sábado, 21 de abril de 2012

Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos do Estado do RN




Foram apresentados à imprensa potiguar, nesta terça (20), no auditório da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca – SAPE, os primeiros resultados do Programa de Análises de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos do RN – PARA/RN. O PARA/RN foi iniciado em 2011 sendo colhidas dentre as lojas da CEASA amostras de quatro produtos diferentes (abacaxi, pimentão, morango e cenoura) que foram posteriormente enviadas para o Instituto de Tecnologia de Pernambuco –ITEP, que dispõe de tecnologia para analisar em torno de 220 substâncias em vegetais.


As primeiras amostras foram colhidas no último dia 6 de março na CEASA, contando com todo o rigor exigido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA. Participaram da coleta o Diretor-Presidente da CEASA, José Adécio Costa a Diretora de Defesa de Inspeção e Sanidade Vegetal do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN – IDIARN, Vera Paiva, além do coordenador técnico operacional da CEASA e fiscais do IDIARN e da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária – SUVISA.


Dos quatro produtos analisados apenas o pimentão mostrou um resultado insatisfatório em um dos itens analisados. Como foi verificado que o pimentão analisado foi importado da Paraíba, o IDIARN já está entrando em contato com o órgão estadual paraibano competente que irá tomar as medidas cabíveis junto ao produtor do vegetal.


Durante a coletiva à imprensa, a Diretora Vera Paiva discorreu sobre o histórico do programa PARA e sua importância para a segurança alimentar. Ela também elogiou a atuação conjunta da CEASA, IDIARN e SUVISA, todos contando com apoio total da SAPE e do Governo do Estado, ressaltando o momento atual que é de trabalho integrado de todos os entes competentes para alcançar resultados cada vez melhores e oferecer produtos seguros à população. O Diretor-presidente da CEASA, José Adécio, falou sobre o trabalho intenso desenvolvido desde o primeiro momento com reuniões com setores técnico, jurídico da CEASA e com a conscientização dos comerciantes para a importância do programa. José Adécio disse ainda que os resultados, em sua avaliação, foram bastante positivos.


fonte: sapern.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário