quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Preservação ambiental depende de veto presidencial



Aprovado com 59 votos e 7 contra, o novo Código Florestal passou pelo Plenário do Senado na terça-feira (6) e retorna para aprovação na Câmara dos Deputados para depois, ir à sanção ou veto presidencial.

O projeto, modificado, volta agora para a análise da Câmara, que já havia aprovado em maio a versão do deputado e hoje ministro do Esporte, Aldo Rebelo (PC do B-SP). Desde que foi apresentado pela primeira vez, o projeto de lei sofreu diversas modificações. As principais diferenças entre o atual projeto e o código antigo dizem respeito à área de terra em que será permitido ou proibido o desmate, uma das principais alterações eleva de 20% ou 35% para até 50% a área de conservação obrigatória em determinados cenários.

As APPs, que ajudam a preservar a água, o solo e a biodiversidade em topos de morros poderão ser desmatados para plantações de maçã e uva. Matas ciliares são contadas a partir do nível médio dos rios e não mais das cheias.

Sobre a anistia, termo presente e todas as alterações do texto, está concedida a produtores rurais que desmataram APPs até julho de 2008. Para ter direito ao benefício, o produtor terá de recuperar um mínimo de mata nativa e cadastrar seu imóvel para que os desmatamentos futuros sejam monitorados pelo órgão ambiental. O novo texto também isenta quem tem terras com até quatro módulos fiscais (de 20 a 400 hectares) de reflorestar o que destruiu de sua Reserva Legal, percentual da propriedade que varia de 20% a 80% dependendo da região que todos são obrigados a manter conservado.

Para a FETRAF-BRASIL, a expectativa é de que a presidenta Dilma Roussef, vete o novo texto.

“Nós, enquanto entidade representativa da agricultura familiar, defensora do meio ambiente, estamos focados e com a expectativa de que a presidenta cumpra o acordo feito com a FETRAF durante a Jornada de Lutas. O Código florestal tem que ser coerente, cumprir a função de cuidar da terra, dos recursos naturais, e não ser condescendente com a devastação ambiental”.

Estima-se que 130 milhões de hectares foram desmatados em APP e reserva legal. Com a aprovação do texto apenas cerca de 23,5 milhões de hectares devem ser replantados com mata nativa. Encerrada a votação, o projeto retorna à Câmara para a votação final. Lá os deputados terão de optar entre a versão do projeto aprovada por eles por ampla maioria, mas com críticas do governo e de ambientalistas, e a versão do Senado.


fonte: fetrafbrasil

Subsecretário de agricultura de Apodi rebate alegações de especialista e defende plano do Dnocs para a região



Continuam as polêmicas em torno do projeto de irrigação da Chapada do Apodi, encabeçado pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Dessa vez foi a Prefeitura de Apodi que se manifestou a favor do projeto e contra as opiniões do professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), João Abner, que defende a execução de uma irrigação no vale e não na chapada. Na semana passada, a reportagem do Diário de Natal ouviu as alegações do professor, que é doutor em Recursos Hídricos. Ainda na semana passada, os bispos da Igreja Católica publicaram uma carta mostrando suas preocupações com a população do município que poderia ser prejudicada pelo projeto.
O subsecretário de Agricultura de Apodi, Antônio Eron da Costa, enviou uma carta de três páginas ao Diário de Natal em resposta às colocações do professor João Abner. Entre os argumentos do especialista para ser contra o projeto está a falta de capacidade hídrica da barragem de Santa Cruz, que só consegue irrigar 2 mil hectares, o que tornaria impossível a irrigação de uma área de 5.200 hectares - previsão apenas da primeira etapa do projeto. "De acordo com estudos técnicos do Dnocs existem demandas e disponibilidades hídricas para atender ao projeto", aponta Antônio Costa.
Na carta é dito que o professor passa a informação que o distrito irrigado da Chapada do Apodi será para as grandes empresas do agronegócio. O subsecretário explica que apenas 240 hectares dos 5.200 serão destinados aos empresários. São 2.240 para o pequeno produtor, 1.920 para técnico em nível médio e 600 para profissionais das ciências agrárias. Para João Abner, um dos pontos positivos do Vale é a sua localização, 10 quilômetros abaixo da barragem, posição que poderá oferecer água por gravidade para duas mil famílias. "O Vale do Apodi está irrigado por meio de poços tubulares, amazônicos e a perenização do rio Apodi, que garante aos moradores duas safras ao ano.Somos o maior produtor de arroz vermelho do estado, e o segundo do país, ficando atrás só do vale do Pianco, na Paraíba", descreve a carta. Na visão do subsecretário de Agricultura, os produtores do vale, não estão precisando de água e sim, da imediata implantação de um subsídio para diminuir o custo de produção.
Antônio lembra ainda a dependência dos moradores da Chapada em relação a operação Carro Pipa, coordenada pelo Exército em parceria com a Prefeitura. São 350 caminhões de 12 mil litros de água mensalmente para o abastecimento humano e o produtor ainda tem que pagar o abastecimento para o consumo animal.
"O projeto de irrigação da chapada do Apodi está em andamento como um trem deslizado sobre os trilhos de ferro, cada vagão tem vários desafios. Alguns segmentos que deveriam buscar soluções para resolver e justar uma linha de desenvolvimento sustentável e justa trabalha para descarrilar esse trem.Fica difícil mais não impossível, acredito na capacidade de organização do nosso povo", encerra a carta.


FONTE: diariodenatal

Brasil vai reforçar vacinação contra sarampo e rubéola para Copa do Mundo de 2014


O Brasil vai reforçar a vacinação contra o sarampo e a rubéola em trabalhadores do setor turístico – que inclui pessoas que atuam em aeroportos, restaurantes e hotéis – das cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2014.
De acordo com o Ministério da Saúde, o reforço na imunização deve ser concluído antes mesmo da Copa das Confederações, marcada para 2013. As ações devem ter início em 2012 em todas as cidades-sede da Copa do Mundo.
O objetivo, segundo a pasta, é evitar que as doenças, já eliminadas do país, sejam reintroduzidas por meio de turistas que vão visitar o Brasil durante o Mundial de futebol.
Em 2010, o Brasil conquistou a certificação de erradicação do sarampo e de eliminação da rubéola, concedida pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Dados do ministério indicam que não há registro de circulação do vírus autóctone do sarampo no país há dez anos – apenas casos importados.
No caso da rubéola, não há circulação do vírus desde 2008. Este ano, cerca de 70 milhões de pessoas de até 39 anos foram imunizadas contra a doença.
O sarampo é uma doença aguda e altamente contagiosa. Os sintomas mais comuns são febre, tosse seca, manchas avermelhadas, coriza e conjuntivite. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente ao tossir, falar ou respirar.
Já os sintomas mais comuns da rubéola são febre, manchas avermelhadas, inflamação de gânglios e dores nas articulações. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções expelidas pelo doente e também por via sanguínea – quando mulheres grávidas adoecem e transmitem o vírus para o feto.

Da Agência Brasil

Fátima Bezerra assina pedido de CPI da Privataria


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) assinou nessa quarta-feira (14) o pedido de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as denúncias feitas pelo jornalista Amaury Ribeiro Júnior no livro “A Privataria Tucana”, lançado recentemente.
O documento, protocolado pelo deputado federal Protógenes Queiroz (PCdoB/SP), solicita investigação da privatização de estatais na década de 1990 e de lavagem de dinheiro envolvendo figuras ligadas ao PSDB. Necessita de 171 assinaturas para que saia do papel. Na foto, Fátima Bezerra segura o documento ao lado de Protógenes e do deputado federal Amauri Teixeira (PT/BA).
Para Fátima Bezerra, a Câmara Federal tem a obrigação de apurar as irregularidades apontadas pelo jornalista em mais de 300 páginas de denúncias. “Amaury Jr. traz à tona fatos muito graves ocorridos durante o governo tucano, como corrupção, lavagem de dinheiro e espionagem. Os parlamentares e o judiciário não podem ignorar denúncias tão bem documentadas”, disse.
Entre os alvos da CPI estão expoentes do governo Fernando Henrique Cardoso, como o ex-governador de São Paulo José Serra, e o ex-tesoureiro de campanhas tucanas e ex-diretor da área internacional do Banco do Brasil Ricardo Sérgio de Oliveira.
A deputada federal também considerou “preocupante” o silêncio da grande mídia em torno do assunto e parabenizou os internautas por, em um curto espaço de tempo, divulgar o livro nas redes sociais. “É a sociedade mostrando que quer a apuração”.


