quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

SEMINÁRIO REGIONAL CANAVIEIRA

Presidente do SINTRAF de Santo Antonio José Dário, o Coordenador de Finanças Francicarlos Santos, e as Técnicas Agrícolas Silvanete Régia e Tamyres
Campos



Genuíno falando sobre sua experiência com Hortas orgânicas


O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - SINTRAF de Canguaretama/RN, recebeu o Seminário Regional Canavieira neste dia 15 de fevereiro do ano em curso que foi realizado no auditório Eliziel Barbosa, por volta das 9 horas da manhã.
Estiveram presentes os Sindicatos de Santo Antonio, Brejinho, Passagem, Jundiá, Montanhas, Canguaretama, Vila Flor e Espírito Santo, contamos com a presença do Coordenador Geral da FETRAF/RN João Cabral de Lira, o Assessor da FETRAF/RN Hildemar Peixoto, e o Presidente do SINTRAF de São Miguel do Gostoso e diretor da FETRAF/RN Jubenick e o carcinicultor e agricultor o Sr. Genuíno, que a convite da Presidente do SINTRAF de Canguaretama e Coordenador de Finanças da FETRAF/RN a Sra Maria Avanael que apresentou sua experiência com hortas orgânicas.

A diretora do SINTRAF de Canguaretama e Coordenadora da Regional Canavieira a sra Livante, fez a abertura, em seguida foi feita a apresentação dos presentes.

João Cabral de Lira deu início ao Seminário fazendo um resgate histórico da FETRAF/RN, segundo ele a FETRAF/RN Foi fundada em Maio de 2004 como fruto de um amplo processo de debates e aprofundamentos amadurecidos ao longo de pelo menos 03 anos. Foi criada a partir da necessidade e do entendimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar do Rio Grande do Norte de construir um novo sindicalismo (o sindicato cidadão) e uma nova agricultura no campo (a agroecologia). Um instrumento para debater, propor e demonstrar ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar e para contribuir com o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de toda a sociedade potiguar.
Desta forma, a FETRAF/RN é hoje a Federação que representa no estado a força das organizações dos/as agricultores/as (sindicatos, cooperativas, grupos produtivos da economia popular solidária, etc) de cerca de 100 mil famílias potiguares. Esses agricultores e agricultoras vêm se organizando desde 2001 e se oficializaram política e juridicamente em seu I Congresso da Agricultura Familiar em 2004. Trata-se da expressão orgânica, legítima e legal demais de 100 mil pequenos agricultores desse estado.

O diretor da FETRAF/RN o Sr. Jubenick apresentou pra região canavieira a Cooperativa dos Agricultores Familiares e Pescadores Artesanais da Região do Mato Grande, o trabalho que eles vem desenvolvendo na região, as conquistas obtidas, as lutas e os entraves que eles vem enfrentando. Foi discutido na reunião os seguintes pontos: Processo de Formação de Lideranças, Sistema Simarural, finanças, discussão e organização da produção e comercialização, ATER, preparação para a VIII Jornada de Lutas 2012 e eleições municipais.

O diretor da FETRAF/RN e Presidente do SINTRAF de Santo Antonio o Sr. José Dário, falou da importância de estar inseridos nas discussões das políticas públicas, inclusive nós agricultores que ainda somos discriminados pela sociedade, lembrou da Conferência de Assistência Técnica e Extenção Rural - ATER que acontecerá em São José de Mipibú/RN dia 27/02/12 a partir das 9 horas e dia 15 e 16/03/12 na Conferência Estadual para os delegados eleitos na regional, pedindo as diretores o compromisso de estarem presente no evento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário