quarta-feira, 18 de junho de 2014

Alex Pontes Participa da Conferência Estadual de Juventude na Economia Solidária do RN


Durante os dias 28,29 e 30 de março de 2014 , o Diretor Sindical Alex Pontes participou da Conferência Estadual de Juventude e Economia Solidária do Rio Grande do Norte, realizada em Caicó.

Alex foi o único representante do Território Rural Agreste e Litoral Sul , representando assim 24 cidades da região.

Durante o evento, que teve apresentações culturais e muita animação da juventude da Economia Solidária do Rio Grande do Norte, foram discutidas e sugeridas diversas propostas para fomentar a Economia Solidária em nosso estado , passando pela concepção da juventude.

Ao final foram apresentadas, as mais diversas propostas que foram construídas durante a Conferência , que serão integradas as propostas da Conferência Estadual de Economia Solidária.

Para Alex Pontes , participar deste evento , foi uma oportunidade muito importante para discutirmos o momento vivido pela Economia Solidária em nosso estado e juntos reivindicarmos cada vez mais , a participação de nossa juventude nesses espaços de discussão.

terça-feira, 17 de junho de 2014

Diretor do Sindicato Alex Pontes Participa da Reunião da Comissão Provisória do Território Agreste e Litoral Sul


No último dia 26 de março de 2014, o Diretor Alex Pontes participou da Reunião da Comissão Provisória do Território Agreste e Litoral Sul (TERRASUL).
A reunião que ocorreu no Auditório do SINTRAF de Santo Antônio , teve como ponto de pauta, os cursos do PRONATEC Campo em Santo Antônio , além de outros assuntos.

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Diretores Alex Pontes e João Cabral Participam da Reunião Mensal da FETRAF Regional Canavieira em Montanhas


No último dia 25 de março de 2014 , os Diretores do SINTRAF de Santo Antônio - Alex Pontes e João Maria Cabral , estiveram participando da Reunião Mensal dos Sindicatos de base da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) na Região Canavieira (Agreste e Litoral Sul).


A reunião que ocorreu no Auditório do SINTRAF de Montanhas discutiu um único ponto que foi o Projeto de Formação da FETRAF/RN.


Participaram da reunião , além do Sindicato de Santo Antônio , os demais Sindicatos: Espírito Santo , Canguaretama e Brejinho.

Diretores Alex Pontes e Francisco Gomes Participam do Encontro Estadual da FETRAF/RN


Os Diretores do SINTRAF de Santo Antônio - Alex Pontes e Francisco Gomes participaram do Encontro Estadual da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte), realizado no dia 19 de março de 2014 no CEMTRAF (Centro de Capacitação e Estudos em Metodologias e Tecnologias de Desenvolvimento Sustentável da Agricultura Familiar).
No encontro que reuniu dezenas de representantes de Sindicatos filiados a FETRAF/RN, foram discutidos os seguintes temas:

  • Apresentação do novo sistema de gerenciamento interno dos sindicatos -  que deverão implantá-lo ainda este ano em toda a base da FETRAF/RN;
  • Área de abrangência territorial da FETRAF-Brasil - Onde hoje a mesma atua em 16 estados da federação e tem discussão de criação de federações nos estados do Rio de Janeiro , Tocantins , Amazonas e Mato Grosso. São mais de 800 Sindicatos filiados a FETRAF-brasil em todo o território nacional;
  • Jornada de Lutas da FETRAF-Brasil 2014 - Será composta de pautas debatidas em todo o Brasil , como por exemplo: Renegociação da dívida agrícola e reforma agrária;
  • Finanças - Foram feitas diversas observações e orientações ao financeiro da FETRAF-Brasil , FETRAF/RN e Sindicatos;
  • 4º Congresso da FETRAF/RN - O mesmo será realizado em São Paulo do Potengí, no mês de Agosto deste ano de 2014 e terá um caráter mas participativo com média de 300 participantes e ocorrerá durante a feira da agricultura familiar;
  • Fundação de novos SINTRAF's - Japí , Bodó , Jardim do Seridó , Caiçara , Pendências , Lajes , Serra Caiada , são alguns SINTRAF's que a FETRAF/RN irá fundar;
  • Projeto de Formação da FETRAF/RN - Mobilização junto aos sindicatos para indicarem jovens e diretores para participarem do curso de formação;
  • Eleições 2014 - o Companheiro Diretor da FETRAF/RN , Jubenick Pereira é Pré-Candidato a Deputado Estadual nas eleições 2014;