sábado, 29 de outubro de 2011

Protesto impede participação de Rosalba na Conferência da Juventude


Estudantes ensaiaram um 'Fora Rosalba' (Fotos: Márlio Forte)






A governadora Rosalba Ciarlini era esperada no Clube América, para participar da 2ª Conferência Estadual de Juventude.

Mas um protesto fez a Rosa Gove mudar o roteiro do sábado.

Estudantes protestavam contra a situação da UERN e um grupo ensaiou, com cartazes, um Fora Rosalba.



fonte: thaisagalvao



PRIMEIRO DIA DA 2ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN



Alex Pontes e Francicarlos Santos representando Santo Antonio e a Juventude dos SINTRAF's




1º Dia - 29/10 – sábado
Credenciamento – 08h às 15h

10h – Abertura
  • Representante da Secretaria Nacional de Juventude
  • Hélio Silva – Conselho Nacional de Juventude representando a Rede de Jovens do Nordeste
  • Rafael Motta – Subsecretário Estadual de Juventude
  • Jacob Jácome – Coordenador Executivo de Juventude
  • Representante da Comissão Organizadora Estadual de Juventude
  • Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário
  • Representante da Secretaria do Desenvolvimento Territorial
  • Representante da Rede dos Colegiados Territoriais – Cícera Franco

11h - Leitura de Regimento
Representante da Comissão Organizadora Estadual de Juventude

12h - Almoço

14h – Mesa temática: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos
Representante da Secretaria Nacional de Juventude
Hélio Silva – Conselho Nacional de Juventude
Mediação – Jenair Alves – Canto Jovem (COE/CONJUVE)

15h – Bate papo

15:30 – Formação de GTs
  1. Juventude e Educação
  2. Juventude e Trabalho
  3. Juventude e Cultura
  4. Juventude e Comunicação
  5. Juventude e Cidade
  6. Juventude e Campo/Rural
  7. Juventude e Transporte Público
  8. Juventude e Meio Ambiente
  9. Juventude e Povos Tradicionais
  10. Juventude e Saúde
  11. Juventude, Esporte, Lazer e Tempo Livre
  12. Juventude e Segurança
  13. Juventude, Diversidade e Direitos Humanos
  14. Juventude e Participação
  15. Juventude e Fortalecimento Institucional

19h – Encerramento de trabalho de grupos

19h às 21h – Jantar

DIRETOR DO SINTRAF PARTICIPA de Oficina para elaboração de projetos para o Programa BNB de Cultura


DEYSE SUPERINTENDENTE ESTADUAL DO BNB/RN E O DIRETOR DO SINTRAF FRANCICARLOS SANTOS



CORDELISTA JOÃO GOMES SOBRINHO (XEXÉU)









O DIRETOR do SINTRAF de Santo Antonio, participou neste dia 28 de outubro de 2011, em Nova Cruz-RN, na casa de cultura da Oficina para elaboração de Projetos para o BNB de cultura, juntamente com Artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados em inscrever propostas na edição 2011 do Programa BNB de Cultura - Parceria BNDES .
Ao todo, a iniciativa contemplará 54 cidades na área de atuação do BNB (Nordeste, mais norte de Minas Gerais e Espírito Santo). Com essa ação, o Banco visa oferecer maiores oportunidades de acesso aos recursos financeiros do Programa, que, desde a edição passada, conta com a parceria do BNDES.
De acordo com o gerente do Ambiente de Gestão da Cultura do Banco do Nordeste, Tibico Brasil, o objetivo é “facilitar e estimular a participação do maior número possível de proponentes, além de fornecer orientações pertinentes à elaboração dos projetos diretamente aos interessados”.
O período de inscrição dos projetos para o Programa BNB de Cultura será de 1º de novembro a 16 de dezembro deste ano. O formulário e todas as informações necessárias aos proponentes estão disponíveis no portal do Banco do Nordeste (www.bnb.gov.br/cultura).
No Rio Grande do Norte, a entrega deverá ser feita na Superintendência Estadual do BNB (Av. Antônio Basílio, 3006 – Ed. Lagoa Center, loja 35C – Lagoa Nova, Natal-RN), de segunda a sexta-feira, no período de 10h às 16h, ou pelos Correios, com remessa para o mesmo endereço, em correspondência registrada com Aviso de Recebimento – AR (considerada a data de postagem), em envelope devidamente identificado.
O Programa BNB de Cultura é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste, com a parceria do BNDES, para apoio à produção e difusão da cultura nordestina, mediante seleção pública de projetos. Existente desde 2005, o Programa já patrocinou mais de 130 iniciativas no Rio Grande do Norte, com recursos superiores a R$ 2,1 milhões.

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

SINTRAF de Santo Antonio participa de reunião junto ao INSS


fotos Erinilson Cunha



Santo Antônio/RN

Aconteceu hoje dia (27) na cidade de Santo Antônio/RN reunião dos sindicatos junto ao INSS, a reunião foi conduzida pelo senhor Francisco Olimpio (Chiquinho) gerente do INSS agência Santo Antônio. Estava presente o SINTRAF de Serra de São Bento/RN na pessoa do seu presidente Erinilson Cunha e do senhor Antônio Adauto presidente do STR.
A reunião com os SINTRAFS e os STRS foi para tratar sobre o Cadastro Nacional de Informações Sociais quer a partir do próximo ano ficará sobre a responsabilidade dos sindicatos, e assuntos de interesse da categoria, na ocasião os presidentes debateram sobre temas importantes para o movimento sindical com o gerente da agência local de Santo Antônio.
Estava presente sindicato das seguintes cidades, Serra de São Bento, Passa e Fica Espírito Santo, Serrinha, Santo Antônio, Nova Cruz, São José do Campestre, Várzea, Jundiá, Lagoa Salgada, Boa Saúde etc.

fonte: blogerinilsoncunha

Superintendente Nacional da SUHAR participa do encerramento da Capacitação sobre Cooperativismo em Chapecó/SC



Nesta quinta-feira (27) ocorreu o quarto e último dia da Capacitação sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, promovido pela Cooperhaf em parceria com a Fetraf Brasil e Fetraf-Sul/Cut e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA).



No encerramento do evento, além dos participantes conhecerem como funciona os setores de Tecnologia Social e Projetos, de Tecnologia da Informação, de Comunicação e a Secretaria Geral, contaram com a visita da Superintendente Nacional de Habitação Rural (Suhar) da Caixa Econômica Federal, Noemi Aparecida Lemes, e ainda com os gerentes da Caixa Regional Oeste Olir Heuvico Dal Cin e Wilson Argenton.

Os representantes da Caixa apresentaram o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR Minha Casa Minha Vida), expuseram as regras, o funcionamento, as metas e ainda sanaram dúvidas dos participantes de 16 estados da base da Fetraf Brasil que pretendem desenvolver habitação rural.

Para a presidente da Cooperhaf, Liane Vitali Kothe, a participação da Caixa Econômica Federal foi um dos momentos mais importantes da Capacitação, pois a Caixa é quem executa o programa e é uma grande parceira da cooperativa.

No encerramento o coordenador da Fetraf-Sul/Cut, Celso Ludwig, agradeceu a presença de todos e ressaltou afirmando que “o pontapé inicial foi dado, agora cada estado deve absorver o que aprendeu, adequar a sua realidade e pensar no agricultor familiar, razão pela qual todos se reuniram para desenvolver habitação em seus estados”.

Vale ressaltar que participaram do evento lideranças sindicais, cooperativistas e técnicos de diversas áreas de atuação, vindos da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O curso ocorreu na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC e teve como objetivo capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação. Além disso, visou qualificar tecnicamente as equipes, buscando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do país.

Durante o período de capacitação foram abordados assuntos como organização sindical, importância da agricultura familiar, políticas públicas, habitação rural e cooperativismo.

FONTE: Assessoria de Imprensa COOPERHAF

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

FETRAF participa do I Seminário Nacional de Participação Social



Termina nesta quinta-feira (28), o I Seminário Nacional de Participação Social realizado pela Secretaria Geral da Presidência da República.

Ao discutir temas como participação social e orçamento público, relação das novas mídias com as formas de representação e participação, participação social na Rio +20, etc., o objetivo da atividade é fazer um balanço dos processos de participação social do governo federal e debater iniciativas, perspectivas e estratégias norteadoras para o período 2011/2014.

A FETRAF participa do Seminário desde o início, no dia 26. Além dos movimentos sociais a atividade é voltada para gestores federais, estaduais e municipais da participação social; representantes de ONGs; conselheiros nacionais; pesquisadores do tema, professores, estudantes.

FONTE: FETRAF BRASIL

FRANCICARLOS SANTOS REPRESENTARÁ O ESTADO DO RN NA CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE


Francicarlos Santos, diretor do SINTRAF de Santo Antonio, foi eleito delegado para participar da 14ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá na Brasilia/DF de 30/11 à 04/12/11.
Francicarlos Santos participou de 17 à 19/10/11 deste mês, da 7ª Conferência Estadual de Saúde, realizada pelo Conselho Estadual de Saúde e Secretaria Estadual de Saúde do RN. A forma de escolha dos delegados foi feita através de eleição entre os segmentos de usuários, prestadores de serviço e profissionais de saúde. Francicarlos candidatou-se entre os usuários da I USARP e conseguiu a maioria dos votos, ficando em primeiro lugar, em segundo São José de Mipibú, em terceiro Jundiá e em quarto Nova Cruz.

Aldo Rebelo é confirmado novo ministro do Esporte


A Presidência da República acaba de confirmar o deputado Aldo Rebelo como novo ministro do Esporte no lugar de Orlando Silva. A ministra Helena Chagas, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, disse que a escolha é definitiva e que o nome de Aldo será publicado no Diário Oficial de amanhã.
Ao se reunir com Aldo Rebelo no Palácio da Alvorada, a presidenta Dilma Rousseff pediu a ele que conduza o ministério com o objetivo de enfrentar “todos os desafios da Copa do Mundo e das Olimpíadas”. Aldo Rebelo disse que à tarde dará entrevista coletiva para falar sobre sua gestão.
Nascido em Alagoas, Aldo está no quinto mandato de deputado federal. Ele foi eleito pelo PCdoB de São Paulo. Jornalista e escritor, Aldo iniciou a atuação política como líder do movimento estudantil e chegou a presidir a União Nacional dos Estudantes (UNE). Ele também é um dos fundadores da União da Juventude Socialista (UJS).
Sua militância o levou a se eleger vereador em São Paulo, primeiro cargo no Legislativo. Durante o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (2008-2010), Aldo foi presidente da Câmara dos Deputados, ministro de Relações Institucionais e líder do governo na Câmara.
No primeiro semestre deste ano, Aldo Rebelo foi relator do projeto do novo Código Florestal, matéria que dividiu a base governista e chegou a ser aprovada na Câmara dos Deputados. A proposta agora é discutida no Senado.
Aldo é conhecido por sua postura nacionalista. Um dos projetos apresentados por ele é o que prevê a redução de estrangeirismos na língua portuguesa.
Ele assume a vaga de Orlando Silva que deixou o Ministério do Esporte depois de o STF instaurar inquérito para apurar denúncias de desvio de dinheiro em ações da pasta. Há duas semanas, o policial militar João Dias acusou o ex-ministro de participar de um esquema de desvio de recursos públicos do programa Segundo Tempo. A denúncia foi publicada pela revista Veja. Desde então, Orlando Silva vem negando participação no esquema, tendo prestado informações ao Congresso Nacional. Ele também pediu ao Ministério Público que o investigasse para garantir sua inocência.
O ex-ocupante da pasta e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, também é acusado de desviar dinheiro do programa. A ministra Cármen Lúcia determinou que o inquérito que já investiga Agnelo Queiroz no Superior Tribunal de Justiça (STJ) fosse levado ao STF para que ela avaliasse se o processo deve correr em conjunto com o de Orlando Silva. De acordo com o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, há uma “relação intensa” entre os casos. Com a saída de Orlando Silva do ministério, o inquérito passa a ser conduzido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).


Fonte: Agência Brasil

No terceiro dia de capacitação do Curso de Cooperativismo em Chapecó/SC, participantes realizam visitas



No terceiro dia da Capacitação sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais, que acontece entre os dias 24 a 27 em Chapecó (SC), os participantes realizaram diversas visitas técnicas, em Chapecó.

Durante todo o dia os representantes dos 16 estados visitaram as sedes da Fetraf-Sul/CUT, da Cooperhaf Matriz, da Cooperhaf filial Santa Catarina, do Sindicato dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Sintraf). Nestes locais, eles puderam conhecer a estrutura, funcionamento, gestão e encaminhamentos políticos e técnicos das entidades. Além destas visitas, puderam conhecer o Mercado Público Municipal e alguns pontos turísticos de Chapecó.



Para o diretor de política agrícola da FETRAF/PARÁ, Nonato de Sousa, a realidade de sua cidade é completamente diferente. “O curso que estamos fazendo é um complemento do que a gente quer fazer nos Estados, esse é o grande desafio”, diz Sousa.

A Coordenadora da Secretaria de Mulheres da FETRAF-BRASIL, Viviane Pereira de Oliveira, afirma que as mulheres estão conquistando seus espaços na Agricultura Familiar (AF). “Já temos mulheres na direção, temos potencial forte e estamos descobrindo que somos capazes de fazer acontecer”, diz ela. A coordenadora salienta ainda que o sul do Brasil tem uma cultura importante, que é o coletivo e que todos trabalham juntos.

Vale ressaltar que participam do evento lideranças sindicais, cooperativistas e técnicos de diversas áreas de atuação, vindos da Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Tocantins.

O curso acontece na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC e tem como objetivo capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação. Além disso, visa qualificar tecnicamente as equipes, buscando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do país.

Durante o período de capacitação estão sendo abordados assuntos como organização sindical, importância da agricultura familiar, políticas públicas, habitação rural e cooperativismo.

O evento é organizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/ MDA) e com a Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf).



FONTE: Assessoria de Imprensa Cooperhaf e Fetraf-Sul/Cut

Rebanho bovino cresce 2,1% e chega a 209,5 milhões de cabeças


As cerca de 209,5 milhões de cabeças de gado registradas em 2010 representaram aumento de 2,1% no rebanho nacional em relação a 2009, informou hoje (26) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
De acordo com o coordenador da pesquisa, Octávio de Oliveira, o crescimento mostra o retorno a um patamar histórico, após um período de grande abate de fêmeas entre 2002 e 2006, o que prejudicou a taxa de crescimento do rebanho a partir de 2007."Em 2007 houve uma queda do rebanho, mas desde 2008 tem sido identificado um pequeno crescimento de 1% a 2%. Já em 2010, verificamos essa taxa um pouquinho maior em relação ao período anterior. Mas está dentro da normalidade do patamar de 2% a 3%", explicou o pesquisador.As maiores concentrações de bovinos estão no Centro-Oeste, Norte e Sudeste. O rebanho de bubalinos (búfalos) cresceu 4,3% no mesmo período, concentrado principalmente no Pará e Amapá. Os rebanhos equinos (cavalos) e muares (mulas e burros) ficaram estáveis, enquanto os asininos (asnos) tiveram queda de 2,8% de 2009 para 2010.Segundo o estudo, a quantidade de galos, frangas, frangos e pintos permaneceu estável em 2010, com aproximadamente 1 bilhão de animais, concentrados no Paraná. As galinhas tiveram aumento de 0,9% e as codornas, de 13,1%, ambas concentradas no estado de São Paulo. A quantidade de coelhos, sobretudo na Região Sul, caiu 4,2%.