fonte: dnonline

FETRAF-Brasil realiza o I Encontro da Agricultura Familiar do Nordeste


A FETRAF-Brasil realiza nesse dia 16 de Dezembro de 2011 , em Feira de Santana na Bahia , o 1° Encontro da Agricultura Familiar da Região Nordeste , o evento que contará com a participação das FETRAF’s da região Nordeste , terá a participação da FETRAF/RN , sendo representada pelos Diretores: Maria Josana de Lima (Coordenadora de Juventude) e Genésio Francisco Pinto Neto (Coordenador de Formação Sindical e Profissional).

Durante o evento acontecerá o lançamento da EXPOAGRIFAM.


fonte: fetrafRN


quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

FETRAF/RN REALIZOU O SEU ENCONTRO ESTADUAL

A FETRAF-RN, iniciou na manhã do dia 13 de Dezembro de 2011, no Acampamento Renovo em São Paulo do Potengi-RN, o seu Encontro Estadual com os SINTRAF’s (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) e os STR’s (Sindicato dos Trabalhadores Rurais), de base da Instituição. No primeiro dia de evento,foi apresentado um Video sobre os agro-tóxicos. para logo depois contarmos com uma palestra com o companheiro júnior Souto do mandato da deputada federal Fátima Bezerra que falou sobre a atual conjuntura politica em nível de estado e de Brasil e passou um pouco do retrato da politica brasileira para os presentes, com as devidas intervenções dos participantes. Um dos outros temas que também foi discutido durante o primeiro dia do encontro estadual da FETRAF-RN , foi o projeto de mulheres do Potengi ,o qual foi apresentado pela coordenadora de mulheres da FETRAF-RN,a companheira Cícera Franco e os assessores da instituição , Hildemar Peixoto de Vasconcelos e Eduardo da Silva Pinto que também colaboram com o projeto no que se refere a parte metodológica e burocrática do referido projeto. O tema Habitação foi discutido e debatido amplamente na plenária pelo Coordenador de Politicas Sociais da FETRAF-RN, José Mota da Silva Junior , que fez um resgate das conquistas que a FETRAF-RN , juntamente com a COOPERHAF-RN (Cooperativa da agricultura familiar do Rio Grande do Norte) , vem realizando ao longo dos ultimos anos para a nossa classe de agricultores e agricultoras familiares , além de relatar sobre a atual situação dos projetos de habitação que estão em andamento como o psh 2008 e o fgts calção reforma. José mota, também falou sobre o programa minha casa minha vida do governo federal, onde colocou para os presentes as atuais regras para aderir ao programa, além de destacar como está o andamento do programa na FETRAF-RN. Uma das ações em que a FETRAF-RN esta executando no Rio Grande do Norte é o diagnostico da bacia hidrográfica do Rio Potengi, que foi destacada pelo coordenador João Cabral. Para concluir o primeiro dia de debates dos fetrafianos do rio grande do norte, foi discutido o projeto de formação de lideranças, que será executado pela instituição. No segundo dia de encontro estadual da FETRAF-RN , foi discutido sobre a conjuntura politica com vistas as eleições partidárias de 2012 , onde alguns dirigentes dos sindicatos pré-candidatos no ano seguinte, colocaram as suas pretensões politicas. Tambem foi discutido sobre o rompimento governo com a ASA com o cancelamento das construções das cisternas de placas pelas ong’s e uma mobilização que os movimentos sociais farão contra este ato. Ao final foram tirados encaminhamentos e agendas da FETRAF-RN e seus sindicatos filiados. FONTE: FETRAF/RN

Coordenador de Juventude do Sintraf de Santo Antonio participou da 2ª Conferência Nacional de Juventude

Aconteceu entre os dias 9 e 12 de Dezembro a 2ª Conferência Nacional de Juventude no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília. Com a participação de delegações de jovens de todo o País. Foram aprovados 44 projetos, distribuídos em cinco eixos. As prioridades da juventude brasileira contaram com a maioria dos votos de cerca de 2 mil delegados dos estados presentes ao encontro.

O evento contou com a presença do Presidente em exercício e Presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, representantes da juventude de 16 países e cinco Ministros, entre eles Gilberto Carvalho, Secretário-Geral da Presidência da República.

Para representar o Rio Grande do Norte, 25 delegados eleitos durante a Conferência Estadual, realizada em Natal entre os dias 29 e 30 de outubro , entre eles , o Coordenador de Juventude do Sintraf de Santo Antonio , Alex Pontes. Viajaram acompanhados do Sub-Secretário Estadual da Juventude e dos Esportes, Rafael Motta. Durante o evento, foram apresentadas as propostas para a formatação do Plano Nacional da Juventude.

BLOG DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO COM LAYOUT NATALINO


O Blog do SINTRAF de Santo Antonio já está com novo layout, em clima natalino, e com direito a muita neve. Sejam bem vindos ao nosso BLOG e não esqueçam de deixar seus comentários. Contamos com sua presença, sua visita é muito importante, vocês são muito especiais.

O SINTRAF de Santo Antonio parabeniza a Presidenta Dilma Rousseff



A Presidente Dilma Rousseff completa 64 anos nesta quarta-feira (14) e passará o dia com a família em Porto Alegre. A presidente está na capital gaúcha desde terça-feira (13) e deve voltar ainda hoje para Brasília. Este é seu primeiro aniversário desde que assumiu o governo.
Para comemorar o aniversário com a família, Dilma mandou bloquear toda a agenda de hoje e não terá compromissos oficiais. Ela vai passar o dia com a filha Paula, o neto Gabriel e o ex-marido Carlos Araújo.

Dilma chegou a Porto Alegre na tarde de ontem, logo após o lançamento do programa Ciência Sem Fronteira, no Palácio do Planalto, em Brasília.

O projeto do Ministério da Ciência e Tecnologia vai conceder bolsas de estudos no exterior a alunos de destaque na área de ciências exatas.

Logo depois que chegou à capital gaúcha, a presidente participou de cerimônia de lançamento do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Rodovias e do lançamento de um programa do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Avessa a festas, Dilma celebrou os últimos dois aniversários com comemorações discretas. Em 2009, quando ainda era ministra da Casa Civil, ela passou a data em Brasília, no Palácio do Planalto, e encomendou salgadinhos e vinho.

No ano passado, quando já havia sido eleita presidente, ela ficou em Porto Alegre. No dia que completou 63 anos, Dilma foi homenageada pelos alunos da Escola de Educação Infantil Nossa Senhora das Graças.

As crianças cantaram Parabéns a você e enviaram um bilhete, levado por um agente de segurança, desejando sucesso à presidente eleita. Pouco depois, Dilma foi visitar a escola, onde cumprimentou os professores, abraçou e beijou as crianças e pegou algumas delas no colo.


fonte: R7


DIRETORES DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO PARTICIPAM DO ENCONTRO ESTADUAL DA FETRAF EM SÃO PAULO DO POTENGI/RN





Divulgado o resultado da primeira fase do Vestibular 2012


A Comissão Permanente do Vestibular (Comperve) divulgou agora à noite os nomes dos aprovados na primeira fase do Vestibular 2012 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

A listagem com os nomes dos candidatos aprovados e a classificação estão disponíveis no site da Comperve. Confira o resultado www.comperve.ufrn.br.
As provas do Vestibular 2012 foram realizadas entre os dias 27 e 29 de novembro. Cerca de 30 mil candidatos disputaram as 6.209 vagas oferecidas pela Instituição, distribuídas nos campi de Natal, Currais Novos, Mossoró, Caicó e Santa Cruz.

Aproximadamente 63% do total dos candidatos, mais de 18 mil, atingiram o ponto de corte e terão as provas subjetivas corrigidas. 37% não foram classificados.
A Comperve inicia ainda esta semana a correção das provas discursivas e de redação. O resultado final será divulgado na primeira semana de janeiro de 2012.

fonte: nominuto

Dilma comemora melhora da saúde de Lula

Para Dilma, que também enfrentou e venceu um câncer, otimismo de Lula contribuiu para reduzir tumor



Presidente diz que otimismo contribuiu para redução de tumor

A presidente Dilma Rousseff comemorou, nesta terça-feira (13) em Porto Alegre (RS), a notícia de que o tumor diagnosticado na laringe do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva diminuiu 75%, após duas sessões de quimioterapia. A informação foi revelada na segunda-feira (12) pelos médicos responsáveis pela saúde do ex-presidente, que agora se submete à terceira sessão do tratamento.

- Nós todos ficamos muito felizes com a notícia.

Para Dilma, que também enfrentou e venceu um câncer no sistema linfático, o otimismo de Lula – uma característica do ex-presidente – contribuiu para a regressão da doença.

- Nós sabemos que o presidente tem uma característica que é fundamental quando se fala em doença. O presidente é uma pessoa que tem um otimismo fantástico, e é também uma pessoa que tem toda uma trajetória de desafios e que sempre foi capaz de superá-los.

Lula passou por uma bateria de exames ontem e, diante dos resultados, a equipe médica descartou completamente a hipóstese de submetê-lo a um procedimento para retirar o tumor, explicou o médico Luiz Paulo Kowalski, especialista em cirurgia de cabeça e pescoço.

- A cirurgia está totalmente descartada.

Após concluir esse terceiro ciclo de quimioterapia, previsto para terminar no sábado (17), o ex-presidente começará a sessão de radioterapia, em 8 ou 10 de janeiro, que irá durar entre seis e sete semanas. Ele ficará em um ambulatório do hospital recebendo diariamente o tratamento aliado a doses reduzidas de quimioterapia.

Os médicos estão otimistas com a recuperação do ex-presidente, que tem 66 anos. Segundo os especialistas, a voz dele está voltando ao normal aos poucos. Ele não apresenta mais a rouquidão observada após o primeiro ciclo do tratamento, realizado no início de novembro.

De acordo com um dos membros da equipe médica, a proporção dos pacientes com quadro clínico semelhante ao do ex-presidente que apresentam resposta satisfatória ao tratamento de quimioterapia é de 80% a 90%.

Segundo os médicos, todo o tratamento deve terminar em fevereiro e Lula deve retomar suas atividades normais em março.


Fonte: R7.com

Aumenta o medo do desemprego no Brasil, afirma pesquisa


O índice que calcula o medo do desemprego no Brasil subiu para 81,6 pontos em dezembro, ante os 78,8 pontos de setembro, segundo pesquisa divulgada nesta terça-feira pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

O indicador, que tinha caído a seus menores níveis, aumentou 3,7% nos últimos três meses devido à estagnação da economia.

A pesquisa, realizada pelo Ibope a pedido da CNI, entrevistou cerca de duas mil pessoas em 140 municípios. O índice desse mês é 2,9% maior do que o do mesmo período do ano passado.

Apesar do país ter evitado os piores efeitos da crise internacional, o governo anunciou nesta semana que após oito trimestres consecutivos a economia deixou de crescer.

Segundo a pesquisa da CNI, a porcentagem de brasileiros que disse estar com muito medo de perder o emprego subiu de 12,8% em setembro para 19,2% em dezembro.

O índice de pessoas que tem pouco medo de ficar desempregado é de 23,1%, contra 30,2% de setembro. Já 57% disse não temer perder seu emprego, contra 57,7% da pesquisa anterior.

Os analistas da CNI consideram que "diante do cenário econômico adverso", a tendência é que até março, quando será realizada a próxima pesquisa, o medo do desemprego aumente ainda mais.

Segundo números oficiais, o índice de desemprego em outubro era de 5,8% da população economicamente ativa, o menor nível para este mês desde 2002. A taxa de outubro ficou ligeiramente abaixo da de setembro (6,0 %) e do mesmo período de 2010 (6,1 %). EFE


fonte: yahoo

Brasil se destaca em empreendimentos ecologicamente sustentáveis



O Brasil é um dos países do mundo com o maior número de empreendimentos que podem receber o Selo Verde, uma certificação internacional de edifícios ecologicamente sustentáveis.

Foram avaliados 120 países, e o Brasil ficou em quarto lugar em número de prédios que podem receber a certificação, conhecida internacionalmente como Leed (Leadership in Energy and Environmental Design). A informação é da Agência Brasil.

Sustentabilidade ambiental
Apesar da colocação de destaque, apenas 1% do que é construído no País se encaixa no conceito de sustentabilidade ambiental. Segundo o gerente de relações institucionais e governamentais da Green Building Council Brasil, Felipe Farias, a demanda por construções sustentáveis no País não para de crescer, mas ainda existem desafios relacionados à falta de informação e preconceito.

Farias explica que existe uma forte crença de que as construções sustentáveis sejam muito mais custosas, o que, em muitos casos, não procede, sendo na realidade mais vantajosas. Investir em projetos verdes vale a pena, acredita Farias.

As indústrias de materiais de construção também estão fazendo parte desse desafio. Há bastante investimento desse setor para oferecer produtos de baixo impacto ambiental, ou seja, produtos como tintas com baixos compostos orgânicos voláteis, por exemplo.

Incentivos fiscais
No Rio de Janeiro o aumento de construções sustentáveis está ligado a incentivos fiscais e leis municipais. Segundo o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, Jorge Luiz Arraes, já foram aprovados 160 mil metros quadrados de projetos ambientalmente sustentáveis na região portuária, uma das regiões mais degradadas do centro da cidade.

A região passa por um processo de revitalização para a Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, o chamado projeto Porto Maravilha. O projeto abrange 5 milhões de metros quadrados, além de diversas intervenções sociais e ambientais.


Fonte: yahoo

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Lula volta ao Sírio-Libanês para nova etapa de tratamento contra o câncer



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva já está no Hospital Sírio-Libanês para ser submetido à terceira e última etapa da quimioterapia no tratamento contra o câncer na laringe, doença descoberta no último mês de outubro. Ele chegou ao hospital hoje (12) às 7h30 e deve permanecer internado por um dia, caso não surja uma reação inesperada.
Com a cabeça raspada e sem a barba desde o mês passado, Lula foi ontem (11) ao Estádio do Ibirapuera para acompanhar a disputa final do torneio TouchDown de futebol americano. Ele disse estar confiante na possibilidade de cura. No próximo mês de janeiro devem ser iniciadas as sessões de radioterapia.

Ontem (11), estava previsto um encontro entre Lula e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que também faz tratamento para vencer um câncer. Os dois iriam se reunir, no Aeroporto Internacional de Guarulhos. O presidente venezuelano estaria no Brasil apenas de passagem rumo à Argentina onde iria acompanhar a cerimônia de posse da presidenta Cristina Kircher, reeleita para comandar aquele país por mais quatro anos. Entretanto, Chávez cancelou os dois compromissos em razão das fortes chuvas que deixaram várias regiões da Venezuela em estado de emergência.


fonte: agenciabrasil

domingo, 11 de dezembro de 2011

Agricultor melhora manejo das hortaliças, diz Andef


Análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) constatou que produtores rurais têm usado agrotóxicos não autorizados para combater pragas no plantio de determinados alimentos. O próprio relatório revela, entretanto, um fato positivo, segundo a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef). "Os números mostram que os produtores rurais vêm se mostrando preocupados em melhorar o manejo da lavoura quando aplicam os produtos", diz.

Divulgados na última terça-feira, 6 de dezembro, os dados revelam que das 2.488 amostras analisadas, 28% apresentaram resultado insatisfatório para a presença de resíduos dos produtos. Deste total, 605 (24,3%) amostras estavam contaminadas com agrotóxicos não autorizados.

Por outro lado, 72,4% estão em conformidade com a legislação e as boas práticas agrícolas. Dos 18 tipos de alimentos, em 8 culturas não ocorreu nenhuma inconformidade. "É o caso, por exemplo, da batata", destaca Eduardo Daher, diretor executivo da Andef.

"Em relação às culturas nas quais foram identificados resultados acima do Limite Máximo de Resíduos (LMR) é necessário esclarecer que, no geral, os valores de inconformidade obtidos, de 3,6%, são baixos e igual aos encontrados em programas de monitoramento em países onde se pratica uma agricultura de escala. E, ao observar apenas as amostras que apresentaram índices acima do LMR, o resultado é ainda mais positivo: 1,7%", explica o dirigente.

De acordo com ele, os resultados apresentados pelo programa PARA (Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos), da Anvisa, não devem desestimular a população a consumir frutas e verduras. "Esse é um hábito saudável e recomendado por todos os nutricionistas e médicos", diz o diretor da Andef, fazendo referência ao fato de a divulgação dos dados sobre as não conformidades estarem provocado a resistência dos consumidores em comprar os alimentos classificados como "vilões".

Mariliza Scarelli Soranz, diretora da Associação Hortifrutiflores de Jarinu e do Instituto Brasileiro de Frutas, acredita que a forma com que as informações da pesquisa são divulgadas leva prejuízo ao pequeno agricultor e o deixa desmotivado a permanecer na atividade, principalmente pela baixa demanda dos alimentos.

No monitoramento da Anvisa, a maioria das inconformidades se refere ao uso de agrotóxicos não registrados para determinadas culturas. Isso ocorre quando o agricultor utiliza um determinado defensivo registrado para o tomate, por exemplo, para combater uma mesma praga que ataca o pimentão - mas que não dispõe do mesmo registro. Há alguns anos, a legislação autorizava este manejo, porém atualmente o impede.

Análise da Anvisa encontrou inconformidades

Brasília (ABr) - Em 2010, a Vigilância Sanitária avaliou 2.488 amostras de alimentos, sendo que 28% apresentaram resultado insatisfatório para a presença de resíduos dos produtos. Deste total, 605 (24,3%) amostras estavam contaminadas com agrotóxicos não autorizados. Quando o uso de um agrotóxico é autorizado no país, os órgãos responsáveis por essa liberação, indicam para que tipo de plantação ele é adequado e em que quantidade pode ser aplicado. Em 42 amostras (1,7%), o nível de agrotóxico estava acima do permitido. Em 37% dos lotes avaliados, não foram detectados resíduos de agrotóxicos.

"Os resultados insatisfatórios devido à utilização de agrotóxicos não autorizados resultam de dois tipos de irregularidades, seja porque foi aplicado um agrotóxico não autorizado para aquela cultura, mas cujo [produto] está registrado no Brasil e com uso permitido para outras culturas, ou seja, porque foi aplicado um agrotóxico banido do Brasil ou que nunca teve registro no país, logo, sem uso permitido em nenhuma cultura", conclui o relatório. O pimentão lidera a lista dos alimentos com grande número de amostras contaminadas por agrotóxico. Em quase 92% das amostras foram identificados problemas. Em seguida, aparecem o morango e o pepino, com 63% e 57% das amostras com avaliação ruim. A batata foi o único alimento sem nenhum caso de contaminação nas 145 amostras analisadas.

fonte: tribunadonorte