terça-feira, 5 de julho de 2011

Garantia-Safra vai atender até 940 mil agricultores familiares na safra 2011/2012



Os agricultores familiares do semiárido brasileiro terão à disposição na próxima safra 940 mil cotas para participação no Programa Garantia-Safra do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). A safra 2011/12, que se inicia em julho, totaliza 191.093 mil cotas a mais que na safra atual.

Outra novidade é a ampliação do valor do benefício que, a partir desta safra, será de R$ 680 dividido em cinco parcelas. As mudanças foram aprovadas durante a 14ª Reunião do Comitê Gestor do Programa Garantia-Safra realizada nesta terça-feira (7), no Edifício Palácio do Desenvolvimento, em Brasília (DF), com representantes da sociedade civil e do governo.

O secretário de Agricultura Familiar (SAF/MDA), Laudemir Müller, ressaltou que o seguro é uma política massiva e eficiente. “As ações do Garantia-Safra são boas para o estado e para o agricultor, pois com o Programa, preparamos os nossos produtores rurais no enfrentamento de possíveis problemas climáticos que possam comprometer as suas lavouras”, ressaltou Müller, destacando a universalização do programa do MDA e sua participação no Programa Brasil Sem Miséria do governo federal. “O Garantia-Safra é um instrumento importante nessa luta, pois é ele que vai dá suporte ao nosso público”.

Para a coordenadora do Garantia-Safra, Dione Freitas, o crescimento da participação de municípios e agricultores no Programa demonstra que a iniciativa é muito importante para os agricultores familiares do Nordeste e do Semiárido brasileiro. “O benefício chega no momento em que as famílias estão mais fragilizadas economicamente, no qual perderam a sua produção.”

Na pauta, foram debatidos, ainda, temas que se referem ao novo calendário de plantio, ao cronograma de implementação do Programa desde a sua divulgação nos estados até o início das adesões. Também ficou definido quais serão os critérios de distribuição das próximas cotas os municípios. Além disso, os presentes promoveram um debate sobre a evolução do Programa desde a sua implementação e aprovaram propostas de mudanças no Garantia-Safra para a safra 2011/2012.

Retirado do Site do Pôla Pinto

Nenhum comentário:

Postar um comentário