terça-feira, 3 de maio de 2011

DIRETORES DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO, PARTICIPAM DA VII JORNADA DE LUTAS EM FORTALEZA-CE




A FETRAF/RN Participará dia 5 de maio, em Fortaleza (CE), de uma grande mobilização da Região Nordeste que será a VII Jornada Nacional de Luta da Agricultura Familiar e Reforma Agrária.

De acordo com a Programação do evento , acontecerá uma caminhada e ato público com 3.000 mil agricultores e agricultoras familiares, assentados de Reforma Agrária. “Estão confirmados caravanas das FETRAF’s dos estados do Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte , Paraíba, Piauí e Maranhão nesta mobilização informou,o Diretor da FETRAF/RN, o Sr. Francisco Genésio Pinto.

A FETRAF/RN, está mobilizando uma caravana com 50 dirigentes para participar da mobilização sendo 28 da região do Médio Oeste e o restante de outras regiões do estado.

Já no dia 19 de maio, acontecerá a VII Jornada de Luta da Agricultura Familiar Potiguar, onde a FETRAF/RN vai realizar uma grande mobilização em Natal com a participação de 2 mil agricultores e agricultoras familiares e assentados de todas as regiões do estado.

A Coordenadora Geral da FETRAF Brasil, Elisângela dos Santos Araújo e outros diretores vão participar desta grande mobilização.

Colaboração: site do pola pinto

segunda-feira, 2 de maio de 2011

SINDICATO PARTICIPA DO 1° DE MAIO DA IGREJA CATÓLICA DE SANTO ANTONIO/RN




Neste dia 1° de Maio de 2011, aconteceu a Abertura do Mês de Maio , que para a Igreja Católica, é dedicado a Maria, mãe de Jesus Cristo e também é comemorado o dia do Trabalhador.
O Sindicato do Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar foi o noiteiro do dia, junto com outras instituições e comércio de Santo Antonio. A Imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Santo Antonio, ficou exposta na sede do Sindicato e logo em seguida foi guiada pelos fiéis até a igreja Matriz em Procissão com o apoio do Grupo de Evangelização Rural, durante a Procissão pelas ruas de Santo Antonio.
As 19:00hs, foi celebrada a Missa de Abertura do Mês de Maio pelo Padre Adelson Rodrigues e o Monsenhor Xavier, auxiliados por dezenas de coroinhas e Ministros da Eucaristia.
Estiveram Presentes ao Evento promovido pela Igreja Católica de Santo Antonio os Diretores: José Dário Fortunato da Silva (Presidente), Alex Pontes (Coordenador de Juventude) , Maria Aparecida Fagundes (Secretária), Maria José Rodrigues (Tesoureira), Dalvanira (diretora) , além da funcionária do Sindicato, Marilene e seu esposo Vagner Torres.
Durante a Celebração da Santa Missa, Dário Fortunato, fez uma Homenagem ao dia do Trabalhador e em especial a toda classe da agricultura familiar de Santo Antonio, ressaltando a importância do trabalho, por mais humilde que seja.

ABAIXO POESIA PROFERIDA POR DÁRIO EM SUA HOMENAGEM AO TRABALHADOR (A):
No espreguiçar do amanhecer,
A aurora abraça o sol,
Acordando homens e mulheres,
Para os exercícios no arrebol.

Todos correm para os campos da vida,
Na diversidade de suas diferenças.
Com mão no arado, pisam forte
Exultando suas crenças.

Valentes,
Erguem em seus braços,
Bandeiras ferramentas,
No quilate responsabilidade
No uso a função que alenta.

Seja caneta, bisturi,
enxada ou mesmo um liberal,
Não importa o instrumento,
Todos trabalham igual.

Dignificando o tempo,
Marcham ao encontro do promissor,
Prosperidade para o amanhã,
Recompensa do labor.
Abençoadas são as mãos do trabalhador.

Autor: Jair Martins

ABAIXO FOTOS DO EVENTO:











PLENÁRIA REGIONAL DE SAÚDE EM SÃO JOSÉ DE MIPIBÚ/RN

Os diretores e conselheiros do Sintraf de Santo Antonio o Sr. Francicarlos Santos e João Cabral, o Agricultor Familiar o Sr. Genival e o Agente de Saúde o Sr. Josemar, participaram da Plenária Regional em São José de Mipibú/RN, onde discutiram como preparar as plenárias municipal, estadual e nacional. Também estiveram presente conselheiros de várias regionais de saúde do RN.








SEMINÁRIO ESTADUAL DA ASA POTIGUAR: MERENDA ESCOLAR EM APODI/RN

O Diretor do SINTRAF de Santo Antonio, o Sr. Francicarlos Santos, e o Assessor da FETRAF, participaram do Seminário Estadual da Asa Potiguar: PNAE Merenda Escolar, na cidade de Apodi/RN, no auditório da sede do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Apodi.
Durante o evento foram apresentadas várias experiências de diversas regiões do estado em relação ao PNAE. No segundo dia, participamos de uma visita de campo a comunidade de Carpina na região do Vale do Apodi, onde, foi nos apresentado a experiência que os mesmos vem desenvolvendo com a fábrica de beneficiamento da polpa da fruta.








Reunião na Unidade de Beneficiamento da Polpa da Fruta em Carpina, Apodi/RN



Paulo da Terra Viva e Procópio da SEAPAC



Na propriedade do Sr. Sérgio, Agricultor Familiar experimentador



Paulo da Terra Viva, o Presidente da Associação o Sr. Chagas e a Tesoureira Maria da Conceição



Visita de campo a comunidade rural Carpina, Apodi/RN



Na van, indo pra comunidade rural de Carpina em Apodi/RN



Plenária


Plenária

REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE - CMS, NO MÊS DE ABRIL





ENTREGA DOS CERTIFICADOS DO CURSO DE GRH

O Sindicato dos Trabalhadores - SINTRAF, fez a entrega dos certificados do curso de Gerenciamento de Recurso Hídricos-GRH, que aconteceu nas comunidades rurais dos beneficiários do Programa Um Milhão de Cisternas Rurais-P1MC, dia 17/04/11, na sede do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santo Antonio, onde estiverem presentes vários agricultores de diferentes comunidades rurais: Umburana, Jucá de Baixo, Assentamento Catolé, Camaleão, Gravatá, Tanques, Jerônimo, Mundo Novo, Lajedo do Paiva e Maria Chica. Após as entregas do certificados, finalizemos a reunião com um lanche entre os agricultores.