domingo, 19 de junho de 2011

FETRAF integra o Comitê Brasil em Defesa das Florestas


O Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável foi criado para assegurar a manutenção de uma legislação florestal condizente com o desenvolvimento sustentável do Brasil. No dia do lançamento, na última terça-feira (7), a ex-senadora Marina Silva, uma das idealizadoras do Comitê, lançou também a campanha para coleta de 1 milhão de assinaturas contra a devastação, ou seja, contra o texto do Novo Código Florestal aprovado no último dia 25 de maio.

Para a ex-senadora “a mentalidade dos brasileiros é melhor do que a do Congresso que votou esse projeto.

Maria da Graça Amorim, coordenadora de Meio Ambiente da FETRAF-BRASIL, deixou clara sua indignação com a proposta de alteração do código florestal aprovada na Câmara dos deputados que beneficia apenas os grandes produtores.

"Estão usando [bancada ruralista] a agricultura familiar para justificar a mudança que não tem apoio de nenhum agricultor familiar. Agricultor familiar depende da natureza, das matas, dos rios e não tem a intenção de acabar com a fonte de subsistência do homem. Quem desmata é o agronegócio. É ele que defende a mudança do código e quem não se importa com o planeta", discursou.

No que se refere à campanha, o objetivo é dar sustentabilidade política aos senadores para que alterem o projeto e, caso isso não ocorra, proporcionar sustentabilidade política à presidenta Dilma Rousseff, para que vete o novo código, esclareceu Marina.

Também integram o Comitê, a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Central Únicas dos Trabalhadores (CUT), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Fórum de ex-ministros de meio ambiente, Movimento SOS Florestas, composto pelas entidades Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Apremavi, Imaflora, Instituto Centro de Vida (ICV), Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e WWF-Brasil, Via Campesina, Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, Conselho Nacional das Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), Associação Brasileira das ONGs (ABONG), Rede de Juventude Pelo Meio Ambiente (REJUMA), Movimento Amazônia para Sempre, Movimento Humanos Direitos.



fonte: fetrafbrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário