quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

REUNIÃO DO PT COM OS VEREADORES ELEITOS NO PLEITO DE 2012







O SINTRAF DE SANTO ANTONIO RECEBE REUNIÃO DO TERRITÓRIO AGRESTE LITORAL SUL













O Sintraf de Santo Antonio, recebeu no mês de novembro/2012 a reunião do Território Agreste Litoral Sul, o início da reunião foi abrilhantada pelo Poeta João Gomes Sobrinho (Xexéu), o SINTRAF de Santo Antonio tem como membro coordenador da mesa o Sr. João Cabral que também representa a FETRAF, que está na coordenação ao lado de Gildene de Pedro Velho e Osmar do Banco do Nordeste. Estiveram presente várias lideranças de cidades diversas, entre eles presidentes de Sindicatos, vereadores, presidentes de associações, representantes de igrejas, ONG's, cooperativas, bancos, e etc. A sociedade mobilizada vem participando de todas as reuniões do território, ajudando no processo de reconhecimento do mesmo. Mas, o ponto principal da reunião foi a apresentação do Projeto de Barracas que irá beneficiar vários agricultores que trabalham vendendo os produtos oriundos da Agricultura Familiar. Vale lembrar que a FETRAF/RN tem uma grande preocupação em está participando das reuniões territórios junto com os SINTRAf's da base, visto que somos os representantes natos dos Agricultores Familiares. 

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

REUNIÃO DO PROJOVEM CAMPO SABERES DA TERRA









Projovem Campo - Saberes da Terra

O SINTRAF de Santo Antonio recebeu os professores, técnicos e os alunos em uma reunião, para discutir o Projeto em nossa cidade. o Presidente do SINTRAF o Sr. José Dário fez a abertura da reunião, parabenizando os alunos pela participação e fala um pouco dobre a importância de estudar, e falou também da importância do Projeto para o Brasil.
O ProJovem Campo - Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos  jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O programa visa ampliar o acesso e a qualidade da educação à essa parcela da população historicamente excluídas do processo educacional, respeitando as características, necessidades e pluralidade de gênero, étnico-racial, cultural, geracional, política, econômica, territorial e produtivas dos povos do campo.


Implementado em 2005, a ação que se  denominava Saberes da Terra integrou-se dois anos depois  ao  Programa Nacional de Inclusão de Jovens  (Projovem), cuja a gestão é da Secretaria Nacional de Juventude. O Projovem possui outras três modalidades, Adolescente, Trabalhador e Urbano.

Em 2008, foram aprovados projetos de 19 estados e 19 instituições de Ensino Superior públicas, os quais estão sendo executados com a meta de atender a 35 mil jovens agricultores familiares. Em 2009 foram aprovadas 30.375 novas vagas a serem ofertadas por secretarias estaduais de educação de 13 estados.

Os agricultores participantes recebem uma bolsa de R$ 1.200,00 em 12 parcelas e têm de cumprir 75% da frequência. O curso, com duração de dois anos, é oferecido em sistema de alternância —intercalando tempo-escola e tempo-comunidade. O formato do programa é de responsabilidade de cada estado, de acordo com as características da atividade agrícola local.



REUNIÃO DO FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DE SANTO ANTONIO/RN








O Fórum das Associações Municipais de Santo Antonio/RN, reuniu-se no dia 11 de novembro de 2012, no auditório do SINTRAF de Santo Antonio/RN.  A reunião teve início as 9 horas da manhã, com a participação dos representantes de várias comunidades, onde discutiram vários pontos como: habitação rural, Seca, Pronaf Estiagem, educação do campo, sementes, associativismo, cooperativismo, agricultura familiar e cisternas de placas. O ponto principal da reunião foi a cisterna de placas, que segundo o Sr. Fábio, coordenador geral do Instituto Chapéu de Couro, as cisternas seriam uma sobra, que seria disponível para o município de Santo Antonio.