quinta-feira, 15 de março de 2012

Estados mobilizados para as Conferências de ATER


A 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural que ocorrerá de 23 a 26 de abril, em Brasília, irá propor diretrizes, prioridades e estratégias para o Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater). Nesse processo, as conferências estaduais são preparatórias para a Conferência Nacional.

Com cinco eixos temáticos, sendo: Ater para o Desenvolvimento Rural Sustentável; Ater para a Diversidade da Agricultura Familiar e a Redução das Desigualdades; Ater e as Políticas Públicas; Gestão, Financiamento, Demanda e Oferta dos Serviços de Ater e Metodologia de Ater, nas conferências estaduais são elaborados relatórios que devem destacar as observações, reivindicações dos participantes para compor o documento-base estadual, que será entregue à Comissão Executiva Nacional.

O I CNATER será composto por delegados eleitos nas conferências estaduais, convidados e observadores. Além de representantes da sociedade civil, sendo 75% representação de agricultores familiares e assentados da reforma agrária e 25% de entidades não governamentais executoras de serviços de Ater; representantes do governo, de entidades governamentais executoras de serviços de Ater e de órgãos públicos dos poderes executivo, legislativo e judiciário das esferas estadual e municipal.

Datas das Conferências Estaduais:

Paraná: 13 a 15 de março

Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Porto Alegre: 14 e 15 de março


fonte: fetrafbrasil

Sistema de captação de água da chuva deverá ser obrigatória


ramita na Câmara projeto que obriga estados e municípios a instituir medidas voltadas para a retenção e o amortecimento das águas pluviais. Pela proposta (PL 3252/12), do Senado, o poder local deverá disciplinar a implantação obrigatória de sistemas de captação e retenção de águas de chuva em cada lote urbano.

Caberá ainda aos poderes locais definir os dispositivos necessários para a retenção das águas de chuvas nos projetos arquitetônicos. Para novos loteamentos, os planos diretores também deverão definir os porcentuais máximos de impermeabilização dos lotes, assim como o excedente máximo de chuvas que será jogado na rede pública pelo terreno.

Retenção
Enquanto as leis locais não forem editadas, cada terreno urbano terá que reter, pelo menos, metade das águas das chuvas por ao menos uma hora antes de despejá-las na rede pública.

De acordo com a autora do projeto, senadora Ana Rita (PT-ES), além de contribuir para a política de drenagem, essas medidas podem diminuir a demanda por água tratada. “A água das chuvas pode ser aproveitada para usos diversos, como a descarga de sanitários e a lavagem de automóveis”, argumenta.

Tramitação
A proposta foi apensada ao Projeto de Lei 6462/09. Ambos serão analisados em caráter conclusivo pelas comissões de Desenvolvimento Urbano e Constituição e Justiça e de Cidadania.


*Fonte: Agência Câmara

Manifestação das organizações sociais surte efeito


Em reunião do colegiado na terça-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), proibiu a adição de substâncias que alterem o sabor ou aroma dos cigarros e produtos derivados do tabaco comercializados no Brasil. O objetivo é reduzir o número de novos fumantes, em especial os jovens, que são atraídos pelo tabaco aromatizado.A FETRAF-BRASIL, em conjunto com demais organizações da sociedade civil, que há anos acompanham os movimentos e atitudes da indústria do tabaco, tanto no setor produtivo quanto nas estratégias de comercialização do produto e na atração de novos clientes, em 8 de março, manifestou em documento à Ministra Chefe da Casa Civil Gleisi Hoffman, a necessidade da proibição do uso de aditivos.Em carta, as entidades justificaram que a argumentação de que a decisão pela aprovação da proibição dos flavorizantes põe em risco a sobrevivência de mais de 50 mil famílias produtoras de tabaco, é equivocada, assim como a de que haveria prejuízos econômicos consideráveis ao setor fumageiro.Ela “não afetará nenhum agricultor familiar, produtor de fumo nem haverá diminuição de postos de trabalho no interior da indústria do tabaco e, por conseqüência, não haverá impacto direto nos cofres públicos, nem no mercado ilegal. Essa medida apenas influenciará diretamente na diminuição do número de novos jovens fumantes, o que é considerado um importante passo para assegurar a saúde pública”, assinalava o documento.De acordo com Estudo da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado na terça-feira (13), feito com mais 17 mil estudantes em 13 capitais do Brasil, entre 2005 e 2009, aponta que 30,4%dos meninos e 36,5% das meninas entrevistadas informaram que já haviam experimentado cigarro alguma vez na vida. Desse grupo, 58,2% dos meninos e 52,9% das meninas informaram que preferem cigarro com sabor.Com a proibição da Anvisa, cigarros com sabor serão retirados do mercado brasileiro em dois anos. O açúcar continuará permitido exclusivamente com a finalidade de recompor o que foi perdido no processo de secagem das folhas de tabaco. Dessa forma, a proibição vale também para a utilização nas embalagens de charutos, cigarrilhas, fumos para cachimbo e outros produtos derivados do tabaco de qualquer expressão que possa induzir o consumidor a uma interpretação equivocada quanto aos teores contidos em todos os produtos fumígenos. É o caso de termos como: ultra baixo(s) teor(es), baixo(s) teor(es), suave, light, soft, leve, teor(es), entre outros. No Brasil, o tabagismo é responsável pela morte de 200 mil pessoas todos os anos. Atualmente, existem cerca de 25 milhões de fumantes e 26 milhões de ex-fumantes em nosso país. A prevalência de fumantes é de 17,2% da população de 15 anos ou mais.


fonte: fetrafbrasil

PB assumirá parte da produção do RN


Com planos de investir R$ 1,1 bilhão para construir um complexo imobiliário em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte, a Coteminas vai transferir parte da produção têxtil que mantém no município para a unidade instalada em Macaíba, mas também para outro estado: a Paraíba. A informação, publicada em matéria da Folha de S. Paulo ontem, foi confirmada pelo diretor da empresa no RN, João Lima.
O executivo não revelou quanto da produção será direcionada ao estado vizinho, mas reiterou que a empresa não vai abandonar a atividade têxtil no Rio Grande do Norte. Ele também desmentiu a informação divulgada na Folha de que a companhia estaria desativando duas fábricas no RN. "É uma informação equivocada. O que estamos fazendo é readequar a área de fiação e tecelagem da fábrica de São Gonçalo. A fábrica de Macaíba não será desativada. Será, na verdade, ampliada para receber parte da produção. Outra parte será absorvida nas outras unidades do Nordeste, em Campina Grande e João Pessoa", disse Lima, sem revelar em quanto será ampliada a capacidade em Macaíba para absorver parte da produção.
A redistribuição da produção potiguar para fábricas em outro estado não havia sido divulgada pelo grupo durante a apresentação do projeto, em Natal, em fevereiro.
Na fábrica de São Gonçalo do Amarante, onde funcionam unidades de fiação, tecelagem, alvejamento, tinturaria e estamparia, as áreas de fiação e tecelagem, segundo ele, são as únicas que estão reduzindo o ritmo. As demais estão funcionando normalmente e não há data estimada para que deixem de operar.
A redução do ritmo de produção é necessária para que o terreno que abriga hoje a fábrica dê lugar a um complexo imobiliário que incluirá residências, escritórios e até um shopping. Com o novo projeto, a produção hoje mantida na indústria será gradativamente redirecionada para outras unidades. Também haverá mudanças para os trabalhadores. Dos 1.100 que atuam na unidade, cerca de 550 deverão sair. "Parte vai para Macaíba e a outra será treinada para ser aproveitada por empresas parceiras durante o processo de construção (do complexo)", disse Lima. O treinamento também tem o objetivo de preparar os trabalhadores para atuar em outras funções, dentro do complexo. De olho nisso, a Coteminas diz estar promovendo desde segunda-feira cursos de capacitação dentro da fábrica, em parceria com entidades como Sebrae, Sesc e Senai. Dentro da própria unidade, foram montadas salas de aula para a realização de cursos de pedreiros, eletricistas, armadores, vendedores e um outro chamado "iniciando pequenos grandes negócios".
O complexo residencial e comercial da Coteminas prevê a construção de condomínio residencial para 12 mil pessoas, shopping center com 300 lojas, hotel com 720 apartamentos, centro comercial, de convenções, de artesanato e teatro. O complexo levará entre três e quatro anos para ficar pronto, com conclusão da primeira fase prevista para até a Copa do Mundo de 2014. O projeto também conta com espaço para escola, creche, posto de saúde, biblioteca e parque ecológico.
Em entrevista à Folha, Josué Gomes da Silva, presidente da empresa, reiterou que não está abandonando a atividade têxtil, que vive um de seus piores momentos. "Vamos continuar produzindo a mesma quantidade em outra unidade", disse à Folha.


fonte: tribunadonorte

Aeroporto está em situação "crítica"


Um estudo divulgado ontem pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) aponta que 17 dos 20 principais aeroportos brasileiros, ou 85%, estão em situação "crítica" ou "preocupante". Desses, 12 estão funcionando acima da capacidade operacional - incluindo o Augusto Severo, no Rio Grande do Norte. Apenas os aeroportos de Porto Alegre, Salvador e Manaus funcionam em condições "adequadas", fora do "cenário de estrangulamento". Em abril do ano passado outro estudo do Instituto já apontava o aeroporto potiguar e outros 13 em "situação de estrangulamento", ou seja, com a capacidade operacional superando o limite de 100%.
A taxa média de ocupação dos aeroportos em situação crítica foi de 202,2% em 2011, valor influenciado pelas taxas de Vitória (572%) e Goiânia (469%). No Augusto Severo, a taxa apontada no estudo mais recente foi de 138%.
A avaliação do Ipea, feita antes da concessão à iniciativa privada dos aeroportos de Brasília, São Paulo e Guarulhos (SP), é que "permanece limitada a capacidade da Infraero [Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária] em executar seu programa de investimentos. Em 2011, a estatal executou 34% de sua dotação anual inscrita no orçamento das empresas estatais [dotação de R$ 2,216 bilhões e execução de R$ 747,82 milhões]". A conclusão consta do artigo Aeroportos no Brasil: Investimentos e Concessões, de autoria do coordenador de Infraestrutura Econômica do Ipea, Carlos Campos.
A preocupação se agrava com a aproximação da Copa do Mundo de 2014. Segundo o estudo, as etapas do Plano de Investimentos da Infraero "pouco evoluíram nos últimos 12 meses, entre fevereiro de 2011 e janeiro de 2012". "Dos 11 aeroportos nos quais estão previstos investimentos nos terminais de passageiros, oito estão nas fases iniciais de projetos".
O estudo também observa que, dos 13 aeroportos da Copa, dois têm situação diferenciada: o de Natal (de São Gonçalo do Amarante), que foi concedido ao setor privado, e o de Recife, que terá a construção de uma torre de controle. O relatório não faz referência às obras que estão sendo realizadas no Augusto Severo, para ampliação da capacidade, mas ressalta que atualmente o terminal opera acima do limite. E para os aeroportos concedidos, faz ressalvas: "é fator de preocupação a exiguidade dos prazos definidos pelo edital para as várias etapas do processo de concessão, diante da necessidade de que os três aeroportos estejam prontos a tempo de atender ao evento de 2014".


fonte: tribunadonorte

terça-feira, 13 de março de 2012

Você obedeceria?

Eram aproximadamente 22:00 horas quando um jovem

começou a se dirigir para casa.
Sentado no seu carro, ele começou a
pedir:
- 'Deus! Se ainda falas com as pessoas, fale comigo.
Eu irei ouvi-lo.
Farei tudo para obedecê-lo'
Enquanto dirigia pela rua principal da cidade, ele teve um pensamento muito estranho:
- 'Pare e compre um galão de leite'..
Ele balançou a cabeça e falou alto:
- 'Deus? É o Senhor?'.
Ele não obteve resposta e continuou
dirigindo-se para casa.
Porém, novamente, surgiu o pensamento:
- Compre um galão de leite'.
'Muito bem, Deus! No caso de ser o
Senhor, eu comprarei o leite'.
Isso não parece ser um teste de
obediência muito difícil...
Ele poderia também usar o leite.
O jovem parou, comprou o leite e reiniciou o caminho de casa.
Quando ele passava pela sétima rua, novamente ele sentiu um pedido:
- 'Vire naquela rua'.
Isso é loucura...
- pensou e, passou direto pelo retorno.
Novamente ele sentiu que deveria ter virado na sétima rua..
No retorno seguinte, ele virou e dirigiu-se pela sétima rua.
Meio brincalhão ele falou alto
- 'Muito bem, Deus. Eu farei'.
Ele passou por algumas quadras quando de repente sentiu que devia
parar.
Ele brecou e olhou em volta.
Era uma área mista de comércio e residência.
Não era a melhor área, mas também não era a pior da vizinhança.
Os estabelecimentos estavam fechados e a maioria das casas estavam escuras, como se as pessoas já tivessem ido dormir, exceto uma do outro lado que estava acesa.
Novamente, ele sentiu algo:
- 'Vá e dê o leite para as pessoas que estão naquela casa do outro lado da rua'.
O jovem olhou a casa.
Ele começou a abrir a porta mas voltou a sentar-se. -' Senhor, isso é loucura.
Como posso ir para uma casa estranha no meio da noite?'.

Mais uma vez, ele sentiu que deveria ir e dar o leite.
Finalmente,ele abriu a porta...
- ' Muito Bem, Deus, se é o Senhor,
eu irei e entregarei o leite àquelas pessoas.
Se o Senhor quer que eu pareça uma pessoa louca, muito bem.
Eu quero ser obediente.
Acho que isso vai contar para alguma coisa, contudo, se eles não responderem imediatamente, eu vou embora daqui'.
Ele atravessou a rua e tocou a campainha..
Ele pôde ouvir um barulho vindo de
dentro, parecido com o choro de uma criança.
A voz de um homem soou alto:
- 'Quem está aí? O que você quer?'
A porta abriu-se antes que o jovem pudesse fugir.
Em pé, estava um homem vestido de jeans e camiseta.
Ele tinha um olhar estranho e não parecia feliz em ver um desconhecido em pé na sua soleira.
- 'O que é?'.
O jovem entregou-lhe o galão de leite.
- 'Comprei isto para vocês'.
O homem pegou o leite e correu para dentro falando alto.
Depois, uma mulher passou pelo corredor carregando o leite e foi para a cozinha.
O homem a seguia segurando nos braços uma criança que chorava.
Lágrimas corriam pela face do homem e, ele começou a falar, meio soluçando:
- 'Nós oramos..
Tínhamos muitas contas para pagar
este mês e o nosso dinheiro havia acabado.
Não tínhamos mais leite para o nosso bebê.
Apenas orei e pedi a Deus que me mostrasse uma maneira de conseguir leite.
Sua esposa gritou lá da cozinha:
- 'Pedi a Deus para mandar um anjo com um pouco de leite...
Você é um anjo?'
O jovem pegou a sua carteira e tirou todo dinheiro que havia nela e colocou-o na mão do homem..
Ele voltou-se e foi para o carro, enquanto as lágrimas corriam pela sua face..
Ele teve certeza que Deus ainda responde aos verdadeiros pedidos.
Agora, um simples teste para você:
- Se você acredita em Deus, mande esta mensagem para todos os seus
amigos, inclusive para a mesma pessoa que te mandou.
Quanto tempo você leva para parar um pouquinho e ouvir Deus?

Unesco avalia se Brasília deve manter título de Patrimônio Mundial


Uma missão de monitoramento do Centro do Patrimônio Mundial da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (Icomos) realizam, de hoje (13) a sábado (17) em Brasília, trabalho de avaliação sobre o estado de conservação da cidade. O objetivo é verificar se há condições de a capital ser mantida na lista de Patrimônio Mundial.
Nas reuniões, os especialistas vão avaliar os projetos sobre as áreas tombadas, o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) e as ações de fiscalização na região central, além de políticas públicas. Para o governo do Distrito Federal (GDF), a preservação do título de Brasília como patrimônio da humanidade é considerada prioridade.O GDF informou que no fim do ano passado o PPCub estava em fase de conclusão. Em 2012, foi instituído pelo governo local o Ano de Valorização de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade - título concedido em 1987. O PPCub envolve a preservação, o planejamento e a gestão do conjunto urbanístico de Brasília.
A missão da Unesco e do Icomos vai avaliar ainda se estão mantidas as características fundamentais das superquadras, que definem por exemplo a predominância de áreas livres arborizadas e equipamentos de uso comunitário, como os parquinhos para as crianças. Também vai observar se nos arredores do Lago Paranoá há áreas para recreação, lazer, cultura, esporte e turismo. Serão observados ainda se o plano original de Brasília, definido por Lúcio Costa para setores destinados apenas às casas e prédios com menos de seis andares, é respeitado. Também será analisada a área que é comercial – se os espaços verdes obrigatórios são preservados. De acordo com o GDF, Brasília detém a maior área tombada do mundo (112,25 quilômetros quadrados), sendo o único bem contemporâneo que faz parte da lista de Patrimônio Mundial. No esforço de manter o título, concedido há 25 anos, o governo local criou um comitê executivo para cuidar exclusivamente do tema.

*Com informações da agência pública de notícias do governo do Distrito Federal//Edição: Graça Adjuto

Barragens subterrâneas do RN são destaque no Globo Rural



As barragens subterrâneas do Seridó e os benefícios que o projeto de custo baixíssimo traz para a região foram tema de uma reportagem especial exibida na manhã deste domingo no programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão. O apresentador Nelson Araújo foi conhecer a experiência bem sucedida executada pela Emater no Rio Grande do Norte. Ele esteve nos municípios de Serra Negra do Norte e em Jucurutu.
Em Serra Negra, a experiência com o aproveitamento das águas das chuvas que ficam no subsolo de rios e riachos de leito seco começou no final da década de 1990 na administração do prefeito Ruy Pereira. Ruy construiu uma sequência de dez pequenas barragens com capacidade para 12 milhões de metros cúbicos de água que garantem o abastecimento da população e do rebanho e a produção agrícola para milhares de pequenos agricultores numa extensão de 30 quilômetros às margens do Rio Espinharas, um afluente do Rio Piranhas.
O complexo de barragens apenas foi citado na reportagem. O objetivo do Globo Rural era outro: mostrar uma experiência de menor custo que pode ser levada para pequenas propriedades rurais fora do raio de alcance das barragens do Espinharas ou da gigante Armando Ribeiro Gonçalves, no Vale do Açu. Nélson visitou o sítio de Álcio Batista, onde mostrou como as barragens são feitas usando apenas uma lona especial de plástico.
"Não é em qualquer lugar que se pode fazer uma barragem subterrânea. A trincheira é aberta em um ponto estratégico, na transversal, cortando o leito de um riacho ou rio temporário, comum na caatinga", disse o apresentador.
A 100 quilômetros do sítio da família Batista, o agricultor Lourival Pereira, o seu Louro, já colhe os frutos de uma barragem submersa feita em seu sítio, no município de Jucurutu. "O agricultor já construiu 2 mil metros de renque. Como a vegetação não sente falta de água, ele passou de uma atividade de subsistência para a de produção rural de verdade, numa escala que atende sete famílias. Só de banana ele tira uma tonelada por mês. Há também mamão, coco-da-baía, pimenta, caju, amendoim, tomate, pinha, feijão, goiaba, cebolinha e coentro. Só de hortaliças em geral são mais de 20 canteiros", diz a reportagem.
E Lourival, que vivia de arrendamento, agora é dono de seus próprio negócio: "Graças a Deus não temos mais dificuldade para tocar a vida. Não precisa nenhum deles [dos filhos) sair atrás de político pedindo emprego."
O programa é uma parceria do governo federal, estadual e prefeituras. A Emater já construiu 511 de um total de 1.400 previstas.

* Fonte: G1

Sarney presta homenagem a Dilma e diz que povo brasileiro foi “ousado” ao eleger uma mulher para a Presidência


Ao homenagear hoje (13) a presidenta Dilma Rousseff na entrega do Prêmio Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), disse que, ao eleger uma mulher para a Presidência da República, o povo brasileiro adotou uma “posição ousada”.

“A presença da mulher na política é fundamental para o país, para que ele alcance seus ideais de Justiça. Quero homenagear a presidenta Dilma que rompe um paradigma ao ocupar a Presidência da República e é orgulho para todos os brasileiros e brasileiras que reconhecem no seu governo sua grande liderança”, disse Sarney no plenário do Senado.

No momento em que a presidenta atravessa um período conturbado na relação com a base aliada no Congresso, o presidente do Senado fez elogios à trajetória e a atuação de Dilma à frente do governo.

Sarney ressaltou também que “a causa das mulheres não está integralmente ganha”. “Continuamos longe do ideal no corpo social e no trabalho”, completou.

Com a entrega do Prêmio Bertha Lutz houve também sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 8.

O Prêmio Diploma Mulher Cidadã Bertha Lutz foi entregue pelo Senado a cinco mulheres que contribuíram para ampliar os direitos femininos na sociedade brasileira. A presidenta Dilma Rousseff foi uma das premiadas. Criado em 2001, a iniciativa leva o nome de uma das pioneiras do feminismo e líder na luta pelo direito de voto das mulheres.


FONTE: agenciabrasil

Edição: Lílian Beraldo

Urbanização, clima e demanda por comida ameaçam abastecimento de água

O aumento da demanda por comida, a rápida urbanização e as mudanças climáticas ameaçam o abastecimento de água no mundo. Essa conclusão faz parte do novo relatório da ONU intitulado “Administrando Água sob Risco e Incerteza”, divulgado hoje (12/03) no Fórum Mundial sobre Água em Marselha, França.

O documento estima que haverá até 2050 um aumento de 19% no uso de água na agricultura, que já consome 70% da água doce no mundo. Além disso, por conta do crescimento da demanda de água, países estão explorando suas reservas subterrâneas e as mudanças climáticas estão alterando os padrões de chuva, a umidade do solo e causam secas e tempestades. A estimativa é que em 2070, 44 milhões de pessoas serão afetadas pelas consequências das mudanças climáticas.

“Ao menos que a água tenha uma importância central no planejamento do desenvolvimento, bilhões de pessoas, em sua maioria nos países em desenvolvimento, podem enfrentar uma redução de meios de subsistência e oportunidades de vida. Uma melhor governança da água é necessária, incluindo investimento em infraestrutura do setor público e privado”, afirma o comunicado da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

De acordo com o relatório, a infraestrutura de saneamento não acompanha o ritmo da população urbana; mais de 80% da água usada não é recolhida ou tratada e um bilhão de pessoas ainda não tem acesso à água limpa. “Temos muito a fazer antes que todas as pessoas tenham acesso a água e saneamento necessários para levar uma vida de dignidade e bem-estar”, disse o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon.


*Fonte: ONU BR

segunda-feira, 12 de março de 2012

FETRAF divulga posição quanto ao uso de aditivos nos cigarros


Documento foi entregue à ministra Chefe da Casa Civil em evento em Curitiba, Paraná.

Excelentíssima Senhora

Gleisi Hoffmann

Digníssima Ministra-Chefe da Casa Civil

Os abaixo-assinados vêm perante V.Exa. manifestar posicionamento com relação à votação sobre o uso de aditivos nos cigarros (Consulta Pública 112/10), pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA, adiada para votação na próxima reunião da Diretoria Colegiada, em 13 de março.
Sabe-se que há forte pressão por parte da indústria do tabaco e organizações aliadas para a não aprovação desta Consulta Pública (112/10) e também da Consulta Pública 117/10, que ainda não está em pauta. Nossa preocupação como organizações não governamentais que vêm acompanhando há muito os movimentos e atitudes da indústria do tabaco, tanto no setor produtivo quanto nas estratégias de comercialização do produto e na atração de novos clientes, nos permite afirmar que:
- Análise do “Estudo dos Efeitos Socioeconômicos da Regulamentação, pela Anvisa, dos Assuntos que tratam as Consultas Públicas 112 e 117, de 2010” assinado pela FGV, realizada pela Organização Pan-Americana de Saúde, Johns Hopkins School of Public Health, Tobacco Free Kids e Aliança de Controle do Tabagismo, demonstra que as medidas preconizadas em ambas as consultas públicas não fomentarão o contrabando de cigarros.
- É falsa a argumentação de que a decisão pela aprovação da proibição dos flavorizantes põe em risco a sobrevivência de mais de 50 mil famílias produtoras de tabaco, e de que haveria prejuízos econômicos consideráveis ao setor fumageiro.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA, 2011), a indústria do tabaco oculta documentos internos que comprovam o desenvolvimento de patentes para tecnologias que permitem o uso do tabaco tipo Burley sem a inclusão de aditivos, sejam açúcares ou flavorizantes, que já existem para venda no mercado nacional e internacional, mas que para desespero desta indústria, são menos atrativos ao público jovem.
- A aprovação da Consulta Pública 112/10 não afetará nenhum agricultor familiar, produtor de fumo nem haverá diminuição de postos de trabalho no interior da indústria do tabaco e, por conseqüência, não haverá impacto direto nos cofres públicos, nem no mercado ilegal. Essa medida apenas influenciará diretamente na diminuição do número de novos jovens fumantes, o que é considerado um importante passo para assegurar a saúde pública.
- Pode-se notar que durante 20 anos (1990 a 2010), período em que houve ampliação de medidas de controle do tabagismo no país, como a ratificação da CQCT, a restrição da publicidade e o uso de advertências, a área plantada com fumo cresceu 63% e o volume da produção agrícola de tabaco no Brasil cresceu 72%, o que mostra que a cada ano o Brasil vem reafirmando o seu papel de grande produtor mundial de tabaco; a produção de fumo em folha cresceu 34% entre 2000 e 2009 enquanto que o consumo interno aparente caiu 33%. (Fonte: Pesquisa Agrícola Municipal – PAM e Levantamento da Produção Agrícola – LSPA e IBGE).
- 87% da produção de fumo em folha é destinada ao mercado externo, portanto, as medidas previstas na CP 112 não afetarão a fumicultura brasileira.
- Houve um crescimento de 237% e de 129% das receitas de exportações pré-processamento e pós-processamento, respectivamente entre 2000 e 2010. A fumicultura brasileira registrou uma das maiores receitas da década em 2010 – Fonte: Sistema AliceWeb e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC).
- A adição de sabores e açúcar mascara o sabor desagradável do cigarro, aumentando as chances ao vício, sobretudo dos jovens, onde a cada dois que experimentam, um fica dependente. De acordo com o INCA, o consumo de cigarros aromatizados entre adolescentes de 13 a 15 anos, e adultos e jovens, de 17 a 35 anos, no país, chega a 44%.
Não bastasse, existem sim estudos científicos que revelam que aditivos como flavorizantes e adoçantes são deliberadamente usados para desenvolver “produtos para iniciação”, que atraem os jovens para começar consumir tabaco (Carpenter, Wayne, Pauly, Koh &Connollt, 2005; Cummings, Morley, Horan, Steger & Leavell, 2002). Adoçantes e produtos como o mentol mitigam os efeitos e sabor desagradáveis do tabaco, tornando o produto mais palatável (Cummings et al., 2002; Hersey, Nonnemaker & Homsi, 2012).
- Em pesquisa realizada pelo Deser – Departamento de Estudos Sócio-Econômicos Rurais (2009), nos três estados do Sul, com 1.128 famílias fumicultoras, 73,3% declaram que se pudessem, ou tivessem alguma alternativa agrícola, deixariam de produzir fumo. Trinta e oito por cento dos fumicultores tiveram uma renda de até 2 salários mínimos (SM) mensais, 33,9% entre 2 e 4 SM e 28,3% acima de 4 SM. Um sinal significativo de que essa atividade não é tão promissora quanto a indústria do tabaco tenta fazer parecer.
- Da mesma forma, estudos vêm questionando a contribuição da fumicultura para o desenvolvimento rural e sustentável. Embora essas palavras estejam inseridas no discurso de todas as fumageiras instaladas no país, pesquisas revelam uma situação diferente, que evidencia que nas regiões onde há cultivo de tabaco, há pobreza. É o que ocorre, por exemplo, quando se compara o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM) com a população dos municípios produtores de fumo, considerados rurais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
- Outro estudo realizado pelo DESER, em 2007, comparando o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 2000, apresenta médias ainda mais baixas quando comparados os municípios fumicultores com as médias estaduais. De acordo com esse estudo, que considerou o IDH dos municípios que têm maior dependência econômica da produção do fumo (aqueles em que o Valor Bruto da Produção do fumo representa mais de 50% do VBP agropecuário total), apenas 7,5% dos municípios da região sul apresentaram IDH maior que o IDH do respectivo estado.
- Em pesquisa realizada por Zotti (2010), que além da situação econômica comparou aspectos humanos, sociais, ambientais e físicos dos estabelecimentos e seus moradores, fumicultores e ex-fumicultores, verificou em todos esses aspectos, em média, melhores condições entre as famílias que deixaram de cultivar tabaco.
As alegações da indústria e seu aliados são inúmeras, na mesma proporção que são incorretas, desonestas e sem consistência, ocultando o real interesse, que é conquistar o público jovem e cheio de saúde, potencial fumante/cliente de amanhã!. Afinal, quem irá substituir os mais de 200 mil fumantes que morrem todos os anos no país, em função do tabagismo? Será mesmo que a indústria está preocupada com o agricultor que cultiva fumo e seu orçamento familiar? Se assim fosse, o sistema de produção do tabaco, com certeza seria diferente e o agricultor teria direito a pelo menos negociar seu produto.
Cabe lembrar também que na maioria dos espaços de discussão acerca do tema, a indústria do tabaco e seus aliados, sem alegação sólida para contrapor as concretas argumentações dos diversos profissionais que defendem a saúde, a liberdade e a qualidade de vida (tanto dos fumantes, quanto dos produtores de tabaco), buscaram boicotar e atravancar o processo, em vez de participar de discussão séria e fundamentada;
A pressão exercida pela indústria do tabaco ficou clara na reunião da Anvisa ocorrida em 14 de fevereiro último, onde houve a decisão de protelar a aprovação do texto, referente à Consulta Pública 112/10, que já vem sendo discutido há mais de um ano e estava nas mãos do colegiado, havia pelo menos dois meses, sob uma fraca e intimidada argumentação.
Nesse cenário, há clara violação do artigo 5.3 da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco (CQCT), que estabelece que “... ao implementar suas políticas de saúde pública relativas ao controle do tabaco, as Partes agirão para proteger essas políticas dos interessescomerciais ou outros interesses garantidos para a indústria do tabaco, em conformidade com a legislação nacional”.
Cabe lembrar ainda que esta é a mesma encenação da época da aprovação da CQCT em 2005, quando a indústria do tabaco e seus aliados diziam que a Convenção iria proibir a produção de fumo no Brasil.
Desde então, passaram-se seis anos e a produção de tabaco experimentou na realidade o crescimento das exportações em volume e receita. De acordo com o levantamento da Produção Agrícola (LSPA e IBGE), o Brasil vem reafirmando o seu papel de grande produtor mundial de tabaco, justamente no período em que houve ampliação de medidas de controle do tabagismo no país, como a ratificação da CQCT, a restrição da publicidade e o uso de advertências.
Mais uma vez a indústria do tabaco demonstra a ganância pelo lucro à custa da doença, da dependência e da exploração.
Esperamos que o governo brasileiro cumpra com os compromissos assumidos através da ratificação da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco e não se deixe intimidar pelas estratégias protelatórias da indústria do tabaco e de seus aliados para evitar a adoção de medidas de interesse público.

Clique aqui e veja as entidades que assinam o posicionamento.


fonte: fetrafbrasil

Estado de saúde de Lula é ótimo, diz médico


O médico Roberto Kalil Filho disse, há pouco, que o estado de saúde do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é ótimo e que dentro de semanas ele poderá retomar sua rotina normal de trabalho. O médico do ex-presidente disse que ele vai continuar o tratamento com antibióticos, para o combate à pneumonia que teve, por mais uma semana. "O estado dele é muito bom e seu humor está ótimo", frisou Kalil Filho, após Lula ter tido alta médica nesta tarde do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde esteve internado na última semana.

Kalil Filho, que disse ter concedido a entrevista à imprensa à pedido do ex-presidente Lula, que deixou o hospital sem falar com os jornalistas, informou ainda que até o final deste mês o petista irá retornar ao hospital para novos exames que irão detectar se o tratamento de combate a um câncer na laringe poderá ser encerrado.

De acordo com o médico, como os tratamentos de quimioterapia e radioterapia já terminaram, a aparência de Lula melhorou e ele está se alimentando sem restrições. Além disso, informou Kalil, a voz do ex-presidente também já está bem melhor.


FONTE: yahoonoticias