quarta-feira, 18 de maio de 2011

PARABÉNS LUANNY




A aniversariante Luanny e sua tia Telma Mariah de Lima


A Coordenadora de Mulheres do SINTRAF de Santo Antonio, a Srª Telma Maria, comemorou o 4º aniversário de sua sobrinha Luanny, na tarde de 17 de maio de 2011, no bairro do Carmo. A comemoração contou com a presença de vários amigos dos pais da aniversariante, e vizinhos.
A srª Telma Mariah, falou que esse é um momento muito importante em sua vida, a passagem de mais um ano de vida de sua sobrinha, e deseja a mesma que ela tenha muita saúde, paz e a unção divina. E que Deus possa realizar os sonhos de sua família e permita ela viver por muitos anos.

DIRETOR DO SINTRAF E CONSELHEIRO DO CMDCA PARTICIPA DE MARCHA CONTRA A EXPLORAÇÃO INFANTIL PELAS RUAS DE SANTO ANTONIO






O Diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Santo Antonio - SINTRAF e Conselheiro municipal do Conselho Municipal de Direito das Crianças e dos Adolescentes - CMDCA, o Sr. Francicarlos Santos, que participou nesta manhã da Marcha contra a violência e exploração sexual infantil, participaram também os agentes comunitários de saúde, alunos da rede pública e municipal de ensino, funcionários da prefeitura municipal, conselheiros tutelares, conselheiros do CMDCA, entre outros da sociedade civil organizada.
A marcha tem o objetivo de chamar atenção da sociedade. Faz parte da mobilização do CMDCA, vamos proteger nossas Crianças e Adolescentes’, construído por uma série de organizações que apóiam a iniciativa ou trabalham diretamente no combate à violência sexual contra a criança e o adolescente.

DIA NACIONAL CONTRA A EXPLORAÇÃO INFANTIL






Neste dia 18 de maio é celebrado o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e, para muitos pequenos, o pesadelo acontece dentro da própria casa. Pesquisas e estudos mostram que não importa a classe social, a raça ou o nível de escolaridade. É dentro de casa que acontece grande parte da violência sexual, geralmente, provocada por pessoas do sexo masculino, como pai, padrasto, tio, parentes ou amigos da família, tendo como alvo preferencial as meninas.

Desde leves carícias pelo corpo até o ato sexual em si, há quem se aproveite da ingenuidade das crianças para realizar fantasias sexuais, sem se importar com as conseqüências que isso pode trazer a eles. A realidade mostra que o abusador geralmente é uma pessoa comum, agradável, simpática e discreta, com pinta de bom pai de família. É dentro do círculo familiar que acontecem a maioria dos abusos, o que torna a denúncia ainda mais difícil. Infelizmente, como o abuso ocorre em segredo, nem sempre se descobre o que está havendo e, como pouca gente tem coragem de denunciar, alguns abusadores continuam agindo, certos de sua impunidade. De acordo com a Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência - Abrapia, somente cerca de 10% a 20% dos casos de abuso contra crianças e adolescentes são registrados.


O modo de ação do abusador, muitas vezes, passa despercebido pelos parentes da vítima. Isso acontece porque nem sempre a criança é violentada, apresentando marcas de relações sexuais ou espancada. A agressão física acontece, mas a maioria dos abusadores prefere agir sutilmente. Eles podem apenas alisar ou beijar a criança, passar as mãos por seu corpo e pelos órgãos sexuais, como se fosse apenas carinho ou, simplesmente, nem tocar nelas. Alguns preferem mostrar filmes de vídeo e revistas pornográficas para a criança, para "ensinar" como se faz sexo, enquanto outros preferem observá-la enquanto toma banho ou troca de roupa. E ainda existe uma outra artimanha: para convencê-la a ser tocada ou a participar de uma relação sexual, muitos apelam para a sedução por meio de elogios, dinheiro ou presentinhos.

As causas do abuso variam. Segundo estudos sobre o tema, o molestador costuma considerar o abuso uma coisa normal, pois pensa que está dando à criança a oportunidade de experimentar o sexo. Para conseguirem o que querem, precisam também convencer a criança de alguma maneira. Uma delas é dizendo que a "brincadeirinha" ou a relação sexual é um "segredo" entre eles, que não deve ser revelado a ninguém. Em seguida, partem para a chantagem, com ameaças. Grande parte das vezes, a criança ouve coisas como "se a mamãe souber do nosso segredo, ela vai ficar muito brava e abandonar você" ou "se você contar para alguém o que nós fazemos, vai apanhar bastante". Confusa e sem saber direito o que está acontecendo, a criança aceita. Tanto por medo das conseqüências quanto por achar que não será mais amada pelo abusador - que, como foi dito, geralmente é um parente muito querido.


Nem sempre os abusadores são pedófilos de plantão. "Existe o abusador situacional, que é aquele que comete o ato impulsivamente, motivado por algum problema psicológico, como fragilidade, autoestima baixa e sentimento de menos-valia. Esses abusam esporadicamente, apenas diante de uma situação como essa. Já o abusador fixado, ou pedófilo, tem as crianças como objeto de desejo sexual. Usa-as para obter satisfação, não só sexual, mas de poder, de controle. É uma pessoa que tem imaturidade no desenvolvimento sexual. A pedofilia é uma doença, a pessoa não tem controle sobre seu desejo e não consegue evitar o abuso", explica a psicóloga e terapeuta de família Vânia Izzo de Abreu, da Abrapia.

Para a psicóloga Mônica Freitas, da Aliança de Psicologia Hospitalar, do Rio de Janeiro, quem abusa sexualmente de alguém tem como característica principal o desejo de transgressão. "São indivíduos que não possuem limites e nenhum significado de moral e respeito. Abusadores são doentes que necessitam de tratamento", define.


Fonte: www.msn.com.br

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Marcha dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do RN pretende reunir 2 mil pessoas





Nesta quinta-feira (19), a partir das 9h, está confirmada a presença de 40 ônibus, que transportarão em torno de dois mil trabalhadores do interior do estado até da sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do RN (FETRAF-RN), na Cidade da Esperança. Eles se reunirão no local e caminharão até o Gabinete Civil para ter uma audiência com a governadora Rosalba Ciarlini. Na ocasião, os agricultores pretendem reivindicar o término da construção de 200 casas, além do cumprimento da Lei Federal Nº 11.947, que prevê a compra de produtos dos agricultores pelo Estado e municípios para 30% da merenda escolar. Outro ponto da pauta é sobre a saúde da água: a FETRAF contesta a orientação do Governo de criar piabas nas caixas d’água de consumo doméstico para combater o mosquito da dengue.

De acordo com a Federação, não há necessidade, pois as caixas são fechadas. Além disso, os peixes poluem a água, segundo argumenta a FETRAF. O presidente da FETRAF, João Cabral, afirma que até agora não recebeu resposta do Gabinete Civil em relação à audiência, mas que eles insistirão em ser recebidos. “Precisamos manter o diálogo com o governo para dar andamento aos projetos que estão parados, como é o caso das 200 casas que não foram concluídas. Falta apenas a CEHAB liberar os recursos. Por isso marcharemos até a Casa Civil”.


Fonte: www.diariodenatal.com.br

Pouco conhecida em Natal, planta é famosa no tratamento de doenças e "milagres"




Uma árvore que tira a dor. A Morinda Citrofolia, popularmente chamada de Noni, tem espalhado cada vez mais a sua fama de "fonte de cura", apesar de ainda ser pouco conhecida em Natal. Tal como outras plantas que se tornaram famosas pelos seus poderes medicinais, o Noni é a moda da vez e já vem causando uma verdadeira revolução, sendo aplicado em diversas enfermidades. A reportagem de O Poti/Diário de Natal foi atrás dos depoimentos das pessoas que experimentaram o fruto e que tiveram resultados milagrosos.

Originária do sudoeste da Ásia, o Noni foi difundido pelo homem através da Índia e do Oceano Pacífico até as Ilhas da Polinésia Francesa. Em diferentes lugares do mundo, todas as partes do milagroso pé de Noni, desde a raiz até as folhas, são utilizadas para algum fim curativo.

Na China, Japão e Taiti, várias partes da árvore são usadas para o tratamento da febre, dos olhos, problemas da pele, gengivite, constipação, dores de estômago e dificuldadesrespiratórias. Na Malásia, acredita-se que as flores do Noni aquecidas, aplicadas no peito, curam náuseas, tosses e cólicas. Nas Filipinas, o suco das folhas do Noni é consumido como tratamento para artrite. Na Indochina, o fruto aplica-se no tratamento da asma e da desinteria. Por fim, nos Estado Unidos e Canadá, o fruto é anunciado como produto dietético.

Será verdade? A repercussão dos poderes curativos do Noni no Rio Grande do Norte tem se espalhado e alcançado mais pessoas a cada dia que passa, e cada beneficiado pelo fruto tem uma história diferente para contar. A cabeleireira Elza Lino descobriu o fruto através de uma cliente, a dentista Solange Miranda, que, por sua vez, conheceu o fruto por intermédio de uma cunhada, médica, que viu os efeitos de um câncer no útero regredirem até ficar totalmente curada. "Os frutos que eu tenho são dados pela Solange, porque ela plantou um pé de Noni no jardim do consultório dela. Eu faço o meu suco de Noni e tomo todos os dias", afirmou Elza.

Quando alguém se queixa de alguma dor ou doença perto de Elza, a cabeleireira não pensa duas vezes e já oferece um pouco do seu suco de Noni, e ensina como consumir. "Tomar sempre 30ml pela manhã e à noite antes de dormir. Antes eu sentia dores fortes nas pernas e nos braços, resultado do trabalho no salão. Hoje não sinto mais essas dores, tenho disposição para fazer qualquer coisa e ainda tenho um melhor sono depois que passei a consumir", contou.

A dentista Solange Miranda não consome o Noni, mas faz questão de fornecer para os adeptos, sem custos. "Depois que vi minha cunhada curada do câncer, acredito que a planta realmente tem bastante compostos químicos benéficos para enfermidades de vários tipos. Só não consumo ainda porque não precisei", disse.

Ao contrário de todas as frutas que são melhores quando consumidas frescas e com casca, essa não é muito palatável ao natural. "Parece fruta do conde, mas não tem nada de doce. O gosto é muito ruim e o cheiro não é dos mais convidativos", continuou Solange. Quanto ao suco, segundo os usuários, este deve ser misturado com outros sucos, preferencialmente de uva, ficando com um sabor curioso.

Histórias de curas vão da artrose à pressão alta

Tarcísio e Clarisse Azevedo, ambos com 63 anos, são casados, residem em Lagoa Seca e nunca tinham passado por tantas dificuldades quanto as que tiveram quando a dona Clarisse ficou quase sem andar com as fortes dores nos joelhos. Após uma queda, os joelhos sensíveis com a artrose pioraram, intensificando as dores, deixando a aposentada com os movimentos das pernas cada dia mais comprometidos. "Precisava fazer uma cirurgia e talvez os resultados da recuperação não fossem os melhores", conta ela.

Sem êxito na fisioterapia e na hidroterapia, Clarisse deixou de ser aquela aposentada que fazia tudo dentro de casa, pois as dores da artrose a impediam de caminhar. "Não tinha mais a minha liberdade. Meu marido sofreu junto comigo, pois eu dependia dele para tudo", compartilhou. Vizinhos de Elza, foram surpreendidos pela sua visita, quando lhes foi apresentado o Noni. "Eu tinha que fazer alguma coisa por ela. E eu sabia que o Noni podia ajudar", disse Elza.

Tomando o concentrado de Noni com suco de uva, dona Clarissedisse ter vivido sensações maravilhosas. "Sabe quando você toma algo e sente o corpo mais leve? Pois foi isso que eu senti. O concentrado começou a agir como analgésico e dois meses depois eu estava completamente sarada", relatou. "Desde então, nunca mais parei de tomar Noni. Passamos o fruto maduro no liquidificador com suco de uva e é uma beleza. Nunca mais tive gripe nem dores musculares e cada dia que passa busco saber mais a respeito", completou.

