sábado, 5 de novembro de 2011
Rompimento de Robinson e Rosalba reflete na região Agreste
Anatel publica portaria que reduz tarifa das chamadas de telefone fixo para celular
Justiça decide anular questões do Enem apenas para alunos de colégio cearense
O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5) acatou o recurso da Advocacia-Geral da União e suspendeu a liminar que anulava 13 questões do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para todos os participantes da prova. De acordo com a decisão, essas questões serão anuladas apenas para os alunos do colégio cearense que tiveram acesso prévio às perguntas. Segundo o tribunal, os alunos cearenses não serão prejudicados uma vez que a pontuação das questões anuladas será redistribuída.
A determinação é do presidente do TRF-5, Paulo Roberto de Oliveira Lima, e anula o efeito da liminar concedida pela Justiça Federal do Ceará na última segunda-feira (31) a pedido do Ministério Público Federal no Ceará. Na ocasião, o juiz Praxedes Vieira da Silva afirmou que a divulgação prévia de parte do conteúdo da prova fere o princípio da isonomia. A Advocacia-Geral da União (AGU) questionou a decisão de Silva e ontem (3) à tarde entrou com um recurso pedindo que ela fosse suspensa.
Para o presidente do TRF-5, a anulação das questões apenas para os 639 alunos do Colégio Christus, de Fortaleza (CE), e a manutenção integral da prova para os demais estudantes é a solução mais razoável para um “assunto grave” que “atinge a esfera de interesses de cerca 5 milhões de estudantes, espraiando seus efeitos para o ingresso deles nas várias universidades públicas do país, com repercussão na concessão de bolsas, na obtenção de financiamentos e na orientação de políticas públicas”.
Lima, no entanto, reconhece que sua decisão não restabelecerá as condições de igualdade para todos os estudantes que realizaram a prova nos dias 22 e 23 de outubro. “Anular ‘somente’ as questões dos alunos beneficiados não restabelece a isonomia. É que eles continuariam a gozar, para o bem ou para o mal, de situação singular (afinal a prova, para os tais, findaria com menos questões). E certamente a solução não teria a neutralidade desejável, [ou seja] o resultado não seria o mesmo, com e sem a anulação. De outro lado, anular as questões para ‘todos’ os participantes também não restauraria a igualdade violada. Como se vê, nenhuma das soluções tem condições de assegurar, em termos absolutos, a neutralidade e a isonomia desejáveis”, assinala o magistrado.
O MEC defendia que as provas fossem integralmente anuladas para os 639 alunos do colégio cearense e que eles voltassem a prestar o exame no final de novembro, quando as provas serão aplicadas à população carcerária.
As 13 questões foram incluídas em uma apostila distribuída pelo Colégio Christus aos estudantes semanas antes da aplicação das provas. De acordo com o MEC, o vazamento ocorreu na fase de pré-testes do exame, da qual a escola participou em outubro de 2010.
fonte: agenciabrasil
Equipe do Google é flagrada fotografando ruas de Natal
Segundo o site oficial do Google Maps, Mossoró também está sendo fotografada.
Garibaldi pode ser ministro em dose dupla

sexta-feira, 4 de novembro de 2011
“Ele está maravilhoso de humor”, diz Dilma Rousseff ao visitar Lula
A presidenta Dilma Rousseff visitou no início da noite desta segunda-feira (31) o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que irá passar a noite no Hospital Sírio Libanês,
“Ele estava interessado em discutir como está o desempenho dos países da Zona do Euro, como a crise está ocorrendo, como é a forma de superação. Ele estava muito empenhado em uma questão, muito importante, que é o fato de que não há registro na história de soluções para uma crise sem que concomitantemente se tenha crescimento”, afirmou a presidenta ao sair do hospital.“Ele está maravilhoso de humor. Está com aquela alegria dele”, disse Dilma. “O presidente é uma pessoa que olha para fora, ele não fica triste olhando para dentro. Ele olha para o mundo, olha para a vida, e é para isso que ele dá importância”.
fonte: blogdopola
Cenário da educação no campo é preocupante
A estruturação de uma política nacional que envolvesse os moradores do campo tem sido uma reivindicação antiga da FETRAF-BRASIL.
O cenário educacional na zona rural é preocupante. Alunos e pais sofrem com a precariedade de acesso para chegar às escolas, problemas de infra-estrutura e, principalmente, a falta de educação específica adequada ao meio rural.
De acordo dados do Censo Escolar do Ministério da Educação (MEC) 37.776 estabelecimentos de ensino rurais fecharam as portas nos últimos dez anos.
Com isso ocorre a nucleação, quando os alunos das escolas são transferidos para escolas maiores e distantes da zona rural, onde não tem ensino voltado especificamente para realidade da agricultura familiar.
Por isso, nesse ano, durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar, realizada em maio, o debate acerca da necessidade de construir uma política nacional de educação no campo, ganhou ainda mais corpo nas audiências com o MEC.
Segundo Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, a proposta da entidade incluía, em linhas gerais, recuperar e ampliar a construção e implantação de escolas de ensino básico e fundamental nas comunidades rurais, ensino fundamental, médio, superior e de qualificação, criados para atender a demanda específica do campo.
“Para criação dessa política nacional específica, a participação dos movimentos sociais que já contribuíram muito para avançar na formação e elevação de escolaridade no campo é imprescindível. Assim como professores qualificados inseridos no contexto local”, explicou Rochinski.
A elaboração desse plano educacional já segue em construção no Ministério com a participação da FETRAF e demais movimentos sociais. No último dia 25 de outubro, as entidades assistiram a apresentação da primeira versão do Programa Nacional de Educação no Campo (PRONACAMPO).
Com a criação do Plano Nacional do Livro Didático do Campo e de Diversidade e de uma linha educacional que abranja todos os níveis, que leve em conta as experiências dos movimentos sociais, fortalecimento das ações que já existem, como as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs) e a participação social ativa tanto na elaboração como acompanhamento do desenvolvimento do Programa, é fundamental para diminuir o déficit educacional.
Dados de estudo de 2009, de Molina, socióloga, e mais dois especialistas para o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República, entre a população de 15 anos ou mais, a taxa de analfabetismo na zona rural chega a 23,3%, três vezes maior do que em áreas urbanas. A escolaridade média é de 4,5 anos, contra 7,8 anos.
fonte: fetrafbrasil
Brasil realiza curso sobre segurança alimentar
Com o tema “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a participação popular e o controle social na garantia do direito humano à alimentação adequada”, o curso começa hoje (31), em Salvador e integrará a Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, de 7 a 10 de novembro.
O Brasil é referência em políticas públicas de combate à fome e inclusão social e, pela terceira vez no ranking da organização não governamental ActionAid ocupa o primeiro lugar entre os países que mais combatem à fome. Essa experiência será transmitida agora para 32 representantes governamentais e da sociedade civil de países em desenvolvimento da Cooperação Sul-Sul com atuação em segurança alimentar, direitos humanos e controle de políticas públicas.
Os representantes participarão do curso “O Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, a participação popular e o controle social na garantia do direito humano à alimentação adequada”, que será realizado até oito de novembro.
A capacitação, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com Agência Brasileira de Cooperação (ABC), terá 56 horas de aula. Como parte da programação, os alunos participarão da 4ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorrerá em Salvador de 7 a 10 de novembro.
Os alunos são dos seguintes países: Botsuana, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Congo, Costa do Marfim, Cuba, Egito, El Salvador, Equador, Fiji, Guiné, Guiné-Bissau, Líbano, Moçambique, República Dominicana, São Tomé e Príncipe, Seichelles, Sri-Lanka, Tanzânia, Timor-Leste e Tunísia.
O objetivo é refletir sobre avanços e desafios das políticas de garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em diferentes contextos nacionais, tomando por base a experiência brasileira de implantação de um Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional com a participação popular e o controle social.
*Informações MDS
Movimentos discutem a primeira versão do PRONACAMPO
Na tarde da última terça-feira (25), no Palácio do Planalto, movimentos sociais reuniram-se com a Secretaria de Educação Continuada, do Ministério da Educação (SECAD/MEC), para discutir sobre a primeira proposta do Programa Nacional de Educação para o Campo, o PRONACAMPO.
Essa primeira versão foi realizada a partir da reivindicação apresentada pelos movimentos sociais, no primeiro semestre do ano, de elaborar uma política nacional de educação que contemplasse o ambiente rural, bem como respeitasse a realidade da agricultura familiar.
A proposta contempla educação infantil, ensino fundamental e médio, educação superior e qualificação, propõe também um Plano Nacional do Livro Didático do Campo e de diversidade.
De acordo com Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL se há um “Plano Nacional de Educação é justo que o campo esteja inserido nessa política de forma efetiva e não com projetos pilotos e ou ações isoladas”.
Para ela, o quesito qualificação e formação para educadores também precisam referenciar o meio rural. “A qualificação tem que estar ligada às políticas públicas, aos desafios que a agricultura familiar tem para enfrentar. E a formação dos professores tem que ser realizada de forma que ele esteja inserido no contexto local”, explicou a coordenadora.
“Além disso, é necessário que os programas que já existem voltados para a educação no campo sejam reestruturados como, por exemplo, o Saberes da Terra, que não avançou significativamente devido a falta de participação social”.
Ainda na proposta apresentada pelo governo, existe a construção de pólos educacionais que terão salas de aula, alojamentos para educadores e alunos, mas que ainda está em fase de elaboração pelo Ministério.
Entretanto, os movimentos foram enfáticos ao concordarem sobre a importância dos pólos, desde que sejam valorizadas e fortalecidas as experiências que os próprios movimentos construíram como as Escolas Famílias Agrícolas (EFAs), por exemplo.
Também participaram da audiência Gilberto Carvalho, ministro da Secretaria Geral da Presidência da República e representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário
fonte: fetrafbrasil
Homenagem da FETRAF-RN para a saudosa ELIANE OLIVEIRA


“Eliane Oliveira, jovem que sempre acreditou na nova concepção de construção politica sindical, com a participação da juventude, principalmente dos agricultores familiares do sistema fetrafiano”.
“Eliane Oliveira, jovem agricultora familiar que nós deixa o exemplo a ser seguido! Por todos jovens agricultores
familiares”.
“Eliane Oliveira, nosso obrigado, e temos a certeza de que a sua luz, não nos deixou, a sua alegria e sua sabedoria continua conosco”.
“Eliane Oliveira, iremos dá continuidade na sua luta, na construção de políticas para a juventude do campo, e com simplicidade conquistar nossos espaços”.
“Eliane Oliveira, a nossa singela homenagem!”
De todos os/as jovens que participaram da conferencias territorial e estadual de juventude do sistema FERTAFIANO!
Saudades!!!!!!!!!!
fonte: FETRAF-RN
quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Santo Antônio/RN: Psicólogo registra BO por abuso de autoridade e constrangimento contra Subgerente do BB
terça-feira, 1 de novembro de 2011
Santo Antônio/RN: Paróquia Nossa Senhora da Conceição realiza I Caminhada do Terço dos Homens
O evento organizado por José Augusto, Hélio Som, seu Tota e Alvaro Luís, teve início às 19:30h com a concentração em frente ao cemitério São Judas Tadeu , no Bairro Novo, de onde saiu uma procissão com destino a Igreja Matriz, teve adoração ao Santíssimo com os celebrantes Padre Xavier e Padre Adelson, que, diga-se de passagem, ficou surpreso com a presença de tantos homens na igreja.
Cerca de oito cidades da região foram representadas pelos seus Terço dos Homens, locais.
O Terço dos Homens de Santo Antônio, tem feito um grandioso trabalho no sentido de resgatar muitas vidas, trazendo de volta à Igreja, homens que haviam se distanciado do Evangélio e até mesmo aqueles que sequer haviam freqüentado antes a Igreja Católica.
Além dos homens, muitas mulheres e crianças participaram da caminhada e compartilharam a alegria, fé em adoração ao Santíssimo.
Confira algumas imagens:





Com informações do blog amigos da onça e fotos de paulo fitas
segunda-feira, 31 de outubro de 2011
COORDENADOR DE JUVENTUDE DO SINTRAF , ALEX PONTES ESTARÁ EM BRASÍLIA PARA A 2ª CONFERÊNCIA DE JUVENTUDE
O Coordenador de Juventude do Sintraf de Santo Antonio e Secretário Geral da FETRAF/RN , Alex de Pontes Silva , estará de 09 a 12 de Dezembro de 2011 , na capital federal , Brasília , participando da 2ª Conferência Nacional de Juventude.
Foram eleitos 23 delegados do Rio Grande do Norte , representando a sociedade civil e mais 2 delegados representando o governo do estado.
Alex , além de representar o Sindicato de Santo Antonio , estará representando toda a juventude da agricultura familiar do estado do Rio Grande do norte.Além de Alex , foram eleitos de base da FETRAF , os companheiros , Willian de Santa Maria e Íngrid de Lagoa de Velhos.
O Processo de escolha dos delegados , se deu por meio de votação , onde votaram mais de 500 jovens de todo o estado e se candidataram , mais de 100 jovens , no qual o companheiro de santo antonio foi um dos escolhidos democraticamente.
LISTA DE DELEGADOS A CONFERÊNCIA NACIONAL DE JUVENTUDE ELEITOS NA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE JUVENTUDE DO RN
domingo, 30 de outubro de 2011
Ricardo Motta livre das vaias na Conferência da Juventude
Na polêmica Conferência da Juventude, entre vaias e beijos, o deputado-presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, saiu incólume dos movimentos formados na entrada do Clube América.
Antes de entrar, uma conversa rápida com os comandantes do PT, deputado Fernando Mineiro e ex-vereador Hugo Manso.
Livre de vaias, Motta falou sobre as reivindicações da Juventude, colocadas em pauta para debate durante o evento, mas atropeladas, em sua maioria, pelo movimento político-partidário.
“Sei que essas prioridades serão inseridas no Plano Estadual de Juventude que haverá de ser encaminhado pelo Governo do Estado à nossa Assembleia. Confirmo a cada um de vocês, e podem fazer chegar aos rincões de todo o Rio Grande do Norte, que os 24 deputados estaduais estão prontos para votar e aprovar esse Plano”, afirmou o deputado, se mostrando próximo dos jovens.
“Ninguém melhor do que os jovens para eleger as políticas públicas prioritárias que servirão não só para o Plano Estadual de Juventude, como para o Plano Nacional de Juventude. A Assembleia Legislativa se sente honrada e gratificada de participar dessa Conferência”.
A Conferência continua neste domingo, sob o comando do subsecretário estadual de Juventude, Rafael Motta, e do coordenador da Sejuv, Jacob Jácome.
Pelo saldo de ontem, políticos não deverão passar nem na frente do América hoje.
fonte: thaisiagalvao
Vaias roubaram a cena da Conferência da Juventude
A presença dos políticos de todas as cores na Conferência da Juventude não impediu que o evento fosse marcado pelas vaias…
E mais: colaborou para que as discussões em torno de temas voltados para a juventude fosse desvirtuados e a política partidária virasse o tema principal.
Aplaudido por uns, o ministro Garibaldi Filho também foi vaiado.
Apelou para a idade….falou em ingratidão…sem sucesso.
O deputado federal Felipe Maia, do DEM, foi o alvo dos jovens que protestavam na frente do clube América, onde foi realizado o evento.
“Filhote da ditadura”, gritavam moças e rapazes na entrada do deputado.
“Tanto as vaias quanto os aplausos fazem parte da democracia, pois demonstram que existem os que estão satisfeitos e os insatisfeitos, contudo continuarei a trabalhar em prol do Rio Grande do Norte”, justificou Felipe quando discursou.
O secretário de Interior e Justiça do governo, Thiago Cortez, também recebeu sua cota de vaias…
A governadora Rosalba Ciarlini se livrou das vaias. Desistiu de ir ao evento quando tomou conhecimento do clima que rondava o clube América.
fonte: thaisagalvao