quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Embratel lança banda larga em Natal, já de olho no interior


A Via Embratel, integrante de um dos maiores grupos de telecomunicações do Brasil, com presença em 98% dos municípios brasileiros, anunciou ontem sua estreia no setor de banda larga do Rio Grande do Norte, começando por Natal e Parnamirim. A empresa conta com 19 mil clientes nas duas cidades, todos assinantes da TV por assinatura, e agora tenta 'fisgar' outros 140 mil clientes em potencial, nas duas áreas, passando a oferecer também acesso à internet. A isca é uma promoção que reúne telefonia fixa, TV por assinatura e banda larga (10 Mega) por R$39. O preço dos serviços, quando adquiridos separadamente, porém, se iguala aos já praticados pelo mercado. rodrigo sena
Os investimentos foram detalhados ontem pelo diretor-executivo do Grupo, Antônio João Filho
A estreia da empresa na banda larga potiguar ocorre depois de ter implantado o serviço em 36 cidades brasileiras. O serviço, que já está sendo oferecido em Natal, será oferecido em Parnamirim até dezembro, mas os planos da empresa não param por aí.

A Via Embratel quer interiorizar o serviço no RN em três anos, mas não antecipa que outras cidades estariam no radar. Também não divulga quanto o Grupo está investindo no Rio Grande do Norte. "A informação é estratégica", justifica Antônio João Filho, diretor executivo do Grupo.

Concorrência

Segundo o relatório mais recente divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 38 empresas prestavam serviço de banda larga até junho de 2011 no estado, entre elas, a Cabo Telecom, a Diginet e a Interjato. As empresas estão presentes em 16 dos 167 municípios potiguares. Sozinha, Natal, concentra 44,7% do total de empresas, mostrando porque foi escolhida como 'base' do plano de expansão da Via Embratel no estado. O número de prestadoras de serviço, porém, pode ser maior. Segundo uma fonte ligada ao setor, algumas empresas prestam serviço sem a autorização da Anatel - o que ocorre com mais frequência em áreas onde a cobertura é precária.

Embora divulgue a lista das prestadoras de serviço autorizadas, a Anatel não informa a fatia que cada uma delas detém do mercado. "As empresas não costumam divulgar sua participação no mercado", diz Antônio João Filho, da Embratel.

Ele, porém, não se recusa a divulgar a informação. E afirma que, com menos de dois anos no mercado, a Via Embratel detém 15,2% do mercado nacional, o que representa pouco mais de 1,7 milhão de clientes no País. Para aumentar sua participação, a empresa aposta na fórmula 'alta velocidade e preço baixo', algo já perseguido pelos concorrentes. Em Natal e Parnamirim, a internet oferecida chega a 20 Mega, por exemplo. A maioria dos consumidores, segundo uma fonte ligada ao setor, adquire pacotes de 1 Mega. A promoção de estreia terá duração de seis meses.

Investimentos no setor crescem; queixas dos usuários também

Não foi só o interesse das empresas por este nicho de mercado que cresceu. O número de reclamações por parte dos consumidores também. Apenas no primeiro semestre, a Anatel registrou um acréscimo de 12,1% no número de queixas registradas contra o serviço de banda larga no País. Embora o Procon RN não registre as queixas específicas do setor, Araken Farias, coordenador do órgão, confirma que reclamações contra o serviço, no estado, são cada vez mais comuns.

"Os consumidores reclamam do sinal, da velocidade de conexão, do valor cobrado", enumera. A maioria, porém, reclama de 'publicidade enganosa'. "Os vendedores prometem uma coisa, mas entregam outra", afirma.

Por escrito

Para evitar transtornos, Araken Farias recomenda que os consumidores reúnam o maior número possível de provas antes de assinar o contrato. "Exijam, antes de assinar qualquer documento, que tudo o que foi oferecido verbalmente seja escrito e assinado", orienta.

Banda larga é uma conexão à internet que seja superior à velocidade convencional, o que permite transmitir dados com mais rapidez e manter o usuário permanentemente conectado.



fonte: tribunadonorte

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