sábado, 19 de janeiro de 2013

VEREADOR DÁRIO DO SINDICATO PARTICIPA DE REUNIÃO NO INCRA/RN












A reunião teve início as 9:30 horas, sob a coordenação de Dário Alves de Andrade, Superintendente Adjunto da Delegacia Federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário – DFDA, que solicitou a apresentação  dos presentes: Chico Antonio e Fábio Fernandes, do Instituto Chapéu de Couro - ICC; Edmilson Félix Costa, Superintendente Adjunto do Banco do Nordeste do Brasil -  BNB; Ivanaldo Pessoa de Medeiros, representante da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER/RN; Max Vitor e Erlon Fernandes, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA/RN; Francisco de Assis de França, representante do Projeto de Assentamento da Reforma Agrária Bom Futuro e José Maria de Castro, representante do Projeto de Assentamento Ronaldo Valência, ambos no município de Campo Grande/RN; Jubenick Pereira, representante da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar – FETRAF/RN; Dário Fortunato, representante do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras da Agricultura Familiar – SINTRAF e José Heriberto, presidente do Projeto de Assentamento do Crédito Fundiário Catolé, ambos no município de Santo Antonio/RN.

Após a apresentação de todos, Dário passou a palavra para Fábio Fernandes, para falar dos objetivos desta reunião, dizendo que em virtude da estiagem que assola o semiárido potiguar é preciso unir os parceiros e buscar uma solução rápida e viável que venha amenizar os efeitos causados por esta que é uma das piores estiagens já vivenciadas na região nos últimos 50 anos. Sendo assim, o ICC iniciou um processo de articulação e diálogo com os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras rurais das comunidades tradicionais e assentamentos do RN, com o objetivo de chamar os órgãos responsáveis pela Assistência Técnica e Créditos no estado para sensibilizar e construir um acordo junto a estes agentes para elaborar e agir na liberação dos respectivos projetos. Colocou ainda a importância do papel de cada parceiro, para superar as barreiras existentes que emperram e impedem os agricultores de acessarem os créditos existentes para amenizar as dificuldades vivenciadas pelos mesmos neste período, pois, até então os assentados da Reforma Agrária e do Crédito Fundiário, que ainda não acessaram o Pronaf A ou estão em aplicação dos créditos iniciais, assim como os assentamentos sem licença ambiental estão impedidos de acessarem os créditos emergenciais, em virtude de não disporem a DAP A definitiva. Entretanto, abre-se um precedente com a publicação da PORTARIA Nº 102, DE 6 DE DEZEMBRO DE 2012 DO MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO, que diz o seguinte:

Art. 3º
§ 3º - Independentemente do período de validade da DAP, os agricultores familiares dos grupos A e A/C devem providenciar uma nova Declaração de Aptidão ao Pronaf, para cada contratação de operação de crédito junto aos órgãos e entidades autorizados a emitirem o referido documento.

Diante do exposto por Fábio como objetivo desta reunião, ficou entendido pelos parceiros presentes, que qualquer assentado da Reforma Agrária ou do Crédito Fundiário, está apto a acessar o Pronaf Estiagem, a partir da emissão de uma nova DAP (B ou V) em seu nome.

Max disse que o INCRA se orienta pelo Manual do Crédito Rural para poder emitir as DAPs para quem estiver enquadrado nos devidos critérios. O Sr. Ivanaldo coloca que a EMATER do RN tem o desejo que os STRs façam DAPs, sendo assim agilizariam o processo de emissão deste documento e ajudaria a vida dos agricultores. O mesmo relatou que esta empresa contratou 134 profissionais para atender as demandas dos agricultores no estado e não ver problema algum emitir este documento seguindo as normativas definidas pelo MDA. Disse ainda que todas as regionais têm profissionais que estão destinados a assessorar e resolver qualquer problema que surgir referente à emissão de DAP.

Francisco de Assis França faz um desabafo onde coloca que são muitas as políticas propagadas para resolver os problemas surgidos no campo rural, porém, a burocracia emperra e impede de estes recursos chegarem até o agricultor. Que os agentes financeiros não têm quadro de funcionários suficiente para atender a demanda existente.

Félix disse que o agricultor tendo o extrato da DAP no sistema, o banco aceitará qualquer proposta; que nenhuma agência pode deixar de recebê-las; orienta as empresas de assistência técnica para agilizarem na elaboração das propostas do Pronaf Estiagem, pois o banco só receberá as mesmas até o dia 28 de fevereiro de 2013. O mesmo coloca que se houver necessidade, desloca profissionais de outras agências para realizar mutirões e atenderem a demanda, a exemplo de Mossoró, onde isto foi feito. Também orienta que a capa do projeto seja um chek list para evitar a falta de documentos e a proposta retorne para a empresa elaboradora, retardando assim o processo e inviabilizando o atendimento em tempo hábil na liberação dos projetos para os agricultores.

ENCAMINHAMENTOS assumidos pelos parceiros presentes:

INCRA: agilizar a liberação das certidões conforme solicitação das lideranças de cada PA;
EMATER: entrar em contato com a regional de Assu e providenciar os técnicos necessários para agilizar a emissão das DAPs dentro do período previsto para a liberação dos recursos, deixando um assessor especial para que isto seja viabilizado;
BNB: contatar a agência de Assu, autorizando a mesma a receber em tempo hábil as propostas encaminhadas dos agricultores, pelas aster;
MDA: coloca-se a disposição para o que for preciso referente à mediação junto aos parceiros presentes;
SINTRAF/Santo Antonio/RN: ver a demanda real de Pronaf Estiagem deste município;
ICC: articular os assessores técnicos, BNB e EMATER da região de Assu, para uma reunião de discussão da logística de atendimento.