sábado, 4 de setembro de 2010

Turismo rural promove caminhadas em serras da região Agreste

O clima e as belas paisagens são alguns atrativos do passeio ecológico que a Emater-RN realiza neste sábado (4) no município serrano de Monte das Gameleiras, região agreste do Rio Grande do Norte, no Circuito de Caminhadas na Natureza. Outra programação semelhante acontecerá na Serra de São Bento, na terça-feira (7). Os dois eventos são ações do Programa Turismo Nacional da Agricultura Familiar cuja finalidade é promover a geração de ocupação e renda para os pequenos agricultores.


O Programa é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Emater-RN, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), prefeituras municipais, sindicatos e associações de trabalhadores rurais, visando agregar valor e renda para agricultura familiar, através da comercialização de artesanato e da culinária locais.

A programação em Monte das Gameleiras terá início às 8 horas diante do ginásio municipal com a participação de agricultores familiares, estudantes do município e localidades vizinhas. O percurso a ser desenvolvido constará de visitas a unidades produtivas da agricultura familiar nos sítios Guaí, Olho D´água e Cercado Grande, e à uma agroindústria de fruticultura, incluindo a Pedra da Canastra, um dos atrativos da serra. No centro da cidade funcionará, durante todo o dia, uma feira de artesanato e produtos da agricultura familiar.

Segundo a gerente da rede de assistência técnica e extensão rural voltada para o turismo e artesanato na agricultura familiar do Rio Grande do Norte, Ariamélia Cruz, "o objetivo do Programa Turismo Rural na Agricultura Familiar é promover a potencialidade turística de forma a melhorar a geração de renda da comunidade, fortalecendo a agricultura familiar por meio da comercialização dos produtos, sensibilizando os envolvidos para a importância do segmento no crescimento pessoal e no desenvolvimento sustentável".

Nenhum comentário:

Postar um comentário