quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Consult: Rosalba 44,76%, Iberê 27,12% e Carlos Eduardo 11%

Ney Júnior confirma que teve vontade de votar em Wilma mas seguiu posição de seu grupo

O vereador Ney Lopes Júnior (DEM), candidato a deputado estadual, disse hoje ao Blog que, ao contrário do que foi informado, não anunciou apoio ao senadorável Garibaldi Filho na reta final da campanha.
"Desde julho que no meu material de campanha tem as fotos de Agripino e Garibaldi", disse Ney, afirmando que seguiu o posicionamento da coligação à qual faz parte.
Antes da propaganda eleitoral, Ney Júnior manifestou, em contato com o Blog, que à época publicou, o desejo de votar na candidata Wilma de Faria.
Desejo que foi deixado de lado, segundo Ney, por "coerência política".
"O que não impede que eu continue respeitando e gostando da ex-governadora Wilma de Faria", explicou Ney Júnior.
FONTE: thaisa galvão

SANEAMENTO Iberê e Wilma ganham direito de resposta no programa de Rosalba

O juiz Ricardo Procópio Bandeira de Melo, do TRE, concedeu direito de resposta aos candidatos ao governo, Iberê Ferreira e ao Senado, Wilma de Faria.

O pedido foi impetrado com base na propaganda eleitoral do rádio da candidata Rosalba Ciarlini,veiculada no últimno dia 10, onde ela afirmou que“Natal tem apenas 32% de sua área saneada; Que o Governo não deu importância nenhuma ao saneamento e que a Caern foi abandonada pelo Governo do Estado”.

O governador-candidato Iberê Ferreira e a senadorável Wilma de Faria entraram com o pedido de direito de resposta com base nos mesmos argumentos – de que o Estado vem investindo continuamente na melhoria do saneamento de todas as regiões.

Na decisão, o magistrado alega que “o Programa Estadual de Saneamento Básico (2003-2010) assinado por um engenheiro e assessor de gestão empresarial da Caern, dá conta de que o Estado do Rio Grande do Norte realizou diversas contratações e investimentos em obras que dizem respeito à infraestrutura de esgotamento sanitário da cidade”.

O juiz Ricardo Procópio julgou a representação procedente e determinou a imediata veiculação do direito de resposta de um minuto para a candidata Vilma de Faria e um minuto para Iberê Ferreira, no início do horário eleitoral gratuito da candidata da coligação “Força da União” desta quarta-feira (15) ou no primeiro programa subsequente à notificação da emissora.

FONTE: thaisa galvão

Suplente de Garibaldi e Agripino, senador João Faustino duvida do Ibope

Suplente em atuação do senador Garibaldi Filho (PMDB) e candidato a suplente do senador José Agripino (DEM), o senador João Faustino (PSDB) destoa de seus aliados no Rio Grande do Norte quando o assunto é "pesquisa do Ibope".

Ontem, João subiu ao plenário do Senado para questionar, em seu pronunciamento, a última pesquisa Ibope para Senado no Amazonas.

"Oresultado não reflete a realidade”, declarou João.

Divulgada pela TV Amazonas, afiliada da Rede Globo, a pesquisa criticada por Faustinoprevê a derrota do líder do PSDB e candidato ao Senado, Arthur Virgílio, que aparece com 34% das intenções de votos contra 39% da deputada federal Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) e 80% do ex-governador Eduardo Braga (PMDB).

Para João,o Ibope "entrou em flagrante contradição”, uma vez que em pesquisa divulgada há menos de 15 dias, Arthur Virgílio aparecia com 51% dos votas contra 29% de Vanessa Grazziotini.

“O resultado da pesquisa não reflete com precisão a realidade. Apenas 812 pessoas foram ouvidas, universo muito pequeno para território tão imenso como é o do Estado do Amazonas”, assinalou o senador.

No Rio Grande do Norte, a Pesquisa Ibope divulgada sábado passado, apontou um crescimento acelerado dos candidatos de João Faustino: a governadorável Rosalba Ciarlini e os senadoráveis Garibaldi Filho e José Agripino.

FONTE: thaisa galvão


terça-feira, 14 de setembro de 2010

Senadores denunciam supostas fraudes do Ibope

Allan Darlyson

Divulgação
Senador Efraim Morais afirmou que governador do Maranhão estaria manipulando números do instituto

A cada eleição, uma enxurrada de pesquisas chega ao conhecimento do eleitorado. Os partidários mais fanáticos só acreditam nos resultados que favorecem seus respectivos candidatos. Mas, até pouco tempo, havia uma unanimidade entre os que acompanham o processo eleitoral de perto: o Ibope apontado como instituto de pesquisa mais eficaz em qualquer eleição. Essa premissa começou a ser colocada em xeque depois de denúncias de senadores sobre possíveis fraudes em pesquisas do instituto.

A primeira denúncia veio da Paraíba. O senador Efrain Morais (DEM) afirmou, em entrevista a uma Rádio daquele Estado, que o governador José Maranhão (PMDB), candidato á reeleição, está manipulando os números das pesquisas eleitorais do instituto. "O atual governador da Paraíba quer ganhar as eleições com base na manipulação de pesquisas eleitorais. Mas o povo está dando uma resposta a esse tipo de maracutaia que vem acontecendo na Paraíba", acusou o democrata.

Em seguida, o senador acusou o instituto de ter fraudado pesquisas na Paraíba em outras ocasiões. "O Ibope é useiro desse tipo de comportamento de manipulação de pesquisas na Paraíba. Isso já foi denunciado na mídia, nos meios de comunicação do Estado". O senador tomou como base para as denúncias a comparação entre as sondagens internas da coligação com os números da empresa.

De acordo com o democrata, os advogados da coligação do DEM paraibano já entraram com várias ações judiciais no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra Maranhão pelo fato de, segundo o senador, o peemedebista ser o pagante das pesquisas que "curiosamente" destorcem o resultado real da disputa pelo governo da Paraíba. O fato provou desconfiança da população.

Em outros Estados brasileiros, números que parecem estar fora da realidade da disputa eleitoral divulgados pelo instituto são motivos de dúvidas por parte dos eleitores. As acusações, apesar de não passarem de denúncias, estão arranhando a imagem do então instituto de maior credibilidade em pesquisas eleitorais do Brasil. A empresa nega as acusações.

Ontem, na coluna de Cláudio Humberto, reproduzida em um jornal local, foram publicadas mais denúncias envolvendo o Ibope. No Amapá, a acusação feita pelo senador Papaléo Paes (PSDB), que afirmou ter gravado uma conversa em que representante do instituto exigia R$ 1 milhão para fraudar resultados. O tucano se comprometeu a apresentar a gravação.

O Ibope informou ao colunista não ter representante, mas reconheceu que contrata entrevistadores temporários e empresas fornecedoras de campo - responsáveis pela aplicação dos questionários. No entanto, afirmou que não terceiriza comercialização de pesquisas. Segundo o instituto, todas as pesquisas são processadas em São Paulo sem que os fornecedores tenham acesso ao resultado.

O assunto também repercutiu em Roraima. O senador Mozarildo Cavalcante (PTB) disse que desconfia do Ibope. Para ele, a suposta fraude proposta no Amapá pode se reproduzir em todo o País. O petebista contou que quando se elegeu senador, em 2006, o Ibope sempre mostrou sua adversária na frente, mas, no dia da eleição, ele venceu com margem de 13 pontos percentuais.

Diferença para o 2º turno é de 2,9% nos votos válidos

ROSALBA CIARLINE E SEU CANDIDATO A PRESIDENTE JOSÉ SERRA


A diferença dos demais candidatos ao Gover-no do Estado para a líder na corrida sucessória, Rosalba Ciarlini (DEM), agora é inferior a 3%. É o que aponta a quarta pesquisa da parceria CORREIO DA TAR-DE/Fiern/Start, que ouviu 1.530 eleitores entre os dias 4 e 6 deste mês, em 37 municípios potiguares. A margem de erro é de 2,52% para mais ou para menos e a confiabilidade é de 95%.

Contadas as intenções de votos válidas - aquelas dadas somente aos candidatos, descartando-se brancos e nulos -, Rosalba Ciarlini (DEM) está com 52,9%, contra 34,5% de Iberê Ferreira de Souza (PSB). Carlos Eduardo Alves aparece com 11,24% e os demais candidatos com 1,4%.

Para que aconteça um segundo turno é necessário que Rosalba tenha menos da metade dos votos válidos. Com o resultado da pesquisa de agora, Rosalba está menos de 3% da possibilidade de ter segundo turno. Enquanto isso, todos os demais candidatos, chegaram a 47,1% dos votos válidos, deixando cada vez mais próxima a possibilidade de haver um segundo turno nas eleições deste ano.

Comparativo

A evolução dos votos válidos de acordo com os levantamentos feitos na parceria CT/Fiern/Start aponta para uma diminuição gradativa da diferença da senadora Rosalba Ciarlini para os demais candidatos. Rosalba aparece estacionada, com pequenas variações positivas e negativas. Enquanto isso, a soma dos demais candidatos está em crescimento. Para vencer no primeiro turno, a senadora precisa de 50% dos votos mais 1.

Na primeira pesquisa, publicada em 27 de julho, a senadora tinha 54,27% dos votos válidos, subindo para 55,53% na pesquisa de 23 de agosto. No levantamento publicado em 6 deste mês, a margem caiu para 53,67% e na de hoje foi para 52,9%.

A soma de todos os outros candidatos, respectivamente, foi de 45,83%, 44,47%, 46,33% e agora é de 47,1%. Em caso de segundo turno, o nome a disputar com Rosalba é o do governador Iberê Ferreira de Souza (PSB), o segundo colocado isolado nas pesquisas de opinião até aqui.

Municípios

Os 37 municípios que fizeram parte do levantamento desta rodada de pesquisas são os seguintes: Apodi, Areia Branca, Açu, Baraúna, Caicó, Canguaretama, Caraúbas, Carnaubais, Ceará Mirim, Currais Novos, Extremoz, Goianinha, João Câmara, Jucurutu, Lagoa Nova, Macaíba, Macau, Marcelino Vieira, Monte Alegre, Mossoró, Natal, Nísia Floresta, Nova Cruz, Parelhas, Parnamirim, Pau dos Ferros, Santa Cruz, Santana do Matos, Santo Antônio, São Gonçalo do Amarante, São José de Mipibu, São Miguel, São Paulo do Potengi, Tangará, Tenente Ananias, Touros e Umarizal.

Os municípios foram escolhidos por sorteio de acordo com as suas respectivas mesorregiões. A quantidade de questionários segue a proporcionalidade da população de cada região, tomando por base números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).