sábado, 20 de agosto de 2011

Adequações do SUASA ficam para 2012


Lançado em 2006, o Sistema Único de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa), que só funciona em quatro estados do país sendo Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, com quatro municípios e 23 agroindústrias cadastradas deve sair do papel ano que vem, mesmo com a determinação da presidenta Dilma Rousseff, em junho deste ano, de que o Sistema deveria estar uniformizado em 30 dias.

De acordo com o Ministério da Agricultura, o objetivo é que até 2015, 1.100 municípios tenham aderido ao Sistema. Hoje, embora alguns estados contem com sistema de vistoria, ele não é integrado nacionalmente.

De acordo com Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, essa é uma das grandes reivindicações da entidade ao governo federal.

“A falta de integração do SUASA representa atraso para o desenvolvimento e fortalecimento da agricultura familiar. As medidas tomadas para desburocratização do Sistema, que terá fiscalização descentralizada irá respeitar as características da agricultura familiar, mas ela precisa ser efetivada”, explicou.

A adesão dos produtores ou cooperativas ao Suasa, que deve ser feita por convênios dos Estados e municípios junto ao governo federal, ainda patina. Ela é voluntária e o governo pretende incentivá-la com recursos orçamentários. O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, disse ontem (terça-feira 16), durante audiência pública na Câmara dos Deputados, que o ministério solicitou cerca de R$ 250 milhões no Orçamento da União de 2012 para levar o processo adiante.

Do total, cerca de R$ 120 milhões seriam repassados aos Estados para aumentar a inclusão das agroindústrias. "Toda a propriedade do Brasil vai estar na plataforma e terá sua base de dados com todas as informações incluídas no sistema", disse Jardim. O novo plano plurianual do Ministério da Agricultura, segundo ele, inclui quatro novas ações dirigidas para o funcionamento do Suasa.

Uma delas é a reestruturação das ações do programa, consolidando a legislação a ser usada. Atualmente, existem 5.352 instruções normativas. O governo pretende, também, coordenar e auditar o Sistema Único, avaliando as ações e fazendo melhorias no projeto. Há, ainda, o combater a clandestinidade dos produtores e, por último, a criação de um centro de inteligência, para prever com antecedência as necessidades do setor. "Não podemos andar a reboque. Precisamos nos antecipar aos fatos", afirmou Jardim.

O diretor de geração de renda e agregação de valor da Secretaria de Agricultura Familiar, Arnoldo Campos, acredita que as vantagens para os produtores serão enormes. "A agricultura familiar gera renda, dá empregos e tem cerca de 12 milhões de trabalhadores efetivos. Mas é preciso dar condições para que produtos circulem dentro do território nacional, agregando valor e remunerando melhor o produtor", disse.



fonte: fetrafbrasil

SINTRAF de Santo Antonio , Realiza reunião com os Idosos de Redênção




Os diretores (as) do SINTRAF (Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar)de Santo Antonio/RN, participaram de uma reunião com o grupo de idosos do distrito de Redenção , município de Santo Antonio-RN.
Estiveram presentes , os diretores (as): Dário Fortunato , João Maria Cabral , Maria José Rodrigues , Expedito e Alex Pontes.
Durante a reunião , foram abordados vários temas e informações referentes a pessoa idosa como: A Importância da sindicalização; As Lutas e Conquistas do Movimento Sindical; Políticas Públicas do Governo Federal;Estatuto do Idoso.
Foi realizado um questionário sobre em quais áreas os idosos gostariam que o sindicato atuasse.
Ao Final foi tirado uma agenda para as reuniões do grupo que serão todo segundo domingo de cada mês , ficando a proxima reunião para o dia 11 de setembro de 2011 as 14:00hs, com o Tema: "Estatuto do Idoso", escolhido por todos presentes.
Ao encerrar a turma saboreou um lanche , como forma de confraternização entre o sindicato e os idosos de Redenção.

ABAIXO MAIS FOTOS DA REUNIÃO EM REDENÇÃO:





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Nota de Falecimento



A Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte (FETRAF-RN), juntamente com a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar (FETRAF-Brasil) , expressa seu pesar pelo falecimento da companheira Eliane Oliveira, 32 anos, coordenadora de Juventude da FETRAF-BRASIL, que faleceu na tarde desta quinta-feira (18), vítima de acidente de moto, por volta das 15h, em Barroca Funda, zona rural da Bahia.

A coordenadora estava na garupa da moto do coordenador de Habitação Carlos. Eles iriam visitar as unidades habitacionais que a FETRAF constrói por meio do projeto Caprichando a Morada, quando bateram em um caminhão.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores na Agricultura Familiar de Presidente Tancredo Neves, Eliane, foi levada ao hospital na cidade, mas não resistiu. Carlos, passa bem.

Informações sobre o velório e enterro, ainda não foram divulgadas.

A FETRAF-BRASIL e a FETRAF-RN declaram apoio e solidariedade à família da amiga e companheira de luta que nos deixou muito cedo, mas que muito contribuiu nesse processo de construção de uma sociedade mais justa e igual para todos.

FONTE: FETRAF Brasil com adaptações de FETRAF-RN

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

GT entregará proposta de projeto para educação no campo


Nesta terça e quarta-feira (15 e 16), o GT da Educação no Campo reuniu-se com representantes de secretarias do Ministério da Educação (MEC) para aprofundar e especificar como será a participação dos movimentos sociais na construção do programa nacional de educação rural e, preparar a Caravana da Educação.

Na próxima segunda-feira (22), O GT entregará o documento com as principais políticas e diretrizes de uma política educacional que contemple a população da zona rural e, agregue desde a educação infantil, até o nível superior.

Ao assumir o compromisso com a FETRAF-BRASIL durante a Jornada Nacional de Lutas da Agricultura Familiar, em maio deste ano, ocasião em que a entidade apresentou à Fernando Haddad, ministro da Educação, a necessidade de implantação de um sistema educacional voltado à realidade da zona rural, será definido também no dia 22, o conjunto dos locais que Haddad, visitará durante a Caravana da Educação no Campo.

O ministério, que também se comprometeu em criar o Programa Nacional do Livro Didático do Campo, está em fase de estudos para efetivar mais essa política.

De acordo com Marcos Rochinski, secretário Geral da FETRAF-BRASIL, para que o PNLD do Campo seja eficiente, é imprescindível a participação dos movimentos.

“Para que essa política consiga atender as especificidades do campo - que abrange grande diversidade - é necessário que a elaboração do material didático tenha conteúdo que os movimentos já construíram. Em que pese já termos, juntamente com universidades, elaborado programas de educação voltados para esse público, é fundamental que elas também estejam abertas para incorporar essa nova etapa”.

Segundo Rochinski, a entidade está contemplada com essa importante conquista, já que há anos desenvolve experiências para elevar a escolaridade dos trabalhadores do campo.



fonte: fetrafbrasil

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

RN ganha mais três Institutos Federais



O Rio Grande do Norte foi incluído no Programa de Expansão do ensino superior e tecnológico lançado ontem pela presidenta Dilma Rousseff. O Estado ganha o campus da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia para os municípios de Canguaretama, Ceará-Mirim e São Paulo do Potengi. Além deles, o RN está na lista das escolas de educação profissional em construção no município de São Gonçalo do Amarante. De acordo com o cronograma do MEC, o campus de Pau dos Ferros será concluído até o ano que vem. Já as novas unidades de educação profissional estarão prontas entre 2013-2014.

Autora dos dos projetos da criação dos três institutos quando estava no Senado, a governadora fez questão de participar da solenidade no Palácio do Planalto. Na solenidade de lançamento, a presidenta assinou o projeto de lei criando cargos para as novas instituições. O reitor da Ufersa, Josivan Barbosa, acredita que ate o fim do ano, a instituição vai promover concurso público para professor e pessoal administrativo.

Fonte: Agência Estado

Santo Antonio/RN: Documentário "Santo Antônio de todas as artes" será exibido no CAIC



FONTE: BLOG OS AMIGOS DA ONÇA

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Instituto Lula é criado formalmente



O Instituto Lula, entidade que sucede o Instituto Cidadania, foi criado formalmente nesta segunda-feira (15) em São Paulo.

Reunidas em assembleia em que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve presente, acompanhado da ex-primeira dama Marisa Letícia, 38 pessoas referendaram o estatuto social da organização.
O principal eixo de atuação do instituto será a cooperação do Brasil com a África e a América Latina, área em que Lula já vem atuando após a sua saída do governo.

“O ex-presidente Lula é uma pessoa que tem atitude, e essa atitude tem feito diferença no Brasil e talvez possa fazer diferença em outros lugares do mundo”, afirmou Paulo Okamotto, eleito diretor-presidente do novo instituto.

Lula será o presidente de honra da nova entidade. Na diretoria estarão Clara Ant, arquiteta e ex-deputada federal; Luiz Dulci, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República; José de Filippi Júnior, deputado federal; e Paulo Vannuchi, ex-ministro da Secretaria Especial de Direitos Humanos.

A entidade, suprapartidária, não terá fins lucrativos e será independente de estados, partidos políticos ou organizações religiosas. No seu estatuto social estão previstas atividades como a realização de congressos, debates, cursos, pesquisas e convênios, além da publicação de estudos e da manutenção e disponibilização do acervo de Lula.

Compartilhar experiências

De acordo com Lula, não é possível parar de trabalhar após ter atuado oito anos como presidente e de ter conseguido os resultados que obteve. “Fico pensando se é justo parar por aqui ou se devemos levar o acúmulo de experiência que adquirimos para ajudar outros lugares”, afirmou.

O exercício pleno da democracia e a inclusão social aliada ao desenvolvimento econômico estão entre as principais realizações do Governo Lula que o instituto pretende estimular em outros países.
“Em todos os debates que participo as pessoas querem saber o que nós fizemos para ter 40 milhões de pessoas ascendendo de classe social e para tirar 28 milhões de pessoas da miséria absoluta”, relatou o ex-presidente. “Está provado que um outro mundo é possível, e eu acho que se pode radicalizar mais e fazer mais coisas em menos tempo ainda”.

A estratégia que será adotada pelo instituto, segundo o ex-presidente, é de se aproximar dos outros países como parceiros, sem apresentar uma “cartilha” pronta. “Não podemos entrar na África de forma predatória, sem gerar emprego, sem gerar renda. Os brasileiros precisam ter um comportamento sadio, produtivo”, afirmou.

Memorial da Democracia

A construção de um museu para contar a história do Brasil a partir da experiência dos movimentos sociais também será uma tarefa do instituto. Com o nome de Memorial da Democracia, sua concepção deverá ser baseada no Museu da Língua Portuguesa e no Museu do Futebol.

Duas décadas de história

Durante a reunião, o economista Pedro Paulo Martoni Branco fez uma retrospectiva da trajetória do Instituto Cidadania, criado em 1990 por Lula em conjunto com acadêmicos, sindicalistas e participantes de movimentos sociais para atuar na elaboração de projetos e políticas públicas para o fortalecimento do Brasil.

A instituição foi o espaço onde Lula debateu e elaborou com toda a sociedade propostas de políticas públicas antes de ser eleito presidente em 2002. Entre outras realizações, o instituto promoveu, na década de 1990, o Governo Paralelo e as Caravanas da Cidadania.

No instituto também foram criados projetos que balizaram políticas públicas aplicadas pelo governo Lula. O Projeto Moradia inspirou a criação do Ministério das Cidades, do Conselho Nacional das Cidades e de programas habitacionais e de saneamento básico. O Projeto Segurança Pública deu fundamento ao Sistema Único de Segurança Pública, articulado pelo Ministério da Justiça. O Projeto Energia Elétrica concebeu as bases gerais do programa energético nacional. O Projeto Reforma Política, apresentado à Comissão Especial de Reforma Política da Câmara dos Deputados, forneceu subsídios valiosos para a proposta que tramita no Legislativo. O Projeto Fome Zero deu origem ao programa federal de segurança alimentar e combate à fome hoje distribuído por vários ministérios e aglutinado no Bolsa Família.

Veja a lista dos 38 sócios-fundadores do Instituto Lula:

Luiz Inácio Lula da Silva, Marisa Letícia Lula da Silva, Alberto Ercílio Broch, Aloizio Mercadante Oliva, Arlindo Chinaglia, Artur Henrique da Silva Santos, Celso Amorin, Clara Ant, Devanir Ribeiro, Donizete Fernandes, Elisângela dos Santos Araújo, Flávio Jorge Rodrigues da Silva, Francisco Menezes, Franklin Martins, João Antônio Felício, José Alberto de Camargo, José de Filippi Jr, Juvândia Moreira, Lindenberg Farias, Luís Henrique da Silva, Luiz Soares Dulci, Márcia Helena Carvalho Lopes, Márcio Thomaz Bastos, Maria Victória Benevides, Marilena Chaui, Miguel Jorge, Nilcéa Freire, Ottoni Fernandes Jr, Paulo Tarciso Okamotto, Paulo Vanucchi, Pedro Paulo Martoni Branco, Roberto Teixeira, Rui Falcão, Sérgio Nobre, Sérgio Resende, Severine Macedo, Walfrido dos Mares Guia, e Wander Bueno do Prado.

(Fonte Instituto Lula)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cadastro de famílias no Bolsa Verde começa em setembro


Gestores e coordenadores regionais de unidades de conservação (UC) de todo o País vão iniciar a partir de setembro o cadastramento das famílias que têm direito a receber os benefícios do Programa de Apoio à Conservação Ambiental (Bolsa Verde), criado pelo Governo Federal para atender pessoas em situação de extrema pobreza e que trabalham na proteção ambiental das áreas protegidas. O treinamento para divulgar o Programa envolveu 77 técnicos e foi realizado na terça e quinta-feira (9 e 10/08), em Brasília.

A meta é conseguir a adesão de mais de 14 mil famílias neste ano. Elas receberão R$ 300, a cada três meses, pelos serviços ambientais prestados nas unidades de conservação de uso sustentável e nos assentamentos de reforma agrária diferenciados. Em 2014, deverão ser atendidas 76 mil.

Coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, o Bolsa Verde é um incentivo à conservação dos ecossistemas brasileiros. O Programa promove a cidadania e melhoria da qualidade de vida de quem vive na floresta.

*Informação MMA


fonte: fetrafbrasil

Dívidas são prorrogadas


Como resultado, fruto de todo o processo de negociação conduzido pela FETRAF-BRASIL no que se refere às dividas agrícolas, o Conselho Monetário Nacional (CMN) aprovou ontem (11), em reunião extraordinária, a renegociação de parte das dívidas contraídas por agricultores do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

De acordo com decisão divulgada pelo sistema de informações eletrônicas do Banco Central, o Sisbacen, a medida beneficia operações de custeio e investimento que vencem em 2011.

A decisão também favorece os agricultores que têm três ou mais operações de crédito rural com parcelas vencidas ou que vencerão em 2011 e que demonstrem incapacidade de efetuar o pagamento, situação que poderá ser comprovada com laudo técnico ou declaração do mutuário que comprove sua incapacidade de pagamento.

Para adiar o pagamento das parcelas que vencerão até dezembro de 2011, o produtor deve pedir a renegociação até a data de vencimento da prestação. Para parcelas já vencidas, é preciso procurar o banco até 31 de outubro.

Segundo o CMN, a renegociação das operações de custeio da safra 2010/2011, vencidas ou que vencerão em 2011, poderá ser feita em até quatro parcelas anuais, sendo a primeira ainda em 2011.

Cada parcela deverá ter valor mínimo equivalente a 25% da dívida. Os 75% restantes deverão ser pagos nos três anos seguintes. Operações de custeio realizadas com recursos do BNDES não entram na renegociação.

*Com informações Agência Estado



fonte: fetrafbrasil

TALENTOS DO BRASIL RURAL: CHAMADA PÚBLICA TEM NOVO PRAZO



Foi prorrogada para 31 de agosto a data final para apresentação de propostas para chamada pública para empreendimentos da agricultura familiar e Povos e Comunidades Tradicionais participarem do Eixo Produtos do Projeto Talentos do Brasil Rural.

Com isso, também foi alterado o cronograma previsto no item 12 do Edital de Republicação da Chamada Pública nº 05/2010. A divulgação do resultado da chamada, com os 19 empreendimentos selecionados, acontecerá no dia 05 de setembro. O encaminhamento de recurso administrativo poderá ser feito até 13 de setembro e o prazo para análise do recurso será dia 29 de setembro.

O Projeto Talentos do Brasil Rural tem como objetivo geral inserir produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico, agregando valor à oferta turística brasileira. O Projeto representa uma iniciativa para alinhar essas duas vertentes, promovendo a inserção de produtos e serviços da agricultura familiar no mercado turístico. O eixo Produtos será trabalhado nos segmentos amenities (cosméticos), decorativos e utilitários (artesanato) e alimentos e bebidas em hospedagens, restaurantes, bares, lojas de artesanato e suvenires. Na parte de serviços, o objetivo é preparar a propriedade familiar para o recebimento de turistas, para que tenha as condições necessárias de desenvolvimento da atividade turística.

O produto da agricultura familiar, com a identificação de seu local de origem, apoia a divulgação do destino turístico. A visita a propriedades rurais permite ao turista conhecer a produção associada ao turismo desenvolvida em determinada região.

O foco do Projeto são os mercados de 12 capitais brasileiras: Belo Horizonte/BH, Brasília/DF, Cuiabá/MT, Curitiba/PR, Fortaleza/CE, Manaus/AM, Natal/RN, Porto Alegre/RS, Recife/PE, Rio de Janeiro/RJ, Salvador/BA e São Paulo/SP.

As entidades organizadoras do Projeto Talentos do Brasil Rural poderão realizar as seguintes atividades para empreendimentos selecionados e classificados na chamada pública: diagnóstico por empreendimento selecionado; elaboração de um plano de ação para superar os principais gargalos identificados nos diagnósticos dos empreendimentos; assistência técnica aos empreendimentos para aperfeiçoamento dos produtos da agricultura familiar; apoio à comercialização de produtos da agricultura familiar, inclusive com participação em feiras e eventos comerciais selecionados.

FONTE: http://www.mda.gov.br

domingo, 14 de agosto de 2011

PARABÉNS A TODOS OS PAIS PELO SEU DIA


Em 2011 o dia dos pais será comemorado no dia 14 de agosto, coincidindo com a data de 14/08/1953, dia de São Joaquim, patriarca da família. Confira as datas comemorativas em que se comemora do Dia dos Pais no Brasil e no Mundo . "Os nossos pais amam-nos porque somos seus filhos, é um fato inalterável. Nos momentos de sucesso, isso pode parecer irrelevante, mas nas ocasiões de fracasso, oferecem um consolo e uma segurança que não se encontram em qualquer outro lugar."(Bertrand Russell). Conheça um pouco das tradições de dia dos pais no Brasil e no Mundo.

Cada povo, cada nação tem suas tradições para comemorar o Dia dos Pais, aqui no Brasil o segundo domingo de agosto é a data, mas outros países tem datas distintas para agradecer aos pais pelo dom da vida.

O dia do Pai no Brasil, foi importado pelo publicitário Sylvio Bhering.

Instituido no dia 14 de Agosto de 1953, período que coincidiu com o dia de São Joaquim, patriarca da família, atualmente é comemorado no 2º domingo do mês de agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e européia.

Como o Dia dos Pais é comemorado em outros países

Alemanha

Na Alemanha não existe um dia oficial dos Pais. Os papais alemães comemoram seu dia na mesma data que Jesus Cristo ressuscitou. Eles costumam sair às ruas para andar de bicicleta e fazer piquenique.

Argentina

A data na Argentina é festejada no terceiro domingo de junho com reuniões em família e presentes.

AustráliaA data é comemorada no segundo domingo de setembro. E a comemoração é igual ao do Brasil, com direito a muita publicidade.

O Dia dos Pais no Brasil e no Mundo

Canadá

O Dia dos Pais canadente é comemorado no dia 17 de junho. Não há muitas reuniões familiares, costuma ser uma data mais comercial.

Grécia

Na Grécia, essa comemoração é recente e surgiu do embalo do Dia das Mães. Lá se comemora o Dia dos Pais em 21 de junho.

Paraguai

A data é comemorada no segundo domingo de junho. Lá as festas são como no Brasil, reuniões em família e presentes.
Peru

O Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho. Não é uma data muito especial para eles.

Portugal

A data é comemorada no dia 19 de março, mesmo dia que São José. Surgiu porque é comercialmente interessante. Os portugueses não dão muita importância para essa comemoração.

Reino Unido

No Reino Unido, o Dia dos Pais é comemorado no terceiro domingo de junho, sem muita festividade. Os ingleses não costumam se reunir em família, como no Brasil. É comum os filhos agradarem os pais com cartões, e não com presentes.

Rússia

Na Rússia não existe propriamente o Dia dos Pais. Lá os homens comemoram seu dia em 23 de fevereiro, a chamada data "o dia do defensor da pátria" (Den Zaschitnika Otetchestva).

África do Sul

A comemoração acontece no mesmo dia do Brasil, mas não é nada tradicional.


FONTE: http://www.esoterikha.com/presentes/dia-dos-pais-no-brasil-e-no-mundo.php