* Fonte: Agência Brasil

Vacinação começa dia 1º


O governo do estado lançou ontem a segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que será realizada no período de 1º a 30 de novembro e pretende imunizar mais de 90% do rebanho do Rio Grande do Norte. As perspectivas para a campanha foram apresentadas durante entrevista coletiva em que também foram abordados temas como as restrições sanitárias impostas por cidades livres da febre aftosa e a consequente necessidade de reclassificação por parte dos estados que ainda estão sob o status de risco médio da doença, como é o caso do RN.
Para a segunda etapa da campanha, serão investidos R$ 300 mil, somente de aportes financeiros do estado. Serão disponibilizadas 900 mil doses da vacina. O último caso de febre aftosa no Rio Grande do Norte foi registrado no município de Montanhas, distante 95 km de Natal, há 11 anos. Apesar disso, a inspeção e preocupação com o rebanho potiguar, em especial pelo estado sediar uma das maiores feiras agropecuárias do Brasil, a Festa do Boi, são acompanhadas de perto pelo Ministério da Agricultura em associação com órgãos de controle do Governo do Estado.Em 2012, já no primeiro semestre, existe a possibilidade de o estado deixar a classificação de zona de risco médio para zona livre de aftosa mediante vacinação. No entanto, a mudança depende de outros fatores, como explicou o diretor-geral do Idiarn. Rui Sales definiu que após a vacinação é encaminhado um questionário pelo Ministério da Agricultura para que sejam apresentados dados específicos da ação e para mapeamento dos principais problemas enfrentados pelos órgãos de fiscalização. O cadastramento dos animais e a classificação do rebanho também são averiguados."Sete estados da região Nordeste e o Pará estão pleiteando a saída da zona de risco. Mas houve um entendimento que Pernambuco e Maranhão passassem para uma nova classificação e, sendo assim, vamos solicitar que isso seja feito no RN também", disse Sales, concluindo que até o final do ano um projeto deve ser apresentado ao Ministério da Agricultura.O secretário-adjunto da Secretaria de Agricultura Pecuária e Pesca, José Simplício de Holanda, enfatizou que a secretaria atendeu às solicitações do ministério e destacou que o ideal para o RN é manter o índice vacinal acima de 90%.


FONTE: TRIBUNADONORTE

Jornada de Lutas da FETRAF Brasil mostra mais um resultado



Com investimentos no total de R$ 10 milhões, o Ministério das Comunicações, por meio da Secretaria de Inclusão Digital (SID), e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), da Secretaria Geral da Presidência da República, lançam edital para selecionar projetos de extensão propostos por universidades federais e institutos de ensino superior (Ifes) voltados para a inclusão digital da juventude rural.

Com três linhas temáticas de projetos que são: Educação do Campo, Gestão e Comercialização da Produção na Agricultura Familiar e Comunicação Digital nas áreas rurais, cada universidade poderá apresentar até um projeto para cada eixo, com valores de R$ 100 mil a R$ 200 mil.

Sendo uma das reivindicações apresentadas pela FETRAF-BRASIL durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar, realizada em maio deste ano, a inclusão digital para os jovens rurais caracteriza-se como mais um resultado positivo da entidade no trabalho de garantir, além da sucessão nas propriedades, a formação para os jovens, considerou Maria Josana de lima, coordenadora de Juventude da FETRAF-BRASIL.

“Essa é uma das conquistas que irá possibilitar o acesso à formação e qualificação que são importantes para a organização, e contribuir para a permanência do jovem no campo. Mas sabemos que isso não atende toda a nossa demanda, porque só conseguiremos avançar significativamente quando as políticas públicas forem devidamente articuladas e implementadas”, avaliou Josana.

As universidades e institutos devem apresentar projetos com duração de 16 meses e devem ocorrer, preferencialmente, nos assentamentos da reforma agrária ou junto aos povos ou comunidades tradicionais.

As universidades interessadas têm até 11 de novembro para enviar os projetos e o edital e o formulário de inscrição estão disponíveis nos sites www.mc.gov.br e www.juventude.gov.br

FONTE: FETRAF Brasil

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

ATINGIMOS A MARCA DOS 11.000 ACESSOS

JOVENS DO SINTRAF PARTICIPAM DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN




Os jovens Francicarlos Santos, Alex Pontes e Alan, participarão da 2ª conferência estadual de juventude do RN, que trás o tema: conquistar direitos, desenvolver o Brasil, no América Futebol Clube nos dias 29 e 30 de outubro do ano em curso.


Programação Conferência Estadual de Juventude do RN
Local: América Futebol Clube – Natal/RN


1º Dia - 29/10 – sábado
Credenciamento – 08h às 15h

10h – Abertura
  • Representante da Secretaria Nacional de Juventude
  • Hélio Silva – Conselho Nacional de Juventude representando a Rede de Jovens do Nordeste
  • Rafael Motta – Subsecretário Estadual de Juventude
  • Jacob Jácome – Coordenador Executivo de Juventude
  • Representante da Comissão Organizadora Estadual de Juventude
  • Representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário
  • Representante da Secretaria do Desenvolvimento Territorial
  • Representante da Rede dos Colegiados Territoriais – Cícera Franco

11h - Leitura de Regimento
Representante da Comissão Organizadora Estadual de Juventude

12h - Almoço

14h – Mesa temática: Juventude, Desenvolvimento e Efetivação de Direitos
Representante da Secretaria Nacional de Juventude
Hélio Silva – Conselho Nacional de Juventude
Mediação – Jenair Alves – Canto Jovem (COE/CONJUVE)

15h – Bate papo

15:30 – Formação de GTs
  1. Juventude e Educação
  2. Juventude e Trabalho
  3. Juventude e Cultura
  4. Juventude e Comunicação
  5. Juventude e Cidade
  6. Juventude e Campo/Rural
  7. Juventude e Transporte Público
  8. Juventude e Meio Ambiente
  9. Juventude e Povos Tradicionais
  10. Juventude e Saúde
  11. Juventude, Esporte, Lazer e Tempo Livre
  12. Juventude e Segurança
  13. Juventude, Diversidade e Direitos Humanos
  14. Juventude e Participação
  15. Juventude e Fortalecimento Institucional

19h – Encerramento de trabalho de grupos

19h às 21h – Jantar

Noite cultural – (de 21:30 à 00h)


2º Dia – 30/10 - domingo


Café da manhã: 07h às 9h

9h – Abertura artística – O imperador das fabulações, de Rodrigo Bico, do Grupo de Teatro Facetas, Mutretas e Outras Histórias, de Natal/RN;

09:20 – Plenária

12h – Eleição de delegados

13h – Divulgação dos delegados eleitos a etapa nacional e encerramento da Conferência

13:30 às 15h – Almoço

15h – Retorno dos delegados as suas cidades


fonte: conjuve

NOITE DE LOUVOR E ADORAÇÃO COM O PR ARMANDO FILHO NA IGREJA BATISTA BETEL


A Igreja Batista Betel de Santo Antonio, pelo Pr. Marcolino Jr, convida você e toda sua família para participarem da noite de louvor e adoração missionária com o Pr. Cantor Armando Filho direto do Rio de Janeiro-RJ dia 19 de novembro de 2011 às 19h00min ao lado da Igreja Batista Betel. Venha ajudar essa obra missionária, seja um missionário.

A senha custará R$ 10,00 + 1 kg de alimento.

Venha, participe e seja impactado pelo poder de Deus !!!

Maiores informações liguem: (84) 9604 8480 (Pr. Marcolino Jr)


FETRAF integra GT para construção da II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural


Encerrou nesta terça-feira (25) a reunião do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (CONDRAF) que discutiu estratégias para construção da II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural.

Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL ressalta que mais importantes do que elaborar uma dinâmica para a II Conferência, o importante é avançar na efetividade das políticas públicas para garantir um Brasil Rural com gente.

“Esse projeto tem que ter capacidade de avaliar o conjunto de políticas públicas que já foram conquistadas para que dessa análise seja possível dar um salto de qualidade e na formulação de novas políticas públicas e no controle social”, avaliou Rochinski.

“Nesse sentido, o CONDRAF, os conselhos estaduais e territoriais tem papel fundamental, mas precisam ser redimensionados para nova fase de implantação de políticas”.

A II Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural está prevista para o ano que vem.



fonte: fetrafbrasil

Brasil apresenta Plano Brasil Sem Miséria a países Ibero-americanos


O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) apresentou nesta segunda-feira (24), em Salvador, o Plano Brasil Sem Miséria a representantes de países ibero-americanos, durante reunião do Comitê Intergovernamental do Programa Ibero-americano de Cooperação em Gestão Territorial (Proterritórios). O secretário executivo adjunto do MDA, Carlos Guedes, e o Secretário de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, representaram o ministério no evento.

