sexta-feira, 18 de março de 2011

REUNIÃO DO FÓRUM DAS ASSOCIAÇÕES DO MUNICÍPIO






Na tarde desta quinta feira dia 17/03/2011, o Sindicato dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar de Santo Antonio, realizou a Reunião do Fórum das Associações do município, que teve início às 14hs na própria sede e contou com a participação de 40 comunidades rurais e com o Articulador do Programa Um Milhão de Cisternas (P1MC), o Sr. Abelírio Pedro.
O Presidente do SINTRAF o Sr. José Dário falou que o Fórum é de grande importância para o crescimento do município, pois, é nele que as associações do município tem como discutir todas as políticas públicas do município, e principalmente o problema da escassez de água que foi o principal tema de discussão da reunião, que discutiu as próximas cisternas para o município.

ENCONTRO DE MONITORES E MULTIPLICADORES DO PROGRAMA GESAC DO GOVERNO FEDERAL





Implementadora Social do Programa GESAC a Sra. Geny







O Sindicato dos Trabalhadores (as) na Agricultura Familiar de Santo Antonio/RN, juntamente com o GESAC (Governo Eletrônico Serviço de Atendimento ao Cidadão), realizou na manhã do dia 17/03/2011, na Sede do Sindicato, uma capacitação para Monitores e Multiplicadores do Programa GESAC. Este evento tinha como foco principal Capacitar os multiplicadores e monitores para melhor atender a população e sanar as dúvidas que porventura venham acontecer dos usuários internautas. O evento foi bem preparado para atender no mínimo 30 pessoas, das cidades de Santo Antonio, Boa Saúde, Passagem, Tibau do Sul.
De Santo Antonio participaram o Monitor Robson Alan e os multiplicadores Francicarlos Santos, Dário Fortunato e Maria José. Para o Coordenador Geral do SINTRAF de Santo Antonio/RN o Sr. José Dário Fortunato da Silva, este Programa é de grande importância para os Agricultores Familiares e cidadãos da cidade de Santo Antonio que não tem acesso a internet gratuita.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Campanha alerta população para os riscos das doenças renais, que atingem 10 milhões de brasileiros

A Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) lançou hoje (10) a campanha Proteja Seus Rins, Salve Seu Coração, para marcar o Dia Mundial do Rim. Com um exame simples de urina para detectar a possibilidade de doenças renais, o mutirão está sendo feito em 400 locais do país. Em São Paulo, as pessoas que passaram pelo Parque da Aclimação na manhã desta quinta-feira puderam fazer o exame para detectar se precisam de tratamento ou não.

Segundo a SBN, estima-se que, no Brasil, mais de 10 milhões de pessoas tenham algum grau de disfunção renal, o que aumenta a chance de problemas cardiovasculares, que resultam na morte de 17 milhões de pessoas por ano. Fazem parte do grupo de risco de doenças renais hipertensos, diabéticos, idosos e pessoas com histórico de doença renal crônica na família. “Os problemas renais podem ainda progredir para insuficiência renal crônica, levando à necessidade de diálise ou transplante de rim”, alertou a coordenadora nacional da campanha, Giana Mastroianni Kirztain.

o exame é feito com uma pequena quantidade de urina em uma tira reagente. Se a pessoa estiver perdendo proteína ou sangue na urina, o problema será detectado. "Aí, comunicamos à pessoa, que deverá repetir esse exame mais detalhadamente com seu clínico geral ou em algum posto de atendimento. O clínico geral pode fazer o diagnóstico e o acompanhamento com o nefrologista”, explicou.

A coordenadora da campanha disse ainda que é preciso se submeter a exames anuais, porque as doenças renais são silenciosas e têm sintomas iniciais inespecíficos. “Pode ter inchaço, urina com sangue, espumosa, pressão alta. Nas fases mais avançadas, náuseas, palidez sem explicação e, nas crianças, infecções urinárias de repetição. Mas não podemos esperar pelos sinais e sintomas porque eles podem ser tardios. O ideal é fazer exames frequentemente para detectar a doença, que seria o exame normal de urina e a dosagem de creatinina no sangue”.

