
Termina nesta sexta-feira (07), em Bilbao, na Espanha, a IV Conferência Mundial da Agricultura Familiar, que reuniu 42 países dos cinco continentes em torno do tema "Alimentar o Mundo, Cuidar do Planeta".
Um dos resultados do encontro foi a aliança firmada entre os países participantes solicitando à Organização das Nações Unidas (ONU) que volte o olhar do mundo para a agricultura familiar em 2014, que poderá ser declarado o Ano da Agricultura Familiar. Laudemir Müller, secretário da Agricultura Familiar que representou o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no evento, destaca a aliança como um dos principais resultados da Conferência, pois tornar visível a importância deste segmento para a população mundial. "Além disso, ao longo de todo o ano a agricultura familiar será foco de debates e poderão ser desenvolvidas melhores formas de organização econômica".
Neste último dia da Conferência, o secretário Laudemir Müller participou de debate juntamente com representantes da Índia e da China. Em comum, os três países destacaram a necessidade de aumentar a produção de alimentos para o consumo de suas populações. A China ressaltou as discussões e projetos em assistência técnica para a melhoria de sua produtividade. Já a Índia deu destaque para programa que garante 100 dias de trabalho remunerado por ano para seus agricultores familiares, gerando renda para esses produtores.
Entre as ações brasileiras, Laudemir Müller ressaltou as políticas públicas do MDA para os agricultores e agricultoras familiares e o Plano Brasil Sem Miséria, que promove a inclusão produtiva e a geração de renda. O tema da comercialização por meio das compras públicas no Brasil, como os programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE), chamaram atenção da plateia atenta formada por membros da ONU, do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e das principais organizações agrárias do mundo.
fonte: MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário