terça-feira, 4 de outubro de 2011

DIRETORES DO SINTRAF PARTICIPAM DO II FESTIVAL DA JUVENTUDE LATINOAMERICANO

Alex Pontes e Francicarlos Santos



Os Diretores do SINTRAF de Santo Antonio Alex Pontes e Francicarlos Santos, participarão do II Festival da Juventude Latinoamericano de 07 à 11/10/11 em Fortaleza-CE.

TEMA: O CANTO DE UM NOVO MUNDO

Em 2010, a Prefeitura Municipal de Fortaleza organizou o 1° Festival Latino Americano das Juventudes na cidade (3 a 6 de junho). Foi um encontro de experiências das diversas formas de organizações das juventudes. Reunimos mais de 5 mil jovens alojados e mais de 25 mil em todas as atividades. Com esta experiência, vimos que é possível realizar um intercâmbio entre movimentos e políticas de juventude, a partir de atividades propostas e organizadas por jovens.

O diferencial deste Festival é o modelo de encontro que propomos. Conseguimos promover um espaço para as juventudes. Aquele foi um espaço que perpassou as diferentes formas de viver a juventude. Tivemos debates, palestras, apresentações artísticas espontâneas, apresentações de shows com bandas locais, nacionais e internacionais, encontros de movimentos, feira da economia solidária. Tudo feito com o pensamento de que as juventudes pensam o mundo que vivem e podem interferir na realidade que está colocada para cada um e cada uma.

O primeiro Festival se mostrou um lugar de debates sobre as políticas públicas para o nosso segmento, na cidade, no país e na América Latina. Colocamos para todos e todas as nossas lutas, a forma de cada um se organizar e como pensamos a conjunta política local e da América Latina. O tema foi A América Latina e as lutas juvenis.

É com a ideia de que as juventudes precisam de espaços como este, para se encontrar, trocar experiências e pensar em modelos de sociedade democráticas, feministas, anti-racistas, anti-homofóbicas e sustentáveis, que o Festival é construído. É por isso, e porque este foi o maior evento de debates e construções sobre as juventudes até então, que o Festival já é um evento do nosso calendário e dos nossos movimentos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário