quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Dilma destaca força do Brasil Rural para o crescimento do país


Em discurso realizado na abertura oficial da 34ª Expointer, nesta sexta-feira (2), a presidenta Dilma Rouseff ressaltou o fortalecimento das políticas para o meio rural brasileiro como fundamentais ao desenvolvimento sustentável do país. A presidenta destacou que a força do setor se deve ao crescimento dos investimentos dos últimos anos, na agricultura familiar e no agronegócio, mas também à integração de ações de aumento da produção e produtividade e respeito ao meio ambiente. “Essa é a nossa visão estratégica da agricultura brasileira. Aqui está uma das dimensões políticas mais importantes do nosso futuro como maior fornecedor mundial de alimentos”.

A presidenta apontou as políticas dos planos de safra 2011/2012 como alavancas para a produção dos mercados interno e externo e que “visam facilitar a vida do produtor rural para dar um salto ainda maior de qualidade ao setor”.

Para a agricultura familiar, a presidenta pontuou as principais medidas adotas pelo governo federal para impulsionar o setor, responsável por 70% da produção nacional de alimentos. O fortalecimento da agricultura familiar, disse a presidenta, passa pela oferta dos R$ 16 bilhões em crédito nesta safra, mas também “pela garantia de preços mínimos, seguro agrícola, de uma habitação rural adequada e pelo Suasa que é um incetivo à agricultura familiar”.

Os anúncios fazem parte do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/ 2012 que combina políticas com foco no aumento da produção sustentável de alimentos, geração de renda no campo e organização econômica dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos tradicionais.

Na quinta-feira (1º), o governo do Rio Grande do Sul aderiu ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Com a incorporação ao os produtos das agroindústrias familiares gaúchas inspecionados pelo Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional.

Política regional fortalece o país

Dilma disse que o estímulo para o campo brasileiro passa também pela consolidação de uma política nacional, mas é fundamental dedicar “um olhar regional, um olhar para os estados”. A presidenta atribuiu à parceria do governo federal com o estado do Rio Grande de Sul o sucesso da Expointer, “que espelha a capacidade de inovação e qualidade que está impulsionando a economia gaúcha e fortalecendo o projeto de desenvolvimento sustentável do estado”. Esta Expointer, disse, “ocorre em um ambiente de fortalecimento das relações federativas entre o governo do Rio Grande do Sul e o governo federal e reúne o que há de melhor no Brasil em qualidade, em produção e em tecnologia”.

O governador Tarso Genro frisou que o momento é "de reordenamento da economia produtiva do Estado" e defendeu o crescimento econômico com distribuição de renda. Tarso acrescentou que os efeitos na economia podem ser notados nos setores de produção, desde a agricultura familiar aos produtores pecuários e proprietários de pequenas, médias e grandes propriedades. "A conexão da indústria aqui no Estado, com a qualificação da nossa produção, ocorreu a partir do momento em que nós colocamos aqui dentro um espaço muito importante para a agricultura familiar".

O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, apontou este espaço, o pavilhão da agricultura familiar, como um dos exemplos da força da agricultura familiar citada pela presidenta. “O pavilhão é exemplo da pujança econômica da produção familiar e é resultado da política agrícola adotada. Estamos em um momento de crescimento da produção e garantia de comercialização que ajudam a consolidar o crescimento do país”.

fonte: MDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário