sábado, 5 de novembro de 2011

Rompimento de Robinson e Rosalba reflete na região Agreste


O rompimento político da Governadora Rosalba Ciarlini com o seu Vice Robinson Faria começa a causar estragos nos municípios. A região onde se sentirá os maiores abalos desse rompimento será o agreste potiguar, região e berço político do Vice-Governador Robinson. A cidade de Santo Antonio do salto da onça, já sente as mudanças politico/administrativas. O prefeito Gilson Geraldo, aliado e seguidor político de Robinson, deverá perder os cargos nomeados por ele na esfera estadual da cidade. O município tem um hospital regional com suas diretorias, Emater, e algumas outras nomeações, até agora, mantidas pelo grupo ligado a Robinson.
Os rumores, dão conta que as mudanças estarão feitas até a próxima semana. O DEM e o PMDB municipais, deverão indicar a maioria dos cargos. O DEM está no comando de Dickson Targino e o PMDB com o grupo do empresário e prefeitável LULA RIBEIRO, resta apenas esperar.


Anatel publica portaria que reduz tarifa das chamadas de telefone fixo para celular


O Diário Oficial da União publica hoje (4) a resolução da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que reduz a tarifa das chamadas feitas de telefone fixo para celular. Em 80 dias, a agência publicará um ato com os novos valores. Até 2014, a medida fará com que os usuários tenham ganhos de cerca de 45%.
Na prática, segundo a Anatel, a queda será de aproximadamente 10% no valor de cada ligação. Mas, aos poucos, os usuários vão pagar cada vez menos. O objetivo é que o próximo reajuste chegue a 12%. A Anatel pretende promover a redução em três etapas. A última deve ficar em 7%.
No total, a aplicação desses redutores deve diminuir o valor de comunicação de R$ 0,54, que é o atual, para R$ 0,425 em 2014.
A Anatel publicará o ato de homologação das novas tarifas em até 80 dias. A partir daí, as empresas terão 20 dias para apresentar instrumento de pactuação.
Edição: Talita Cavalcante


fonte: agenciabrasil

Justiça decide anular questões do Enem apenas para alunos de colégio cearense


O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acatou o recurso da Advocacia-Geral da União e suspendeu a liminar que anulava 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os participantes da prova. De acordo com a decisão, essas questões serão anuladas apenas para os alunos do colégio cearense que tiveram acesso prévio às perguntas. Segundo o tribunal, os alunos cearenses não serão prejudicados uma vez que a pontuação das questões anuladas será redistribuída.

A determinação é do presidente do TRF-5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, e anula o efeito da liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará na última segunda-feira (31) a pedido do Ministério Público Federal no Ceará. Na ocasião, o juiz Praxedes Vieira da Silva afirmou que a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia. A Advocacia-Geral da União (AGU) questionou a decisão de Silva e ontem (3) à tarde entrou com um recurso pedindo que ela fosse suspensa.

Para o presidente do TRF-5, a anulação das questões apenas para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), e a manutenção integral da prova para os demais estudantes é a solução mais razoável para um “assunto grave” que “atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas”.

Lima, no entanto, reconhece que sua decisão não restabelecerá as condições de igualdade para todos os estudantes que realizaram a prova nos dias 22 e 23 de outubro. “Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, [ou seja] o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, assinala o magistrado.

O MEC defendia que as provas fossem integralmente anuladas para os 639 alunos do colégio cearense e que eles voltassem a prestar o exame no final de novembro, quando as provas serão aplicadas à população carcerária.

As 13 questões foram incluídas em uma apostila distribuída pelo Colégio Christus aos estudantes semanas antes da aplicação das provas. De acordo com o MEC, o vazamento ocorreu na fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.


fonte: agenciabrasil

Equipe do Google é flagrada fotografando ruas de Natal

Carro do Google Street View também está fotografando Mossoró.



Segundo o site oficial do Google Maps, Mossoró também está sendo fotografada.



Uma equipe do Google Maps Street View foi flagrada em Natal nessa terça-feira (1) fotografando as ruas do Centro da cidade e os principais pontos turísticos.

No final de outubro a equipe já havia sido flagrada em Parnamirim, e segundo a página oficial do Google Maps, Mossoró também está sendo fotografada.

O que é
Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão / solo.

Quando foi lançado em 25 de agosto de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.


fonte: nominuto

Garibaldi pode ser ministro em dose dupla


Lendo o blog de Cláudio Humberto, a gente chega a esta conclusão. Carlos Lupi, o atual ministro do Trabalho, está sob fogo cerrado, envolto numa série de denúncias de corrupção, e o que se conta e diz nos planaltos brasilienses é que ele pode perder o cargo ainda no decorrer de 2011. Se isso acontecer, o Palácio do Planalto aproveitaria a brecha para fundir o Ministério do Trabalho com o Ministério da Previdência. E se a fusão de fato ocorrer, o potiguar Garibaldi Alves Filho, senador licenciado que hoje comanda a Previdência, deve ganhar de presente o Trabalho. Será ministro duplo, portanto. Com muito mais força e prestígio. Leiam abaixo a nota de Cláudio Humberto e cliquem aqui para saber notícias do desvio de dinheiro no ministério ainda comandado por Luppi: Sob suspeita de favorecer ONGs amigas com recursos do bilionário Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT), para supostos cursos de qualificação profissional, o ministro Carlos Lupi (Trabalho) virou um problema para o Palácio do Planalto, que passou a semana pedindo processos específicos de financiamentos suspeitos para responder a indagações de órgãos de controle e das principais revistas semanais. O Planalto estudava antecipar a demissão de Carlos Lupi, prevista para março, após sua entrevista ao site IG reclamando de “esvaziamento”. Por ordem de Dilma, Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, há meses assumiu as atribuições que restam ao Ministério do Trabalho. Com a saída de Lupi, o governo deve promover a fusão dos ministérios do Trabalho e da Previdência, como esta coluna já antecipou.

fonte: nominuto

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

“Ele está maravilhoso de humor”, diz Dilma Rousseff ao visitar Lula



A presidenta Dilma Rousseff visitou no início da noite desta segunda-feira (31) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá passar a noite no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, onde começa o tratamento de quimioterapia para combater um câncer na laringe. A visita durou cerca de uma hora, e ambos conversaram sobre a reunião do G20, da qual Dilma irá participar nesta semana na França. A presidenta estava acompanhada do ministro da Fazenda, Guido Mantega, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

“Ele estava interessado em discutir como está o desempenho dos países da Zona do Euro, como a crise está ocorrendo, como é a forma de superação. Ele estava muito empenhado em uma questão, muito importante, que é o fato de que não há registro na história de soluções para uma crise sem que concomitantemente se tenha crescimento”, afirmou a presidenta ao sair do hospital.“Ele está maravilhoso de humor. Está com aquela alegria dele”, disse Dilma. “O presidente é uma pessoa que olha para fora, ele não fica triste olhando para dentro. Ele olha para o mundo, olha para a vida, e é para isso que ele dá importância”.


fonte: blogdopola


Cenário da educação no campo é preocupante


A estruturação de uma política nacional que envolvesse os moradores do campo tem sido uma reivindicação antiga da FETRAF-BRASIL.

O cenário educacional na zona rural é preocupante. Alunos e pais sofrem com a precariedade de acesso para chegar às escolas, problemas de infra-estrutura e, principalmente, a falta de educação específica adequada ao meio rural.

De acordo dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) 37.776 estabelecimentos de ensino rurais fecharam as portas nos últimos dez anos.

Com isso ocorre a nucleação, quando os alunos das escolas são transferidos para escolas maiores e distantes da zona rural, onde não tem ensino voltado especificamente para realidade da agricultura familiar.

Por isso, nesse ano, durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar, realizada em maio, o debate acerca da necessidade de construir uma política nacional de educação no campo, ganhou ainda mais corpo nas audiências com o MEC.

Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, a proposta da entidade incluía, em linhas gerais, recuperar e ampliar a construção e implantação de escolas de ensino básico e fundamental nas comunidades rurais, ensino fundamental, médio, superior e de qualificação, criados para atender a demanda específica do campo.

“Para criação dessa política nacional específica, a participação dos movimentos sociais que já contribuíram muito para avançar na formação e elevação de escolaridade no campo é imprescindível. Assim como professores qualificados inseridos no contexto local”, explicou Rochinski.

A elaboração desse plano educacional já segue em construção no Ministério com a participação da FETRAF e demais movimentos sociais. No último dia 25 de outubro, as entidades assistiram a apresentação da primeira versão do Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO).

Com a criação do Plano Nacional do Livro Didático do Campo e de Diversidade e de uma linha educacional que abranja todos os níveis, que leve em conta as experiências dos movimentos sociais, fortalecimento das ações que já existem, como as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e a participação social ativa tanto na elaboração como acompanhamento do desenvolvimento do Programa, é fundamental para diminuir o déficit educacional.

Dados de estudo de 2009, de Molina, socióloga, e mais dois especialistas para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, entre a população de 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo na zona rural chega a 23,3%, três vezes maior do que em áreas urbanas. A escolaridade média é de 4,5 anos, contra 7,8 anos.


fonte: fetrafbrasil

Brasil realiza curso sobre segurança alimentar


Com o tema “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a participação popular e o controle social na garantia do direito humano à alimentação adequada”, o curso começa hoje (31), em Salvador e integrará a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, de 7 a 10 de novembro.

O Brasil é referência em políticas públicas de combate à fome e inclusão social e, pela terceira vez no ranking da organização não governamental ActionAid ocupa o primeiro lugar entre os países que mais combatem à fome. Essa experiência será transmitida agora para 32 representantes governamentais e da sociedade civil de países em desenvolvimento da Cooperação Sul-Sul com atuação em segurança alimentar, direitos humanos e controle de políticas públicas.

Os representantes participarão do curso “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a participação popular e o controle social na garantia do direito humano à alimentação adequada”, que será realizado até oito de novembro.

A capacitação, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com Agência Brasileira de Cooperação (ABC), terá 56 horas de aula. Como parte da programação, os alunos participarão da 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em Salvador de 7 a 10 de novembro.

Os alunos são dos seguintes países: Botsuana, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Cuba, Egito, El Salvador, Equador, Fiji, Guiné, Guiné-Bissau, Líbano, Moçambique, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Sri-Lanka, Tanzânia, Timor-Leste e Tunísia.

O objetivo é refletir sobre avanços e desafios das políticas de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em diferentes contextos nacionais, tomando por base a experiência brasileira de implantação de um Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com a participação popular e o controle social.

*Informações MDS

Movimentos discutem a primeira versão do PRONACAMPO

PORNACAMPO


Na tarde da última terça-feira (25), no Palácio do Planalto, movimentos sociais reuniram-se com a Secretaria de Educação Continuada, do Ministério da Educação (SECAD/MEC), para discutir sobre a primeira proposta do Programa Nacional de Educação para o Campo, o PRONACAMPO.

Essa primeira versão foi realizada a partir da reivindicação apresentada pelos movimentos sociais, no primeiro semestre do ano, de elaborar uma política nacional de educação que contemplasse o ambiente rural, bem como respeitasse a realidade da agricultura familiar.

A proposta contempla educação infantil, ensino fundamental e médio, educação superior e qualificação, propõe também um Plano Nacional do Livro Didático do Campo e de diversidade.

De acordo com Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL se há um “Plano Nacional de Educação é justo que o campo esteja inserido nessa política de forma efetiva e não com projetos pilotos e ou ações isoladas”.

Para ela, o quesito qualificação e formação para educadores também precisam referenciar o meio rural. “A qualificação tem que estar ligada às políticas públicas, aos desafios que a agricultura familiar tem para enfrentar. E a formação dos professores tem que ser realizada de forma que ele esteja inserido no contexto local”, explicou a coordenadora.

“Além disso, é necessário que os programas que já existem voltados para a educação no campo sejam reestruturados como, por exemplo, o Saberes da Terra, que não avançou significativamente devido a falta de participação social”.

Ainda na proposta apresentada pelo governo, existe a construção de pólos educacionais que terão salas de aula, alojamentos para educadores e alunos, mas que ainda está em fase de elaboração pelo Ministério.

Entretanto, os movimentos foram enfáticos ao concordarem sobre a importância dos pólos, desde que sejam valorizadas e fortalecidas as experiências que os próprios movimentos construíram como as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), por exemplo.

Também participaram da audiência Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário



fonte: fetrafbrasil

Homenagem da FETRAF-RN para a saudosa ELIANE OLIVEIRA



“Eliane Oliveira, jovem que contribuiu e construiu para com o processo sindical, fortaleceu o seguimento juvenil rural”.

“Eliane Oliveira, jovem que sempre acreditou na nova concepção de construção politica sindical, com a participação da juventude, principalmente dos agricultores familiares do sistema fetrafiano”.

“Eliane Oliveira, jovem agricultora familiar que nós deixa o exemplo a ser seguido! Por todos jovens agricultores
familiares”.