Os dados apontam que 95 mil brasileiros dependem da diálise para sobreviver, mas apenas 10% recebem tratamento adequado. Segundo a SBN, a diálise é um tratamento diferente da hemodiálise, que exige o deslocamento do paciente pelo menos três vezes por semana ao hospital, porque na diálise o paciente é treinado a fazer o procedimento em casa.

Giana ressaltou que não há prevenção para as doenças renais, mas há formas de amenizá-las ou retardar a evolução. “Medidas como dieta saudável, exercício físico regular, não beber, não fumar e dieta indicada de acordo com a doença renal diagnosticada contribuem para que a pessoa tenha maior controle sobre a doença”.

A doente renal Maria Avessente, de 52 anos, contou que, aos 20 anos, percebeu que estava inchada e com dores. Segundo ela, a doença era tratada de forma equivocada até ser encaminhada ao Hospital São Paulo onde, finalmente, recebeu o diagnóstico de que um dos rins não funcionava mais.

“Nessa fase, a doença ficou agressiva demais e meu cabelo começou a cair, fiz diálise e, com o tratamento, melhorei. Fiquei em tratamento durante 23 anos e, em 2002, fiz o transplante do rim doado por meu irmão. O rim está normal, minha atividade é ótima agora. A doença é muito silenciosa e é difícil diagnosticar. As pessoas se dão conta quando ficam ruins mesmo. Hoje faço um trabalho voluntário na Associação de Pacientes Transplantados orientando as pessoas, conversando, ajudando com medicamentos”.


Fonte: Agência Brasil

Consea quer colaborar na preparação do plano de combate à pobreza extrema

O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Combate à Fome (Consea) discutirá, ao longo do ano, temas como os preparativos para a 4ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que ocorre em novembro, e também o Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que deverá ser lançado ainda neste semestre. Hoje (16), foi realizada a primeira reunião do ano do conselho.

De acordo com a conselheira Elizabeta Recine, além de discutir os preparativos para as conferências municipais e estaduais, que antecedem a conferência nacional, o Consea vai debater sua participação no Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema, que está em estudo no Ministério do Desenvolvimento Social.

Segundo a ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campello, que participou de parte da reunião do Consea, o plano de combate à pobreza estará baseado em três eixos, que são: a ampliação dos programas de transferência de renda para as famílias que ainda não tiveram acesso a nenhum desses programas; ampliação dos serviços públicos como o atendimento à saúde e o acesso à educação; e também ações de inclusão produtiva, que vão desde a qualificação profissional até o acesso ao crédito.


Fonte:
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-16/consea-quer-colaborar-na-preparacao-do-plano-de-combate-pobreza-extrema

terça-feira, 15 de março de 2011

Tremor de 2,5 graus é registrado na região do Mato Grande no RN

Um tremor de magnitude de 2,6 graus na escala Richter atingiu a região do Mato Grande no último sábado (12), tendo como local do epicentro o assentamento Jerusalém, no município de Taipu, a 47 quilômetros de Natal. De acordo com a moradora da cidade Maria José Soares, foi sentido um abalo por volta das 13h. No dia 14 de janeiro desse ano foi registrado outro tremor de 2,5 graus no mesmo local.

O estudante Arthur Silva disse que sua câmera estava ligada e registrou o momento do estrondo. O coordenador do Laboratório Sismológico da UFRN, Joaquim Mendes Ferreira, disse que até agora o maior tremor sentido no Nordeste foi de 5,2 graus na escala Richter e que não é possível fazer previsão de aconteça outros tremores assim.

Com um histórico de pequenos e grandes tremores de terra, o Rio Grande do Norte se apresenta como um local propício a novas ocorrências de abalos sísmicos, mas alguns desses não são perceptíveis à população. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), apesar de não ser possível prever a data e os locais exatos, a área com maior probabilidade de ocorrências está compreendido no limite da borda da Bacia Potiguar, região que abrange os municípios de João Câmara, Assú, Pedra Grande, Tabuleiro Grande e Poço Branco.


Fonte:dnonline

Nordeste ganhará novas estações


A partir de abril os técnicos do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte devem iniciar a instalação de 15 estações sismológicas em oito dos noves estados da região Nordeste. Somente no RN serão instaladas duas estações, começando por Pedro Velho, na região Agreste e depois Espírito Santo do Oeste, que se somarão a estação já existente em Riachuelo, na região do Potengi. O coordenador do Laboratório de Sismologia, professor Joaquim Mendes Ferreira, disse que “só agora o quadro técnico do laboratório”, o único do Nordeste, “está disponível, porque estão voltando das férias e anteriormente, uma parte havia participado de um evento. “Isso se não houverem tremores de terra e seja necessário o pessoal ir a campo”, explicou. Os recursos para a aquisição dos equipamentos, importados dos Estados Unidos, foram repassados a partir de um convênio feito com a Petrobras. São mais de R$ 4 milhões. Ferreira explica que as duas estações a serem instaladas no RN “são de superfície”, diferente da estação sismológica de Riachuelo, que é digital e foi colocada em 1999 a profundidade de 136 metros, “perfurando-se granito”. Ele diz que o Brasil precisa ampliar sua rede de estações sismológicas, mas ressalva que depois de concluída a instalação dessas 15 estações, o Nordeste terá uma rede com uma distância média de 250 quilômetros, capaz de melhorar o monitoramento de tremores de terra da região, além de poder captar terremotos que possam recorrer em outros países.


Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/nordeste-ganhara-novas-estacoes/175471

Governo divulga lista de culturas da agricultura familiar que têm bônus em março


Agricultores familiares podem receber este mês, por meio do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF), bônus para o financiamento da produção do açaí, arroz longo fino em casca, babaçu (amêndoa), da borracha (extrativista), borracha natural, do cará/inhame, da castanha-de-caju, da cebola, do feijão, leite, da mamona, mangaba, do pequi (fruto), da piaçava (fibra), do sisal, sorgo, trigo, triticale (cereal obtido a partir do cruzamento do trigo com o centeio), umbu e da uva.

Por meio do programa, o agricultor familiar paga os financiamentos de custeio e investimento com um bônus (desconto), que corresponde à diferença entre os preços garantidos e o de mercado, nos casos em que o valor do produto financiado estiver abaixo do preço de garantia.

Os preços de mercado e o bônus de desconto são referentes ao mês de fevereiro de 2011 e válidos para as culturas plantadas entre o período de 10 de março a 9 de abril de 2010. A portaria sobre o programa foi publicada hoje (14) no Diário Oficial da União.

O produto com maior bônus este mês é a borracha (extrativista) – bioma Amazônia (65,71%) no estado do Maranhão. O feijão é a cultura com bônus em mais estados, 11 no total. Para essa cultura, o maior bônus é no estado do Paraná (26,37%).


Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-14/governo-divulga-lista-de-culturas-da-agricultura-familiar-que-tem-bonus-em-marco




Colheita da cana pode ser antecipada


Brasília - O governo federal estuda antecipar a colheita da cana-de-açúcar deste ano, que estava prevista para a segunda quinzena de abril, para garantir o abastecimento de etanol no país. O assunto foi tratado ontem, em reunião entre o ministro da Fazenda, Guido Mantega, de Minas e Energia, Edison Lobão, da Agricultura, Wagner Rossi, e de representantes da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica). O presidente da Petrobras Biocombustíveis, Miguel Rossetto, explicou que tradicionalmente a colheita da cana é no começo de abril, mas este ano atrasou por causa da seca que atingiu principalmente o centro-sul do país. Por isso, o setor havia se programado para colher a partir da segunda metade de abril.


Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/colheita-da-cana-pode-ser-antecipada/175467

segunda-feira, 14 de março de 2011

Prazo para regularizar título de eleitor termina no dia 14 de abril


O eleitor em dívida com a Justiça Eleitoral tem até o dia 14 de abril para regularizar sua situação. De acordo com informações do órgão, apenas 1,4% dos faltosos nas últimas votações foram a um cartório eleitoral. Quem não compareceu às urnas e não justificou a ausência nas últimas três eleições seguidas pode ter o título cancelado.

Sem o documento, o eleitor passa por uma série de impedimentos: não poderá mais obter passaporte ou carteira de identificação, fica impedido de participar de concurso público e de participar de concorrência pública ou administrativa.

Até o ano retrasado (2009), pelo menos 550 mil títulos foram cancelados. Os eleitores que têm direito a voto facultativo não estão sujeitos à obrigatoriedade de justificativa: analfabetos, os que na época do pleito tinham entre 16 e 18 anos e os maiores de 70 anos. Ainda segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta vez cerca de um milhão e meio de pessoas podem ter o título de eleitor cancelado em todo o país.


Fonte: http://www.sidneyrezende.com/noticia/124423+prazo+para+regularizar+titulo+de+eleitor+termina+no+dia+14+de+abri

Agricultura intensifica combate à mosca da fruta


Brasília - O Ministério da Agricultura vai intensificar as ações contra a mosca-da-carambola - praga que atinge principalmente frutas como manga, goiaba, acerola, caju, tomate e carambola. A partir de agora, como medida preventiva, o estado de Roraima será definido como área de emergência fitossanitária para a execução do Plano de Supressão e Erradicação da praga. “A decisão vai dar maior agilidade aos procedimentos, caso haja reintrodução da praga. Vamos poder enviar mais técnicos para o Estado, adquirir materiais como armadilhas e inseticidas, ou aplicar mais recursos nesta ação”, explica o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do último dia 10, por meio da Instrução Normativa n° 9. Há 45 dias não há foco da mosca em Roraima.
No município de Normandia, estão instaladas 174 armadilhas e, no Brasil, 4.104. Para este ano, estão previstos recursos da ordem de R$ 6 milhões para execução do plano de erradicação da praga no país. A instrução proíbe a saída das frutas de espécies hospedeiras de Roraima para as 26 unidades da federação. Poderão cruzar as fronteiras do estado frutas cítricas (limão, laranja, tangerina) e melancia. Desde 20 de dezembro de 2010, quando foi detectado o primeiro foco no município, foram vistoriados 9.486 veículos e destruídos 50.000 kg de frutos na região. Além disso, o ministério realizou sete cursos de educação fitossanitária e orientou cerca de 250 pessoas sobre a importância dessas ações no estado. Um curso foi destinado especificamente para lideranças de comunidades indígenas. Em caso de detecção de foco são adotadas medidas de controle, como pulverização, técnica de destruição da mosca, coleta e enterro dos frutos. Em fevereiro, técnicos do Ministério da Agricultura reuniram-se com representantes dos Estados Unidos e Suriname para discutir um plano emergencial para erradicação da mosca-da-carambola. O encontro foi coordenado pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Representantes do Organismo Nacional de Proteção Fitossanitária (ONPF) do Brasil e do ONPF da França irão debater o mesmo tema no dia 16 de março, em Roma, na sede da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).
CLASSIFICAÇÃO

São consideradas áreas de alto risco para disseminação da mosca-da-carambola: Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Roraima. Em risco médio estão Acre, Mato Grosso, Piauí, Rondônia, e Tocantins. Os demais estados são considerados como de baixo risco. As principais formas de disseminação são o transporte de frutos contaminados e os locais de comercialização desses produtos.

Fonte: http://tribunadonorte.com.br/noticia/agricultura-intensifica-combate-a-mosca-da-fruta/175289