sábado, 21 de abril de 2012

21 de abril: Tiradentes


Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (Fazenda do Pombal, batizado em 12 de novembro de 1746Rio de Janeiro,21 de abril de 1792) foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante,militar e ativista político que atuou no Brasil colonial, mais especificamente nas capitanias de Minas Gerais e Rio de Janeiro. NoBrasil, é reconhecido como mártir da Inconfidência Mineira, patrono cívico do Brasil, patrono também das Polícias Militares dos Estados eherói nacional.

O dia de sua execução, 21 de abril, é feriado nacional. A cidademineira de Tiradentes, antiga Vila de São José do Rio das Mortes, foi renomeada em sua homenagem.

Nascido em uma fazenda no distrito de Pombal, próximo ao arraial de Santa Rita do Rio Abaixo, à época território disputado entre as vilas deSão João del-Rei e São José do Rio das Mortes, na Minas Gerais.

Joaquim José da Silva Xavier era filho do reino Domingos da Silva Xavier,proprietário rural, e da brasileira Maria Paula da Encarnação Xavier (prima em segundo grau de Antônio Joaquim Pereira de Magalhães), tendo sido o quarto dos nove filhos.

Em 1767, após o falecimento de sua mãe, segue junto a seu pai e irmãos para a sede da Vila de São Antônio; dois anos depois, já com onze anos, morre seu pai. Com a morte prematura dos pais, logo sua família perde as propriedades por dívidas. Não fez estudos regulares e ficou sob a tutela de um primo, que era destinta. Trabalhou como mascate e minerador, tornou-se sócio de uma botica de assistência à pobreza na ponte do Rosário, em Vila Rica, e se dedicou também às práticas farmacêuticas e ao exercício da profissão de dentista, o que lhe valeu o apelido (alcunha) de Tiradentes, um tanto apreciativa.

Com os conhecimentos que adquirira no trabalho de mineração, tornou-se técnico em reconhecimento de terrenos e na exploração dos seus recursos. Começou a trabalhar para o governo no reconhecimento e levantamento do sertão sudestino. Em 1780, alistou-se na tropa da Capitania de Minas Gerais; em 1781, foi nomeado comandante do destacamento dos Dragões na patrulha do "Caminho Novo", ferrovia que servia como rota de escoamento da produção mineradora da capitania mineira ao porto Rio de Janeiro. Foi a partir desse período que Tiradentes começou a se aproximar de grupos que criticavam a exploração do Brasil pela metrópole, o que ficava evidente quando se confrontava o volume de riquezas tomadas pelos corruptos e a pobreza em que o povo permanecia. Insatisfeito por não conseguir promoção na carreira militar, tendo alcançando apenas o posto de alferes, patente inicial do oficialato à época, e por ter perdido a função de marechal da patrulha do Caminho Novo, pediu licença da cavalaria em 1787.

Morou por volta de um ano na cidade carioca, período em que idealizou projetos de vulto, como a canalização dos riosAndaraí e Maracanã para a melhoria do abastecimento de água no Rio de Janeiro; porém, não obteve aprovação para a execução das obras. Esse desprezo fez com que aumentasse seu desejo de liberdade para a colônia. De volta às Minas Gerais, começou a pregar em Vila Rica e arredores, a favor da independência daquela província. Fez parte de um movimento aliado a integrantes do clero e da elite mineira, como Cláudio Manuel da Costa, antigo secretário de governo, Tomás Antônio Gonzaga, ex-ouvidor da comarca, e Inácio José de Alvarenga Peixoto, minerador. O movimento ganhou reforço ideológico com a independência das colônias estadunidenses e a formação dos Estados Unidos da América. Ressalta-se que, à época, oito de cada dez alunos brasileiros em Coimbra eram oriundos das Minas Gerais, o que permitiu à elite regional acesso aos ideais liberais que circulavam na Europa.


fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Tiradentes

Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos do Estado do RN




Foram apresentados à imprensa potiguar, nesta terça (20), no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAPE, os primeiros resultados do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos do RN – PARA/RN. O PARA/RN foi iniciado em 2011 sendo colhidas dentre as lojas da CEASA amostras de quatro produtos diferentes (abacaxi, pimentão, morango e cenoura) que foram posteriormente enviadas para o Instituto de Tecnologia de Pernambuco –ITEP, que dispõe de tecnologia para analisar em torno de 220 substâncias em vegetais.


As primeiras amostras foram colhidas no último dia 6 de março na CEASA, contando com todo o rigor exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Participaram da coleta o Diretor-Presidente da CEASA, José Adécio Costa a Diretora de Defesa de Inspeção e Sanidade Vegetal do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, Vera Paiva, além do coordenador técnico operacional da CEASA e fiscais do IDIARN e da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária – SUVISA.


Dos quatro produtos analisados apenas o pimentão mostrou um resultado insatisfatório em um dos itens analisados. Como foi verificado que o pimentão analisado foi importado da Paraíba, o IDIARN já está entrando em contato com o órgão estadual paraibano competente que irá tomar as medidas cabíveis junto ao produtor do vegetal.


Durante a coletiva à imprensa, a Diretora Vera Paiva discorreu sobre o histórico do programa PARA e sua importância para a segurança alimentar. Ela também elogiou a atuação conjunta da CEASA, IDIARN e SUVISA, todos contando com apoio total da SAPE e do Governo do Estado, ressaltando o momento atual que é de trabalho integrado de todos os entes competentes para alcançar resultados cada vez melhores e oferecer produtos seguros à população. O Diretor-presidente da CEASA, José Adécio, falou sobre o trabalho intenso desenvolvido desde o primeiro momento com reuniões com setores técnico, jurídico da CEASA e com a conscientização dos comerciantes para a importância do programa. José Adécio disse ainda que os resultados, em sua avaliação, foram bastante positivos.


fonte: sapern.gov.br

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Exportações do RN crescem 37,79 por cento


As exportações do Rio Grande do Norte fecharam o primeiro trimestre do ano com crescimento de 37,79% em relação ao mesmo período de 2011, registrando o quarto maior avanço do Nordeste e um ritmo acima dos alcançados não só na região, mas no país, de acordo com balanço do Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior. A expansão se refere ao valor faturado com as vendas para outros países, que chegou a US$ 75,97 milhões no período. "Os números são muito positivos e a projeção continua sendo de crescimento", diz o coordenador de Desenvolvimento Comercial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Otomar Lopes Cardoso Júnior.
Apesar de a crise financeira continuar afetando países consumidores, ele diz que a demanda por commodities - produtos primários, como frutas e minérios - está aquecida e deve ajudar a estimular o crescimento este ano. Foram esses produtos, aliás, alguns dos principais responsáveis por puxar as vendas do estado de janeiro a março para cima. O melão, por exemplo, registrou um aumento de 27,19% no valor exportado, no período, e respondeu, sozinho, por 17% do total comercializado pelo estado. As vendas de doces - bombons, caramelos e confeitos - também conspiraram em favor do resultado, com avanço de 305,28%. Já o açúcar, que em 2011 foi direcionado principalmente ao mercado interno, voltou a ser exportado este ano e ficou em terceiro lugar no ranking de principais produtos na pauta potiguar.
O setor mineral é outro que tem dado mais "gás" ao desempenho em 2012. Só as vendas de minério de ferro cresceram 235% de janeiro a março, na comparação com igual período do ano passado. Na outra ponta, o camarão desapareceu do rol de produtos negociados com outros países. Com o câmbio desfavorável e o consumo dentro do Brasil em ascensão, o crustáceo permanece direcionado ao mercado interno. Não houve exportações este ano. "O mercado do camarão é o mercado interno. Produzir é viável, mas não para exportação", observa Lopes.

Estado interrompe trajetória de desaceleração no setor

O crescimento nas exportações do Rio Grande do norte é registrado após uma temporada de desaceleração do estado, em relação à região, ao país e aos estados vizinhos. Dados divulgados em um estudo do Serviço de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae RN) mostram que o RN fechou o ano de 2011 com uma participação quase duas vezes menor nas exportações do Nordeste e do Brasil, em relação a que detinha em 2007.
A participação do estado caiu de 0,24% para 0,11% no Brasil e de 2,90% para 1,49% no Nordeste, no período. A crise financeira internacional, o câmbio desfavorável, a desaceleração das vendas de camarão e a migração de exportadores de frutas para o Ceará - em busca de melhores condições de infraestrutura e incentivos - seriam algumas das explicações para o recuo.
Para este ano, a projeção é de crescimento. O ritmo será ditado, porém, por fatores como a próxima safra do melão.


fonte: tribunadonorte

Pedido de vista adia julgamento sobre titulação de terras quilombolas


Um pedido de vista feito pela ministra Rosa Weber adiou o julgamento do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a ação direta de inconstitucionalidade (Adin) contra o Decreto 4.887/2003 que regulamenta a titulação dos territórios quilombolas. A ministra pediu mais um tempo para decidir sobre a questão da inconstitucionalidade. O pedido de Rosa Weber foi feito logo após o voto do ministro Cezar Peluso, relator do processo e único ministro a votar na sessão de hoje (18). Peluso considerou procedente a ação movida pelo Democratas (DEM), que contesta a regulamentação das terras quilombolas por meio de decreto presidencial. De acordo com o ministro, o decreto apresenta uma série de inconstitucionalidades. “A despropriação referida no decreto é de interesse social. Essa despropriação insere-se em um dos 16 casos de utilidade pública e não de interesse social”, disse o ministro, que mesmo declarado voto pela procedência da ação, manteve a validade dos títulos emitidos à comunidades quilombolas desde a entrada em vigor do decreto. A adin tramita na Corte há oito anos.

fonte: agenciabrasil

Revista Time inclui Dilma e Graça Foster entre as 100 pessoas mais influentes do mundo


A presidenta Dilma Rousseff foi novamente incluída na lista anual das 100 pessoas mais influentes do mundo, elaborada pela revista norte-americana Time. Além de Dilma, que figuoru na lista do ano passado, há mais dois brasileiros na relação: a presidenta da Petrobras, Graça Foster, e o empresário Eike Batista. O perfil de Dilma foi escrito pela presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, que não aparece na lista. “Hoje, com a liderança de Dilma Rousseff, vimos um Brasil convencido de que seu interesse nacional está absolutamente ligado aos interesses de seus vizinhos”, diz Cristina Kirchner, no texto publicado na revista. A lista da Time menciona ainda os presidentes Barack Obama, dos Estados Unidos, e Juan Manuel Santos, da Colômbia, a secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, a presidenta do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, e o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netaniahu. No perfil, Cristina Kirchner destaca a personalidade forte e desafiadora de Dilma: “uma vez eu vi uma foto de Dilma Rousseff, aos 22 anos. Ela estava em pé na frente de um tribunal militar, em 1969, e os juízes escondiam seus rostos com as mãos. Ela exalava desafio.” Em seguida, diz a presidenta argentina: “a mulher que eu conheci em 2003, quando ela se tornou ministra de governo [de Minas e Energia] do então presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tinha o mesmo compromisso [de desafio] que vi na menina [na foto de 1969].” Cristina Kirchner relatou ainda que ela e Dilma compartilham “muitas experiências pessoais” comuns, como a herança imigrante, o ativismo, a militância jovem e os desafios enfrentados por “mulheres que tentam crescer em um espaço dominado pelos homens”. “Nós concordamos que a desigualdade social é o maior problema que enfrentam nossos países”, disse ela. A lista completa com os 100 nomes das pessoas que mais influenciam no mundo pode ser vista na página da revista na internet.


fonte: agenciabrasil

terça-feira, 17 de abril de 2012

Hillary: Dilma cria padrão mundial contra a corrupção


A secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, disse nesta terça-feira que a presidente Dilma Rousseff está estabelecendo um "padrão mundial" na questão de transparência e luta contra a corrupção. O comentário foi durante a abertura da Primeira Conferência Anual de Alto Nível da Parceria Para Governo Aberto, que está sendo realizado em Brasília. A Open Government Partnership (OGP), ou Parceria do Governo Aberto, foi lançada em setembro passado nos Estados Unidos como um esforço conjunto na luta contra a corrupção e na promoção de transparência na gestão pública. O Brasil e os Estados Unidos lideram a iniciativa. "Não há um parceiro melhor para iniciar esse esforço do que o Brasil e, particularmente, a presidente (Dilma) Rousseff. O compromisso dela com abertura, transparência, sua luta contra a corrupção está estabelecendo um padrão mundial", disse Hillary. De acordo com a secretária de Estado norte-americana, os Estados Unidos estão orgulhosos com a parceria e querem mantê-la para garantir que o século XXI seja uma era de "transparência, democracia e resultados para pessoas de todos os lugares". Para Hillary, a corrupção "mata o potencial de um país, drena recursos, protege pessoas desonestas". "Uma das mais significantes divisões não são entre norte, sul, leste, oeste, religiosas ou de outras categorias. Estamos falando de sociedades abertas e fechadas. Aqueles governos que se escondem da opinião pública vão encontrar dificuldades crescentes", afirmou. Para o ministro-chefe da Controladoria-Geral da União, Jorge Hage, "todos se deram conta de que, quanto maior a abertura de informações ao escrutínio público, maior será a eficiência dos serviços públicos". "Não há melhor desinfetante que a luz do sol", disse Hage, que também discursou no evento.

fonte: yahoonoticias

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Coração artificial brasileiro deve ser testado em dois meses


Corações artificiais desenvolvidos no Brasil devem começar a ser testados em seres humanos dentro de dois meses. Pacientes da fila de espera do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, serão os primeiros a receber o equipamento, que estabiliza a função cardiológica do doente e possibilita a sobrevida até o transplante do órgão. O aparelho é indicado para pacientes que não respondem mais ao tratamento clínico. O desenvolvimento do coração artificial - produzido para ser colocado dentro do paciente, atuando em auxílio ao coração - teve início em 1998 e foi idealizado por Aron José Pazin de Andrade, coordenador do Centro de Engenharia em Assistência Circulatória do Instituto Dante Pazzanese, onde o dispositivo foi construído.“O aparelho pode ajudar os dois ventrículos e a situação do paciente não piora mais porque ele reestabelece a boa circulação sanguínea e descarrega o trabalho cardíaco. Então o paciente pode suportar o tempo que for necessário dessa forma, não tem limite de tempo”, diz Andrade. Há pacientes com dispositivos similares colocados há cerca de seis anos. A partir dos bons resultados obtidos com o uso do aparelho em animais desde 2004, os pesquisadores do projeto pediram autorização para o Conselho Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para testá-lo em humanos. De acordo com Andrade, os testes deverão ser feitos em dez pacientes, durante um período de um a dois meses. O tempo de testes poderá chegar a 20 meses. Os pacientes escolhidos devem pesar entre 45 quilos e 90 quilos. “O paciente tem de estar em fila de espera do transplante, com o coração dele bem debilitado, não respondendo mais às drogas que são ministradas para consertar a situação. Se não responde mais ao tratamento clínico, então ele é indicado para um transplante." O coração artificial, que agrega alta tecnologia e está sendo construído de forma quase artesanal em um laboratório especializado no Dante Pazzanese, deverá custar de R$ 60 mil a R$ 100 mil. “Aqui no Brasil, o custo do investimento já foi pago com dinheiro público, arrecadação. O que nós vamos cobrar é a despesa de produção do aparelho, e o SUS [Sistema Único de Saúde] consegue, nesses valores bem menores, sustentar a aplicação do aparelho”, destaca Andrade. No exterior, um aparelho similar custa em torna de US$ 200 mil e sua aplicação depende do treinamento de uma equipe médica para colocar o aparelho. No estado de São Paulo, segundo dados da Secretaria de Saúde, 99 pacientes estão na fila de espera de transplante, 32 apenas na cidade de São Paulo. O aparelho foi desenvolvido com apoio do Hospital do Coração, do Ministério da Saúde, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).


AGENCIABRASIL


Cúpula das Américas termina sem consenso sobre inclusão de Cuba em futuros encontros



A 6ª Cúpula das Américas encerrou hoje (15) suas deliberações sem consenso em dois pontos principais, relacionados à inclusão de Cuba em futuros encontros, o que tornou impossível a elaboração de uma declaração final acordada entre todos os chefes de Estado e de governo que se reuniram durante dois dias em Cartagena das Índias, no Caribe colombiano. Os Estados Unidos vetaram os parágrafos 17 e 18, referentes à inclusão de Cuba en futuras cúpulas e à necessidade de acabar com o bloqueio econômico e comercial da ilha. O Parágrafo 17 dizia textualmente: “os chefes de Estado decidem convidar a República de Cuba a participar da próxima Cúpula das Américas, a realizar-se no Panamá”, e o Parágrafo 18 assinalava: “os chefes de Estado lembram com interesse as recentes resoluções aprovadas pela Assembleia Geral das Nações Unidas relativas à necessidade de pôr fim ao bloqueio econômico e comercial da República de Cuba”. Os dois parágrafos foram vetados pelos Estados Unidos, que, durante as deliberações, tiveram apoio do Canadá e, em consequência, não foi possível obter uma declaração consensual entre os países participantes da cúpula.

fonte: agenciabrasil

Sem-terra ocupam Ministério do Desenvolvimento Agrário e querem audiência com Dilma



Integrantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam nesta manhã o prédio do Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) em Brasília. Segundo José Damasceno, da coordenação nacional do movimento, a ocupação teve início às 5h40 e abre a “jornada de luta” na campanha do Abril Vermelho. Segundo Damasceno, o MST quer que “a presidenta [Dilma Rousseff] marque uma audiência com os trabalhadores”. A avaliação do ativista é que “o governo, após um ano e quatro meses da posse, não iniciou a reforma agrária”, por “falta de prioridade política”. Na opinião de José Damasceno, o Palácio do Planalto tem demonstrado que “quer desenvolver o Brasil”, mas para isso “é preciso resolver uma dívida social”, disse se referindo à concentração da propriedade de terras no país. “A reforma agrária é uma medida social e produtiva: aquece a economia, gera renda e ainda aumenta a produção de alimentos”. O MST deverá fazer ao longo da semana outras ocupações de terra e de prédios públicos (como as delegacias do Ministério da Fazenda e as sedes do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, Incra, nos estados), informou Damasceno à Agência Brasil.

fonte: agenciabrasil