Carlos Guedes apresentou a estratégia do governo brasileiro para superar a pobreza extrema no pais por meio do Plano Brasil Sem Miséria. Para o meio rural, o Plano prioriza a inclusão produtiva destas famílias, concentradas no semiárido nordestino, com assistência técnica diferenciada, fomento para atividades produtivas e foco na segurança alimentar, geração de renda e melhoria das condições de vida. “A meta até 2014 é promover a inclusão social e produtiva de 255 mil famílias que vivem no meio rural. Este ano, 52 mil famílias estão sendo atendidas diretamente".

Guedes tratou como fundamental para tirar as famílias da invisibilidade social e assegurar direitos utilizar experiências consolidadas e ações articuladas com governos estaduais, municipais e sociedade civil. "A nossa escolha para o meio rural de iniciar o Brasil Sem Miséria pelos territórios Rurais e da Cidadania nos dá segurança de alcançar os objetivos do Plano devido à experiência e acúmulo de acões articuladas dentro dos territórios".

Jerônimo Rodrigues enfatizou a prioridade do governo federal de investir na política territorial em projetos que tenham relação com a superação da extrema pobreza.

Estiveram presentes na reunião os governos da Espanha, México, Argentina, Guatemala, Costa Rica, Panamá, Colômbia, Bolívia, e Brasil. El Salvador e Peru participaram por meio de videoconferência. O evento também contou com a participação, como convidados, do vice-ministro de Desenvolvimento Rural do Ministério da Agricultura do Equador, Miguel Carvajal Aguirre, e do representante do IICA no Brasil, Manuel Otero.


fonte: MDA

terça-feira, 25 de outubro de 2011

REUNIÃO MENSAL DA DIRETORIA DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO



Os diretores e Diretoras do SNTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) de Santo Antonio/RN, se reuniram nesse último sábado dia 22 de Outubro de 2011 , na sede do SINTRAF.
A reunião teve como ponto de pauta:
- INFORMES;
- AVALIAÇÃO DE AÇÕES APROVADAS EM REUNIÕES ANTERIORES;
- CRONOGRAMA DE REUNIÕES EM COMUNIDADES RURAIS;
- FINANCEIRO;
- ENTRE OUTROS ASSUNTOS.
Participaram da reunião , os seguintes Diretores(as): José Dário Fortunato , Maria Aparecida Fagundes , Maria José Rodrigues , Alex Pontes , Robson Allan , Expedito Vitoriano , Expedito Bezerra , Dalvanira França , Wanda , Sandra , Aldací Cassiano , Dona Maria e Jeane Augusto.
A próxima reunião da diretoria , ficou agendada para dia 19 de Novembro.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

SINTRAF DE SANTO ANTONIO COMEMOROU O DIA DAS CRIANÇAS NAS COMUNIDADES RURAIS



O Presidente do Sintraf de Santo Antonio , Dário Fortunato esteve participando nos dias 12 e 15 de Outubro de 2011 , nas comunidades de Umburana e Assentamento Catolé respectivamente , das comemorações ao dia das crianças , como todo ano acontece tradicionalmente em nosso município.
Em Umburana , as 19:oohs na Quadra de Esportes da comunidade , com a presença de dezenas de crianças e os membros da Associação Local , além do amigo Messias e Dona Terezinha que sempre incentivou o evento alusivo ao dia das crianças, a festa teve início com a abertura feita pelo Coordenador de Juventude do Sintraf , Alex Pontes , que também compareceu ao evento. Logo em seguida Dário Fortunato fez uso da palavra saudando a todos presentes e parabenizando a toda criançada.
Logo após aconteceram várias brincadeiras e participações de palhaços para animar as crianças , alem de distribuição de brinquedos para toda turma presente. O encerramento foi por conta de Maelson dos Teclados , jovem cantor e tecladista da própia comunidade de Umburana.



Já no Assentamento a festa começou cedo e se estendeu até a noite , com a presença do Presidente do SINTRAF , Dário Fortunato , Presidente da Associação Local , Eriberto e o amigo empresário Lula Ribeiro , que também compareceu ao evento. Com a mesma programação , como aconteceu em Umburana , com brincadeiras,distribuição de lanche e brinquedos , o evento contou com a forte presença da comunidade no geral.
Para o presidente do SINTRAF , Dário Fortunato , "é muito bom você poder propiciar alegrias para as nossas crianças , uma vez que as mesmas não dispõem de alternativas de lazer em nossas comunidades rurais", disse Dário.

VEJA MAIS FOTOS DOS DOIS EVENTOS:




Lideranças de 16 Estados participam de capacitação sobre Cooperativismo Habitacional em Chapecó/SC



Lideranças sindicais e cooperativistas além de técnicos de diversas áreas de atuação vindos de 16 Estados Brasileiros (Bahia, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Tocantins e Paraná) estão em Chapecó participando do curso sobre Cooperativismo e Gestão de Cooperativas Habitacionais.

A abertura oficial do evento ocorreu nesta manhã. O curso acontece na Associação Estadual de Mulheres Camponesas de Santa Catarina – AEMC/SC – entre os dias 24 a 27 de outubro.

Dentre os objetivos principais do curso está capacitar as lideranças e as equipes técnicas com instrumentos metodológicos que possibilitam o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes processos que envolvem o tema da habitação e ainda qualificar tecnicamente as equipes visando melhorar o desenvolvimento dos trabalhos nos diferentes estados do Brasil.

Durante toda a semana serão abordados assuntos como a organização social e sindical, a importância da agricultura familiar, as políticas públicas, a habitação rural, o cooperativismo: conceitos e origens e a necessidade de uma equipe técnica qualificada, entre outros.

O evento é organizado pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf) em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e tem o apoio da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf Brasil e Fetraf-Sul/Cut).



Assessoria de Imprensa Cooperhaf

1ªConsocial – UMA CHAMADA À SOCIEDADE CIVIL



A 1ª Conferência Nacional sobre Transparência e Controle Social – 1ªConsocial é uma realização da Controladoria-Geral da União – CGU. Convocada por Decreto presidencial de 8 dezembro de 2010, a 1ª Consocial terá etapas preparatórias a realizarem-se de julho de 2011 a abril de 2012 em todo o Brasil, o que deve mobilizar mais de 1 milhão de brasileiros que serão representados por cerca de 1200 delegados esperados para a etapa nacional da Consocial que acontece entre os dias 18 e 20 de maio de 2012, em Brasília.

A 1ª Consocial tem como tema central: “A Sociedade no Acompanhamento e Controle da Gestão Pública” e o objetivo principal de promover a transparência pública e estimular a participação da sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública, contribuindo para um controle social mais efetivo e democrático.

Além das etapas preparatórias estaduais e municipais, a sociedade poderá debater os quatro eixos temáticos da Conferência participando e realizando conferências livres e virtuais além de programas e atividades especiais como: concursos culturais, debates acadêmicos e seminários, encaminhando propostas à coordenação-executiva nacional, via portal da 1ª Consocial, para serem direcionadas aos estados e à etapa nacional conforme o âmbito indicado.

Todas as etapas preparatórias, assim como a nacional, são regulamentadas por um regimento interno, aprovado pela Comissão Organizadora Nacional – CON, composta por representantes do poder público, da sociedade civil e dos conselhos de políticas públicas, que prevê o número de delegados para cada etapa, os eixos temáticos que nortearão os debates e demais normas obrigatórias para a validação das conferências. Há também o Texto-Base da Consocial que, em caráter propositivo, também norteará os debates.
Com a realização da 1ª Consocial, as propostas/diretrize resultantes de todo o processo conferencial, subsidiarão a criação de um Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social, podendo ainda transformarem-se em políticas públicas, projetos de lei e até mesmo, passar a compor agendas de governo em âmbito municipal, estadual ou nacional

Informações:

http://www.consocial.cgu.gov.br/releases/prorrogados-os-prazos-de-convocacao-e-realizacao-das-etapas-municipais-da-1-consocial/