quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PRESIDENTE DO SINDICATO E VEREADOR DÁRIO NA LUTA PELA REALIZAÇÃO DA CONSTRUÇÃO DA CASA DO POETA XEXÉU

Poeta Xexéu

O Poeta Xexéu é reconhecido a nível de estado como Patrimônio Vivo da Cultura Norte Riograndense e até hoje tinha recebido diversas promessas para a construção de sua casa , uma vez que o mesmo mora ainda em casa de taipa , porém com o trabalho , dedicação e compromisso do Vereador Dário do Sindicato   conseguiu trazer o Projeto Caprichando a Morada e a casa de Xexéu  já está sendo erguida.

Atual moradia de Xexéu

Para Dário , poder proporcionar ao amigo e Mestre Xexéu eta conquista é muito gratificante para ele.

A Diretora do Sindicato - Maria José Rodrigues , esteve na propriedade de Xexéu acompanhando o andamento da obra e testemunhou a grande alegria que o nosso grande Poeta sente neste momento.
Nova casa de Xexéu sendo construída 

São ao todo , pelo Projeto Caprichando a Morada, mas 11 casas levando dignidade ao  homem do campo.

Vereador Dário Fala sobre a Volta do PAA Municipal



Na quarta-feira dia 06 de agosto de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato, destacou em seu pronunciamento na Câmara Municipal de Santo Antônio o PAA - Programa de Aquisição de Alimentos no âmbito municipal.

Dário lembrou que este importante programa do Governo Federal em parceria com os municípios brasileiros , não funcionou no ano de 2013 devido a gestão anterior da Prefeitura não ter prestado contas e por isso a nova gestão respondeu pela gestão passada e o município ficou prejudicado sem o programa.

Dário falou dos esforços que o governo municipal teve para que o município não venha a perder novamente esse importante programa e informou que no mês de setembro deste ano , o programa voltará normalmente.


SAIBA MAIS SOBRE O PAA:



O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) promove o acesso a alimentos às populações em situação de insegurança alimentar e promove a inclusão social e econômica no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar. 


O PAA também contribui para a formação de estoques estratégicos e para o abastecimento de mercado institucional de alimentos, que compreende as compras governamentais de gêneros alimentícios para fins diversos, e ainda permite aos agricultores familiares que estoquem seus produtos para serem comercializados a preços mais justos. 

O Programa propicia a aquisição de alimentos de agricultores familiares, com isenção de licitação, a preços compatíveis aos praticados nos mercados regionais. Os produtos são destinados a ações de alimentação empreendidas por entidades da rede socioassistencial; Equipamentos Públicos de Alimentação e Nutrição como Restaurantes PopularesCozinhas Comunitárias e Bancos de Alimentose para famílias em situação de vulnerabilidade social. Além disso, esses alimentos também contribuem para a formação de cestas de alimentos distribuídas a grupos populacionais específicos.

Instituído pelo artigo 19 da Lei 10.696/2003, o PAA é desenvolvido com recursos dos Ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Desenvolvimento Agrário (MDA). As diretrizes do PAA são definidas por um Grupo Gestor coordenado pelo MDS e composto por mais cinco Ministérios. 

O PAA é implementado por meio de cinco modalidades, em parcerias com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), governos estaduais e municipais. Para participar do Programa, o agricultor deve ser identificado como agricultor familiar, enquadrando-se no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). A identificação é feita por meio de uma Declaração de Aptidão ao Pronaf (Dap).


Com Informações da Secretaria de Agricultura Familiar do Governo Federal
FONTE: dariodosindicato.blogspot.com

Presidente do Sindicato Participa da Reunião da Comissão de Orçamento do FMPP junto com o SAR e o setor Contábil da Prefeitura de Santo Antônio


Na última quinta feira dia 31 de julho de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato participou de uma reunião entre a Comissão de Orçamento do Fórum Municipal de Políticas Públicas de Santo Antônio, o SAR (Serviço de Assistência Rural) da Arquidiocese de Natal , Vereadores e Contador da Prefeitura Municipal de Santo Antônio , Sr. Amarildo.

