sábado, 31 de dezembro de 2011

2012 está chegando!!!!


E, então, você já fez seu plano pessoal para 2012?

As empresas começam a fazer seu planejamento em setembro do ano anterior. E nós?!

Vamos lá! Faltam poucas horas para o que vem de novo!

Por isso, não perca tempo.

Se está só, faça seu plano. Se está acompanhado faça seu plano e compartilhe ou, se puder, convide o outro para fazê-lo junto com você: o plano do casal. Lembre-se de ter também objetivos em comum, objetivos da união.

Na verdade, isso deveria mesmo ser "normal"! Fazer o planejamento para o próximo ano deveria incluir orçamento, atividades e mudanças. Sim, porque o que é planejado tem muito mais chance de acontecer.

E, se conseguirmos fazer essa projeção, incluindo o quanto podemos e queremos gastar, muito melhor.

Tenho um casal de amigos que se organizam para a viagem de férias, por exemplo, com até 10 meses de antecedência. O que isso quer dizer? Quer dizer que pagam passagens mais baratas, hospedagem mais barata e, quando viajam, não têm qualquer dívida. Ou seja, a glória!

Brincadeiras de lado, é mesmo importante pensarmos e olharmos para o futuro. Por que não? Por que não aproveitar o ano que está se encerrando e organizar o que vai ser?

Imagine que você possa e, de fato pode, organizar a vida! Colocando objetivos pessoais, profissionais, familiares, etc, etc...

Quer um exemplo?

Ok, imagine que você queira trocar o sofá da sala; mudar de carro; pagar seus impostos à vista, com desconto; comprar aquele programa semestral na academia; renovar o visual; mudar a dieta; mudar de emprego; trocar a TV, comprar um novo armário, começar um namoro; manter seu casamento em alta; ler mais; voltar a estudar; etc, etc...

Para tudo isso, imagine se pudesse organizar uma agenda e atrelar recurso financeiro necessário, tempo e programação? Não seria fantástico? Pois é, você pode. Isso faz parte do orçamento doméstico e todos, todos, podemos fazer.

Basta montar uma planilha simples e jogar tudo lá dentro. Aos poucos, você irá perceber que não dá para fazer tudo em dezembro. Não dá para fazer tudo em janeiro. E, então, aos poucos irá se organizar, colocando cada atividade dentro do mês correspondente à sua entrada de caixa e à sua disponibilidade de tempo. Fácil?

É fácil, a questão é que não estamos habituados a nos planejar. Não estamos habituados a nos organizar. E, então, saímos por aí fazendo o que vem na cabeça e, muitas vezes, no final do ano, acumulamos dívidas e frustrações. Aquela sensação de que, puxa, o ano acabou e não fiz nada! Passou depressa demais.

Será? Será que não é só falta de planejamento e organização da nossa parte?!

Bem, se você quer uma visão de longo prazo do que pode e não pode em 2012 — faça um exercício. E, o mais importante, experimente ficar com o que tem, o que pode, deixe de lado os carnês sem fim, as mensalidades absurdas, o cartão de crédito.

Zere suas contas. Planeje-se. Organize a vida. Organize a vida a dois. Converse, dialogue com seu parceiro e, juntos definam as prioridades para cada período do ano. O exercício pode parecer chato, mas garanto a vocês, fica muito mais fácil levar a vida.


fonte: yahoonoticias

No mais, meus caros, que vocês tenham um Ano Novo cheio de muita saúde, paz, luz e alegria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário