sábado, 11 de fevereiro de 2012

TRAGEDIA EM LAGOA D'ANTA, Jovem inconformado com fim de relacionamento mata ex-esposa





Lagoa D'anta/RN


A Pacata Cidade de Lagoa D´anta encontra-se agitada, a população que costuma viver em clima de paz esta vivendo momento de perplexidade, o jovem BRENO BEZERRIL assassinou a tiros sua ex- companheira a DAIANE LOPES, o crime aconteceu após o fim do relacionamento e como é comum vermos nem todos os que separam se conformam e esse foi o motivo que levou BRENO a matar DAIANE, uma multidão de curiosos se aglomeram no local do CRIME e as informações que o Regional Obteve dão conta que a jovem ainda foi socorrida com vida para o Hospital Regional de Santo Antonio porem já deu entrada sem vida.

DAIANE foi morta por volta das 23 horas desta Sexta Feira (10) no meio da Rua na Avenida Severino Guedes de Moura (AVENIDA PRINCIPAL DA CIDADE) com quatro tiros na cabeça Daiane deixa um filho de apenas três anos que é fruto da relação que teve com o Assassino. Por se tratar de duas famílias muito conhecidas e tradicionais na Cidade o Clima é tenso. O corpo de Daiane deve ser enterrado hoje à tarde.


Fonte: Blog Regional on line





sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Nova ministra da SPM diz que vai investir na esfera do trabalho e no combate à pobreza


A nova ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM), Eleonora Menicucci, disse hoje (10) que as prioridades da pasta para esse ano serão investir na esfera do trabalho, sobretudo no campo das trabalhadoras domésticas, e no combate à pobreza.

“Para isso, é preciso assegurar a garantia de direitos e acesso à informação, à capacitação e ao mercado de trabalho. Também não se pode aceitar que, ainda hoje, as mulheres sejam objetos de qualquer forma de violência”, ressaltou.

Durante discurso, Eleonora avaliou que o cumprimento da Lei Maria da Penha nos últimos anos representa avanço significativo para o país. Segundo ela, é inegável a mudança provocada pela legislação no imaginário e na vida cotidiana das mulheres. “Hoje, a noção de que é crime bater em mulher está amplamente assimilada pela sociedade”, disse.

A nova ministra também comentou a decisão de ontem (9) do Supremo Tribunal Federal (STF) que passa a permitir que o Ministério Público denuncie agressores mesmo quando as mulheres vítimas de violência tenham desistido de prestar queixa. “A vitória no STF representa um marco histórico na vida das mulheres brasileiras.”

Ela cobrou ainda a criação de mais juizados especializados em violência doméstica e familiar. Para ela, a rede de atendimento a mulheres precisa deixar de tratar apenas os danos físicos e assumir um caráter preventivo, por meio de parcerias com outros ministérios.

Eleonora também prestou homenagens a homens e mulheres mortos durante a ditadura militar. A nova ministra foi companheira de prisão da presidenta Dilma Rousseff nesse período.

“Nossas trajetórias de mulheres se entrelaçaram. Nos engajamos na luta contra a ditadura, fomos presas, torturadas, vivemos na mesma cela, tivemos um engajamento que nos ensinou a lidar com as adversidades”, destacou.

Durante a solenidade, a presidenta Dilma Rousseff deu as boas-vindas à socióloga e destacou que ela chegava ao governo em um momento muito especial, lembrando a decisão do Supremo em relação à Lei Maria da Penha. A presidenta disse que “o governo mais feminino da história deste país” deu um passo muito importante rumo à construção de uma sociedade com democracia e justiça social, com igualdade para todos. Seu governo, segundo ela, luta contra o preconceito, a discriminação e a violência contra a mulher, e “temos certeza que ganhamos uma lutadora incansável pelos direitos das mulheres”.

Doutora em ciência política pela Universidade de São Paulo (USP), Eleonora Menicucci fez pós-doutorado na Universidade de Milão, na Itália, e era pró-reitora de extensão da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), cargo do qual se licenciou para assumir a função no governo de Dilma.

Ao ser indicada para o cargo, Eleonora Menicucci disse que considera o aborto uma questão de saúde pública-- como o crack e outras drogas, a dengue, o HIV e demais doenças infectocontagiosas – e não uma questão ideológica.



fonte: agenciabrasil

FETRAF/RN PARTICIPA DE REUNIÃO COM A CAIXA SOBRE O MINHA CASA MINHA VIDA



No dia 06 de Fevereiro de 2012 , uma comissão da FETRAF/RN , composta pelos Diretores (a) , Dário Fortunato,Maria Josana de Lima e José Mota , além da Assistente Social Kelly Cristian, se reuniram com a Assistente Social da Caixa , Sra. Valéria e o Responsável pela análise dos projetos PNHR, o Sr. Jefferson.

O objetivo da reunião foi para saber do resultado da análise da Caixa , com relação aos projetos que a FETRAF/RN encaminhou de 49 habitações rurais do município de Riachuelo , região potengi do estado.
Para os membros da comissão da FETRAF/RN , a referida reunião foi de grande importância , pois foram tiradas muitas dúvidas sobre o PNHR que tem suas regras mudando constantemente.


fonte: fetrafrn

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Questão racial: avançamos na consciência do problema, mas ainda temos praticamente tudo a fazer, diz ministra


Paula Laboissière
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Luiza Bairros, disse hoje (9) que o país avançou no combate à discriminação racial do ponto de vista de ter consciência do problema. Segundo ela, entretanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.

“O Brasil reconhece o preconceito como uma questão que tem que ser abordada de várias formas e a partir de várias dimensões, mas o que temos a fazer é praticamente tudo”, ressaltou, ao participar do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência.

Luiza lembrou que o nível de exclusão da população negra no Brasil é profundo e esteve presente durante a maior parte da história do país. Ela citou, por exemplo, que já foi possível ampliar a presença de negros nas escolas e universidades brasileiras, mas a diferença de anos de estudo entre negros e brancos permanece de dois anos.

“Isso diz que a gente vai ter que forçar muito mais ainda do ponto de vista de ações que permitam não apenas o acesso, mas a permanência delas lá”, disse. “No que se refere ao trabalho, temos que fazer ainda muitas ações diferenciadas para que as pessoas negras possam participar do mercado de trabalho com mais vantagens”, completou.

Sobre a implementação do Estatuto da Igualdade Racial, criado em 2010, a ministra avaliou que o fato de o Plano Plurianual 2012 contemplar 25 programas que tratam especificamente da questão racial dá a dimensão de como o assunto foi ampliado no Brasil. Há, segundo ela, um número expressivo de ministérios com compromissos definidos e recursos destinados para essa área.

“Não tenho dúvida de que o país tem se modificado ao longo do tempo em relação à questão racial. O Censo 2010, pela primeira vez, registrou uma população negra com mais de 50%. As pessoas negras perderam a vergonha ou o receio, um indicador muito forte da mudança social que temos experimentado”, ressaltou.

Ainda de acordo com a ministra, foi criado um grupo de trabalho que inclui representantes de oito ministérios para fazer uma espécie de varredura e analisar onde faltam ações do governo na área de promoção da igualdade racial.


FONTE: agenciabrasil

Número de consumidores inadimplentes cai 0,4% de dezembro para janeiro, indica Serasa


O número de consumidores inadimplentes caiu 0,4% em janeiro deste ano ante dezembro. Na comparação com janeiro de 2011, no entanto, houve crescimento de 16,6%, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor. Segundo os economistas da empresa de consultoria, o consumidor utilizou parte do décimo terceiro salário para pagar dívidas. Além disso, a redução dos juros e da inflação ajudou a dar um fôlego no orçamento familiar.

Segundo os dados, a redução do indicador foi puxada pela queda das dívidas com os bancos, (-2,3%) e da inadimplência com os cheques sem fundos (8,1%). Já as dívidas não bancárias cartões de crédito e com financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e os títulos protestados, com crescimento de 3,5% e 16,9%, respectivamente, contribuíram para que a inadimplência do consumidor não caísse ainda mais.

Em janeiro de 2012, todas as modalidades da inadimplência apresentaram alta no valor médio das dívidas. No caso da inadimplência não bancária, houve aumento de 65,8%. O valor médio dos cheques sem fundos subiu 13,3%; dos títulos protestados, 4,2%; e das dívidas com bancos, 0,1%.


fonte: agenciabrasil

Brasil responde por quase 8% dos transplantes feitos em todo o mundo

O número de transplantes de órgãos e tecidos mais que dobrou na última década no país, alcançando 23.397 cirurgias no ano passado. O número equivale a quase 8% dos transplantes feitos em todo o mundo no mesmo período, segundo dados divulgados hoje (8) pelo Ministério da Saúde. Em dez anos, foram feitos 6.827 transplantes dos chamados órgãos sólidos, como coração, rim e fígado, entre outros, e 16.570 de tecidos. As cirurgias de transplante que mais cresceram, em quantidade, foram as de medula óssea, córnea, fígado, pulmão e rim.

Para o governo, o aumento do número de transplantes está relacionado à maior quantidade de doadores e à ampliação da rede de captação de órgãos. Em 2011, chegaram a 11,4 pessoas por grupo de 1 milhão de habitantes. A meta é chegar a 15 doadores por milhão até o fim de 2014, taxa semelhante à de países que são considerados referência em doação de órgãos.

Com mais doações e cirurgias, o tempo de espera por um órgão na fila dos transplantes caiu, em média, 23% em um ano. No caso do transplante de rim, a redução do tempo de espera foi 42%. Mas 27.827 pessoas ainda aguardam por um transplante na rede pública de saúde. No Sistema Único de Saúde (SUS), os candidatos são chamados conforme a ordem da fila e a gravidade do caso.

“A única fila que pode acabar é a do transplante de córnea. O número de pessoas que necessitam desse transplante vai ficar menor e todas as pessoas que morrem podem doar as córneas”, explicou José Medina, presidente da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO).

De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, as metas deste ano são expandir e melhorar a estrutura para os transplantes de coração e pulmão, considerados os mais complexos. Uma das dificuldades é o tempo curto que o coração pode ficar fora corpo humano, no máximo quatro horas. O rim, por exemplo, pode ficar armazenado por até 24 horas.

“É muito difícil manter um coração de forma adequada no doador vivo para ser transplantado. Em relação ao pulmão é a mesma coisa, é difícil manter um paciente que está na UTI [unidade de terapia intensiva] e possível doador com um pulmão adequado. Ele pode estar entubado [respirando com ajuda de aparelhos], o que aumenta o risco de infecções”, disse Padilha.

A pasta estudará ainda proposta para ampliar a verba aos hospitais e centros de transplantes com bons resultados. Para este ano, a previsão do ministro é investir 10% a mais no sistema de transplantes em comparação com o ano passado, quando a verba chegou a R$ 1,3 bilhão.

O governo fixou regras para o transplante de órgãos em estrangeiros que não vivem no país. Segundo a portaria publicada hoje, nessas situações, o doador precisa ser vivo e parente do estrangeiro. No momento, a cirurgia pode ser feita somente na rede particular. No SUS, o procedimento só é autorizado se houver um acordo entre o Brasil e o país de origem do solicitante. Segundo Padilha, não existem acordos bilaterais vigentes com essa previsão.

“[O estrangeiro não residente] não disputa a fila de transplantes do SUS. Não entra na frente de nenhum brasileiro. A regra vem para coibir qualquer prática de tráfico de órgãos ou de doador vivo. Isso está condizente com os tratados internacionais”, justificou.

As normas vem para evitar que estrangeiros que vivem na região de fronteira e que buscam atendimento no país deixem de ser atendidos. Porém, o ministério não informou o tamanho da demanda. De acordo com José Medina, da ABTO, os casos são “pouquíssimos”.


fonte: agenciabrasil

ACSP: confiança do brasileiro em janeiro é recorde


O Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) atingiu em janeiro 178 pontos, resultado recorde da série histórica iniciada em abril de 2005. Em dezembro, o indicador atingiu 173 pontos e em janeiro de 2011, 161 pontos. Com variação em uma escala de 0 a 200 pontos, o INC mostra otimismo quando acima dos 100 pontos.

De acordo com o presidente da ACSP, Rogério Amato, o otimismo do brasileiro quanto à sua situação financeira deve se manter em alta ao longo de 2012. "Se não houver um agravamento da crise europeia, tudo leva a crer que essa percepção otimista dos consumidores poderá se concretizar este ano", afirmou, em nota divulgada hoje à imprensa.

Os dados da pesquisa, realizada pelo Grupo Ipsos com base em 1.000 entrevistas em 70 cidades do País, revelam que a situação financeira atual é considerada "boa" para 54% dos consultados e que a condição "futura" será melhor para 60% deles. No mês passado, respectivamente 52% e 58% haviam dado a mesma resposta.

Além disso, 52% dos entrevistados são "favoráveis" à compra de eletrodomésticos, outro item que apresentou aumento do porcentual em relação a dezembro, quando foi de 50%. Esses três itens, segundo a ACSP, vêm subindo desde janeiro de 2011. Já a parcela que se sente "segura no emprego" somou 47%, resultado estável ante dezembro.


fonte: http://br.finance.yahoo.com/noticias/ACSP-confian%C3%A7a-brasileiro-estado-3903525326.html

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

DIRETOR DO SINTRAF PARTICIPA DA I CAPACITAÇÃO DO CONSEA MUNICIPAL









A Prefeitura Municipal de Santo Antônio através da Sec. Municipal de Assistência Social realizou nesta quarta feira-feira, 08 de fevereiro, a I Capacitação do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional do Município. A capacitação foi realizada no prédio da Sec. de Assistência e contou com a participação dos novos conselheiros do CONSEA e ainda com a participação de conselheiros do Cons. Mun. de Saúde, do CMDCA, do Cons. Mun. da Assistência, do Cons. Mun. de Educação, do CONAE, também contamos com a ilustre presença do Prefeito Dr. Gilson, do Chefe de Gabinete Audy Acciole, do Sec. da Agricultura Edvaldo, da Sec. de Educação Conceição, da Sec. de Assistência Gorette Gabriel e do Articulador do Selo UNICEF Aniertony Figueiredo.

Tal evento e de suma importância para Santo Antônio tendo em vista que somos uma das pouquíssimas cidades do RN que possui o CONSEA Municipal e ainda realizamos tal capacitação antes da 1ª reunião oficial do Conselho, pois o mesmo está em sua fase final de implantação.

Ressalva-se nossa preocupação em formar um conselho que seja comprometido com o seu papel social e político, tendo em vista que estamos diariamente convivendo com tanta fome, tanta pobreza e irregularidades neste país rico e necessitado de pessoas comprometidas.

Tivemos a honra de a capacitação ter sido realizada pelo atual Presidente do CONSEA Estadual o Pe. Airton Schroeder e pelo Conselheiro Jair, que tanto nos puderam auxiliar neste novo caminho a ser trilha do pela Cidade de Santo Antônio.


Contribuição: Blog da assistência social



Infarto: saiba como e por que o coração para de funcionar



Sedentarismo, maus hábitos alimentares e estresse contribuem para o problema


Estar acima do peso, levar uma rotina estressante, fumar, não praticar exercícios e ter maus hábitos alimentares são fatores determinantes para desencadear o mais popular e perigoso problema de saúde do Brasil: o infarto do miocárdio, ou, como é conhecido popularmente, o ataque cardíaco. De acordo com dados do Ministério da Saúde, o país registra uma média anual de 70 mil mortes por infarto. O alto índice de óbitos não e restrito aos brasileiros. O problema é de escala mundial e atinge até mesmo pessoas que mantém uma rotina saudável.

O que acontece no coração
O ataque cardíaco é, basicamente, a morte do coração. O músculo cardíaco para de receber sangue - que leva oxigênio e nutrientes aos tecidos do órgão - e a falta de irrigação, consequência do entupimento das artérias coronárias, faz com que ele pare de funcionar.
O processo que desencadeia o problema é relativamente lento e pode levar anos. "Embora ele seja súbito, o excesso de colesterol, ou seja, a gordura, vai se acumulando ao longo dos anos nas paredes internas das artérias até interromper totalmente o fluxo de sangue", explica o cardiologista Maurício Wajngarten.

De acordo com o especialista, o sangue passa a fluir devagar devido ao engrossamento das tais placas de gordura (ateromas) nas artérias. Com isso, o coração passa a ser menos irrigado e sinaliza isto sob a forma de uma intensa dor, chamada angina. "Nas pessoas que já têm uma predisposição genética, ou que apresentam um ou mais fatores de risco, como hipertensão ou diabetes, este processo é muito mais intenso", diz o cardiologista.

No passo seguinte o ateroma se quebra para cobrir a ferida, o que faz com que as plaquetas se unam para formar um coágulo de sangue (trombo) até aparecer o responsável pela total obserução da artéria: um coágulo que impede que o sangue passe e, preso, ele deixa de irrigar o miocárdio. A duração deste processo todo leva apenas alguns minutos. No entanto, se ultrapassar 20 minutos, o dano pode ser irreversível. "A gravidade de um infarto depende muito do tamanho da área atingida do coração. Se o bloqueio for em uma das principais artérias, é necessário que o atendimento médico seja urgente. Caso contrário, é morte certa", alerta Wajngarten.

Os sintomas de que um infarto está prestes a acontecer nem sempre são evidentes: além da dor ou pressão no peito, pode haver falta de ar, dores nos braços, pescoço, ombros e costas, enjoos e até mesmo um desmaio. No entanto, algumas pessoas passam pela experiência sem sentir absolutamente nada.

Tratamentos e prevenção
Nem todo infarto é fatal e existem formas de tratamento para quem já passou pela experiência. De acordo com o cardiologista, a medicina oferece medicamentos para revascularizar a área atingida.

Há também procedimentos e intervenções cirúrgicas, como a angioplastia, que devolve a irrigação através de um cateter que viaja pelos vasos até o coração. Nesta técnica, uma uma espécie de balão inflado alarga as artérias estreitadas e libera a passagem do sangue. Em muitos casos, uma espécie de mola pequena (stent) é colocada para garantir a passagem do sangue e, consequentemente, a irrigação do músculo.

Já a ponte de safena é usada em casos mais graves, onde várias artérias foram bloqueadas pelas placas de gordura. A taxa de sucesso dessas técnicas chega a 90%. "Evitar um infarto exige cuidados relativamente simples. Se manter longe de fatores de risco, como o tabagismo e o sedentarismo, já é um começo", recomenda o cardiologista. Alimentação balanceada, controle do colesterol e pressão arterial também influenciam. Assim como deve-se procurar alternativas para aliviar o estresse e a tensão.


terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Natal será sede mesmo sem obras

Ministro Aldo Rebelo garante Natal no Mundial, mesmo sem obras de mobilidade

Copa a qualquer custo!


Seguindo a postura do Governo do Estado, o ministro dos Esportes, Aldo Rebelo, assegurou ontem que as obras para construção da Arena das Dunas estão dentro do cronograma. Em visita ao local onde está sendo construído o novo estádio, o representante do Governo Federal reiterou a capital potiguar entre as doze cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, e minimizou a demora nas obras de infraestrutura, como os projetos de mobilidade urbana, para a que a cidade receba um evento da dimensão do Mundial.

Entre as opiniões divergentes do secretário-geral da Fifa, Jerome Valcke, o ministro ficou ao lado do governo potiguar. "O que diz se a obra está atrasada são os números. As informações que recebemos são das empresas responsáveis pelas construções" afirmou Rebelo, que descartou a possibilidade da Arena das Dunas, e de outros estádios do Brasil se tornarem elefantes brancos. "O estádio é compatível com o tamanho de Natal e do RN", disse o ministro, levantando a possibilidade donovo estádio servir para shows e comércio, além da utilização como praça esportiva.


Ministro visitou ontem à tarde o canteiro de obras da Arena das Dunas, acompanhado de Demétrio e Rosalba. Foto: Eduardo Maia/DN/D.A Press
Questionado sobre a recente suspensão da licença ambiental do projeto de edificação de um túnel de drenagem que passaria pela arena, além dos problemas quanto às obras de mobilidade urbana, Rebelo opina que Natal pode receber o Mundial mesmo sem os projetos concluídos. No entendimento do ministro, a demanda turística recebida pela capital potiguar na alta estação mostra que a cidade tem condições de atender o Mundial. "As obras de infraestruura não são importantes para a Copa, mas porque são cidades que precisam aumentar suas capacidades de infraestrutura".

Ao fim da entrevista coletiva, a governadora Rosalba Ciarlini se mostrou incomodada com algumas contestações à Copa do Mundo de 2014 e pediu que se afastassem "suposições" de que a cidade poderia perder o evento. Antes o secretário de Assuntos Relativos à Copa, Demétrio Torres, anunciou a conclusão do processo de terraplanagem e do início da concretagem do primeiro dos 800pilares da subestrutura da Arena das Dunas. Serviço que deve levar nove meses. Além disso, Torres disse que 30% das fundações já foram executadas.


fonte: diariodenatal

REUNIÃO DO TERRITÓRIO AGRESTE LITORAL SUL


Caros Parceiros,


Tendo em vista a falta de quorum para a reunião convocada na última sexta-feira, dia 03/20, pois somente compareceram a Fátima Moreira (Rep. da Igreja Católica de Canguaretama), Damião (FETARN/STR de Nova Cruz) e Juliana (Rep. EMATER-Regional de São José de Mipibu), estamos convocando novamente, todos os membros do Núcleo Diretivo do TERRASUL para comparecerem na sede do Banco do Nordeste em Sto. Antonio, na próxima SEXTA-FEIRA, DIA 10/02/2012, AS 15:00 HORAS, a fim de discutirmos a pauta abaixo, lembrando que todos devem trazer sugestões para incrementarmos cada vez mais nossas reuniões.

Outrossim, lembramos que, por não termos realizado a reunião da última sexta, 03/02, estamos cancelando a reunião do COLEGIADO para o mês de Fevereiro, devendo o TERRASUL retomar suas atividades somente em MARÇO/2012, mais precisamente no dia 02/03/2012.



PAUTA

1. ORGANIZAR O CALENDÁRIO DE REUNIÕES DO COLEGIADO DO TERRASUL PARA 2012;

2. SUGESTÕES DE METODOLOGIA E ASSUNTOS PARA A DISCUSSÃO NAS REUNIÕES DE 2012;

3. PRIMEIRA REUNIÃO EM 2012 - MUNICÍPIO E DATA.




OSMAR Batista de Amorim

Agente de Desenvolvimento

Banco do Nordeste

Superintendência do RN

Ag.Santo Antonio-RN

Tel.: (84) 3282-2232/9908-7031

osmarba@bnb.gov.br

PT comemora 32 anos


O Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores realiza no dia 10 de fevereiro, em Brasília, ato comemorativo dos seus 32 anos de fundação. A festividade ocorrerá durante o encerramento do Encontro Nacional de Prefeitos/as e Deputados/as Estaduais do PT. O evento, que será realizado no Centro de Eventos Brasil 21 (Plano Piloto), contará com a participação de dirigentes, militantes, ministros, parlamentares, prefeitos, lideranças sindicais e populares, além de representantes dos movimentos sociais e de partidos aliados.

Na comemoração do 32º aniversário de fundação, o presidente nacional do PT, Rui Falcão, reafirma a posição do PT na defesa intransigente do povo brasileiro.

“Nestes 32 anos, o PT ajudou o Brasil a passar por grandes transformações, desde a luta pelo fim da ditadura, passando pelas Diretas Já, e contribuindo para a organização dos trabalhadores através da criação e construção da CUT. Depois, com a eleição de Lula e de Dilma, que fizeram com que o Brasil entrasse em um novo ciclo de transformação social e econômica. Podemos destacar os programas sociais que tiraram milhões de famílias da miséria, a geração de emprego e renda e a nova política para o salário mínimo, entre tantos avanços que ajudam o Brasil a ser hoje reconhecido e respeitado no cenário internacional”.

Rui Falcão também conclama os petistas a comemorarem a data com mobilização e alegria. “Por tudo isso, é importante celebrar essa história de 32 anos de lutas. Conclamamos toda a militância a realizar atos pelo país inteiro e os nossos parlamentares a usarem as tribunas para fazerem pronunciamentos em homenagem ao Partido, mobilizando assim a sociedade brasileira para que esse processo de transformação tenha continuidade na vida social e política do nosso País”, enfatiza o presidente do PT.

Durante as comemorações dos 32 anos de história, o PT também irá comemorar o Centenário de Apolônio de Carvalho, ativista histórico que assinou a primeira ficha de filiação ao Partido em 1980.

Fonte: PT Nacional

Pré-candidatura de Mineiro a prefeito continua repercutindo na cidade

foto: Canindé Soares


Veja abaixo, a notícia publicada hoje na coluna de Eliana Lima, no site da Tribuna do Norte, sobre a pré-canditatura de Fernando Mineiro à prefeitura de Natal.

O PT terá candidatura a prefeito de Natal. E ponto.

A afirmação é do prefeitável Fernando Mineiro, com ou sem os aliados Carlos Eduardo (PDT) eWilma de Faria (PSB) na disputa. Se o partido da presidente Dilma não obtiver sucesso nas urnas em Natal, verá quem apoiará no segundo turno.

Se Wilma e Carlos Eduardo concorrerem às urnas, serão tratados como adversários, mesmo.

À coluna do blog, Mineiro foi taxativo: – “Natal merece mais do que voltar ao passado. Quero fazer o debate programático sobre a cidade”.

Mais: – “Nem o presente como está, nem o passado como foi”.

A contar que Wilma e CE já administraram Natal…

Em tempo: sobre eleições, amanhã (8), às 11h, uma comissão do PT se reunirá com Wilma para avaliar quadro o eleitoral no estado. Ocasião em que será reafirmada a candidatura petista em Natal.


fonte: http://natal.pt.org.br

COOPERHAF São Paulo elege nova diretoria


Escrito por Fernanda Silva- IMPRENSA FETRAF-BRASIL


A Cooperativa de Habitação dos Agricultores Familiares do Estado de São Paulo (COOPERHAF/SP) elegeu, na manhã desta terça-feira (7), a nova diretoria para a gestão 2012-2014. A votação ocorreu no Auditório Azul, do Sindicato dos Bancários. Por unanimidade, a direção da Federação Agricultura Familiar (FAF/SP), eleita em 17 de dezembro, durante o V Congresso, será a executora da gestão.


De acordo com Marco Antonio Augusto Pimentel, coordenador Geral da FAF/SP, e atual presidente da COOPERHAF/SP, em sua fala abertura da assembleia, explicou que a nova gestão terá a função de conduzir a gestão nesse período de transição. O que ele caracteriza como momento de fortalecer o trabalho da Cooperativa no Estado e a unidade da base para desenvolvimento de uma administração participativa.

“Nosso objetivo é fazer com que a COOPERHAF cumpra cada vez mais o seu papel, de levar casa para onde não tem, de levar um pouco mais de dignidade às famílias do campo, e esperança com a construção desse sonho. A FAF e a COOPERHAF é uma só, um grupo só. O grupo da agricultura familiar do Estado de São Paulo”, disse.


A assembleia, que definiu mandato da nova direção para os próximos três anos, aprovou a realização de uma nova plenária em 2013, para redimensionamento de cargos e convocação de novos cooperados.

Elvio Aparecido Motta, secretário Geral da FAF/SP, ao concordar com Antonio Camargo de Oliveira, presidente do Sintraf- Itaberá, considerou as observações feitas durante a reunião de votação, como “apontamentos para uma necessidade e uma verdade histórica, de que a FAF é construída na base, visto que as regiões que tem maior organização é que estão dando sustentação para a Federação. E isso aponta qual o rumo que temos de tomar”.

Para ele, a centralização das ações da cooperativa na figura do coordenador Geral e de finanças possibilitará melhor resolução dos gargalhos no tocante a habitação, "já que os admjnistradores possuem conhecimento político e técnico para desenvolver o projeto habitacional".

A COOPERHAF/SP, que já viabilizou a construção de mais de 600 casas na zona rural do estado de São Paulo, Agora, por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida 2010, mantém em andamento 424 habitações.

Até o mês de abril, 505 novos contratos serão assinados por agricultores familiares do Sudoeste Paulista e Caixa Econômica Federal. O Vale do Ribeira será contemplado com assinaturas no mês de maio.


Conselho Administrativo da COOPERHAF/SP – 2012-2014

Marco Antonio Augusto Pimentel

José Maria Pereira da Cruz

José Luiz das Chagas

Geraldo José da Silva

José Justino Desidério Filho


Conselho Fiscal

Walter Aparecido Durante

Antonio Camargo de Oliveira

José Luiz Pacheco de Lima