sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Sesap confirma segundo caso de H1N1 no Estado

Juliana Araújo diz que Sesap não caracteriza um novo surto da doença

A secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirmou, na manhã de ontem, mais um paciente com o vírus da Influenza A (H1N1) no Rio Grande do Norte. Esse é o segundo caso registrado, somente este ano, no Estado. Dessa vez, a doença atingiu uma criança com oito anos de idade que, de acordo com a Sesap, já recebeu alta do hospital e passa bem. O departamento técnico de vigilância da influenza e doenças agudas respiratórias da secretaria já havia confirmado, no dia 19 desse mês, o primeiro caso de óbito devido à doença. Segundo autoridades, não há motivos para pânico, porém, o vírus está circulando e é necessário cuidados. De acordo com Stella Leal, responsável pela vigilância da influenza, o período atual é pós-pandêmico e ocorre redução no número de notificação. Em 2009, ocorreu uma pandemia da doença e várias pessoas morrendo em todo mundo. "Continuamos afirmando que não há motivos para caracterização de um surto no estado. Estamos vivendo um período pós-pandêmico, caracterizado pela redução das notificações e de casos confirmados, mas que exige a continuidade das atividades de vigilância epidemiológica, como o monitoramento de casos graves e eventos incomuns de doenças respiratórias agudas".
A subcoordenadora de Vigilância Epidemiológica Juliana Araújo enfatizou que, apesar dos dois casos, a Sesap não caracteriza um novo surto da doença, porém, admitiu que há uma subnotificação que precisa ser evitada. "Atualmente, estamos sensibilizando os profissionais de saúde para coletarem os dados corretamente. Precisamos saber qual tipo de vírus está circulando para saber como e onde agir. Não há estado epidêmico e nem indicam surto, mas iremos reforçar os cuidados", disse. Na última sexta-feira, a Sesap divulgou uma nota técnica mostrando as estatísticas e reforçando a necessidade de atenção para o diagnóstico e tratamento, bem como para práticas de higiene.

Juliana afirma ainda que o vírus da H1N1 está circulando e é preciso ficar atento aos sintomas. "Nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, aumenta-se o número de casos de síndromes gripais. É normal que isso aconteça. É importante a coleta de dados para saber a realidade da doença. Há uma subnotificação que precisa ser combatida", disse.

A Influenza A (H1N1) é caracterizada, geralmente, pela presença de febre acima de 38°C, tosse, dor no corpo, dor de cabeça e de garganta. A recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo. Os hospitais referência em atendimento para os casos graves são o Giselda Trigueiro, para adultos e o Maria Alice Fernandes, para as crianças.

ORIENTAÇÕES

Como se prevenir da Influenza A (H1N1):

- Lave as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar;

- Não compartilhe alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal;

- Pessoas com gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas;

- Ao tossir ou espirrar, cubra o nariz e a boca com um lenço descartável;

- Não use medicamentos sem orientação médica. A automedicação pode ser prejudicial à saúde;

- Procure seu médico ou a unidade de saúde mais próxima em caso de gripe para diagnóstico e tratamento adequados

fonte: tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário