sexta-feira, 18 de março de 2011
REUNIÃO DO FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DO MUNICÍPIO
ENCONTRO DE MONITORES E MULTIPLICADORES DO PROGRAMA GESAC DO GOVERNO FEDERAL
quinta-feira, 17 de março de 2011
Campanha alerta população para os riscos das doenças renais, que atingem 10 milhões de brasileiros
A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou hoje (10) a campanha Proteja Seus Rins, Salve Seu Coração, para marcar o Dia Mundial do Rim. Com um exame simples de urina para detectar a possibilidade de doenças renais, o mutirão está sendo feito em 400 locais do país. Em São Paulo, as pessoas que passaram pelo Parque da Aclimação na manhã desta quinta-feira puderam fazer o exame para detectar se precisam de tratamento ou não.
Segundo a SBN, estima-se que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas tenham algum grau de disfunção renal, o que aumenta a chance de problemas cardiovasculares, que resultam na morte de 17 milhões de pessoas por ano. Fazem parte do grupo de risco de doenças renais hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de doença renal crônica na família. “Os problemas renais podem ainda progredir para insuficiência renal crônica, levando à necessidade de diálise ou transplante de rim”, alertou a coordenadora nacional da campanha, Giana Mastroianni Kirztain.
o exame é feito com uma pequena quantidade de urina em uma tira reagente. Se a pessoa estiver perdendo proteína ou sangue na urina, o problema será detectado. "Aí, comunicamos à pessoa, que deverá repetir esse exame mais detalhadamente com seu clínico geral ou em algum posto de atendimento. O clínico geral pode fazer o diagnóstico e o acompanhamento com o nefrologista”, explicou.
A coordenadora da campanha disse ainda que é preciso se submeter a exames anuais, porque as doenças renais são silenciosas e têm sintomas iniciais inespecíficos. “Pode ter inchaço, urina com sangue, espumosa, pressão alta. Nas fases mais avançadas, náuseas, palidez sem explicação e, nas crianças, infecções urinárias de repetição. Mas não podemos esperar pelos sinais e sintomas porque eles podem ser tardios. O ideal é fazer exames frequentemente para detectar a doença, que seria o exame normal de urina e a dosagem de creatinina no sangue”.
Os dados apontam que 95 mil brasileiros dependem da diálise para sobreviver, mas apenas 10% recebem tratamento adequado. Segundo a SBN, a diálise é um tratamento diferente da hemodiálise, que exige o deslocamento do paciente pelo menos três vezes por semana ao hospital, porque na diálise o paciente é treinado a fazer o procedimento em casa.
Giana ressaltou que não há prevenção para as doenças renais, mas há formas de amenizá-las ou retardar a evolução. “Medidas como dieta saudável, exercício físico regular, não beber, não fumar e dieta indicada de acordo com a doença renal diagnosticada contribuem para que a pessoa tenha maior controle sobre a doença”.
A doente renal Maria Avessente, de 52 anos, contou que, aos 20 anos, percebeu que estava inchada e com dores. Segundo ela, a doença era tratada de forma equivocada até ser encaminhada ao Hospital São Paulo onde, finalmente, recebeu o diagnóstico de que um dos rins não funcionava mais.
“Nessa fase, a doença ficou agressiva demais e meu cabelo começou a cair, fiz diálise e, com o tratamento, melhorei. Fiquei em tratamento durante 23 anos e, em 2002, fiz o transplante do rim doado por meu irmão. O rim está normal, minha atividade é ótima agora. A doença é muito silenciosa e é difícil diagnosticar. As pessoas se dão conta quando ficam ruins mesmo. Hoje faço um trabalho voluntário na Associação de Pacientes Transplantados orientando as pessoas, conversando, ajudando com medicamentos”.
Fonte: Agência Brasil
Consea quer colaborar na preparação do plano de combate à pobreza extrema

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Combate à Fome (Consea) discutirá, ao longo do ano, temas como os preparativos para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre em novembro, e também o Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que deverá ser lançado ainda neste semestre. Hoje (16), foi realizada a primeira reunião do ano do conselho.
De acordo com a conselheira Elizabeta Recine, além de discutir os preparativos para as conferências municipais e estaduais, que antecedem a conferência nacional, o Consea vai debater sua participação no Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que está em estudo no Ministério do Desenvolvimento Social.
Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, que participou de parte da reunião do Consea, o plano de combate à pobreza estará baseado em três eixos, que são: a ampliação dos programas de transferência de renda para as famílias que ainda não tiveram acesso a nenhum desses programas; ampliação dos serviços públicos como o atendimento à saúde e o acesso à educação; e também ações de inclusão produtiva, que vão desde a qualificação profissional até o acesso ao crédito.
terça-feira, 15 de março de 2011
Tremor de 2,5 graus é registrado na região do Mato Grande no RN
O estudante Arthur Silva disse que sua câmera estava ligada e registrou o momento do estrondo. O coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, disse que até agora o maior tremor sentido no Nordeste foi de 5,2 graus na escala Richter e que não é possível fazer previsão de aconteça outros tremores assim.
Com um histórico de pequenos e grandes tremores de terra, o Rio Grande do Norte se apresenta como um local propício a novas ocorrências de abalos sísmicos, mas alguns desses não são perceptíveis à população. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apesar de não ser possível prever a data e os locais exatos, a área com maior probabilidade de ocorrências está compreendido no limite da borda da Bacia Potiguar, região que abrange os municípios de João Câmara, Assú, Pedra Grande, Tabuleiro Grande e Poço Branco.
Fonte:dnonline
Nordeste ganhará novas estações

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/nordeste-ganhara-novas-estacoes/175471
Governo divulga lista de culturas da agricultura familiar que têm bônus em março

Agricultores familiares podem receber este mês, por meio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), bônus para o financiamento da produção do açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), da borracha (extrativista), borracha natural, do cará/inhame, da castanha-de-caju, da cebola, do feijão, leite, da mamona, mangaba, do pequi (fruto), da piaçava (fibra), do sisal, sorgo, trigo, triticale (cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio), umbu e da uva.
Por meio do programa, o agricultor familiar paga os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde à diferença entre os preços garantidos e o de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado estiver abaixo do preço de garantia.
Os preços de mercado e o bônus de desconto são referentes ao mês de fevereiro de 2011 e válidos para as culturas plantadas entre o período de 10 de março a 9 de abril de 2010. A portaria sobre o programa foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.
O produto com maior bônus este mês é a borracha (extrativista) – bioma Amazônia (65,71%) no estado do Maranhão. O feijão é a cultura com bônus em mais estados, 11 no total. Para essa cultura, o maior bônus é no estado do Paraná (26,37%).
Colheita da cana pode ser antecipada

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/colheita-da-cana-pode-ser-antecipada/175467
segunda-feira, 14 de março de 2011
Prazo para regularizar título de eleitor termina no dia 14 de abril

Sem o documento, o eleitor passa por uma série de impedimentos: não poderá mais obter passaporte ou carteira de identificação, fica impedido de participar de concurso público e de participar de concorrência pública ou administrativa.
Até o ano retrasado (2009), pelo menos 550 mil títulos foram cancelados. Os eleitores que têm direito a voto facultativo não estão sujeitos à obrigatoriedade de justificativa: analfabetos, os que na época do pleito tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta vez cerca de um milhão e meio de pessoas podem ter o título de eleitor cancelado em todo o país.
Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/124423+prazo+para+regularizar+titulo+de+eleitor+termina+no+dia+14+de+abri
Agricultura intensifica combate à mosca da fruta

No município de Normandia, estão instaladas 174 armadilhas e, no Brasil, 4.104. Para este ano, estão previstos recursos da ordem de R$ 6 milhões para execução do plano de erradicação da praga no país. A instrução proíbe a saída das frutas de espécies hospedeiras de Roraima para as 26 unidades da federação. Poderão cruzar as fronteiras do estado frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) e melancia. Desde 20 de dezembro de 2010, quando foi detectado o primeiro foco no município, foram vistoriados 9.486 veículos e destruídos 50.000 kg de frutos na região. Além disso, o ministério realizou sete cursos de educação fitossanitária e orientou cerca de 250 pessoas sobre a importância dessas ações no estado. Um curso foi destinado especificamente para lideranças de comunidades indígenas. Em caso de detecção de foco são adotadas medidas de controle, como pulverização, técnica de destruição da mosca, coleta e enterro dos frutos. Em fevereiro, técnicos do Ministério da Agricultura reuniram-se com representantes dos Estados Unidos e Suriname para discutir um plano emergencial para erradicação da mosca-da-carambola. O encontro foi coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Representantes do Organismo Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do Brasil e do ONPF da França irão debater o mesmo tema no dia 16 de março, em Roma, na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
CLASSIFICAÇÃO
São consideradas áreas de alto risco para disseminação da mosca-da-carambola: Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. Em risco médio estão Acre, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, e Tocantins. Os demais estados são considerados como de baixo risco. As principais formas de disseminação são o transporte de frutos contaminados e os locais de comercialização desses produtos.
Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/agricultura-intensifica-combate-a-mosca-da-fruta/175289