sexta-feira, 27 de maio de 2011

CONTINUAÇÃO VII JORNADA DE LUTAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E REFORMA AGRÁRIA

foto: fetrafsul



foto: fetrafsul



“O Brasil será uma potência na produção de alimentos e na preservação ambiental, retrocesso nunca!"


Brasília, 26/05/2011. Na tarde desta quinta feira a Presidente Dilma Roussef recebeu a FETRAF BRASIL para uma audiência no Palácio do Planalto. A Coordenadora Geral da FETRAF BRASIL, Elizangela Araújo, explicou as principais necessidades da Agricultura Familiar, a presidente respondeu aos questionamentos com diversas medidas para o setor e afirmou: “A partir de agora o diálogo com a entidade será permanente”.
Dilma afirmou que tem o entendimento de que os diferentes não podem ser tratados de forma igual, e compreende as necessidades específicas da Agricultura Familiar. Esta frase antecedeu a declaração de que a presidente não admitirá retrocessos na questão ambiental: “O Brasil pode ser uma potência na produção de alimentos e na preservação ambiental, retrocesso nunca!”
O encontro foi aberto por Gilberto Carvalho que falou da satisfação em receber os agricultores: “Cada vez que gente da qualidade de vocês vêm a esta casa é que ela faz sentido”. Na explanação da coordenadora Elizangela esta apresenta as principais preocupações da Agricultura Familiar: A sucessão das propriedades, juventude, assistência técnica, educação, reforma agrária, sistema de Inspeção federal, organização das cooperativas e unidades produtivas, meio ambiente e sobre-tudo geração de renda: “queremos ter renda e acesso ao consumo.”

Dilma reafirmou todos os compromissos assumidos com a Agricultura Familiar no Encontro da Habitação em Chapecó (2010), garantindo que este não será a último momento do ano com a presidência. Na audiência anunciou 16 bilhões em financiamento para este Plano Safra e 30 milhões para o PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário. Para assistência técnica serão destinados 127 milhões para 700 mil famílias e no 2º semestre este valor deve ter reajuste.
Com relação a renda, a presidente anunciou uma nova politica de garantia de preços mínimos para a Agricultura Familiar (PGPM). Outra medida é uma negociação que o Governo Federal está realizando com grandes redes de supermercados para a comercialização de produtos da AF em escala; “Além do PAA- Programa de Aquisição de Alimentos, o PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar, a AF terá em breve uma nova alternativa de comercialização”.
No programa Minha Casa Minha Vida II que será lançado, foi incluída a reforma de imóveis rurais (G1). A Caixa Econômica terá uma superintendência para atender as necessidades específicas do setor. O Banco do Brasil também passará a atender a habitação rural. A presidente se comprometeu ainda em realizar políticas específicas para a educação, saúde da mulher e juventude.
Na audiência estiveram presente lideranças da Fetraf-Sul, Celso Ludwig, coordenador geral da entidade, Roberto Balen, Neveraldo Oliboni e Alexandre Bergamin, coordenadores dos estados do RS, PR e SC respectivamente. O ministro Afonso Florence também acompanhou a audiência.

fonte: fetrafsul.org.br










Nenhum comentário:

Postar um comentário