
quinta-feira, 16 de junho de 2011
17 de junho: Dia Mundial de combate à Desertificação

Presidente do PT de Serra do Mel (RN) é assassinado a tiros no centro da cidade

O diretor do jornal Serrano e presidente do diretório municipal do PT do município de Serra do Mel (RN), a 251 km de Natal, Edinaldo Filgueira, 36, conhecido como Edinaldo do Jornal, foi assassinado a tiros na noite desta quarta-feira (15) no centro da cidade.
A Polícia Militar informou ao UOL Notícias que Edinaldo levou sete tiros de revólver e pistola por volta das 22h45, quando conversava com um amigo na porta da lan house que possuía, vizinha à agência dos Correios da cidade. “Chegaram três homens em uma moto. Um deles desceu e o chamou pelo nome. Quando ele olhou, já foi recebendo os disparos”, disse o sargento Jucelino de Santana.
Segundo o policial, os primeiros levantamentos não apontaram para a existência de ameaças contra Edinaldo ou desentendimentos com outras pessoas. “Se existia, era algo bem velado, porque na cidade ele era muito conhecido e ninguém estava sabendo de nada”, informou.
A Polícia Militar fez rondas, mas até o início da manhã desta quinta-feira (16) não havia localizado nenhum suspeito do crime. As buscas na região vão prosseguir durante todo o dia. A Polícia Civil já abriu inquérito para investigar o caso.
Segundo a secretária do diretório estadual do PT no Rio Grande do Norte, Elis Cavalcante, o crime pegou a todos de surpresa em Natal e ainda não há informações sobre possíveis rixas de Edinaldo. “Ainda estamos buscando essas informações agora pela manhã, para podermos procurar a polícia”, disse.
fonte: noticias.uol.com.br
DIRETORES DO SINTRAF PARTICIPAM DA PRÉ-CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE
Santo Antonio/RN: Câmara aprova por unanimidade a prestação de contas da Ex-Prefeita Liliane Barbalho
Em Sessão Ordinária realizada na noite desta quarta-feira (15), foi aprovada por unanimidade a prestação de contas do ano de 2008 da ex-Prefeita Liliane Barbalho. Vale ressaltar que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) já havia aprovado as referidas contas com ressalva. Com este resultado, todos os anos de sua gestão tiveram as contas aprovadas.
FONTE: blog os amigos da onça
quarta-feira, 15 de junho de 2011
PRESIDENTE DO SINDICATO , DÁRIO FORTUNATO PARTICIPOU DE REUNIÃO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL EM NATAL/RN
O Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (SINTRAF) de Santo Antonio , Dário Fortunato , participou de audiência na CAIXA em Natal com o Superintendente Regional da Instituição o Sr. Jorge de Castro e Diretores da FETRAF/RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte).
O objetivo da reunião foi o de encaminhar com a caixa as demandas que o estado tem para o PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA e cadastrar a FETRAF que será a unidade executora estadual junto ao órgão para que depois o municipio de Santo Antonio , assim como outros 13 municipios serem beneficiados com habitações para os agricultores familiares.
Para Dário Fortunato , esta foi mais uma reunião de uma série de reuniões com a caixa para que depois se possa encaminhar as propostas que o nosso municipio através do sindicato conseguiu organizar.
O DIRETOR DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO E UNIVERSITÁRIO DA UFRN, MINISTROU OFICINA PARA PROFESSORES E ALUNOS DA UFRN
domingo, 12 de junho de 2011
FELIZ DIA DOS NAMORADOS

A história do Dia de São Valentim remonta a um obscuro dia de jejum tido em homenagem a São Valentim. A associação com o amor romântico chega depois do final da Idade Média, durante o qual o conceito de amor romântico foi formulado.
O bispo Valentim lutou contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido o casamento durante as guerras acreditando que os solteiros eram melhores combatentes.
Além de continuar celebrando casamentos, ele se casou secretamente, apesar da proibição do imperador. A prática foi descoberta e Valentim foi preso e condenado à morte. Enquanto estava preso, muitos jovens lhe enviavam flores e bilhetes dizendo que ainda acreditavam no amor. Enquanto aguardava na prisão o cumprimento da sua sentença, ele se apaixonou pela filha cega de um carcereiro e, milagrosamente, devolveu-lhe a visão. Antes da execução, Valentim escreveu uma mensagem de adeus para ela, na qual assinava como “Seu Namorado” ou “De seu Valentim”.
Considerado mártir pela Igreja Católica, a data de sua morte - 14 de fevereiro - também marca a véspera de lupercais, festas anuais celebradas na Roma antiga em honra de Juno(deusa da mulher e do matrimônio) e de Pan (deus da natureza). Um dos rituais desse festival era a passeata da fertilidade, em que os sacerdotes caminhavam pela cidade batendo em todas as mulheres com correias de couro de cabra para assegurar a fecundidade.
Outra versão diz que no século XVII, ingleses e franceses passaram a celebrar o Dia de São Valentim como a união do Dia dos Namorados. A data foi adotada um século depois nos Estados Unidos, tornando-se o The Valentine's Day. E na Idade Média, dizia-se que o dia 14 de fevereiro era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados (as) da Idade Média usavam esta ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta do(a) amado(a).
Atualmente, o dia é principalmente associado a troca mútua de recados de amor em forma de objetos simbólicos. Símbolos modernos incluem a silhueta de um coração e a figura de um Cupido com asas. Iniciada no século XIX, a prática de recados manuscritos deu lugar à troca de cartões de felicitação produzidos em massa. Estima-se que, mundo afora, aproximadamente um bilhão de cartões com mensagens românticas são mandados a cada ano, tornando esse dia um dos mais lucrativos do ano. Também se estima que as mulheres comprem aproximadamente 85% de todos os presentes no Brasil.
O dia de São Valentim era até há algumas décadas uma festa comemorada principalmente em países anglo-saxões, mas ao longo do século XX o hábito estendeu-se a muitos outros países.
No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de Junho por ser véspera do 13 de Junho, Dia de Santo Antônio, santo português com tradição de casamenteiro.
A data provavelmente surgiu no comércio paulista, quando o publicitário João Dória trouxe a ideia do exterior e a apresentou aos comerciantes. A ideia se expandiu pelo Brasil, amparada pela correlação com o Dia de São Valentin -- que nos países do hemisfério norteocorre em 14 de fevereiro e é utilizada para incentivar a troca de presentes entre os apaixonados.