sexta-feira, 3 de julho de 2009

ENCONTRO DO PROJETO MÃOS DA TERRA EM SÃO PAULO DO POTENGI


Trabalhos em grupo no encontro do projeto Mãos da Terra, sobre economia solidária

Coordenador Geral da AACC, Emerson Cenzi, falando sobre Economia Solidária


Agricultoras experimentadoras de São Miguel do Gostoso, da rede Xique-xique, mostrando suas experiências com Horta Orgânica.



Jovens agentes multiplicadores - JAM, Técnicos agrícolas -TEL's, Gerenciadores - GAM e Lideranças sindicais


Apresentação de Trabalho em Grupo com Jam's, Tel's, Gam's e Diretores Sindicais


Participaram do encontro do Projeto Mãos da Terra em São Paulo do Potengi, o primeio secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN e a Jovem Agente Multipicadora - JAM, Silvanethy Régia do Projeto Mãos da Terra, que aconteceu de 30 à 02 de julho de 2009, onde foi apresentado propostas de trabalho para a agricultura familiar sustentável, experiências agroecológicas e economia solidária. Estiveram presente a diretoria estadual da Fetraf-RN, o Agrônomo Claúdio Carioca, o Coordenador Geral da AACC - RN e Valter de Carvalho do MDA - RN e STR's de várias regiões do RN.

OFICINA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL - SAR


Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN, o Sr. Francicarlos Santos e o Líder da Pastoral da Criança o Sr. Afonso


Presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, o Sr. Canindé


Líder da Pastoral da Criança de Santo Antonio-RN, o Sr, Fernando Laerty



Líder da Pastoral da Criança de Santo Antonio, o Sr. Afonso



Palestrante da Oficina de Comunicação do Serviço de Assistência Rural - SAR

O Primeiro Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN, o Sr. Francicarlos Santos e os Líderes Comunitários da Pastoral da Criança Fernando Laerty e Afonso Alves, participaram da Oficina de Comunicação, proporcionada pelo Serviço de Assistência Rural - SAR, que aconteceu em Emáus - RN na Província Nossa Senhora das Neves - Proneves, nos dias 26 e 27 de julho do corrente ano. .
Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica. Nunca se deve reduzir o mundo à diminuta consciência humana comum. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os 5 sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto. O “olhar”, uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa. O “olhar” não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O comunicador deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do “ver”, mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades. Para estruturar de forma eficiente a comunicação, faz-se um trabalho com a concepção de que a comunicação vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação. O maior problema hoje com a comunicação empresarial é que os executivos, os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. A comunicação é uma área especializadíssima, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela. Vêm-se muitas empresas falharem por não terem pessoas capacitadas lidando com comunicação, visto que, uma das formas de mostrar as políticas públicas à população, é através dos meios comunicáveis que existem na sociedade, rádios comunitárias, jornais impressos e online, panfletos, difusora, cartazes e etc.

II ENCONTRO ESTADUAL DE HABITAÇÃO DA AGRICULTURA FAMILIAR DO RN


Coordenador Estadual da Cooperhaf-RN o Sr. José Motta

Coordenador Estadual da FETRAF-RN o Sr. João Cabral de Lira


Sindicalistas de várias cidades do RN, no II encontro estadual de Habitação do RN

Formação da mesa com representantes do poder público estadual do RN


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN, através do Presidente José Dário Fortunato da Silva o Coordenador de Habitação Municipal e toda Diretoria, junto com os beneficiários do PSH 2007/2008, participam do II Encontro Estadual de Habitação da Cooperhaf-RN, Mais de 380 delegados de todas as regiões do Estado do Rio Grande do Norte, participaram na quinta e sexta-feira (25 e 26/06), do II Encontro Estadual de Habitação da Agricultura Familiar, promovido pela Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares (Cooperhaf/RN), com o apoio da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar (Fetraf/rn), que aconteceu no PraiaMar Hotel, em Ponta Negra, com a participação de agricultores familiares e coordenadores municipais de habitação de diversos municípios do Estado, além de representantes sindicais.
Um dos principais objetivos do 2º Encontro Estadual de Habitação da Agricultura Familiar, foi formalizar a atuação da Cooperhaf, bem como, expor os programas e o número de habitações reformadas e construídas no meio rural do Estado. A Política Nacional de Habitação Rural (PNHR) também foi debatido pelos participantes durante os dois dias de evento.