A reunião foi uma iniciativa do Vereador Dário , para o SAR fazer uma análise da Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO, que encontra-se na pauta da Câmara Municipal para a provação dos demais vereadores.



Durante a reunião , o SAR analisou a proposta do executivo e fez algumas considerações que foram aceitas pelo contador da Prefeitura , que serão posteriormente apresentadas na Câmara através de emendas.

Reunião da Regional FETRAF Canavieira é Realizada em Santo Antônio


Na última terça feira dia 29 de julho de 2014 , o Vereador do PT  e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato participou da reunião mensal dos Sindicatos de base da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) ,chamada de Regional Canavieira por ser na Região Agreste e Litoral Sul do nosso estado.

A reunião ocorreu no auditório do SINTRAF de Santo Antônio e teve como pontos de pauta: Informes, Congresso da FETRAF/RN, Sistemas de Aposentados e Gerenciamento interno dos Sindicatos , entre outros assuntos.


Na oportunidade, Alex Pontes , Diretor do SINTRAF e colaborador do Mandato do Vereador Dário do Sindicato , foi escolhido por unanimidade como o Coordenador da Regional Canavieira.

Presidente do Sindicato Reúne Beneficiários de Programa Habitacional e Pedreiros para Iniciar mais uma Etapa de Construção


No dia 20 de junho de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato reuniu os 11 beneficiários do Programa de Habitação Caprichando a Morada - que visa construir casas para as famílias que moram em casas de taipa , cedida , alugada entre outras situações na zona rural de Santo Antônio.

O Programa é Coordenado em nível estadual e nacional pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (COOPERHAF) junto com a FETRAF (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadores na Agricultura Familiar) ,o qual foi um aluta do Vereador Dário , diante da situação de déficit habitacional em nosso município de Santo Antônio.

Na oportunidade , o Coordenador Estadual do Projeto - José Mota da Silva Junior - fez diversas explanações a respeito do projeto como: critérios e metodologia da construção.
Também participaram da reunião, os Pedreiros que atuarão nas obras e os Diretores do Sindicato: Alex Pontes e Maria José Rodrigues.

A previsão de início das obras é para os próximos 15 dias.

Presidente e Funcionária do Sindicato , Participam do Aniversário do Sócio Liro de Redenção


Na última quinta-feira dia 12 de junho de 2014 , o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato participou de um almoço em comemoração ao aniversário de Seu Liro na Comunidade de Redenção em Santo Antônio.


Seu Liro que é uma das lideranças comunitárias de Redenção , sempre acompanha e colabora com a vida política de Dário.

Para Dário , Seu Liro é um incansável batalhador da comunidade de Redenção e é uma satisfação homenageá-lo nessa data.



Participaram também do almoço em comemoração ao aniversário de Seu Liro: A Funcionária do Sindicato - Marilene Guilhermino e seu esposo Vagner Torres que são amigos de Seu Liro , além da esposa de Dário - Marcilene Rodrigues e sua filha Débora Lavínia.

SINTRAF Sedia Reunião do Projeto RN Sustentável


No dia 22 de maio de 2014, ocorreu uma reunião com a equipe do Projeto RN Sustentável do Governo do Estado e o Vereador do PT e Presidente do SINTRAF de Santo Antônio - Dário Fortunato participou da reunião que ocorreu no Auditório do SINTRAF de Santo Antônio que contou ainda com a participação de representantes de diversas Associações Rurais do município ; Representantes do Território Agreste e Litoral Sul (TERRASUL); Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (CMDRSS); Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) ; Instituto Chapéu de Couro e Representante do Fórum Municipal de Políticas Públicas (FMPP).

Foram divulgados por parte da equipe técnica do projeto os 03 editais , sendo 01 para projetos hídricos como: barragens , poços e recuperação dos que já existem , dessalinizadores entre outros.

O segundo edital trata de fomentar os empreendimentos da Economia Solidária em nosso município e o terceiro fala da formação de banda filarmônica para a juventude.

Ao final as Associações se comprometeram em ver sua situação fiscal e se organizarem para participarem destes editais.