“Eliane Oliveira, nosso obrigado, e temos a certeza de que a sua luz, não nos deixou, a sua alegria e sua sabedoria continua conosco”.

“Eliane Oliveira, iremos dá continuidade na sua luta, na construção de políticas para a juventude do campo, e com simplicidade conquistar nossos espaços”.

“Eliane Oliveira, a nossa singela homenagem!”

De todos os/as jovens que participaram da conferencias territorial e estadual de juventude do sistema FERTAFIANO!

Saudades!!!!!!!!!!



fonte: FETRAF-RN

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Santo Antônio/RN: Psicólogo registra BO por abuso de autoridade e constrangimento contra Subgerente do BB

Agência do BB de Santo Antônio/RN, local onde ocorreu o fato


Um fato inusitado aconteceu na manhã de ontem (01/11). O psicólogo Jeronildo Vicente disse que exatamente às 07:30h chegou à agência do BB de Santo Antônio/RN, tendo se deparado com a porta da mesma fechada, inclusive um dos seguranças estava a aproximadamente 50 metros de distância da agência, do outro lado da rua, pois chovia no momento e, segundo informações passadas por outros clientes que estavam no local, o Banco estava fechado pelo fato de um problema eletrônico na porta principal, motivo pelo qual as pessoas ali presentes aglomeravam-se para não se molharem, tendo ido para a frente da porta principal na espera de abrigo e, também, para entrar no Banco quando este abrisse.

Jeronildo disse que o Subgerente Renato chegou à agência às 07:45h e deveria abri-la, uma vez que o mesmo tem a chave da porta principal. Segundo o psicólogo, o Subgerente é uma pessoa sem educação e chegou gritando, utilizando um tom de voz agressivo e dizendo “Saiam do meio e muito cuidado na hora de entrar porque se quebrarem a porta de vidro aí eu vou resolver de outra forma.” Ouvindo isso, o psicólogo, conhecedor dos direitos de cidadão e porta-voz do povo de Santo Antônio/RN, respondeu que se a porta quebrar quem vai pagar é o Banco. Renato se voltou em direção ao psicólogo, retirou a chave da fechadura da porta principal e não abriu mais a agência, afastando-se da agência com atitude de desprezo para com os clientes da agência que estavam no local, deixando a todos perplexos. Passados 5 minutos de espera, Renato não veio abrir a porta, atitude que fez com que o psicólogo registrasse um Boletim de Ocorrência de nº 0764/2011 e uma reclamação de nº14199654 junto à Ouvidoria do Banco do Brasil.

A equipe de redação do blog tentou contato, através de email, com o Subgerente Renato para que este pudesse dar a sua versão sobre os fatos, sendo que, até o fechamento desta matéria, não foi obtida resposta ao email enviado.

Clique AQUI e confira na íntegra o Boletim de Ocorrência de nº 0764/2011.


FONTE: osamigosdaonca

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Santo Antônio/RN: Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza I Caminhada do Terço dos Homens




O evento organizado por José Augusto, Hélio Som, seu Tota e Alvaro Luís, teve início às 19:30h com a concentração em frente ao cemitério São Judas Tadeu , no Bairro Novo, de onde saiu uma procissão com destino a Igreja Matriz, teve adoração ao Santíssimo com os celebrantes Padre Xavier e Padre Adelson, que, diga-se de passagem, ficou surpreso com a presença de tantos homens na igreja.

Cerca de oito cidades da região foram representadas pelos seus Terço dos Homens, locais.

O Terço dos Homens de Santo Antônio, tem feito um grandioso trabalho no sentido de resgatar muitas vidas, trazendo de volta à Igreja, homens que haviam se distanciado do Evangélio e até mesmo aqueles que sequer haviam freqüentado antes a Igreja Católica.

Além dos homens, muitas mulheres e crianças participaram da caminhada e compartilharam a alegria, fé em adoração ao Santíssimo.

Confira algumas imagens:











Com informações do blog amigos da onça e fotos de paulo fitas

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

COORDENADOR DE JUVENTUDE DO SINTRAF , ALEX PONTES ESTARÁ EM BRASÍLIA PARA A 2ª CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE



O Coordenador de Juventude do Sintraf de Santo Antonio e Secretário Geral da FETRAF/RN , Alex de Pontes Silva , estará de 09 a 12 de Dezembro de 2011 , na capital federal , Brasília , participando da 2ª Conferência Nacional de Juventude.
Foram eleitos 23 delegados do Rio Grande do Norte , representando a sociedade civil e mais 2 delegados representando o governo do estado.
Alex , além de representar o Sindicato de Santo Antonio , estará representando toda a juventude da agricultura familiar do estado do Rio Grande do norte.Além de Alex , foram eleitos de base da FETRAF , os companheiros , Willian de Santa Maria e Íngrid de Lagoa de Velhos.
O Processo de escolha dos delegados , se deu por meio de votação , onde votaram mais de 500 jovens de todo o estado e se candidataram , mais de 100 jovens , no qual o companheiro de santo antonio foi um dos escolhidos democraticamente.

LISTA DE DELEGADOS A CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE ELEITOS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN

CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR
OU


Participantes classificados de 1º ao 23º estão na condição de eleitos(as). Participantes classificados do 24º ao 33º estão na condição de suplentes. Todos aqueles que estão nesta lista precisam enviar à Comissão Organizadora Estadual - COE, os seguintes dados individuais: nome completo, CPF, RG, endereço completo, telefone, e-mail e entidade/instituição. Esses sete dados precisam ser enviados para o e-mail conferenciajuventudern@gmail.com no prazo máximo de até 02/11 às 12h (meio dia). Esses dados são fundamentais para emissão de passagens aéreas, agendamento de hospedagem e outros quesitos para a garantia da participação do delegado ou delegada na Conferência Nacional de Juventude que se realizará em Brasília, de 09 a 12 de dezembro.

Parabéns!

domingo, 30 de outubro de 2011

Ricardo Motta livre das vaias na Conferência da Juventude

Ricardo Motta com Mineiro e Hugo (Fotos: Márlio Forte)


Jacob Jácome e Rafael Motta subsecretário estadual de juventude do RN no comando da Conferência


Na polêmica Conferência da Juventude, entre vaias e beijos, o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, saiu incólume dos movimentos formados na entrada do Clube América.

Antes de entrar, uma conversa rápida com os comandantes do PT, deputado Fernando Mineiro e ex-vereador Hugo Manso.

Livre de vaias, Motta falou sobre as reivindicações da Juventude, colocadas em pauta para debate durante o evento, mas atropeladas, em sua maioria, pelo movimento político-partidário.

“Sei que essas prioridades serão inseridas no Plano Estadual de Juventude que haverá de ser encaminhado pelo Governo do Estado à nossa Assembleia. Confirmo a cada um de vocês, e podem fazer chegar aos rincões de todo o Rio Grande do Norte, que os 24 deputados estaduais estão prontos para votar e aprovar esse Plano”, afirmou o deputado, se mostrando próximo dos jovens.

“Ninguém melhor do que os jovens para eleger as políticas públicas prioritárias que servirão não só para o Plano Estadual de Juventude, como para o Plano Nacional de Juventude. A Assembleia Legislativa se sente honrada e gratificada de participar dessa Conferência”.

A Conferência continua neste domingo, sob o comando do subsecretário estadual de Juventude, Rafael Motta, e do coordenador da Sejuv, Jacob Jácome.

Pelo saldo de ontem, políticos não deverão passar nem na frente do América hoje.



fonte: thaisiagalvao

Vaias roubaram a cena da Conferência da Juventude

Felipe entendeu as vaias como 'democracia

'

A presença dos políticos de todas as cores na Conferência da Juventude não impediu que o evento fosse marcado pelas vaias…

E mais: colaborou para que as discussões em torno de temas voltados para a juventude fosse desvirtuados e a política partidária virasse o tema principal.

Aplaudido por uns, o ministro Garibaldi Filho também foi vaiado.

Apelou para a idade….falou em ingratidão…sem sucesso.

O deputado federal Felipe Maia, do DEM, foi o alvo dos jovens que protestavam na frente do clube América, onde foi realizado o evento.

“Filhote da ditadura”, gritavam moças e rapazes na entrada do deputado.

“Tanto as vaias quanto os aplausos fazem parte da democracia, pois demonstram que existem os que estão satisfeitos e os insatisfeitos, contudo continuarei a trabalhar em prol do Rio Grande do Norte”, justificou Felipe quando discursou.

O secretário de Interior e Justiça do governo, Thiago Cortez, também recebeu sua cota de vaias…

A governadora Rosalba Ciarlini se livrou das vaias. Desistiu de ir ao evento quando tomou conhecimento do clima que rondava o clube América.



fonte: thaisagalvao