quinta-feira, 10 de maio de 2012

Presidente do SINTRAF de Santo Antonio/RN, visita turma de alfabetização do Projeto Mova Brasil





Na noite de ontem dia 09/05/12, o Presidente do SINTRAF de Santo Antonio o Sr. José Dário visitou a turma de alfabetização do Projeto MOVA Brasil. A turma da Agricultora Familiar e Professora Kaliane tem 25 alunos matriculados em fase de alfabetização.

O Projeto MOVA-Brasil tem os seguintes objetivos: 
Contribuir para a redução do analfabetismo no Brasil, o fortalecimento da cidadania e a construção de políticas públicas para a educação de jovens e adultos.
§         Estabelecer parcerias com outros projetos do programa Desenvolvimento & Cidadania Petrobras e com organizações, sindicatos, movimentos sociais, movimentos populares e governos.
§         Organizar turmas de alfabetização de jovens e adultos em regiões prioritárias para os parceiros envolvidos no processo.
§         Formar coordenadores de polo, assistentes pedagógicos, coordenadores locais e alfabetizadores.

Metodologia
A perspectiva metodológica adotada neste projeto fundamenta-se nos princípios filosóficos, políticos e pedagógicos de Paulo Freire.
A ação pedagógica se desenvolve com base na Leitura de Mundo do educando ou educanda, a partir da qual se identificam as situações significativas da realidade em que ele ou ela está inserido(a).
Desse processo surgem os temas geradores que, por sua vez, orientam a escolha dos conteúdos. O conhecimento construído no ato de educar busca problematizar a realidade e a compreensão mais profunda do mundo vivido. A partir dessa compreensão crítica, educandos e educandas são estimulados a planejar ações de intervenção social e passam a atuar como sujeitos da construção de realidades mais justas e humanas.

Para o Presidente do SINTRAF o Sr José Dário, o projeto é muito rico, é impressionante a forma de trabalho. Pude conhecer de perto as experiências em alguns encontros realizados pelo MOVA Brasil. Já é a segunda vez que o projeto atua em nosso município, alfabetizando mais de 200 agricultores (as) familiares. Não podia esquecer de falar de outro projeto que atuamos como parceiros, o Projeto Todas as Letras. O Sindicato tem se mostrado preocupado com a educação do homem do campo, e estamos sempre nas discussões para facilitar o acesso  do mesmo. (Dário Fortunato)

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário