sábado, 15 de outubro de 2011

Governo do Estado publica Edital do concurso público com 3.500 vagas para o magistério


O Governo do Estado publica no Diário Oficial deste sábado (15) o Edital do Concurso Público com a oferta de 3.500 vagas para professores e especialistas em Educação. As inscrições serão iniciadas nesta segunda-feira (17), e se estenderão até o dia 25 deste mês, através do site da Fundação Cesgranrio:www.cesgranrio.org.br. A Fundação Cesgranrio é a responsável pela execução total do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro nas cidades de Natal, Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. A conclusão total do concurso está prevista para 28 de fevereiro de 2012, seguindo-se a convocação dos aprovados para o início do ano letivo.

Serão ofertadas 2.900 vagas para professores e 600 para pedagogos. A oferta contempla todos os componentes curriculares: Biologia, Ciências, Arte, Educação Física, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Química, Filosofia e Sociologia. A oferta também contempla vagas para professores para os anos iniciais do Ensino Fundamental. "Com a realização do concurso, o Governo está atendendo a uma antiga reivindicação da categoria e agindo para cobrir o déficit de professores em sala de aula nas escolas estaduais. Estamos também, com isso, dando mais qualidade ao ensino em nossas escolas", afirma a professora Betânia Ramalho, secretária estadual da Educação.

Considerando a dinâmica na rede estadual de ensino, que conta com 710 escolas, quase 20 mil professores e 310 mil alunos, as vagas disponibilizadas através do novo concurso deverão cobrir o déficit de educadores em sala de aula do Estado.


link do edital: https://docs.google.com/viewer a=v&pid=explorer&chrome=true&srcid=0B2yGwQuFH_K5M2M5YjY1NzgtMjRhNy00MmUxLWFkMTQtODE3Yjk2ZTYzZjJk&hl=pt_BR



fonte: site do governo do RN

FRANCICARLOS SANTOS REPRESENTA OS USUÁRIOS DO SUS DO NOSSO MUNICÍPIO EM CONFERÊNCIA ESTADUAL

O Diretor do SINTRAF de Santo Antonio, Francicarlos Santos, participará de 17 à 19/10 da 7ª Conferência Estadual de Saúde, que será realizada no Centro de Convenções em Natal, e trás como tema principal "Todos usam o SUS! O SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro, o desafio do acesso e acolhimento de qualidade.


PROGRAMAÇÃO


17/10/2011 – segunda-feira
8h

9h

9h30



11h


11h45

Início do credenciamento - Apresentação cultural

Abertura solene da 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte

Mesa 1: Todos usam o SUS! O SUS na seguridade social, política pública, patrimônio do povo brasileiro. O desafio do acesso e acolhimento com qualidade.
Conferencistas palestrantes: MS – CNS – Min. Previdência – MP – Assistência Social.
Debate em plenário


Apresentação da SG da Presidência da República
12h30
Almoço

14h

14h às 15h

15h



16h30 às 18h

Continuidade do credenciamento

Leitura, apreciação e aprovação do Regulamento da 7ª CES/RN.

Mesa 2: Gestão do SUS: Financiamento, relação público x privado, gestão do trabalho e a judicialização. Palestrantes conferencistas: Representante do judiciário – MP - CNS - PGE – SGET/MS –– SES/RJ.

Debate em plenário
18h às 19h
Coquetel – Fim do credenciamento - Encerramento do primeiro dia
18/10/2011 – terça-feira
8h


10h às 12h

Mesa 3: A atenção básica com gestão participativa e Controle Social no SUS.
Conferencistas palestrantes: CES – MP – COSEMS/RN – SGEP/MS - UFRN.

Início dos trabalhos em grupo.


Almoço

14h às 18h

Continuidade dos trabalhos em grupo

19h

Conclusão dos grupos (caso necessário)
19/10/2011 – quarta-feira
8h às 12h
Plenária final

Almoço
14h às 16h

16h

17h
Apreciação de moções e eleição da delegação do RN à 14ª CNS.

Encerramento da 7ª CES/RN.

Coffe break




O SINTRAF PARABENIZA TODOS E TODAS PROFESSORES E PROFESSORAS DE TODO BRASIL


As bolas de papel na cabeça,
Os inúmeros diários para se corrigir,
As críticas, as noites mal dormidas...
Tudo isso não foi o suficiente
Para te fazer desistir do teu maior sonho:
Tornar possíveis os sonhos do mundo.

Que bom que esta tua vocação
Tem despertado a vocação de muitos.
Parece injusto desejar-te um feliz dia dos professores,
Quando em seu dia-a-dia
Tantas dificuldades acontecem.
A rotina é dura, mas você ainda persiste.
Teu mundo é alegre, pois você
Consegue olhar os olhos de todos os outros
E fazê-los felizes também.

Você é feliz, pois na tua matemática de vida,
Dividir é sempre a melhor solução.
Você é grande e nobre, pois o seu ofício árduo lapida
O teu coração a cada dia,
Dando-te tanto prazer em ensinar.

Homenagens, frases poéticas,
Certamente farão parte do seu dia a dia,
E quero de forma especial, relembrar
A pessoa maravilhosa que você é
E a importância daquilo do seu ofício.
É por isto que você merece esta homenagem
Hoje e sempre, por aquilo que você é
E por aquilo que você faz.

Felicidades !!!
Autor: (Desconhecido

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

JUVENTUDE DO SINTRAF PARTICIPA DE CONFERÊNCIA TERRITORIAL DE JUVENTUDE DAS REGIÕES TRAIRÍ E AGRESTE LITORAL SUL










IFRN - Campus Nova Cruz abre processo seletivo para 160 vagas de ensino médio integrado


Os campi do IFRN de Nova Cruz, Parnamirim e São Gonçalo, que não tinham oferecido vagas pelo ProITEC, abrem processo seletivo para o ensino médio integrado, modalidade em que o aluno selecionado faz o curso técnico integrado ao ensino médio, para ingresso em 2012.1. Por esse motivo e devido à política de inclusão do IFRN, metade das vagas é destinada a candidatos que tenham cursado do 6º ao 8º ano (antigas 5ª, 6ª e 7ª séries), exclusivamente, em escola da rede pública de ensino e que tenham cursado ou estejam matriculados no 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental, também exclusivamente em escola da rede pública de ensino (não estão incluídas escolas filantrópicas ou cenecistas ou escolas particulares com bolsa de estudos).

Para o IFRN - Nova Cruz (edital 21/2011), serão oferecidas 160 vagas, 80 para o curso de Informática e 80 para o curso de Administração, sendo distribuídas 40 em cada turno de funcionamento do Campus.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00. Os candidatos podem solicitar isenção da taxa de 25 a 27 de outubro no setor de Serviço Social do campus para o qual se candidata a uma vaga. As provas serão realizadas no dia 04 de dezembro.

DIRETOR DO SINTRAF PRESTIGIA FESTA DAS CRIANÇAS NA IGREJA BATISTA BETEL











A Igreja Batista Betel, proporciona muita diversão e alegria as crianças no dia 12 de outubro, com palhaços, gincana, brinquedos e lanche. O evento contou com a participação e presença do diretor do SINTRAF de Santo Antonio o Sr Francicarlos Santos, que agradeceu a igreja pelo convite e ressalta a importância de investir na educação bíblica com as crianças, que é um dos principais objetivos da igreja, ensinando-as a andar nos caminhos do Senhor Jesus. O Pr. Marcolino sempre fala que elas são o futuro da humanidade, é o presente que ajudará na formação da identidade e dirá quem ela será amanhã. Se ensinamos a serem crianças do bem, futuramente ela será do bem, mas, se ela aprende coisas má, futuramente ela será má. Independente de estar se confraternizando com as crianças no seu dia, a igreja conta com um trabalho da escola bíblica dominical com aproximadamente 50 crianças, e tem em mente um projeto de educação infantil que logo estará pondo em prártica.

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Francicarlos Santos fala da importância do II Festival da Juventude em Fortaleza-CE

Janderly, Amanda, Francicarlos Santos, a Prefeita Ptista de Fortaleza Luiziane Lins com a bandeira da FETRAF-RN, Laíse e uma jovem que vestiu a camisa fetrafiana






Francicarlos Santos, Amanda, Cilene, Alex Pontes e Ediclésio



O II festival da Juventude ("o canto de um novo mundo") é um lugar onde todos os jovens Brasileiros ou não devem participar. Um lugar que proporciona aprendizado e troca de experiências, o resultado disso é nossa ousadia de jovem, do nosso erguer de bandeiras, do nosso grito incessante, do nosso sorriso cativante, do nosso jeito brasileiro nordestino potiguar de cativar, conseguimos mostrar quem somos, quem representamos e olha no que dá, a representante do Uruguai Marcela Gozales, representante da PIT-CNT a central única dos trabalhadores do Uruguai, nos procurou e disse que quer conhecer e aprender a desenvolver a Agricultura Familiar que é tão fraca em seu país com a FETRAF, ousadia nossa que nos garante o reconhecimento em massa, fato esse que a Prefeita PTista de Fortaleza Luiziane nos concedeu uma foto entusiasmada com nossa bandeira fetrafiana e garantiu reconhecer a luta da nossa FETRAF BRASIL. Fizemos nossa parte, nos sentimos com o dever cumprido. Espero que no próximo festival, estejamos mais engajados para fazermos ainda melhor, já vimos que podemos levar o debate dos agricultores familiares para mais além do que pensamos. Agricultores familiares unidos, é resultado de conquistas. Temos orgulho de vestir essa camisa e dizer que somos fetrafianos, independente do que a sociedade pense a nosso respeito, se nos acham leigos, matutos e submissos. Continuem pensando assim...enquanto pensam, vão comendo o alimento que produzimos, que nos garante a subsistência e o sustento de nossas famílias. Lutamos pela igualdade de classes, já temos muitas conquistas como a lei 11.326/06, moradia para o campo, educação, aposentadoria, empréstimos e outras políticas governamentais que proporcionam aos jovens motivos para permanecerem no campo e garantir a soberania alimentar do nosso país.
Parabenizo a todos e todas jovens que estiveram no II Festival, aos agricultores familiares do RN que investiram seu precioso tempo para estarem representando a nossa federação FETRAF/RN, o nosso SINTRAF e o nosso estado. Em especial aos jovens Francicarlos Santos minha pessoa e Alex Pontes de Santo Antonio, Janderly e Laíse de Santa Maria, Cilene de Canguaretama, Amanda de Vila Flor, Jean Pierre de Campo Grande, José Francisco de São Tomé, Juliana e Talita de Messias Targino e Ediclésio de Serro Corá. (In memoriam Eliane Oliveira, ex coordenadora de juventude da Fetraf Brasil).

II FESTIVAL LATINOAMERICANO DE JUVENTUDES DE FORTALEZA/CE










Os diretores do SINTRAF de Santo Antonio Francicarlos Santos e Alex Pontes, entre outros jovens fetrafianos, o Sr. Janderly Roberto e a jovem Laíse de Santa Maria, o jovem Jean Pierre de Campo Redondo, Juliana e Thalita de Messias Targino, Cilene de Canguaretama, Amanda de Vila Flor, Ediclesio de Serro Corá e José Francisco de São Tomé, participaram do II Festival Latinoamericano de juventudes em Fortaleza-CE que trouxe o tema: O canto de um novo mundo, o encontro, que começou no sábado (8) e terminou na terça-feira (11), promoveu o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação política, discussão e produção cultural. Também participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, e de Agricultura Familiar, Laudemir Müller.

“A participação dos jovens, principalmente os jovens do campo, nesses espaços é imprescindível para a continuidade desse processo de transformação social que o Brasil e os demais países da America Latina estão vivendo. A troca de experiências e vivências é fundamental para a afirmação da juventude nessa construção”, disse o ministro Afonso Florence. O Ministério do Desenvolvimento Agrário é um dos parceiros da Prefeitura Municipal de Fortaleza na organização do Festival. ”Acreditamos que a Juventude tem um potencial transformador da sociedade e oferece aos jovens espaços de participação onde as juventudes têm voz e vez”, afirmou o secretário municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa.

Durante a visita, o ministro Afonso recebeu ainda três documentos do comitê permanente de Juventude do CONDRAF. “Esse é um espaço que o comitê entende como fundamental para o debate das juventudes, em especial a juventude rural. Portanto, nós potencializamos a vinda dos jovens do meio rural para que haja uma integração com as juventudes da América-Latina e possamos contribuir para a construção das plataformas de lutas juvenis, afirmou Ana Carolina Silva, assessora de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Festival - A programação do Festival, que se estendeu até a terça-feira (11), contou com oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feira de economia solidária, seminários, apresentações culturais e shows de bandas locais e nacionais.