quinta-feira, 13 de outubro de 2011

II FESTIVAL LATINOAMERICANO DE JUVENTUDES DE FORTALEZA/CE










Os diretores do SINTRAF de Santo Antonio Francicarlos Santos e Alex Pontes, entre outros jovens fetrafianos, o Sr. Janderly Roberto e a jovem Laíse de Santa Maria, o jovem Jean Pierre de Campo Redondo, Juliana e Thalita de Messias Targino, Cilene de Canguaretama, Amanda de Vila Flor, Ediclesio de Serro Corá e José Francisco de São Tomé, participaram do II Festival Latinoamericano de juventudes em Fortaleza-CE que trouxe o tema: O canto de um novo mundo, o encontro, que começou no sábado (8) e terminou na terça-feira (11), promoveu o intercâmbio entre as diversas realidades vivenciadas pelos jovens, além de ser um espaço de formação, articulação política, discussão e produção cultural. Também participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Territorial, Jerônimo Rodrigues, e de Agricultura Familiar, Laudemir Müller.

“A participação dos jovens, principalmente os jovens do campo, nesses espaços é imprescindível para a continuidade desse processo de transformação social que o Brasil e os demais países da America Latina estão vivendo. A troca de experiências e vivências é fundamental para a afirmação da juventude nessa construção”, disse o ministro Afonso Florence. O Ministério do Desenvolvimento Agrário é um dos parceiros da Prefeitura Municipal de Fortaleza na organização do Festival. ”Acreditamos que a Juventude tem um potencial transformador da sociedade e oferece aos jovens espaços de participação onde as juventudes têm voz e vez”, afirmou o secretário municipal de Juventude, Afonso Tiago de Sousa.

Durante a visita, o ministro Afonso recebeu ainda três documentos do comitê permanente de Juventude do CONDRAF. “Esse é um espaço que o comitê entende como fundamental para o debate das juventudes, em especial a juventude rural. Portanto, nós potencializamos a vinda dos jovens do meio rural para que haja uma integração com as juventudes da América-Latina e possamos contribuir para a construção das plataformas de lutas juvenis, afirmou Ana Carolina Silva, assessora de Juventude do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O Festival - A programação do Festival, que se estendeu até a terça-feira (11), contou com oficinas, conferências, encontros de movimentos juvenis, feira de economia solidária, seminários, apresentações culturais e shows de bandas locais e nacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário