terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

WikiLeaks diz que Hugo Chávez tem entre 1 e 2 anos de vida



O site Wikileaks divulgou nesta terça-feira (28) que o presidente venezuelano Hugo Chávez tem entre um e dois anos de vida, de acordo com médicos russos e cubanos que atenderam o líder em julho do ano passado. Chávez se submeteu nesta segunda-feira (27) à terceira cirurgia contra um câncer em menos de um ano.
Mensagens de e-mail reveladas pelo WikiLeaks mostram um prognóstico de saúde desolador para o presidente. Os textos fazem parte de um grupo de mais de 5 milhões de e-mails da consultoria de inteligência global Stratford, que fornece serviços para grandes corporações e para órgãos de governo, como o Departamento de Segurança Interna dos EUA, entre outros. No texto, o informante é identificado como uma fonte de qualidade B e apontado como um antichavista.
De acordo com a mensagem, o câncer – que começou com o surgimento de um volume “perto da próstata que se estendeu para o cólon” – teria se propagado dos nódulos linfáticos até a medula óssea e seu estado seria muito sério. O texto afirma ainda que a equipe de médicos do presidente contaria com cubanos, russos e chineses. De acordo com a previsão dos cubanos, o presidente teria mais dois anos de vida. Segundo os russos, apenas um ano. Nenhuma das informações pôde ser comprovada.
Um dos e-mails divulgados mostra críticas da equipe médica russa sobre o tratamento feito em Havana em junho do ano passado. Os médicos russos afirmavam que os cubanos não têm equipamentos apropriados e os acusavam de ter feito uma “cirurgia incorreta” para tentar retirar o tumor.
Dias depois do primeiro tratamento, a equipe russa fez uma segunda intervenção cirúrgica para uma “limpeza” na região pélvica de Chávez. Na ocasião, os médicos extraíram um “tumor do tamanho de uma bola de beisebol”, como descreveu o próprio presidente da Venezuela.
Ainda segundo os médicos citados no e-mail, Chávez é um “mau paciente” porque “não escuta os médicos e interrompe o tratamento quando vai fazer alguma aparição pública”.

fonte: yahoonoticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário