terça-feira, 7 de maio de 2013

115ª REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTO ANTÔNIO

Na manhã do dia 06 de maio de 2013 no Auditório Terezinha de Jesus Silva na Secretaria Municipal de Saúde de Santo Antônio , ocorreu a 115ª Reunião do Conselho Municipal de Saúde.
Durante a reunião foram feitas as justificativas das ausências ,comunicações e leitura de correspondências , informes e solicitações de inclusões de pauta.
Também foi feita a leitura da ata da reunião anterior e dado prosseguimento a ordem do dia , que teve como pontos de pauta: a apresentação da nova secretaria executiva do conselho - Melânia ; situação do atendimento no Hospital Regional Lindolfo Gomes Vidal e nos Postos de Saúde do município.
Ao final da reunião foi tirado a agenda da próxima reunião do conselho que será uma reunião extraordinária para discutir a situação de transferência da servidora federal cedida - Jésua Betanha e com a Coordenadora da Atenção Básica - Ceiça Miguel que ocorrerá na próxima quarta feira dia 15 de maio.

A próxima reunião ordinária do conselho de saúde de Santo Antônio , ocorrerá no distrito de Redenção no mês de Junho.
Participaram da reunião representando o Sindicato de Santo Antônio como Conselheiros, os Diretores: Alex Pontes e João Maria Cabral do Nascimento.

segunda-feira, 6 de maio de 2013

FETRAF/RN fará grande mobilização nesta quinta (09)



No próximo dia 09 de maio, cerca de 1.800 agricultores familiares de 50 municípios de várias regiões do Estado – Oeste, Seridó, Mato Grande, Potengi, Trairi e Área Canavieira virão a Natal participar de uma caminhada até a Governadoria. Eles se concentrarão na Central de Comercialização da Agricultura Familiar localizada na esquina da Rua Jaguarari e Avenida Mor Gouveia, no bairro de Lagoa Nova, a partir das 8h. Às 10h seguem em caminhada para tentar ser recebidos pela governadora Rosalba Ciarlini e discutir uma pauta de reivindicações para o convívio com a estiagem. A própria Central de Abastecimento, construída há três anos e que nunca funcionou, é um dos alvos da ação.
Segundo o coordenador geral da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (FETRAF-RN), João Cabral, as chuvas que têm caído aliviam a situação, mas não resolvem os prejuízos contabilizados pelos pequenos agricultores, que perderam o gado e a plantação por causa da seca. “Todos sabemos que a cada oito a 10 anos, enfrentamos uma grande seca, então, precisamos nos preparar para esse convívio com a estiagem, nos prevenindo para os períodos sem chuva: precisamos de providências imediatas e a médio e longo prazos”, aponta Cabral.
Na pauta de revindicações está a instalação imediata dos poços já perfurados e recuperação dos poços quebrados – mais de mil ao todo; além da perfuração de novos poços – em torno de 500 – nas terras dos agricultores; que o Estado viabilize a instalação e assessoria técnica do “Kit Produção” fornecido pelo PAIS - Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que inclui um sistema de caixas d’água de cinco mil litros e irrigação. Eles pedem ainda a implantação de outras tecnologias para a obtenção de água, como as barragens subterrâneas, o sistema de barragens integradas para abastecimento coletivo – as barraginhas e os barreiros-trincheiras - que através do aprofundamento de córregos é possível acumular água.
Os pequenos criadores também reclamam uma política voltada para a recuperação do rebanho perdido com a estiagem (50%) e incentivos para a produção de forragens e silagem para a produção, na propriedade deles, de ração para o gado. Eles também pedem a criação de uma Secretaria Estadual de Agricultura Familiar, a exemplo do que fizeram outros estados do Nordeste como Pernambuco, Ceará e Bahia, para que o agricultor familiar receba uma atenção especial.

FONTE: Blog do Pôla Pinto

PRESIDENTE DO SINDICATO DÁRIO FORTUNATO CONFIRMA PRESENÇA EM MOBILIZAÇÃO DA FETRAF EM NATAL



O Vereador e Presidente do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar de Santo Antônio-RN , Dário Fortunato confirmou presença na grande mobilização de rua que a FETRAF-RN (Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) irá realizar nesse dia 09 de Maio de 2013 - quinta feira em Natal.
A Federação pretende colocar mais ou menos 1.500 Agricultores Familiares que sairão em marcha até a sede do Governo do Estado e de Santo Antônio , Dário estará levando 02 ônibus com 100 agricultores para participarem do evento.
Este ano de 2013 será a 9ª edição da Jornada de Lutas Potiguar que a FETRAF-RN realiza.