quarta-feira, 31 de julho de 2013

Diretores do SINTRAF Participaram da Plenária Estadual da FETRAF/RN para o Congresso FETRAF-BRASIL


O Presidente do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) de Santo Antônio/RN , Dário Fortunato juntamente com os Diretores: Alex Pontes , Jeane Augusta do Nascimento , Expedito Vitoriano e Francisco Gomes , participaram na última terça-feira dia 30 de Julho de 2013, da Plenária Estadual da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) com os delegados e suplentes que irão participar do III Congresso da FETRAF/BRASIL entre os dias 13,14 e 15 de Agosto de 2013 em Luziânia-GO.
Os delegados que representarão o nosso Município de Santo Antônio são: Dário Fortunato , Alex Pontes e Jeane Augusta do Nascimento. Os demais são suplentes.
A Plenária foi realizada no CENTRAF (Centro de Capacitação de Estudos em Metodologias e Tecnologias de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar) em São Paulo do Potengí.

A abertura do evento foi feita pelo Coordenador Geral da FETRAF/RN- João Cabral de Lira , que por sua vez também deu boas vindas a todos os companheiros Sindicalistas presentes no evento.
Os Diretores da Executiva da FETRAF/RN: Hildebrando Rocha , Jubenick Pereira , Pôla Pinto , José Mota e Dário Fortunato também fizeram parte da mesa de abertura da Plenária com os delegados e suplentes para o Congresso da FETRAF/BRASIL.
Com a participação de dezenas de Sindicalistas de todo o estado do Rio Grande do Norte , a reunião teve inicio com a análise da Conjuntura Política , Sindical e os Aspectos Históricos do Movimento Sindical no Brasil conduzida por João Cabral.
No debate sobre o tema Conjuntura , João Cabral também falou sobre os rumos do novo sindicalismo rural e sobre os processos de formação de lideranças da FETRAF/RN.

Já o Companheiro Pôla Pinto falou da força e importância da internet atualmente ,falou também sobre as Eleições de 2014; as manifestações populares , o aumento do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano dos Municípios) e a importância de uma candidatura da FETRAF/RN para Deputado Estadual em 2014.
José Mota Júnior fez um resgate histórico da luta sindical e falou sobre os avanços do governo federal nos últimos 10 anos , além de tecer comentários sobre as manifestações populares e a proposta de Candidatura de um Companheiro da FETRAF/RN em 2014.
O Companheiro Jubenick Pereira falou da importância e orgulho em ser Agricultor Familiar e ainda teceu comentários sobre os processos de formação de lideranças sindicais.
Já Hildebrando falou da importância do Congresso da FETRAF-BRASIL , da Organização Sindical e sobre a consciência Política dos Dirigentes Sindicais.

O Presidente do SINTRAF de Cerro Corá - João Alexandre também comentou sobre as manifestações populares , os avanços e dificuldades do Governo Federal e falou na dificuldade sobre a Carta Sindical dos SINTRAF's.
O Diretor do STR (Sindicato dos Trabalhadores Rurais) de Espírito Santo - José Armando , falou das dificuldades em ser Agricultor Familiar.
Raimundo Canuto de Brito - Presidente do SINTRAF de Janduís e um dos fundadores da FETRAF/RN , falou a respeito da dificuldade da Candidatura própria da FETRAF/RN em 2014 e sobre os Sindicalistas que estão nos governos.
Já o Presidente do SINTRAF de Santa Maria - Erivaldo , lembrou a luta pela reforma agrária e cobrou um maior engajamento do Movimento Sindical como o todo nesta bandeira.
E encerrando as falas , o Delegado-Adjunto do MD
A/RN (Ministério do Desenvolvimento Agrário no Rio Grande do Norte) , Dário Alves de Andrade falou sobre a participação ainda tímida da Juventude e das mulheres nas Conferências Territoriais de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário. Dário informou ainda sobre o lançamento pela Presidente Dilma Roussef do Plano Safra para o Semi-Árido Brasileiro.
Após os debates foram divididos diversos grupos de trabalho que debateram o documento base do Congresso da FETRAF-BRASIL , seguido da apresentação dos grupos.
Na oportunidade Dário e Alex ficaram como facilitadores em 02 grupos de trabalho.
A reunião contou ainda com a presença do Advogado Dr. Fernando Pimenta do Escritório Valério Dutra Advogados que presta serviços a diversos Sindicatos de base da FETRAF/RN.
No final , João Cabral , passou diversas informações sobre a viagem e por fim agradeceu a presença de todos e todas no evento.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Fórum Potiguar de ECOSOL Realizará Reunião da Coordenação Executiva Ampliada

O Fórum Potiguar de Economia Solidária , realizará reunião da Coordenação Executiva Ampliada neste dia 02 de Agosto de 2013 no Centro Público de Natal.
A pauta para esta reunião é composta pelos seguintes pontos de discussão:
  • A não realização da Reunião da Coordenação Estadual em Jaçanã;
  • Relato sobre o 2º Fórum Social e 2ª Feira Mundial da Economia Solidária, Santa Maria/RS;
  • Demanda do FBES (Indicação EES Cirandas até setembro,Fazer a Audiência pelo dia nacional);
  • Animação do GTs Formação e Juventude (acumulo no Planejamento construído no mês de abril) GT de Marco Legal( Minuta do Projeto do Fundo Municipal  da ECOSOL/Natal-RN, mandato do vereador Hugo Manso)  ;
  • Propostas de encaminhamentos para a reunião da Coordenação Estadual do mês de setembro em Mossoró; 
  • Avaliação da Caravana para coleta de assinaturas para o Fundo Estadual da Economia Solidária;
Participam das discussões do Fórum , os Companheiros Diretores do Sindicato: Alex Pontes e João Maria Cabral , que deverão estar presente nesta reunião.

As informações sobre esta atividade do Fórum Potiguar de ECOSOL , são da Secretária Executiva do Fórum: Samara Francioni , integrante da Cooperativa COOPERCACHO.

PARABÉNS AOS SÓCIOS ANIVERSARIANTES DO DIA!!!


HOJE DIA 29 DE JULHO DE 2013 , PARABENIZAMOS OS SÓCIOS E SÓCIAS DO NOSSO SINDICATO QUE COMPLETAM MAIS UM ANO DE VIDA.
DESEJAMOS QUE O NOSSO SENHOR JESUS CRISTO POSSA OS ABENÇOAR CADA VEZ MAIS E QUE POSSAM SEMPRE , CONTAR COM UM SINDICATO CIDADÃO , COMO É O CASO DO NOSSO SINTRAF DE SANTO ANTÔNIO/RN.
PARABÉNS A TODOS E TODAS!!

NOSSOS PARABÉNS AOS SÓCIOS E SÓCIAS:
Ana Claudia da Silva da Rua Vereador Pedro Bezerra
José Claro Sobrinho conhecido por Zezinho da Rua Lagoa do Riacho 2
Lucimar Pontes Soares da Rua João Lins Marinho
Marcileide da Silva Oliveira conhecida por Cileide do Sítio Mocós
Maria das Dores Soares da Silva conhecida por Dorinha da Rua Cel. Pedro Heráclito
Maria do Socorro Marcelino Lima conhecida por Mirian do Sítio Jacú dos Adelinos
Severina Custódio da Silva conhecida por Sílvia do Sítio Mumbuca