Clarisse Azevedo sempre gostou de tomar produtos naturais, herança que trouxe, desde a infância, dos seus pais, quando morava em Mossoró, sempre acreditando no poder curativo das plantas e tem plantado em seu jardim o pé de Noni. "Eu tomo o Noni sabendo que é um remédio que Deus deixou para nós. Temos que ter fé para conseguir ver os resultados, isso é certo", revelou. "Agora, eu faço com a Elza: sempre receito aos amigos e temos visto resultados em outras pessoas também", completa.

Com as taxas de colesterol, glicose e pressão normais, essas pessoas dizem não conseguir parar de tomar, quando vêm resultados tão surpreendentes, e presenciam uma melhora na sua própria qualidade de vida.

Em outro lugar da capital potiguar, no bairro das Quintas, mora Maria Nazaré do Nascimento, 65 anos, que também recebeu indicações para usar o Noni em problemas de pressão alta. Além de ter perdido peso, a aposentada também disse estar mais saudável depois que passou a consumir o Noni, há mais ou menos oito meses. "Eu preparo o meu concentrado no vinho tinto, porque foi assim que me ensinaram a fazer. Fica muito gostoso", disse.

A mãe da Nazaré, a dona Maria do Carmo Nascimento, de 87 anos, também toma o suco de noni com vinho todos os dias e comprova que o fruto também tem propriedades laxantes, além de dar uma melhor noite de sono.

Amiga de Nazaré, Maria Rita da Silva, 82, chegou a passar 15 dias na UTI com fortes dores lombares, resultado do enfraquecimento dos ossos. "Foi aí que eu apresentei ao filho dela o Noni. Ele deu pra ela tomar, e está aí pra contar a história", afirmou Nazaré. "Eu não conseguia mais subir as escadas da igreja, era muito ruim andar de bengala, hoje eu não preciso mais desse acessório", contou, alegre, dona Rita.

"Sucesso é ligado ao fascínio pelo mágico"

Apesar da dificuldade de encontrá-lo in natura, o maior mistério em relação ao Noni - e que também reforça sua popularidade - tem a ver muito mais com as suas supostas propriedades terapêuticas. Seu consumo no Brasil é recente, sendo mais popular nos Estados Unidos e em alguns países da Europa. De acordo com estatísticas de 2003, uma garrafa do suco era vendida a cada dois segundos pelo mundo afora - sem falar das cápsulas e dos chás. "O sucesso está diretamente ligado ao fascínio que o homem sente por tudo que pareça mágico, milagroso e, sem muitas explicações precisas ou de forma vaga, anuncie-se capaz de curar várias doenças", acredita o professor da UFRN, farmacêutico e especialista em fitoterapia, Túllio Accioli.

Apesar da literatura científica sobre essa espécie vegetal ser extensa, especialmente em relação aos possíveis efeitos farmacológicos e usos terapêuticos, a quantidade de publicações que avaliaram sua segurança é limitada. A Gerência-Geral de Alimentos da Anvisa avaliou por diversas ocasiões produtos contendo Morinda citrifolia, incluindo o suco de Noni.

Os estudos toxicológicos encaminhados pelas partes interessadas foram limitados e considerados insuficientes para comprovar a segurança dos produtos, sendo que a maioria dos estudos foi conduzida com espécies roedoras. "Ocorreram testes com humanos também, e foram comprovadas melhoras. Mas existem muitas contra-indicações", afirmou o farmacêutico.

Segundo Accioli, o consumo de Noni não é indicado sem que haja uma observação médica que assegure que sejam ingeridos os compostos presentes. O que é visto no Noni é a presença de três principais compostos que ocasionaram os resultados acima descritos. O primeiro deles é a proxeronina. As enzimas, substâncias presentes na atividade da digestão, transformam a proxeronina em xeronina, que torna possível as proteínas executarem suas funções. Armazenada no fígado, a xeronina é liberada no sangue e permite que as proteínas ajam nas células humanas, melhorando o cabelo, a pele, os ossos, agindo também como anticorpos, dando suporte ao sistema imunológico. "Por essa razão, os usuários não têm tido doenças sazonais e melhoraram de dores nos joelhos e na coluna", explica.

O segundo composto é o damnacantal, que é uma substância que inibe a ação dos grupos de células responsáveis pelo câncer. "O que ele faz é impedir o crescimento dos tecidos malignos, acelerando o processo de formação de novos leucócitos, ou glóbulos brancos. Por isso os usuários apresentam em seu corpo uma atividade anti-tumoral de destaque", relata.

O terceiro principal composto é a escopoletina. Esse composto é responsável pela dilatação dos vasos sanguíneos, o que permite a passagem do sangue mais rapidamente, resultando níveis de pressão sanguínea mais baixos. Esta redução da pressão não produz níveis demasiado baixos que possam prejudicar-lhe (hipotensão), simplesmente os equilibra. Além disso, comprovou-se que a escopoletina destrói uma variedade de espécies bacterianas. "Na escopoletina também são observadas propriedades anti-inflamatórias e inibidoras histamínicas, relacionado com a dor, a artrite e as alergias", explica Accioli.

O motivo pelo qual ainda não se aplica na medicina o Noni se deve pelo simples fato dos estudos fitoterápicos não terem sido completamente concluídos. Uma regulação médica intitulada RDC-14 não comprovou ainda a eficácia terápica do Noni, faltando ainda diversos processos dessa regulação a serem devidamente esclarecidos. "Esses estudos são feitos com muito rigor, e somente através deles que podemos saber a dose certa a ser tomada e se o tipo de solo onde ele está sendo cultivado é o aconselhado. Não sendo, a composição química do fruto é alterada e outros compostos entram em ação", adverte Túllio Accioli. Segundo resultados de pesquisas, diversos usuários apresentaram danos hepáticos, ou seja, a proxeronina em excesso intoxicou o fígado do consumidor.

De acordo com Accioli, a ação terapêutica de uma planta depende do seu cultivo, ou seja, a água, a presença de luz solar e o solo alteram toda a composição da fruta. "Temosque ter muito cuidado com os modismos. Pode ser que estejamos ingerindo veneno, muitas vezes", aconselhou. O farmacêutico disse que os 20 venenos mais fortes são de origem natural e nada impede que o mesmo aconteça com o Noni. "Sempre discordei do ditado "produto natural: se bem não fizer, mal é que não faz". Então, peço a todos as pessoas que consomem o Noni que o façam com precaução", finalizou.


Fonte: www.tribunadonorte.com.br

Tremor na costa de Natal não provocará tsunami no RN


Neste domingo (15), às 10h08 (horário de Brasília), ocorreu um tremor de magnitude 6.0 no meio do Oceano Atlântico, na cordilheira meso-oceânica, a 1.276 km de Natal. O primeiro alerta foi dado pela Defesa Civil Estadual, através do Tenente Coronel Josenildo Acioli.
De acordo com Joaquim Mendes Ferreira, coordenador do laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), foram difundidos boatos de que a costa nordestina seria afetada por um tsunami em função do tremor, porém a informação não há essa possibilidade, já que a magnitude do sismo e o tipo de movimento (transcorrente, movimento horizontal). “Para se gerar um tsunami é necessário que o movimento seja vertical, quando a água do mar pode ser empurrada ou descida, abruptamente. E não foi o que aconteceu”, disse o Joaquim Mendes.
O mapa de localização e o registro na estação de Riachuelo (RCBR), Gravatá (GRBR) e Pau dos Ferros (PFBR) foram determinantes para definir os resultados do tremor deste domingo.
No momento do alerta, todas as unidades do Corpo de Bombeiros da capital e a Defesa Civil Estadual foram acionadas ficando em prontidão para atuarem a qualquer momento. Assim que os resultados dos tremores foram divulgados pelo laboratório sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, a ação dos bombeiros foi normalizada.

Fonte: www.tribunadonorte.com.br