
sábado, 10 de setembro de 2011
Preço de passagem é o mais baixo desde 2002

Clima favorece e safra de grãos sobe 275% no RN

sexta-feira, 9 de setembro de 2011
Safra de feijão deve ter queda de 10,8% no RN

quinta-feira, 8 de setembro de 2011
“Assistência técnica teve avanços significativos, mas há gargalos que precisam ser enfrentados”

Aquicultores do RN inovam com rastreamento de tilápias

Dilma destaca força do Brasil Rural para o crescimento do país

A presidenta apontou as políticas dos planos de safra 2011/2012 como alavancas para a produção dos mercados interno e externo e que “visam facilitar a vida do produtor rural para dar um salto ainda maior de qualidade ao setor”.
Para a agricultura familiar, a presidenta pontuou as principais medidas adotas pelo governo federal para impulsionar o setor, responsável por 70% da produção nacional de alimentos. O fortalecimento da agricultura familiar, disse a presidenta, passa pela oferta dos R$ 16 bilhões em crédito nesta safra, mas também “pela garantia de preços mínimos, seguro agrícola, de uma habitação rural adequada e pelo Suasa que é um incetivo à agricultura familiar”.
Os anúncios fazem parte do Plano Safra da Agricultura Familiar 2011/ 2012 que combina políticas com foco no aumento da produção sustentável de alimentos, geração de renda no campo e organização econômica dos agricultores familiares, assentados da reforma agrária e povos tradicionais.
Na quinta-feira (1º), o governo do Rio Grande do Sul aderiu ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Com a incorporação ao os produtos das agroindústrias familiares gaúchas inspecionados pelo Suasa podem ser comercializados em todo o território nacional.
Política regional fortalece o país
Dilma disse que o estímulo para o campo brasileiro passa também pela consolidação de uma política nacional, mas é fundamental dedicar “um olhar regional, um olhar para os estados”. A presidenta atribuiu à parceria do governo federal com o estado do Rio Grande de Sul o sucesso da Expointer, “que espelha a capacidade de inovação e qualidade que está impulsionando a economia gaúcha e fortalecendo o projeto de desenvolvimento sustentável do estado”. Esta Expointer, disse, “ocorre em um ambiente de fortalecimento das relações federativas entre o governo do Rio Grande do Sul e o governo federal e reúne o que há de melhor no Brasil em qualidade, em produção e em tecnologia”.
O governador Tarso Genro frisou que o momento é "de reordenamento da economia produtiva do Estado" e defendeu o crescimento econômico com distribuição de renda. Tarso acrescentou que os efeitos na economia podem ser notados nos setores de produção, desde a agricultura familiar aos produtores pecuários e proprietários de pequenas, médias e grandes propriedades. "A conexão da indústria aqui no Estado, com a qualificação da nossa produção, ocorreu a partir do momento em que nós colocamos aqui dentro um espaço muito importante para a agricultura familiar".
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, apontou este espaço, o pavilhão da agricultura familiar, como um dos exemplos da força da agricultura familiar citada pela presidenta. “O pavilhão é exemplo da pujança econômica da produção familiar e é resultado da política agrícola adotada. Estamos em um momento de crescimento da produção e garantia de comercialização que ajudam a consolidar o crescimento do país”.
fonte: MDA
TRADICIONAL TORNEIO DA INDEPENDÊNCIA DA COMUNIDADE DE UMBURANA



















O Tradicional Torneio da Independência da Comunidade de Umburana recebeu visitante e amigos de várias comunidades rurais e de outras cidades.
A abertura oficial do torneio ocorreu por volta das 08h30min, com direito a hino nacional e a presença de diretores do SINTRAF. O Presidente do SINTRAF José Dário fez a abertura oficial falando da importância do torneio para os desportistas e do empenho que o Sindicato vem dando ao esporte.
Contamos com a ilustre presença de Andréia Pedroza, Assessora do escritório de advocacia Vânia Duwe, que tanto tem contribuído e prestigiado os nossos eventos, Lula Ribeiro, Juliana da EMATER, Josemar da JC, Nego de Mário, também aproveitamos a oportunidade para agradecer de todo coração ao empenho de todos aqueles que contribuíram com a realização do evento, e ao organizador Messias.
terça-feira, 6 de setembro de 2011
CONVITE

segunda-feira, 5 de setembro de 2011
Agropecuária tem peso na desaceleração da economia
III CONFERÊNCIA ESTADUAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL DO RN
- Credenciamento dos delegados e convidados;
- Solenidade de abertura com a governadora do estado, secretário de estado do trabalho, habitação e assistência social, presidente do CONSEA Nacional;
- Conferência de abertura: alimentação adequada e saudável: direito de todos. Conferencista: Renato Maluf - Presidente do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA.
- Leitura e aprovação de regulamento das plenárias;
- Apresentação dos painéis, coordenação: mesa diretora dos trabalhos: eixo1 - avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano á alimentação adequada e saudável e da soberania alimentar. Palestrante: Airton Schoroeder - Presidente do CONESAN RN; eixo 2 e 3: sistema, política e plano nacional de segurança alimentar e nutricional. Palestrante: Silvino Heck - Membro da CAISAN;
- Escolha de delegados a IV CNSAN;
- Plenária Final da III Confer~encia de SAN do RN: votações das moções, homolçogação dos delegados, apresentação dos relatórios das sub-plenárias, coordenação: mesa diretora dos trabalhos;
- Declaração política, apresentação e votação: coordenador - Airton Schoereder;
- Encerramento.