sexta-feira, 3 de julho de 2009

OFICINA DE COMUNICAÇÃO DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RURAL - SAR


Representante do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN, o Sr. Francicarlos Santos e o Líder da Pastoral da Criança o Sr. Afonso


Presidente do Conselho Estadual de Saúde do RN, o Sr. Canindé


Líder da Pastoral da Criança de Santo Antonio-RN, o Sr, Fernando Laerty



Líder da Pastoral da Criança de Santo Antonio, o Sr. Afonso



Palestrante da Oficina de Comunicação do Serviço de Assistência Rural - SAR

O Primeiro Secretário do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santo Antonio-RN, o Sr. Francicarlos Santos e os Líderes Comunitários da Pastoral da Criança Fernando Laerty e Afonso Alves, participaram da Oficina de Comunicação, proporcionada pelo Serviço de Assistência Rural - SAR, que aconteceu em Emáus - RN na Província Nossa Senhora das Neves - Proneves, nos dias 26 e 27 de julho do corrente ano. .
Em plena era da comunicação, muitas empresas ainda não sabem como chegar ao público-alvo. A falha pode ter origem na ausência de um profissional capacitado para a função, o processo de comunicação vai além da troca de informações e deve caminhar lado a lado com o processo de gestão. É necessário recolher a individualidade e optar por uma postura metodológica. Nunca se deve reduzir o mundo à diminuta consciência humana comum. O processo de leitura ocorre em três níveis: o sensorial onde se utilizam os 5 sentidos, o nível emocional, onde o conteúdo atrai de alguma forma e o nível racional onde se usa o intelecto. O “olhar”, uma atitude intencional, resultado do que se investiga, onde o sujeito pensa. O “olhar” não é a substituição da espontaneidade e da criatividade pelo domínio da razão, é estabelecer uma relação deliberada com o mundo. O comunicador deve, portanto, desenvolver uma postura ética, científica e política, superando a contemplação anestesiada do “ver”, mas também a concentração exclusiva e excludente nas verdades. Para estruturar de forma eficiente a comunicação, faz-se um trabalho com a concepção de que a comunicação vai além da transmissão de informação. Trata-se de um processo de estabelecimento de relação entre interlocutores, entre os sectores da empresa. Podemos dizer que o mundo hoje se comunica muito mais do que no passado, por conta da tecnologia da informação. O maior problema hoje com a comunicação empresarial é que os executivos, os donos de empresa, pensam que entendem de comunicação. A comunicação é uma área especializadíssima, por conta do momento histórico de crescimento das forças de produção. Na era que se convencionou chamar de pós-modernidade, as pessoas estão muito atentas aos discursos produzidos pelas empresas. É preciso ter profissionais que entendam de comunicação, que estudem o assunto. Comunicação não é para quem quer, é para quem pode trabalhar com ela. Vêm-se muitas empresas falharem por não terem pessoas capacitadas lidando com comunicação, visto que, uma das formas de mostrar as políticas públicas à população, é através dos meios comunicáveis que existem na sociedade, rádios comunitárias, jornais impressos e online, panfletos, difusora, cartazes e etc.

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