sexta-feira, 10 de junho de 2011

Certificado possibilita exportações de manga


A região do Vale do Açu, uma das maiores produtoras de manga do Rio Grande do Norte, conta agora com novos produtores certificados e aptos a iniciar a exportação do produto para a Europa e Estados Unidos. A abertura dos novos mercados ocorre após a certificação Global Gap e USA Gap, obtida por integrantes da Associação de Produtores de Manga (ASPROMAN). A entrega dos certificados aconteceu na última quarta-feira, no pavilhão do Sebrae-RN, durante o primeiro dia da Feira Internacional da Fruticultura Tropical Irrigada (Expofruit).

Ao todo, 11 produtores dos municípios de Assu e Ipangguaçu foram certificados. Deste total, seis receberam, além do certificado em USA Gap, que habilita para exportações aos Estados Unidos, a certificação Global Gap - exigida como item primordial para o processo de exportação pata a Europa.

Os certificados Global Gap e USA Gap atestam a conformidade com as normas internacionais de boas práticas agrícolas, que dizem respeito, especialmente no que se refere à ausência de agrotóxicos na plantação.

O diretor técnico do Sebrae, João Hélio Cavalcanti Júnior ressaltou a importância da certificação, e reafirmou o apoio do Sebrae para que, até o final deste ano, todos os 11 produtores estejam certificados em Global Gap. "São novas portas do mercado que se abrem para eles. O Sebrae continuará apoiando este, e outros projetos, que promovam a inserção dos pequenos produtores no mercado", destacou.

De posse da certificação, o presidente da Asproman, Paulo Roberto Teixeira, comparou o documento a uma carta da alforria. Segundo ele, as certificações são a garantia de autonomia comercial. "A certificação era tudo que a gente precisava.

Vamos exportar manga pra Europa e Estados Unidos, se Deus quiser. Agora vamos poder negociar diretamente com os compradores, sem o atravessador. É a nossa carta de alforria", comemorou.

A Asproman produz uma média de 3,5 mil toneladas de manga por safra. Ao todo, a associação, que recebe o apoio do Projeto de Fruticultura do Sebrae-RN, é composta por 16 pequenos produtores.


fonte: tribunadonorte

Nenhum comentário:

Postar um comentário