidade do setor", garante gestor do Projeto de Apicultura do Sebrae-RN, Lecy Gadelha.

A própolis vermelha é uma substância resinosa, coletada por abelhas africanizadas de diversas partes das plantas, como brotos e botões florais. O material é extraído, principalmente, de vegetação presente em áreas de mangue, abundante na região de Touros. Além das propriedades medicinais reconhecidas, e utilizadas, principalmente pela indústria farmacêutica, a própolis vermelha possui uma agregação de valor diferenciada em relação à própolis verde, o tipo mais comum. O quilo do produto pode ser comercializado a R$ 450.

"Estamos com essa expectativa. Faltam algumas definições, mas está sendo interessante reunir os apicultores em torno deste projeto, que possui um mercado vasto", considera o produtor Ubiramar Costa. Experiências exitosas de outros estados do Nordeste servem de estímulo para os apicultores do Rio Grande do Norte, que conheceram apiários e a forma de manejo da própolis vermelha, durante o Seminário Brasileiro de Própolis e Pólen e VI Seminário de Própolis do Nordeste, realizados em Ilhéus (BA).

A intenção do Sebrae-RN é implantar, a partir do próximo ano, o Polo de Pólen na região do Mato Grande, através das ações do Projeto de Apicultura desenvolvidas junto aos produtores da Comunidade Santa Luzia, em Touros. A medida beneficiará outros apicultores da região, que unificarão a produção de diversos apiários em torno da associação já existente.

O Sebrae-RN realizará treinamento para os produtores da região entre os dias 9 a 13 deste mês. O foco da capacitação serão o processamento e a produção do pólen, desde a instalação de apiários até o beneficiamento, que requer um manejo específico para o produto. A criação do Polo é mais uma forma de promover o fortalecimento dos apicultores potiguares.

fonte: tribunadonorte