
sexta-feira, 12 de outubro de 2007
ELEIÇÃO DO SINDICATO

terça-feira, 2 de outubro de 2007
PARABÉNS PRESIDENTE DÁRIO

quinta-feira, 13 de setembro de 2007
ESTUDO DO CADERNO 1
segunda-feira, 6 de agosto de 2007
ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
terça-feira, 5 de junho de 2007
CONHEÇA MELHOR A HISTÓRIA DO SINDICATO
1º PRESIDENTE:
MANOEL NOZINHO DA SILVA
MANDATO: DE 1978 À 1981
2º PRESIDENTE:
DAMIÃO SOARES DA SILVA
MANDATO: DE 1981 À 1984
3º PRESIDENTE:
MANOEL NOZINHO DA SILVA
MANDATO: DE 1984 À 1987
4º PRESIDENTE:
JUVINO FELIPE DA SILVA
MANDATO: DE 1987 À 1990
5º PRESIDENTE:
EDÍSIO PAULÍRIO DOS SANTOS
MANDATO: DE 1990 À 1993
6º PRESIDENTE:
JUVINO FELIPE DA SILVA
MANDATO: DE 1993 À 1996
7º PRESIDENTE:
EDIVALDO BELO DOS SANTOS
MANDATO: DE 1997 À 2000
8º PRESIDENTE:
EDIVALDO BELO DOS SANTOS
MANDATO: DE 2000 À 2003
9º PRESIDENTE:
JOSÉ DÁRIO FORTUNATO DA SILVA
MANDATO: 2003 À 2007
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELO SINDICATO
· PARTICIPAÇÃO EM TODOS OS CONSELHOS EXISTENTES NO MUNICÍPIO;
· REALIZAÇÃO DE REUNIÕES MENSAIS NAS COMUNIDADES RURAIS;
· REALIZAÇÃO DE REUNIÕES MENSAIS NA SEDE;
· PARTICIPAÇÃO EM SEMINÁRIOS (MUNICIPAIS, ESTADUAIS E NACIONAIS);
· PARTICIPAÇÃO E APOIO AO PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA CUT (PROJETO TODAS AS LETRAS), 12 TURMAS DE 300 ALFABETIZANDOS;
· PARTICIPAÇÃO E APOIO DO PROGRAMA DE 1 MILHÃO DE CISTERNAS RURAIS, COM MAIS DE 600 CISTERNAS DE PLACAS CONSTRUÍDAS BENEFICIANDO ASSIM OS AGRICULTORES (AS) FAMILIARES DO MUNICÍPIO;
· PARTICIPAÇÃO E APOIO AO PROJETO DE HABITAÇÃO RURAL DA COOPERHAF (CAPRICHANDO A MORADIA), BENEFICIANDO DE MOMENTO 17 FAMÍLIAS DE AGRICULTORES (AS) FAMILIARES DE MUNICÍPIO;
· CURSO DE FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS;
· CURSO DE FORMAÇÃO DE TÉCNICOS AGRÍCOLAS;
· CURSO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO DE JOVENS RURAIS;
· ENCONTRO DE MULHERES TRABALHADORAS RURAIS;
· ACOMPANHAMENTO E APOIO AO CONSAD AGRESTE POTIGUAR;
· CURSO DE ELEVAÇÃO DE ESCOLARIDADE;
· CURSO DE CAPACITAÇÃO E FORMAÇÃO PARA ÁREAS DE ASSENTAMENTOS;
· CONQUISTA DO PRIMEIRO ASSENTAMENTO (CATOLÉ) NO MUNICÍPIO DE SANTO ANTONIO, BENEFICIANDO 25 FAMÍLIAS DE AGRICULTORES (AS) FAMILIARES;
· CURSO PARA DIRIGENTES SINDICAIS;
· CAMPANHA DE DOCUMENTAÇÃO PARA AGRICULTORA, ATRAVÉS DO MDA (MINISTÉRIO DE DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO).
SERVIÇOS PRESTADOS AOS ASSOCIADOS
· ASSISTÊNCIA JURÍDICA (2 VEZES POR MÊS);
· ATENDIMENTO OFTALMOLÓGICO;
· ATENDIMENTO ODONTOLÓGICO;
· CURSO DE INFORMÁTICA;
· INTERNET GRATUÍTA;
· TRANSPORTE DISPONÍVEL A NATAL;
· AJUDA PARA MEDICAMENTOS;
· ACOMPANHAMENTO PREVIDENCIAL AO INSS;
.EMISSÃO DE CARTEIRAS PROFISSIONAIS.
OBSERVAÇÃO: AMBOS OS SERVIÇOS PRESTADOS SÃO DIRECIONADOS AOS SÓCIOS COM SUAS MENSALIDADES EM DIAS.
HISTÓRIA DO SINDICATO
FUNDADO EM: 17 DE FEVEREIRO DE 1962
RECONHECIDO EM: 05 DE OUTUBRO DE 1978
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN (STR), foi fundado em 17 de fevereiro de 1962, e que só no dia 05 de outubro de 1978 foi reconhecido. De 1962 à 1969 o Sr. Sebastião Getúlio da Silva foi Presidente do Sindicato e logo no ano 1969 à 1978 o Sr. Manoel Nozinho da Silva continuou assumindo o Sindicato, estes dois trabalhadores foram os primeiros Presidentes do Sindicato sem o voto direto dos trabalhadores, isto tudo, devido a ditadura militar da época. O padre Raimundo deu uma grande contribuição na fundação do Sindicato, pois ajudou os companheiros Manoel Nozinho da Silva e Sebastião Getúlio da Silva a mobilizar os Trabalhadores (as) rurais para virem se associar no Sindicato fazendo reuniões e etc.
No ano de 1964, período da ditadura Militar já havia no Sindicato 1075 associados e no mesmo ano todos esses associados foram forçados a abandonarem o Sindicato pelo regime Militar e os grandes latifundiários da época. No ano de 1969 quando Manoel Nozinho assumiu o Sindicato, nessa época só tinha apenas 16 associados, que só no ano de 1970 os sócios começaram a votar e participar das atividades do Sindicato e em fevereiro de 1971 o Sindicato através do trabalho de Manoel Nozinho da Silva já tinha no seu quadro de filiados 3167 sócios em dias, e hoje nós temos um Sindicato com mais de 9000 filiados.
O Sindicato só teve eleição direta com o voto do trabalhador só no ano de 1978, onde Manoel Nozinho da Silva foi o primeiro Presidente do Sindicato pelo voto direto do trabalhador.
quarta-feira, 30 de maio de 2007
Dário Coordenador de Organização Sindical
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio do Salto da Onça foi nomeado nesta sexta feira dia 25/05/07 ao cargo de Coordenador de Organização Sindical, no II Congresso da Agricultura Familiar Potiguar da FETRAF-RN, que foi realizado em Natal no Caic de Lagoa Nova, onde estavam presente representantes de entidades: Hugo Manso do MDA, Maria da Conceição da EMATER, Canindé França da SEARA, Deputado do PT Mineiro, Ruy Pereira, entre outros e aproximadamente 40 sindicatos de vários lugares do Rio Grande do Norte, que elegeram em assembléias delegados para participarem do Congresso nos dias 23, 24 e 25 de maio de 2007.
II Congresso e Feira da Agricultura Familiar Potiguar da FETRAF-RN

O encontro dos trabalhadores e trabalhadoras rurais com a governadora marcou o segundo dia do congresso da Fetraf.
Mais de mil agricultores vindos de várias regiões do estado caminharam na manhã desta quarta-feira, 24, até o Centro Administrativo da cidade do Natal, com o objetivo de entregar à governadora Vilma de Faria a pauta com as propostas e reivindicações da FETRAF-RN, em relação à agricultura familiar. Este ato marcou o início da programação do segundo dia do II Congresso Estadual da Agricultura Familiar, que encerra-se nesta sexta-feira,25.
A Cia de Teatro Ciranduis do Município de Janduís abriu com muito humor o evento, encenando um recital com diversas poesias. Em seguida houve a composição dos integrantes da mesa, dentre eles estiveram presentes a governadora Vilma de Faria, o vice-governador Iberê Ferreira de Sousa, o Coordenador Geral da FETRAF-RN, João Cabral de Lira, e, representando a Assembléia Legislativa, o Deputado Estadual Fernando Mineiro, que na ocasião foi muito aplaudido pelos presentes, por sua atuação nas questões agrárias.
O primeiro integrante da mesa a se pronunciar foi João Cabral, que ressaltou a importância do movimento, falou das lutas e conquistas, além de deixar clara a intenção do ato. “Estamos aqui com a intenção de propor a criação de um grupo de trabalho que dê continuidade as nossas reivindicações, não queremos que pare por aqui o nosso movimento”, afirmou.
O ponto mais significativo do ato foi à entrega da pauta de reivindicações para a governadora Vilma de Faria, que na ocasião se comprometeu em buscar alternativas para atender a todas as reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras rurais.
Discriminação na execução de credito fundiário, o déficit habitacional e o problema da precariedade com o abastecimento de água, são alguns dos pontos em questão abordados na pauta.
A governadora aproveitou o momento para ressaltar a importância das ações do governo Lula nas questões agrárias, “Nunca no Brasil tivemos um presidente tão ativo nas questões agrárias como o governo do presidente Lula” afirmou.
O deputado Fernando Mineiro foi citado pela governadora como uma das autoridades que estão comprometidas com as ações do presidente Lula aqui no estado, e pediu que divulgasse na Assembléia Legislativa os avanços dos programas sociais do governo na área social, como o programa do leite.
No encerramento, a governadora anunciou a implantação do Centro de Comercialização da Agricultura Familiar, em Natal, uma das principais reivindicações da FETRAF-RN.