terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Prefeitura de Natal/RN, vai instalar Feiras Populares de Agricultura Familiar

Prefeita de Natal/RN Micarla de Souza


Com o objetivo de fomentar a comercialização de produtos de agricultura familiar na capital, a Prefeitura do Natal por meio da Empresa de Fomento e Segurança Alimentar e Nutricional (Alimentar) e em parceria a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande (Fetarn) e vários Sindicatos de Trabalhadores Rurais vai implantar feirinhas populares com produtos orgânicos produzidos na Agricultura Familiar na região da grande Natal.

A implantação das Feiras Populares de Agricultura Familiar objetiva, ainda, proporcionar ao agricultor a venda direta ao consumidor e faz parte da política de Segurança Alimentar e Nutricional que será implantada no município de Natal, que implica na garantia de aspectos essenciais, como erradicação da fome; combate ao desperdício de alimentos; garantia de preços acessíveis para os alimentos, oferta e acesso para toda a população; garantir a produção de alimentos ambientalmente sustentáveis, em maior quantidade e com maior variedade; adoção de hábitos alimentares saudáveis que considerem o valor nutritivo dos alimentos e a saúde da população.

Para implantar o projeto, a Prefeitura do Natal celebrou convênio com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para a aquisição de bancas; lixeiras; balanças; jalecos, bonés, identificações das bancas e capacitação dos produtores que irão vender os produtos. Caberá à Prefeitura a logística para a implantação das Feirinhas Populares.

As Feiras Populares da Agricultura Familiar ao se instalarem com barracas padronizadas, dotadas de todas as condições de higiene, setorizadas, com feirantes uniformizados, com funcionamento atendendo a regulamentação pré-estabelecida dentre outros requisitos, vão servir como “vitrine” para impulsionar a mudança das feiras livres de Natal que será implantada pela prefeitura.

Na próxima quinta-feira (17), a Alimentar vai se reunir com os representantes dos agricultores para firmar a parceria e discutir a logística de deslocamento dos produtos com vistas a chegar à cidade do Natal. A reunião acontecerá às 10 horas, na sede da Alimentar, que fica na Rua Pedro Amorim, 977 – Barro Vermelho. Irão participar o Grupo de Trabalho formado por representantes da Alimentar, Fetarn, Sindicato de Trabalhadores Rurais de Macaíba e da Associação dos Agricultores Rurais de Caracaxá (Macaíba). Na reunião serão definidos, entre outros assuntos, os critérios de participação dos agricultores familiares e a previsão da instalação da primeira feira.

As feirinhas serão realizadas uma vez por semana, nas quatro regiões administrativas de Natal e os possíveis locais são: Praça Augusto Leite, na região Leste; Vila de Ponta Negra, na região Sul; Bairro Nordeste, na região Oeste e Área de Lazer do Panatis, na região Norte.


Fonte: http://www.natal.rn.gov.br/noticia/ntc-5168.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário