
sábado, 29 de outubro de 2011
PRIMEIRO DIA DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN

- Representante da Secretaria Nacional de Juventude
- Hélio Silva – Conselho Nacional de Juventude representando a Rede de Jovens do Nordeste
- Rafael Motta – Subsecretário Estadual de Juventude
- Jacob Jácome – Coordenador Executivo de Juventude
- Representante da Comissão Organizadora Estadual de Juventude
- Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário
- Representante da Secretaria do Desenvolvimento Territorial
- Representante da Rede dos Colegiados Territoriais – Cícera Franco
- Juventude e Educação
- Juventude e Trabalho
- Juventude e Cultura
- Juventude e Comunicação
- Juventude e Cidade
- Juventude e Campo/Rural
- Juventude e Transporte Público
- Juventude e Meio Ambiente
- Juventude e Povos Tradicionais
- Juventude e Saúde
- Juventude, Esporte, Lazer e Tempo Livre
- Juventude e Segurança
- Juventude, Diversidade e Direitos Humanos
- Juventude e Participação
- Juventude e Fortalecimento Institucional
DIRETOR DO SINTRAF PARTICIPA de Oficina para elaboração de projetos para o Programa BNB de Cultura
sexta-feira, 28 de outubro de 2011
SINTRAF de Santo Antonio participa de reunião junto ao INSS
Superintendente Nacional da SUHAR participa do encerramento da Capacitação sobre Cooperativismo em Chapecó/SC

Nesta quinta-feira (27) ocorreu o quarto e último dia da Capacitação sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, promovido pela Cooperhaf em parceria com a Fetraf Brasil e Fetraf-Sul/Cut e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA).

No encerramento do evento, além dos participantes conhecerem como funciona os setores de Tecnologia Social e Projetos, de Tecnologia da Informação, de Comunicação e a Secretaria Geral, contaram com a visita da Superintendente Nacional de Habitação Rural (Suhar) da Caixa Econômica Federal, Noemi Aparecida Lemes, e ainda com os gerentes da Caixa Regional Oeste Olir Heuvico Dal Cin e Wilson Argenton.
Os representantes da Caixa apresentaram o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR Minha Casa Minha Vida), expuseram as regras, o funcionamento, as metas e ainda sanaram dúvidas dos participantes de 16 estados da base da Fetraf Brasil que pretendem desenvolver habitação rural.
Para a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, a participação da Caixa Econômica Federal foi um dos momentos mais importantes da Capacitação, pois a Caixa é quem executa o programa e é uma grande parceira da cooperativa.
No encerramento o coordenador da Fetraf-Sul/Cut, Celso Ludwig, agradeceu a presença de todos e ressaltou afirmando que “o pontapé inicial foi dado, agora cada estado deve absorver o que aprendeu, adequar a sua realidade e pensar no agricultor familiar, razão pela qual todos se reuniram para desenvolver habitação em seus estados”.
Vale ressaltar que participaram do evento lideranças sindicais, cooperativistas e técnicos de diversas áreas de atuação, vindos da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.
O curso ocorreu na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC e teve como objetivo capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação. Além disso, visou qualificar tecnicamente as equipes, buscando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do país.
Durante o período de capacitação foram abordados assuntos como organização sindical, importância da agricultura familiar, políticas públicas, habitação rural e cooperativismo.
FONTE: Assessoria de Imprensa COOPERHAF
quinta-feira, 27 de outubro de 2011
FETRAF participa do I Seminário Nacional de Participação Social

Termina nesta quinta-feira (28), o I Seminário Nacional de Participação Social realizado pela Secretaria Geral da Presidência da República.
Ao discutir temas como participação social e orçamento público, relação das novas mídias com as formas de representação e participação, participação social na Rio +20, etc., o objetivo da atividade é fazer um balanço dos processos de participação social do governo federal e debater iniciativas, perspectivas e estratégias norteadoras para o período 2011/2014.
A FETRAF participa do Seminário desde o início, no dia 26. Além dos movimentos sociais a atividade é voltada para gestores federais, estaduais e municipais da participação social; representantes de ONGs; conselheiros nacionais; pesquisadores do tema, professores, estudantes.
FONTE: FETRAF BRASIL
FRANCICARLOS SANTOS REPRESENTARÁ O ESTADO DO RN NA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Aldo Rebelo é confirmado novo ministro do Esporte

Fonte: Agência Brasil
No terceiro dia de capacitação do Curso de Cooperativismo em Chapecó/SC, participantes realizam visitas

No terceiro dia da Capacitação sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, que acontece entre os dias 24 a 27 em Chapecó (SC), os participantes realizaram diversas visitas técnicas, em Chapecó.
Durante todo o dia os representantes dos 16 estados visitaram as sedes da Fetraf-Sul/CUT, da Cooperhaf Matriz, da Cooperhaf filial Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf). Nestes locais, eles puderam conhecer a estrutura, funcionamento, gestão e encaminhamentos políticos e técnicos das entidades. Além destas visitas, puderam conhecer o Mercado Público Municipal e alguns pontos turísticos de Chapecó.
Para o diretor de política agrícola da FETRAF/PARÁ, Nonato de Sousa, a realidade de sua cidade é completamente diferente. “O curso que estamos fazendo é um complemento do que a gente quer fazer nos Estados, esse é o grande desafio”, diz Sousa.
A Coordenadora da Secretaria de Mulheres da FETRAF-BRASIL, Viviane Pereira de Oliveira, afirma que as mulheres estão conquistando seus espaços na Agricultura Familiar (AF). “Já temos mulheres na direção, temos potencial forte e estamos descobrindo que somos capazes de fazer acontecer”, diz ela. A coordenadora salienta ainda que o sul do Brasil tem uma cultura importante, que é o coletivo e que todos trabalham juntos.
Vale ressaltar que participam do evento lideranças sindicais, cooperativistas e técnicos de diversas áreas de atuação, vindos da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.
O curso acontece na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC e tem como objetivo capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação. Além disso, visa qualificar tecnicamente as equipes, buscando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do país.
Durante o período de capacitação estão sendo abordados assuntos como organização sindical, importância da agricultura familiar, políticas públicas, habitação rural e cooperativismo.
O evento é organizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA) e com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf).
FONTE: Assessoria de Imprensa Cooperhaf e Fetraf-Sul/Cut
Rebanho bovino cresce 2,1% e chega a 209,5 milhões de cabeças

Vacinação começa dia 1º

Jornada de Lutas da FETRAF Brasil mostra mais um resultado

quarta-feira, 26 de outubro de 2011
JOVENS DO SINTRAF PARTICIPAM DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN

- Representante da Secretaria Nacional de Juventude
- Hélio Silva – Conselho Nacional de Juventude representando a Rede de Jovens do Nordeste
- Rafael Motta – Subsecretário Estadual de Juventude
- Jacob Jácome – Coordenador Executivo de Juventude
- Representante da Comissão Organizadora Estadual de Juventude
- Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário
- Representante da Secretaria do Desenvolvimento Territorial
- Representante da Rede dos Colegiados Territoriais – Cícera Franco
- Juventude e Educação
- Juventude e Trabalho
- Juventude e Cultura
- Juventude e Comunicação
- Juventude e Cidade
- Juventude e Campo/Rural
- Juventude e Transporte Público
- Juventude e Meio Ambiente
- Juventude e Povos Tradicionais
- Juventude e Saúde
- Juventude, Esporte, Lazer e Tempo Livre
- Juventude e Segurança
- Juventude, Diversidade e Direitos Humanos
- Juventude e Participação
- Juventude e Fortalecimento Institucional
NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO COM O PR ARMANDO FILHO NA IGREJA BATISTA BETEL
A Igreja Batista Betel de Santo Antonio, pelo Pr. Marcolino Jr, convida você e toda sua família para participarem da noite de louvor e adoração missionária com o Pr. Cantor Armando Filho direto do Rio de Janeiro-RJ dia 19 de novembro de 2011 às 19h00min ao lado da Igreja Batista Betel. Venha ajudar essa obra missionária, seja um missionário.
A senha custará R$ 10,00 + 1 kg de alimento.
Venha, participe e seja impactado pelo poder de Deus !!!
Maiores informações liguem: (84) 9604 8480 (Pr. Marcolino Jr)
FETRAF integra GT para construção da II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural

Brasil apresenta Plano Brasil Sem Miséria a países Ibero-americanos

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou nesta segunda-feira (24), em Salvador, o Plano Brasil Sem Miséria a representantes de países ibero-americanos, durante reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-americano de Cooperação em Gestão Territorial (Proterritórios). O secretário executivo adjunto do MDA, Carlos Guedes, e o Secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, representaram o ministério no evento.
Carlos Guedes apresentou a estratégia do governo brasileiro para superar a pobreza extrema no pais por meio do Plano Brasil Sem Miséria. Para o meio rural, o Plano prioriza a inclusão produtiva destas famílias, concentradas no semiárido nordestino, com assistência técnica diferenciada, fomento para atividades produtivas e foco na segurança alimentar, geração de renda e melhoria das condições de vida. “A meta até 2014 é promover a inclusão social e produtiva de 255 mil famílias que vivem no meio rural. Este ano, 52 mil famílias estão sendo atendidas diretamente".
Guedes tratou como fundamental para tirar as famílias da invisibilidade social e assegurar direitos utilizar experiências consolidadas e ações articuladas com governos estaduais, municipais e sociedade civil. "A nossa escolha para o meio rural de iniciar o Brasil Sem Miséria pelos territórios Rurais e da Cidadania nos dá segurança de alcançar os objetivos do Plano devido à experiência e acúmulo de acões articuladas dentro dos territórios".
Jerônimo Rodrigues enfatizou a prioridade do governo federal de investir na política territorial em projetos que tenham relação com a superação da extrema pobreza.
Estiveram presentes na reunião os governos da Espanha, México, Argentina, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Bolívia, e Brasil. El Salvador e Peru participaram por meio de videoconferência. O evento também contou com a participação, como convidados, do vice-ministro de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal Aguirre, e do representante do IICA no Brasil, Manuel Otero.
fonte: MDA
terça-feira, 25 de outubro de 2011
REUNIÃO MENSAL DA DIRETORIA DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO
Os diretores e Diretoras do SNTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) de Santo Antonio/RN, se reuniram nesse último sábado dia 22 de Outubro de 2011 , na sede do SINTRAF.
A reunião teve como ponto de pauta:
- INFORMES;
- AVALIAÇÃO DE AÇÕES APROVADAS EM REUNIÕES ANTERIORES;
- CRONOGRAMA DE REUNIÕES EM COMUNIDADES RURAIS;
- FINANCEIRO;
- ENTRE OUTROS ASSUNTOS.
Participaram da reunião , os seguintes Diretores(as): José Dário Fortunato , Maria Aparecida Fagundes , Maria José Rodrigues , Alex Pontes , Robson Allan , Expedito Vitoriano , Expedito Bezerra , Dalvanira França , Wanda , Sandra , Aldací Cassiano , Dona Maria e Jeane Augusto.
A próxima reunião da diretoria , ficou agendada para dia 19 de Novembro.
segunda-feira, 24 de outubro de 2011
SINTRAF DE SANTO ANTONIO COMEMOROU O DIA DAS CRIANÇAS NAS COMUNIDADES RURAIS
O Presidente do Sintraf de Santo Antonio , Dário Fortunato esteve participando nos dias 12 e 15 de Outubro de 2011 , nas comunidades de Umburana e Assentamento Catolé respectivamente , das comemorações ao dia das crianças , como todo ano acontece tradicionalmente em nosso município.
Em Umburana , as 19:oohs na Quadra de Esportes da comunidade , com a presença de dezenas de crianças e os membros da Associação Local , além do amigo Messias e Dona Terezinha que sempre incentivou o evento alusivo ao dia das crianças, a festa teve início com a abertura feita pelo Coordenador de Juventude do Sintraf , Alex Pontes , que também compareceu ao evento. Logo em seguida Dário Fortunato fez uso da palavra saudando a todos presentes e parabenizando a toda criançada.
Logo após aconteceram várias brincadeiras e participações de palhaços para animar as crianças , alem de distribuição de brinquedos para toda turma presente. O encerramento foi por conta de Maelson dos Teclados , jovem cantor e tecladista da própia comunidade de Umburana.
Já no Assentamento a festa começou cedo e se estendeu até a noite , com a presença do Presidente do SINTRAF , Dário Fortunato , Presidente da Associação Local , Eriberto e o amigo empresário Lula Ribeiro , que também compareceu ao evento. Com a mesma programação , como aconteceu em Umburana , com brincadeiras,distribuição de lanche e brinquedos , o evento contou com a forte presença da comunidade no geral.
Para o presidente do SINTRAF , Dário Fortunato , "é muito bom você poder propiciar alegrias para as nossas crianças , uma vez que as mesmas não dispõem de alternativas de lazer em nossas comunidades rurais", disse Dário.
VEJA MAIS FOTOS DOS DOIS EVENTOS:
Lideranças de 16 Estados participam de capacitação sobre Cooperativismo Habitacional em Chapecó/SC

Lideranças sindicais e cooperativistas além de técnicos de diversas áreas de atuação vindos de 16 Estados Brasileiros (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná) estão em Chapecó participando do curso sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais.
A abertura oficial do evento ocorreu nesta manhã. O curso acontece na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC – entre os dias 24 a 27 de outubro.
Dentre os objetivos principais do curso está capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitam o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação e ainda qualificar tecnicamente as equipes visando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do Brasil.
Durante toda a semana serão abordados assuntos como a organização social e sindical, a importância da agricultura familiar, as políticas públicas, a habitação rural, o cooperativismo: conceitos e origens e a necessidade de uma equipe técnica qualificada, entre outros.
O evento é organizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e tem o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf Brasil e Fetraf-Sul/Cut).
Assessoria de Imprensa Cooperhaf
1ªConsocial – UMA CHAMADA À SOCIEDADE CIVIL

A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ªConsocial é uma realização da Controladoria-Geral da União – CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.
A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.
Além das etapas preparatórias estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os quatro eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via portal da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.
Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências. Há também o Texto-Base da Consocial que, em caráter propositivo, também norteará os debates.
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrize resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional
Informações:
http://www.consocial.cgu.gov.br/releases/prorrogados-os-prazos-de-convocacao-e-realizacao-das-etapas-municipais-da-1-consocial/