sexta-feira, 26 de agosto de 2011

ENCONTRO DO COLETIVO TERRITORIAL DA JUVENTUDE DA AGRICULTURA FAMILIAR




Os Jovens do SINTRAF de Santo Antonio, o Sr. Francicarlos Santos, Telma Maria e Robson Alan, participaram na manhã de 26 de agosto de 2011, do I Encontro de Formação do Coletivo Territorial da Juventude da FETRAF/RN da região agreste, que teve início às 9 horas no auditório do SINTRAF de Canguaretama/RN. A FETRAF esteve representada por Eduardo Pinto, assessor da FETRAF/RN e de Josana Lima, Coordenadora de Juventude da FETRAF/RN. No término do encontro foram escolhidos 3 coordenadores regionais do coletivo da juventude: Francicarlos Santos de Santo Antonio, Andreia de Brejinho e Cilene de Canguaretama.

Programação:

  • Apresentação dos participantes;
  • Apresentação da FETRAF/RN: resgate das ações com a juventude da FETRAF/RN;
  • Atuação/mobilização de jovens, em termo de coletivo, em cada município no território;
  • Ações e espaços da juventude na Agricultura Familiar;
  • Criação do coletivo territorial da juventude da FETRAF/RN;
  • Encaminhamento e agenda;
  • Encerramento.
Francicarlos: Na minha opinião, esses espaços de discussões são muito importantes para a juventude rural do nosso Brasil, são nesses encontros que propomos para os governantes nossas necessidades, nossos anseios, o que desejamos para nós e para o nosso próximo. Fiquei muito feliz quando a Coordenadora Estadual da Juventude da FETRAF/RN e Coordenadora Nacional da FETRAF Brasil Josana Lima, falou na Plenária que as minhas propostas eram muito viáveis e que em eventos, encontros que já participou pelo Brasil a fora nunca ela tinha ouvido essa proposta: A de pleitear junto ao governo federal vagas específicas para agricultores familiares nas universidades privadas, e também gostou da proposta de inclusão do curso de Técnico Agrícola nos IFRN's. Só tenho a agradecer ao incentivo e aconfiança da FETRAF/RN junto aos jovens, pois, sou fruto dessa confianças e de estar contribuindo com o fortalecimento da juventude rural e da agricultura familiar.

DÁRIO ANDRADE É NOMEADO DELEGADO ADJUNTO DA DELEGACIA FEDERAL DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO



Após um ciclo de debates nas instâncias do Partido dos Trabalhadores na sua esfera Estadual, onde as representações do PT do Estado do Rio Grande do Norte, juntamente com os movimentos sociais ligados ao Campo discutiram e homologaram os nomes dos Companheiros Raimundo Costa e Dário Andrade para exercerem, respectivamente os cargos de Delegado e Adjunto da Delegacia Federal do Desenvolvimento Agrário, eis que agora foi oficializado pelo Órgão.

Dário Alves de Andrade, sindicalista, ligado ao movimento sindical da Agricultura Familiar, tendo exercido o cargo de vereador no município de São Paulo do Potengi, articulador das Políticas do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE através do Programa Território da Cidadania Potengi, onde é Coordenador, passa a partir de agora a exercer tal função que tem a missão de estabelecer canais de divulgação e apoio nas políticas públicas destinadas a agricultura familiar, vinculadas ao Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA.
FONTE: FETRAF/RN

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE SANTO ANTONIO







Os diretores do SINTRAF de Santo Antonio o Sr Francicarlos Santos e o Sr João Maria Maria Cabral, PARTICIPARAM DA 105ª REUNIÃO ORDINÁRIA do Conselho Municipal de Santo Antonio, realizada no dia 15/08/11, as 08h00 min na casa da cidadania.

Pauta:

  • Verificação de quorum e abertura;
  • Justificativa das ausências;
  • Leitura do expediente;
  • Leitura, apreciação, e aprovação da ata da 104ª reunião ordinária, realizada no dia 18 de julho de 2011;
  • Informes;
  • Ordem do dia: relatório de gestão da secretaria municipal de saúde - ano 2010, relatório final da V Conferência municipal de saúde, visitas as unidades de saúde e serviços de saúde do mês de agosto;
  • Assuntos extrapautas;
  • Deliberação e encaminhamentos finais;
  • Encerramento.

Conferência Nacional da Classe Trabalhadora comemora 30 anos


Com horário marcado para às 10h, a Câmara dos deputados sediou solenidade em comemoração aos 30 anos da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), que foi realizada entre os dias 21 e 23 de agosto de 1981 na Praia Grande (SP) e teve como uma das principais resoluções a criação da Central Única dos Trabalhadores, fundada em São Bernardo do Campo em 1985.

A sessão solene foi iniciativa do deputado federal Vicentinho (PT-SP), que à época da CONCLAT, era vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. Ele também foi presidente da CUT.

Para Elisângela Araújo, coordenadora Geral da FETRAF-BRASIL, que participou da solenidade, comemorar os 30 anos do Conclat significa reconhecer um momento marcante para a história e para a política brasileira.

“Em meio à ditadura, a classe trabalhadora conseguiu se organizar e mostrar que a unidade na luta era imprescindível para conquista de direitos”.

O Conclat reuniu cinco mil delegados de todo o País, por três dias, de 21 a 23 de agosto de 1981



fonte: fetrafbrasil

SINTRAF DE SANTO ANTONIO PARTICIPA DA COMEMORAÇÃO DO DIA DO FOLCLORE






Os diretores do SINTRAF de Santo Antonio o Sr. Francicarlos Santos e o Sr. Alex Pontes, participaram da comemoração do 22 de agosto de 2011, o dia do FOLCLORE, que aconteceu no Terminal Turístico Pedra da Onça, tendo início às 9 horas, o evento contou com várias atrações artísticas como: abertura com canto fúnebre da banda de música da polícia militar, palestra tema: história de Ana de Pontes, concurso de xadrez, grupo de dança folclórica, apresentação de balet, dança do rosário, caminhada passando pelo rio jacu, com tochas de fogo pela trilha que liga o terminal turístico ao túmulo de Ana de Pontes, exibição do filme Santo Antonio do Salto da Onça de Todas as Artes e encerramento com show com artistas da terra.

PRESIDENTE DA COOPEFAP: DÁRIO FORTUNATO REALIZA REUNIÃO COM SÓCIOS-FUNDADORES EM NATAL




O Presidente do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar) de Santo Antonio e Presidente da COOPEFAP (Cooperativa Estadual Mista da Agricultura Familiar Potiguar) , Dário Fortunato , realizou na manhã de Terça-feira dia 23 de Agosto de 2011, na sede da FETRAF/RN(Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte) , em Natal/RN a reunião com todos os sócios-fundadores da Cooperativa e a diretoria da FETRAF/RN.
Coordenada por Dário , a reunião teve como principais pontos de discussão: ratificação da Ata e Estatuto Social; balanço financeiro ; dentre outros assuntos de interesses de todos.
Ao final foram colhidas as assinaturas dos sócios (as) presentes , além de ficar resolvido que para o próximo dia 02 de Setembro de 2011 ,a direção da Cooperativa encaminharia os documentos modificados , como: Ata e Estatuto Social a Junta Comercial do estado.
De Santo Antonio , além de Dário , Alex Pontes também participou da reunião , como coordenador de Juventude e Secretário da instituição.

ABAIXO MAIS FOTOS DA REUNIÃO DA COOPEFAP EM NATAL:




segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Ministério da Previdência e FETRAF poderão firmar novo convênio

Ministro da Previdência Social Garibaldi Filho, a coordenadora da FETRAF BRASIL Elisângela Santos e O secretário da Previdência Social Carlos Eduardo Gabas



Na manhã da última quarta-feira (17), membros da executiva da FETRAF-BRASIL reuniram-se com Carlos Eduardo Gabas, secretário Executivo do Ministério da Previdência e, Benedito Adalberto Brunca, diretor de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dentre os assuntos tratados, a perspectiva de aprimorar o convênio com o ministério para desconto dos aposentados.

A expectativa é de que dentro do prazo de 90 dias possa estar funcionando.




fonte: fetrafbrasil

REUNIÃO DA REGIONAL CANAVIEIRA EM JUNDIÁ/RN





Os diretores do SINTRAF de Santo Antonio Francicarlos Santos, Alex Pontes e José Dário Fortunato, participaram da Reunião da Regional Canavieira nesta manhã de 22 de agosto de 2011, na cidade de Jundiá-RN, estiveram também presentes os SINTRAF'S de Brejinho, Passagem, Canguaretama, Montanhas, Espírito Santo, Lagoa Salgada e o Coordenador da FETRAF/RN o Sr. João Cabral de Lira.

Pauta:
  • Informes;
  • P1MC;
  • Coopefap;
  • Pendências PSH 2008;
  • SINTAPICUT;
  • Reunião do Coletivo da Juventude;
  • Outros assuntos.

FORMATURA DO DIRETOR DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO




Formados Francicarlos Santos, Lídia Cristina e José Miguel



Orador da turma



O diretor do SINTRAF de Santo Antonio o Sr. Francicarlos Santos, comemorou mais uma vitória em sua vida, sua formatura. Além dele também colou grau sua esposa Lídia Cristina e o Bancário José Miguel, ambos graduados no curso de Geografia. A colação foi nesta sexta feira dia 19 de agosto do ano em curso, realizada na Escola Estadual Nestor Marinho, onde funciona atualmente a UERN. Também estiveram presentes amigos, familiares e o Presidente do SINTRAF de Santo Antonio o Sr. José Dário Fortunato.

domingo, 21 de agosto de 2011

SINDICATO REALIZA REUNIÃO COM SÓCIOS DA COMUNIDADE DE CAJAZEIRAS





Os diretores (as) do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar)de Santo Antonio/RN, participaram de uma reunião com os sócios da comunidade de Cajazeiras, município de Santo Antonio-RN.
Estiveram presentes , os diretores (as): Dário Fortunato , Maria Aparecida Fagundes , Maria José Rodrigues , Expedito e Alex Pontes.
Durante a reunião , foram abordados vários temas e informações referentes a pessoa idosa como: A Importância da sindicalização; As Lutas e Conquistas do Movimento Sindical; Políticas Públicas do Governo Federal;Estatuto do Idoso.
Foi realizado um questionário sobre em quais áreas os idosos gostariam que o sindicato atuasse.
Ao Final foi tirado uma agenda para a próxima reunião nesta comunidade que ocorrerá a exemplo da comunidade de Redenção , todo segundo domingo de cada mês , ficando a proxima reunião para o dia 11 de setembro de 2011 as 08:00hs, com o Tema: "Estatuto do Idoso", escolhido por todos presentes.
Ao encerrar a turma saboreou um lanche , como forma de confraternização entre o sindicato e os sócios de Cajazeiras.

REUNIÃO MENSAL DA DIRETORIA DO SINTRAF DE SANTO ANTONIO




O SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar ) de Santo Antonio/RN, realizou mais uma reunião mensal de sua diretoria executiva , que ocorreu no dia 20 de Agosto de 2011 , na sede do sindicato.
A Reunião contou com a presença dos diretores (as): Dário Fortunato , Alex Pontes , Dalvanira França, Maria José Rodrigues , Wanda , Jeane Augusto , Expedito Bezerra , Expedito Vitoriano , Robson Allan , Audací Cassiano , Maria Aparecida Fagundes e Sandra.
Na oportunidade os diretores (as) ajustaram algumas decisões e encaminhamentos do funcionamento interno do sindicato , além de tirar várias agendas de reuniões e eventos.
Foram discutido ainda programas que o sindicato executa no município , como: P1MC, Caprichando a Morada , dentre outros.