sábado, 1 de junho de 2013

DIRETOR DO SINDICATO PARTICIPA DE ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO NO CAPIM-AÇÚ

Momento do terço na Capela do Capim-Açú

O Diretor Coordenador de Juventude do SINTRAF - Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio - Alex Pontes participou na noite desta Sexta-Feira 31 de Maio de 2013 , do Encerramento do Mês de Maio e Tradicional 'Queimagem de Flores' na Capela de São José da Comunidade de Capim-Açú.
Na oportunidade foi rezado o Terço Mariano e em seguida realizada a queimagem de flores.
No final , Dona Maria Alves conhecida por Dona Didi ,que a anos reza o terço no mês de Maio em Capim-Açú ,  informou que em breve fará uma Procissão para cumprir uma promessa que fez para o Padroeiro São José pedindo que chovesse para o plantio.
Alex Pontes participando do evento religioso

A equipe da Capela de  São José agradeceu a presença de todos e informou que em breve estará realizando um grande Show Louvor na Comunidade e um sorteio de brindes para a reforma da Capela.
Para o Diretor Alex Pontes  - que é da Comunidade de Capim-Açú , participar de eventos religiosos que mantém as tradições é muito importante , uma vez que as tradições estão sendo esquecidas cada dia mais , pelas novas gerações.




VEJA MAIS FOTOS DO ENCERRAMENTO DO MÊS DE MAIO NO CAPIM-AÇÚ



















sexta-feira, 31 de maio de 2013

Ministra das mulheres apoia campanha de ampliação da licença maternidade

As negociações da pauta da IX Jornada de Lutas da Agricultura Familiar continuam acontecendo em Brasília.

As negociações da pauta da IX Jornada de Lutas da Agricultura Familiar continuam acontecendo em Brasília. Nesta quinta-feira, 16, a FETRAF-BRASIL, participou de uma audiência com a ministra da Secretaria de Mulheres do governo Federal, Eleonora Menicucci.
A Coordenadora Geral da Fetraf-Brasil/CUT, Elisangela Araújo, apresentou a pauta à Ministra, destacando a importância da ampliação da licença maternidade onde foram coletadas mais de 100 mil assinaturas e entregues aos Ministros Gilberto Carvalho, Garibaldi Alves Filho e Pepe Vargas, bem como audiência com Henrrique Alves, Presidente da Câmara para tratar do assunto, solicitando assim apoio da Ministra para ser a interlocutora política no congresso e no governo. Pontuando ainda outros pontos como a chamadas públicas para as mulheres e projetos específicos de incentivo à produção orgânica e ecológica às mulheres agricultoras familiares e a criação de programas de incentivo e valorização da organização produtiva das mulheres do campo.
A campanha de ampliação da licença maternidade de quatro para seis meses foi apresentada à ministra, que, se comprometeu em auxiliar nas negociações com o governo Federal. “A ministra afirmou que assim como ela se comprometeu com os direitos das domésticas apoiará a campanha da ampliação da licença maternidade”, disse o coordenador geral da FETRAF-SUL/CUT, Celso Ludwig. Eleonora ficou responsável em articular uma reunião entre a FETRAF-BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Agrário, Previdência Social e Casa Civil para tratar do assunto na próxima semana.
Na audiência, uma representação de mulheres de produção orgânica do Assentamento Chapadinha – DF as quais ganharam um prêmio do Ministério presenteou a Ministra com uma cesta de produtos orgânicos produzidos pelas mulheres do assentamento, reforçando assim a importância da mão de obra feminina na produção familiar.

Acompanharam também da audiência: Isolda, Representando a Diretoria de Mulheres do Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA; Graça Amorim, Coordenadora de Meio Ambiente da Fetraf-Brasil e Coordenadora Geral da Fetraf-MA; Elisete Bernardi, Sindicato de Campo Erê; Anaildo Porfirio, Inês, Ivone e Dona Carmen, Assentamento Chapadinha da Fetraf-DFE.
FONTE: FETRAF BRASIL

Secretária Nacional de Juventude recebe FETRAF-Brasil

A Direção Nacional da FETRAF-BRASIL foi recebida nesta terça-feira, 21 de maio de 2013, pela Secretaria Nacional de Juventude - SNJ, Severine Macedo.
Escrito por: Fetraf-Brasil

A Direção Nacional da FETRAF-BRASIL foi recebida nesta terça-feira, 21 de maio de 2013, pela Secretaria Nacional de Juventude - SNJ, Severine Macedo.
Em pauta, o apoio da secretaria a projetos de formação profissional realizado pela FETRAF em diversos estados e os programas de geração de trabalho e renda pra os jovens. Depois de ser contextualizado pelos dirigentes da FETRAF-Sul e FETRAF-BAHIA o estagio das parcerias com universidades na execução de cursos de qualificação, a secretaria Severine se comprometeu em interagir com o Ministério do Desenvolvimento Agrário-MDA e SEBRAE na liberação dos recursos. Aproveitou para informar que através da própria secretaria, estão em curso parcerias com a Universidade de Brasília, Universidade do Ceará na perspectiva de construir metodologia de referência para a execução do PRONATEC Campo.
Há acordo de que sejam executados no âmbito do Plano Nacional de agroecologia, recursos de incentivo e fomento aos jovens rurais da ordem de 06 milhões. Além disso, a secretaria assumiu compromisso em levar junto ao Ministério da Cultura um debate especifico de identificação de potenciais, pontos de cultura e debater metodologia específica para o setor rural.
Por fim a análise feita é de que a audiência foi positiva, mas que ainda falta instrumentos legais que oportunizem para a secretaria realizar parcerias diretas com a FETRAF na execução de projetos de qualificação profissional e faltam para o governo como um todo, o entendimento das especificidades da nossa realidade para construção de programas que de fato cheguem às comunidades rurais, como inclusão digital, pontos de cultura, internet e PRONATEC, resaltou Marcos Rochinski, Secretário Geral da Fetraf-Brasil.
A Fetraf assumiu compromisso de manter os encaminhamentos da audiência de forma permanente através da sua representação da juventude junto à secretaria.
Participaram da audiência Marcos Rochinski, Celso Ludwig, Alexandre Bergamin, Rosival Leite, Paulo Cesar Faria, José Aparecido e Eustácio.
FONTE: FETRAF BRASIL

FETRAF E FNDE FIRMAM ACORDO PARA CAPACITAÇÃO

Na tarde deste dia 22 representantes de diversos estados membros da FETRAF-BRASIL estiveram reunidos com a coordenação geral de alimentação escolar do Fundo Nacional de Alimentação.
Escrito por: Fetraf-Brasil

Primeiramente a Fetraf externou o reconhecimento no avanço das politicas de compras institucionais, sobretudo do programa nacional de alimentação escolar, como uma alternativa importante de comercialização dos produtos dos agricultores, mas que é necessário avançar no monitoramento para que todos os municípios cumpram a lei e implementem o programa, e que se busque politicas de logística ( armazenagem e distribuição) para apoiar as organizações produtivas envolvidas no programa. Outro ponto importante é a sistemática de construção dos preços, que não pode ser o preço de referência da CONAB, que normalmente estão a baixo dos preços de mercado.

Em resposta o FNDE assumiu compromisso em formatar de forma conjunta com a FETRAF um amplo processo de capacitação que seja capaz de envolver os as prefeituras, as organizações produtivas dos agricultores, além de nutricionistas e merendeiras para concretizar o programa, extrapolando os pequenos municípios e entrando principalmente nas grandes regiões metropolitanas. Além disso, foi informado que já está em curso a sistemática de construção dos preços, levando em consideração o preço de mercado. Em relação a logística, o FNDE tem a possibilidade de receber demandas de prefeituras que queiram equipar com caminhões frigoríficos e outros utensílios o funcionamento do programa.
No tocante a transparência e divulgação dos dados, a FETRAF sugeriu que se crie um programa de que divulgue de forma publica dados de execução dos municípios de forma que garanta que aqueles que não estão cumprindo a lei possam ser cobrados localmente.
O que não podemos deixar de fazer é consolidar essa politica e que gradativamente avancemos para que ao invés de 30% cheguemos a ter 100% de toda alimentação escolar fornecida com os produtos de nossos agricultores familiares a exemplo do que já acontece no município de Erechim no Rio Grande do Sul concluiu Rui Valença diretor da FETRAF-SUL.

FONTE: FETRAF BRASIL

Reunião do Conselho Municipal de Assistência Social


    Os conselheiros do Conselho Municipal de Assistência Social da Cidade de Santo Antonio estiveram reunidos no auditório da Secretaria Municipal de Educação, na manhã de quinta-feira, 23 de maio, para tratar dos vários relacionados a Assistência Social do município e após explanação do assessor técnico Otávio Carlos foram colocados em votação que na ocasião foram aprovados por unanimidade.  

A reunião teve a seguinte pauta:

·         Plano de ação;
·         Reordenamento dos serviços socioassistênciais;
·         Conferência Municipal de Assistência Social;
·         Acessuas;
·         Outros assuntos;

A reunião contou com a presença da Secretária de Assistência Social, Maria Sueli de Sena e das coordenadoras do Peti e CCI.







FONTE: Blog da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Santo Antônio

4ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE SANTO ANTÔNIO


O Conselho Municipal da Cidade de Santo Antonio realizou a 4ª Conferência municipal da Cidade, na última quarta-feira, 22, no Centro de Convivência dos Idosos. Cerca de 150 pessoas participaram da conferência que teve como assessor o Sr. Ivam Pinheiro, conselheiro titular do Conselho Estadual das Cidades, que abordou o tema: "Quem muda a cidade somos nós. Reforma urbana já!".

Diversos segmentos da sociedade santoantoniense participaram da conferencia através dos respectivos representantes, entre eles o Pe. José Adelson, administrador paroquial da Paróquia de Santo Antonio.  O governo municipal foi bem representado através do Prefeito Lula Ribeiro que acompanhado da Primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Maria Sueli,  e também dos seus secretários, colaboradores, Procurador geral do município Dr. Edmilson Targino e Valeria Barbalho, vice-prefeita.

Após uma boa explanação do tema aconteceu os trabalhos em grupos dividido em quatros eixos temáticos: 

 Participação e controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano – SNDU

  Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano – FNDU;

 Instrumento e politicas de integração intersetorial e territorial;

politicas de incentivo a implantação de instrumentos de promoção da função social da propriedade;

 Os grupos apresentaram propostas que foram aprovadas em plenária para a 5ª Conferencia Estadual das cidades que acontecerá de 2 a 4 de setembro, em Natal. No final da conferencia foram eleitos os membros do Conselho Municipal da Cidade de Santo Antonio e os delegados para Conferência Estadual. 

Leitura do Regimento 



Ivam Pinheiro, palestrante da 4ª Conferência municipal 







A 4ª Conferência Municipal da Cidade de Santo Antonio contou com a presença e cobertura da Talismã FM, através do reporte Junior Campos que entrevistou o Prefeito Lula Ribeiro, Ana Cristina, presidenta da Conferência e Flavio Luiz, coordenador da conferencia. A reportagem foi ao ar, ao vivo, no jornal 2ª edição da rádio Talismã FM.

Prefeito Lula Ribeiro em entrevista para rádio Talismã FM 


Ana Cristina sendo entrevistada 

Flavio Luiz sendo entrevistado




TRABALHOS EM GRUPOS





APRESENTAÇÃO DAS PROPOSTAS E APROVAÇÃO DA PLENÁRIA








APRESENTAÇÃO DOS CONSELHEIROS E DELEGADOS ELEITOS



Foram eleitos os CONSELHEIROS: 

Governamental

Flavio Luiz da Silva, Genival Tomaz - presidente, Carlos Renato, Maria do Livramento - vereadora, Luiz Nogueira - vereador

Não governamental

Alex Pontes, Ana Cristina, José Wilson, Manoel Messias, José Heriberto

DELEGADOS 

Poder executivo:
Ana Cristina - titular e  Flavio Luiz - suplente

Poder legislativo:
Luiz Nogueira  - titular e Gesiel Francisco - suplente 

ONG: 
José Heriberto - titular e Rita de Cassia - suplente
  
Movimentos sociais
Edinaldo Araujo - titular e Manoel Messias - suplente

Entidades trabalhadores:
Alex Pontes - titular e Francisca Targino - suplente


VEJA MAIS FOTOS AQUI
FONTE: Blog da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania de Santo Antônio