Nós que fazemos parte de seu partido PT e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, ficamos lisonjeados por você ter se tornado um cidadão santo antoniense, e desejamos a você que continue sendo esse exemplo de parlamentar. Parabéns...
sexta-feira, 28 de janeiro de 2011
O DEPUTADO ESTADUAL DO PT JÁ É UM CIDADÃO SANTOANTONIENSE
Nós que fazemos parte de seu partido PT e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar, ficamos lisonjeados por você ter se tornado um cidadão santo antoniense, e desejamos a você que continue sendo esse exemplo de parlamentar. Parabéns...
AGRICULTORES PERDEM 80% DA SAFRA
Distante cerca de 70 Km de Natal, o Vale do Punaú é distrito do município de Rio do Fogo e, segundo informações extra-oficiais, é a maior área produtora de Jerimum do RN. Por safra, são cerca de 250 hectares plantados e uma produção estimada entre 4 mil e 4,5 mil toneladas. Há pelo menos três anos, o “inverno” provoca, no entanto, perdas na região.
O presidente da Associação dos Produtores, João Batista Bandeira Gomes, explica que o problema é que os rios Punaú e Piranhas acabam transbordando com o excesso de chuvas e a água inunda a área. “Os rios são assoreados. E é por isso que ocorre os alagamentos”, diz ele, acrescentando que nenhuma providência foi tomada até agora para evitar que o problema se repita. E pegue os agricultores de surpresa. “Estamos sem saber o que fazer”.
O agricultor Domingos Dantas do Nascimento, 61, é um dos que, até ontem, estavam nessa corrida. Ele planta jerimum há 35 anos em Punaú e há três anos seguidos sofre com as perdas. Nesta safra, 100% dos 10 hectares que cultivou foram alagados. A área, plantada no final de outubro de 2010, deveria render ao menos 80 mil Kg. “Agora, estou tentando salvar pelo menos 10 mil Kg, mas talvez ninguém queira comprar, já que estava tudo dentro d´água”. A plantação de milho, que era feita consorciada com a do jerimum, também ficou comprometida. “Perdi tudo”, lamenta ele.
Fonte: www.tribunadonorte.com.br, 28/01/2011
Meteorologistas afirmam que inverno já começou


De acordo com o chefe do Departamento de Climatologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), José Espínola, apesar de a temporada chuvosa ter começado, não significa, por sua vez, que choverá todos os dias. Isso porque, segundo ele, até o mês de fevereiro ocorrerão os chamados veranicos, que consistem em um fenômeno meteorológico de curto período de estiagem, ou seja, provoca dias com interrupções na incidência das chuvas.
"As pessoas acham que com a chegada do inverno obrigatoriamente todos os dias haverá chuva. Mas não é assim, há inconstâncias provocadas, por exemplo, pelos veranicos. Em média, esse fenômeno dura um intervalo de seis a dez dias entre uma chuva e outra", explica Espínola.
Mesmo com as oscilações nas ocorrências das chuvas, conforme José Espínola, até agora na Estação Meteorológica situada na Ufersa foi registrado este mês um volume de chuva em Mossoró acima da média. "Ao todo, já choveu 83 milímetros, sendo que a média de janeiro do município é de 56 milímetros. No entanto, houve pontos nos limites da cidade, nas proximidades de acesso a Tibau e Baraúna, que registramos um acúmulo de 100 milímetros", revela Espínola.
Chuvas serão mais constantes a partir do mês de março
Na previsão dos especialistas é esperado um acúmulo superior a 700 milímetros na região. Segundo os climatologistas, a partir do mês de março, a incidência pluviométrica será constante com chuvas mais regulares. "De março até abril, a meteorologia prevê que as chuvas serão constantes. Além disso, que as médias de chuvas de cada mês sejam superadas", alerta José Espínola.
Embora a previsão não seja algo como aconteceu em 2009, quando choveu mais de 1.300 milímetros, ainda assim é preocupante para os moradores das áreas ribeirinhas. Uma vez que as águas da barragem Santa Cruz desbocam no rio Apodi-Mossoró, resultando na elevação do nível ao logo do curso natural que corta Mossoró.
Outro fator preocupante para residentes nas áreas de risco da cidade é tendência de ocupação da capacidade da barragem Santa Cruz, que com acúmulo das primeiras chuvas o reservatório opera já com 76% de capacidade.
Fonte: http://www2.uol.com.br/omossoroense/mudanca/conteudo/cotidiano.htm
SÓCIOS ANIVERSARIANTES DOS DIAS 27 E 28/01/2011

ELIZANDRA ASSINDINO DOS SANTOS, SÍTIO DOIS LAJEDO DO PAIVA JOSÉ FERREIRA ROCHA, SITIO TARARACA MARIA ANDREA BARBOSA DE OLIVEIRA, SÍTIO SOUZA VANUSA CRISTINA BEZERRA DA SILVA, RUA BIL ALFAIATE VERA LÚCIA RODRIGUES DA SILVA, TRAVESSA PADRE ANDRADE
Governo Rosalba assegura programa Garantia Safra para 2011

Na tarde desta sexta-feira, 27, aconteceu na Câmara Municipal São Paulo do Potengi, o lançamento do Garantia Safra 2011 pelo secretário de Estado da Agricultura Pecuária e da Pesca, Betinho Rosado.
O Programa Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familia - Pronaf, criado para os agricultores que sofrem a perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas. Recebem pagamentos os agricultores dos municípios participantes em que é detectada perda de pelo menos 50% da produção de algodão, arroz, feijão, mandioca e milho.
De acordo com dados da Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio Grande do Norte - Emater, o Estado conta com 25.298 agricultores familiares que podem ser contemplados com o benefício. Desses, 5.160 estão na região do Potengi. O diretor geral da Emater, Ronaldo Cruz, aproveitou a ocasião para reafirmar em nome da governadora, a parceria da Emater com os agricultores familiares do estado.
O secretário de Agricultura de São Paulo do Potengi, Neilson Azevedo, elogiou a adesão ao programa para o ano de 2011, mas disse que torce para que o benefício não precise ser utilizado esse ano. "Nossos agricultores já começaram a plantar e tomara que dê tudo certo", ressalvou.
O secretário de Estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca - Sape, Betinho Rosado, frisou a importância dessa ação para o Brasil e disse que a luta por melhorias na lei que trata sobre a garantia safra começou há mais de 8 anos, em 2002. De acordo com o secretário, a Garantia Safra é um mecanismo permanente que garante renda ao agricultor no caso de acontecer o pior. "É um projeto do Governo Federal ao qual o Governo Estadual aderiu para garantir renda aos agricultores caso as colheitas sejam perdidas. O governo passado também aderiu, mas não honrou o compromisso do pagamento, isso foi um sofrimento para quem plantou e não conseguiu colher", comentou Betinho Rosado.
De acordo com o secretário da Sape, o programa é muito importante para combater a pobreza rural e a exclusão social. "o objetivo da nossa visita aqui é mostrar aos agricultores os esforços que a governadora Rosalba Ciarlini está empreendendo para melhorar a vida do camponês".
No Rio Grande do Norte 15 milhões de reais estarão garantidos para os agricultores familiares cadastrados pelo programa. Estavam presentes na solenidade diretores e representantes da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN - Emparn, Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN - Idiarn, Emater e agricultores.
FONTE:http://www.rn.gov.br
Mineiro diz que não há consenso para 1ª secretaria da Assembleia
Deputado Fernando Mineiro garante que nome não foi escolhido ainda e disputa pode ir para o voto
Mineiro usou a manobra peemedebista de ficar com a 1º secretaria como argumento para a falta de consenso. "Nem o próprio PMDB conseguiu encontrar um consenso entre os quatro deputados que almejam o cargo. Não há um nome consensual para dizer que já é o 1º secretário. Quem vai decidir o cargo será o plenário no dia da votação", analisou.
No início da semana, o PMDB encaminhou os quatro nomes, que além de Poti e Hermano, também constam Gustavo Fernandes e Nélter Queiroz, para o líder do PMN, Ricardo Motta escolher um nome para postular o cargo. A ideia foi de aproximar ainda mais os dois partidos como uma alternativa de garantir a 1ª secretaria com o PMDB, já que Motta é o nome de consenso para presidir a Mesa, e evitar qualquer tipo de disputa interna no partido.
A articulação termina interferindo nos planos de Raimundo Fernandes, atual 2º secretário, que ainda tenta articular-se para viabilizar a candidatura para o cargo de 1º. Uma alternativa para Raimundo é a manutenção da cadeira de 2º secretário como forma de abrigar o independente PMDB na base governista.
A oposição também se mantém viva na disputa pelo cargo, ratificando ainda mais a idéia de Mineiro de "falta de consenso". O deputado estadual Gustavo Carvalho (PSB) ainda tenta viabilizar sua candidatura para o cargo, como uma alternativa de manter a tradição de alternância de poderes da Casa entre o governo e a oposição. Gustavo tem o apoio direto de sua bancada, composta por quatro deputados: Márcia Maia, Larissa Rosado, Tomba e ele mesmo, além de apoio direto de Mineiro, cotado para ser líder da oposição.
Fontes governistas revelaram que o PMN e o DEM devem tentar negociar com o PSB para acomodar Gustavo Carvalho na 1ª vice-presidência, posto antes ocupado por Márcia Maia, atual presidente. Mas o arranjo terminaria indo contra os desejos do recém-eleito Tomba, que quer o cargo como forma de representatividade política do bloco dos novatos formado por Dibsson Nasser (PSDB) e Fábio Dantas (PHS). Bloco esse, que pode ser fundamental nas articulações governistas para a aprovação de projetos e que quer um cargo na Mesa Diretora, não importando qual seja.
Decisão
Fontes revelaram ao CORREIO DA TARDE que Poti Júnior já está definido como nome escolhido para assumir o cargo. Poti teria o apoio de toda a bancada da situação e seria eleito independente dos votos da oposição.
Mas fontes também repassaram que Hermano pode terminar sendo o escolhido por Motta. Já que ele é um dos orientados políticos do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB), presidente estadual da legenda, e que para manter o bom relacionamento com Henrique, Motta terminaria optando por um político ele. No caso, Hermano Morais.
O certo é que o nome continua em aberto e que várias negociações ainda serão realizadas até a próxima terça-feira (1º).
Candidatos a 1º secretário
Poti Junior (PMDB)
Hermano Morais (PMDB)
Gustavo Fernandes (PMDB)
Nélter Queiroz (PMDB)
Raimundo Fernandes (PMN)
Gustavo Carvalho (PSB)
Fonte: http://www.correiodatarde.com.br/editorias/correio_politico-60615
Dilma diz que proposta do governo para reajuste do salário mínimo se mantém em R$ 545
Durante visita ao Rio Grande do Sul, a presidenta Dilma Rousseff afirmou que a proposta do governo para reajuste do salário mínimo permanece em R$ 545.
Após participar de reunião com o governador do estado, Tarso Genro, Dilma destacou a importância da manutenção do acordo feito com as centrais sindicais, por meio do qual é calculada a correção do salário mínimo.
Durante o encontro com Tarso, a presidenta confirmou a liberação de R$ 20 milhões para municípios atingidos pela estiagem no Rio Grande do Sul. Ela pediu ainda maior rapidez na conclusão de obras hídricas do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), na tentativa de socorrer agricultores prejudicados pela seca no estado.
Da Agência Brasil
Fonte: http://www.dnonline.com.br/ver_noticia/62184/, 28/01/2011
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
FELIZ ANIVERSÁRIO MARIA JOSÉ !!!
NÓS TE DESEJAMOS TUDO DE BOM. SUCESSO, REALIZAÇÕES PESSOAL, SAÚDE, ALEGRIA, PAZ, FÉ, E QUE DEUS SEMPRE CUBRA VOCÊ E SUA FAMÍLIA DE BENÇÃOS.
ESSES SÃO OS VOTOS DE TODOS E TODAS QUE FAZEM A DIRETORIA DO SINDICATO.
PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS: BARACK OBAMA, VEM AO BRASIL EM MARÇO DE 2011
De acordo com as informações, a reunião incluirá temas que vão desde os programas de transferência de renda até questões de energia, investimentos em projetos do pré-sal, comércio exterior, direitos humanos e mudanças climáticas, além da crise cambial e do desenvolvimento sustentável. Negociadores norte-americanos e brasileiros preparam a agenda de discussões. Inicialmente, eles organizam as conversas de Dilma e Obama em duas fases: uma em que todos participam - os presidentes e assessores - e outra em que apenas os dois conversam.Em geral, segundo assessores, as reuniões a sós entre chefes de Estado duram cerca de uma hora.
Barack Obama desembarcará em Brasília com uma comitiva que deve reunir ministros, assessores e empresários. Do lado brasileiro, Dilma também estará acompanhada de assessores. A comitiva norte-americana inclui representantes do Tesouro, do Departamento de Estado (o equivalente ao Ministério das Relações Exteriores) e autoridades das áreas de segurança nacional, energia e meio ambiente.
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos já sinalizaram que estão entre as prioridades as propostas de uso de energia limpa e recursos renováveis. Do lado norte-americano, houve ainda indicação sobre articulações para as parcerias de projetos do pré-sal e ações de cooperação para os países pobres, em especial o Haiti.
Fonte: www.diariodenatal.com.br, 26/01/2011
Homenagem a José Alencar reúne Dilma Rousseff e Lula

Bem-humorado, o ex-vice-presidente brincou com os convidados. “Os discursos devem ser como vestido de mulher. Não devem ser nem tão curtos que nos escandalizem, nem tão longos que nos entristeçam.” Alencar destacou que, mesmo com as dificuldades, o tratamento evolui. “Se eu morrer agora, é um privilégio para mim porque a situação está tão boa que não tem como melhorar, está todo mundo orando por mim. Seja qual for o resultado, será uma vitória nossa.”
Durante o discurso de 9 minutos e 40 segundos, Alencar dispensou o texto que havia preparado, por preferir “falar com o coração”. De improviso, ele contou que, fora da Vice-Presidência, já não anda com os tradicionais batedores da segurança e que, por isso, tem observado a cidade e seus carros luxuosos, o que, na opinião dele, é uma prova de que o País vai bem.
Além de Dilma e Alencar, estavam no palco montado o governador paulista, Geraldo Alckmin (PSDB), e o vice-presidente, Michel Temer (PMDB), com quem o prefeito Kassab mantém conversas sobre a troca de partido. Ontem, os dois conversaram rapidamente na presença de Alckmin.
Médicos vão decidir se tratamento pode ser em casa São Paulo (AE) - Após a cerimônia de homenagem na sede da Prefeitura de São Paulo, o ex-vice presidente José Alencar conseguiu autorização dos médicos para passar o dia em seu apartamento nos Jardins, zona sul da capital paulista. O cardiologista Roberto Kalil Filho, chefe da equipe médica do Hospital Sírio-Libanês que trata do ex-presidente, permitiu que Alencar almoçasse e passasse o restante do dia em casa. No início da noite os médicos fariam uma avaliação do seu estado de saúde para definir se Alencar dará continuidade ao tratamento em casa ou no hospital.
Alencar deixou ontem o hospital pela primeira vez desde 22 de dezembro, quando sofreu uma hemorragia abdominal e foi internado às pressas. Ontem pela manhã, o ex-vice-presidente recebeu a Medalha 25 de Janeiro, um reconhecimento da Prefeitura de São Paulo ao seu mérito pessoal e serviços prestados ao município. “A cidade é muito grata por tudo o que o senhor tem feito pelo Brasil ao longo de sua vida”, disse o prefeito Gilberto Kassab (DEM) em discurso. Durante seu discurso, Alencar fez uma agradecimento especial aos médicos que autorizaram sua participação no evento. “Tenho recebido de todos os médicos que me prestam serviço no Hospital Sírio-Libanês uma atenção que não tenho como pagar”, disse o ex-presidente.
Para uma plateia de governistas e oposicionistas, Alencar agradeceu as orações de todos por sua saúde. “Eu tenho que fazer a minha parte, estou lutando para não morrer. E estamos vencendo, com a força de todos e com a força de Deus.”
Alencar é referência nacional, diz presidenta São Paulo (AE) - Durante evento em homenagem ao ex-vice-presidente José Alencar, a presidenta Dilma Rousseff, que visitou São Paulo pela primeira vez desde que assumiu o governo, ressaltou ontem que o País está no rumo certo graças à parceria entre ele e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Ele (Alencar) foi um parceiro nessa trajetória”, afirmou Dilma, diante de uma plateia que reuniu adversários históricos.
O prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), foram mais diplomáticos com a presidenta. No discurso, Alckmin cumprimentou Dilma e destacou “a alegria de recebê-la em São Paulo”. Ele desejou também “um grande mandato” a ela. Já Kassab agradeceu a participação de Dilma no evento, apesar de ter cometido a gafe de ter se referido a ela como “querida vice-presidente”. “A sua presença em São Paulo valoriza demais essa homenagem que preparamos ao José Alencar.”
Dilma, que falou mais que o homenageado (10 minutos e 45 segundos), não poupou elogios ao “espírito empreendedor e cívico” do ex-vice-presidente. A presidenta destacou que Alencar se tornou importante para todos os brasileiros, “que vivenciaram a luta tenaz de um homem que sobrevive com honradez e dá exemplo de dignidade”. Dilma também lembrou que ele virou uma referência nacional por “sair de baixo e construir um império econômico sem perder seu compromisso com o País”.
A presidenta afirmou também que a homenagem dela se estendia à mulher de Alencar, Mariza Gomes da Silva, e a toda a família dele pelo apoio que dão ao ex-vice-presidente. “A dona Mariza é uma grande mulher por trás de um grande homem que é José Alencar “ Como ex-chefe da Casa Civil, Dilma lembrou que Alencar e Lula não têm diploma universitário e disse que fizeram um “grande governo”.
“Ele (Alencar) foi um excelente vice-presidente ao lado de um grande presidente”, afirmou, ao ressaltar que Alencar foi o vice que mais ocupou a Presidência da República, nos oito anos de governo. Dirigindo-se a Alckmin e Kassab, a presidenta comprometeu-se em manter parceria entre os governos federal e do Estado e Prefeitura. A Kassab, ela disse: “Vamos continuar investindo em São Paulo.”
Fonte: www.tribunadonorte.com.br, 26/01/2011
SÓCIOS ANIVERSARIANTES, DOS DIAS 25 e 26/01/2011

SÓCIOS ANIVERSARIANTES DO DIA 26/01/2011
DALVANETE TAVARES DE MAIA, RUA PROFª MARGARIDA DE ARAUJO
MARIA DAS GRACAS MARINHO (GRACINHA), RUA VEREADOR JOSE ROBERIO
PEDRO SEVERIANO SOBRINHO (PEDRO VIANA), RUA JOAQUIM SEVERO DE MEDEIROS
EXPEDITO DA SILVA NASCIMENTO, RUA SALUSTIANO FAGUNDES
JOAO GOMES DOS SANTOS, RUA MANOEL FAUSTINO SOARES
MARIA APARECIDA ALVES, RUA SETE DE SETEMBRO
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
Ministro Afonso Florence recebe Ministro da Alimentação e Agricultura de Gana
24/01/2011
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, recebe nesta segunda-feira (24) uma delegação do governo de Gana (África) chefiada pelo ministro da Alimentação e Agricultura deste país da África, Kwasi Ahowi. O encontro, que será realizado às 15h, no Bloco A da Esplanada dos Ministérios, marca o início da negociação do projeto de cooperação técnica para a implantação do Programa Mais Alimentos em Gana.O projeto está associado a uma linha de crédito de US$ 640 milhões para países africanos aprovada pela Camex, o que permitirá a Gana a aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas financiados pelo Mais Alimentos, programa desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O Mais Alimentos também será abordado no encontro do ministro Afonso Florence com representantes da Anfavea, Abimaq e Simers que será realizado a partir das 17h desta segunda-feira no Bloco A da Esplanada dos Ministérios.
Reunião do ministro Afonso Florence com o ministro da Alimentação e Agricultura de Gana, Kwasi Ahowi
Local : Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 8º Andar, Gabinete do Ministro
Horário : 15h
Local : Esplanada dos Ministérios, Bloco A, 8º Andar, Gabinete do Ministro
Horário : 17h
Fonte: www.mda.gov.br
segunda-feira, 24 de janeiro de 2011
SÓCIOS ANIVERSARIANTES DO DIA.

A DIRETORIA DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO/RN, DESEJA A TODOS (AS) UM FELIZ ANIVERSÁRIO CHEIO DE MUITAS REALIZAÇÕES E CONQUISTAS.
CARLOS DA SILVA COSTA, RUA OTAVIO JULIÃO BARATEIRO
JOÃO BATISTA DUARTE, RUA MANOEL BARATEIRO
JOÃO RAFAEL DUARTE, RUA SÃO MATEUS
JOELMA AQUINO ALVES, RUA HONORINA MARIA DE OLIVEIRA
SINTRAF DE SANTO ANTONIO REALIZA REUNIÃO COM AGRICULTORES (AS) FAMILIARES NO DISTRITO DE REDENÇÃO
FETRAF/RN PARTICIPA DE PLANEJAMENTO NO ALTO OESTE SOBRE OS FUNCIONAMENTOS DOS SINTRAF's
FETRAF/RN E COOPEFAP, PARTICIPAM DE REUNIÃO NA CAIXA ECONÔMICA FEDERAL SOBRE O PROGRAMA MINHA CASA, MINHA VIDA
Na reunião foi discutido e debatido tudo sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida, como: apresentação do Programa PMCMV, público alvo e critérios do programa.